SEGUNDA EDIÇÃO DE 28/6/2019

NO O ANTAGONISTA
Petrobras anuncia venda de oito refinarias de petróleo
Brasil 28.06.19 10:24
A Petrobras avisou hoje ao mercado que vai vender oito refinarias - responsáveis pela metade da capacidade de refino de petróleo no País...

Justiça quebra sigilo de mais oito ligados a Flávio Bolsonaro
Brasil 28.06.19 10:08
A Folha informa que o juiz Flávio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de mais oito pessoas supostamente ligadas a Flávio Bolsonaro...

As calças vermelhas de Chico Buarque
Brasil 28.06.19 09:58
Em sua coluna na nova edição da Crusoé, Mario Sabino fala sobe o hábito dos homens franceses de usar calças vermelhas no verão...

Moro e os russos
Brasil 28.06.19 09:56
Em mensagem enviada a alguns de seus interlocutores, Sergio Moro anunciou que abandonaria o Telegram, em setembro de 2017, fazendo chiste da decisão, diz a Crusoé.
Àquela altura, ao informar que estava deixando o aplicativo de origem russa, o então juiz da Lava Jato escreveu, em tom de brincadeira, que não gostaria que Vladimir Putin ficasse sabendo com quem e sobre o que ele conversava.
Leia a nota completa aqui.

Bolsonaro, sobre o PT: “Perderam porque roubaram e quebraram o País”
Brasil 28.06.19 09:48
Em meio às reuniões e conversas com líderes mundiais no G20, Jair Bolsonaro encontrou tempo para atacar a oposição no Twitter...

À espera do celular
Brasil 28.06.19 09:37
A partir das mensagens gravadas em seu telefone celular, a PF pretende dirimir as dúvidas sobre quem estaria pagando o advogado do esfaqueador de Jair Bolsonaro, Adélio Bispo.

A segunda prisão de Lula
Brasil 28.06.19 09:20
A segunda prisão de Lula deverá ser ainda mais festejada do que a primeira.
É o que diz Diogo Mainardi, em sua coluna na Crusoé (leia aqui).

Hacker na cadeia
Brasil 28.06.19 09:12
A expectativa entre investigadores é que nas próximas semanas seja possível ter um cenário mais consolidado sobre como se deu a invasão do celular de Deltan Dallagnol, diz a Crusoé...

Gilmar contra Gilmar
Brasil 28.06.19 09:01
Dois dias depois do vazamento criminoso de mensagens roubadas à Lava Jato, diz o Estadão, Gilmar Mendes mandou soltar "um homem acusado por tráfico de entorpecentes, contra o qual a polícia usou dados extraídos de seu aplicativo WhatsApp sem autorização judicial"...

Um golpe na estratégia de Lula
Brasil 28.06.19 08:31
A decisão da Segunda Turma do STF, que manteve Lula na cadeia, “esfriou os efeitos da publicação das mensagens atribuídas a Sergio Moro”, diz a Crusoé...

As mensagens roubadas de Dilma
Brasil 28.06.19 08:06
A Crusoé entrevistou Douglas Lopes, que hackeou os e-mails de Dilma Rousseff, em 2011.
A revista lembra o episódio:
“Quando viu a chance de ganhar dinheiro com o que fizera, o hacker procurou adversários da petista. Não deu certo.
Também procurou jornalistas cujas redações não toparam publicar o material por duas razões: primeiro, porque ele queria dinheiro em troca e, segundo, porque os e-mails, por mais que pudessem conter informações de interesse público, haviam sido obtidos de maneira ilegal – uma postura diferente da de agora, em que as mensagens da Lava Jato têm sido publicadas sem maiores ressalvas.”
Leia a entrevista aqui.

“Que isso não sirva de pretexto para restabelecer a impunidade de criminosos de colarinho branco”
Brasil 28.06.19 08:22
O Globo, em editorial, condenou o golpe no Senado para aprovar a Lei de Abuso de Autoridade...

Estados em crise à espera do Supremo
Brasil 28.06.19 08:08
O encerramento do semestre no Supremo deixou pendente de julgamento um interesse imediato de estados em crise fiscal: a possibilidade de reduzirem jornada e salário de servidores...

Quem pagou o ataque à Lava Jato?
Brasil 28.06.19 07:42
A PF está à procura dos criminosos que atacaram Sergio Moro e a Lava Jato.
Segundo a Crusoé, os policiais encarregados do caso trabalham em uma linha de investigação que envolve supostos pagamentos em troca da ação.
Leia a nota completa aqui.

O incômodo de Bolsonaro
Brasil 28.06.19 07:32
Jair Bolsonaro está incomodado com a recente aproximação entre Onyx Lorenzoni e Rodrigo Maia, diz a Crusoé...

“Esgotou-se o arsenal contra Moro”
Brasil 28.06.19 07:13
“A versão de integrantes da inteligência do governo dá conta de que já se esgotou o arsenal do The Intercept contra Moro”, diz o Estadão...

Os papelotes de Weintraub
Brasil 28.06.19 07:09
Abraham Weintraub, depois de comparar Lula e Dilma Rousseff a papelotes de cocaína, disse que sua página no Twitter é pessoal, e não institucional...

O rei do PT
Brasil 28.06.19 07:02
Um petista disse à Crusoé que Gilmar Mendes "virou o rei do PT"...

O namoro de Gilmar com o PT
Brasil 28.06.19 06:31
A Crusoé, em reportagem de capa, trata da ofensiva de Gilmar Mendes contra a Lava Jato, que pode tirar Lula da cadeia:
“O namoro de Gilmar com petistas começou quando o PT deixou o Palácio do Planalto e a Lava Jato avançava sobre outros partidos com os quais Gilmar sempre foi mais alinhado, como o PSDB, e sobre o Judiciário...


NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
Congresso dorme, mas ministro Barroso, diligente, impede o retorno da farra dos sindicatos (*)
28/06/2019 às 09:34
Ministro Barroso cassa decisão que autorizava desconto em folha de contribuição sindical.
É essa a função do Supremo, que ultimamente dá uma no cravo, outra na ferradura. 
O Congresso deixou de apreciar, e com isso caducar, a Medida Provisória 873/2019, que proibia o desconto automático em folha da contribuição sindical, que só poderia ser feita por boleto bancário e com autorização expressa de cada trabalhador.
A MP estava levando uma rasteira com decisões judiciais.
Segundo o Consultor Jurídico,
“A decisão de segundo grau cassada por Barroso dizia que a Constituição consagrou, no inciso XXVI do artigo 7º, de forma inflexível, o "reconhecimento das convenções e acordos coletivos de trabalho", concedendo expressão à chamada autonomia privada coletiva.
Mas, segundo Barroso, essa visão esvazia o conteúdo das alterações legais da reforma trabalhistas declaradas constitucionais pelo STF no julgamento da ADI 5.794.
Segundo a decisão do Ministro Barroso, “a leitura dos dispositivos declarados constitucionais pelo Supremo Tribunal Federal apontam ser inerente ao novo regime das contribuições sindicais a autorização prévia e expressa do sujeito passivo da cobrança", afirma na decisão.“
Ou seja, o advogado Ricardo Calcini, professor de Direito do Trabalho, explica na matéria:
“A decisão de Barroso segue a mesma interpretação dada pela ministra Cármen Lúcia na Reclamação 34.889. "Na visão do STF, o pagamento da contribuição sindical exige prévia e expressa autorização do trabalhador, que não pode ser substituída pela assembleia do sindicato", analisa Calcini.
"Salvo se o trabalhador for sindicalizado, o Supremo decidiu, uma vez mais, dar concretude à garantia constitucional da livre associação sindical, de modo que ninguém é obrigado a filiar-se ao sindicato, previsto no inciso V do artigo 8º da Constituição".
Link para a matéria: https://bit.ly/2XCm8q7
Link para a decisão: https://bit.ly/2KLPNqT
(*) Texto de Lucia Sweet. Jornalista.

CNMP arquiva sindicância contra Deltan, ataque de Glenn desmorona e OAB fica desmoralizada
28/06/2019 às 08:11
Por Lívia Martins
Articulista e repórter
livia@jornaldacidadeonline.com.br
Gradativamente, o jornalista Glenn Greenwald vai caindo no ridículo.
Nesta quinta-feira (27), o ‘picareta’ sofreu mais um revés.
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) mandou arquivar a sindicância aberta para averiguar as mensagens que teriam sido trocadas entre o procurador Deltan Dallagnol e o ex-juiz Sérgio Moro.
O argumento utilizado pelo corregedor-geral do CNMP, Orlando Rochadel, para justificar o arquivamento, é justamente a impossibilidade de se verificar a veracidade do material.
A decisão desmoraliza ainda mais a partidária Ordem dos Advogados do Brasil.
A entidade, atualmente dirigida por um notório petista, tão logo surgiram as mensagens do pseudo jornalista americano, pediu, de maneira açodada, apressada, ilegal e anti-democrática, o afastamento de Deltan e do próprio ministro Sérgio Moro.
Lamentável a vergonha que Felipe Santa Cruz está impondo a uma entidade que já teve participação relevante em momentos importantes da História do Brasil.
Presentemente tornou-se uma marionete de interesses inconfessáveis.

Gilmar, num momento raro de lucidez, revela o que pensa da Lava Jato e do PT (Veja o Vídeo)
28/06/2019 às 07:03
O ministro Gilmar Mendes é possivelmente o mais poderoso e perigoso inimigo da Operação Lava Jato e do ministro Sérgio Moro.
Esta semana, na Globo News, ele manifestou claramente o seu ódio.
Tudo indica que esse ‘ódio’ explicitado por Gilmar é circunstancial, pois a Lava Jato, por seu caráter apartidário, chegou onde o ministro não queria que tivesse chegado.
Assim, na opinião do respeitado jurista Modesto Carvalhosa, o ministro se tornou evidentemente suspeito para participar de qualquer julgamento que envolva o ex-juiz Sérgio Moro.
De qualquer forma, o caráter de Gilmar se evidencia quando se observa qual a sua opinião sobre a Lava Jato antes que ela atingisse o patamar que ele talvez jamais imaginou que a operação iria alcançar.
Não é sem razão que, presentemente, o PT considera Gilmar Mendes ‘um aliado’, conforme recentemente declarou o ex-deputado Wadih Damous.
Abaixo, um vídeo onde o ministro em 2015 analisava a Lava Jato e o PT.
Veja o vídeo neste link: https://youtu.be/nviXrvnrmkE

Davi Alcolumbre e a gastança desenfreada no Senado Federal, como se não houvesse "amanhã" (*)
27/06/2019 às 19:53, quinta-feira
O Brasil atravessa o período de maior crise econômica de sua História. Quebrado, sobretudo pela corrupção endêmica das duas últimas décadas, o País é obrigado a submeter sua população a um duríssimo processo de reformas que, em tese, deveria exigir o esforço de todos para colocar as contas em dia. Mas, esse “esforço” é apenas em tese. Há castas de privilegiados na contramão, que, além da pressão para manter suas benesses na Reforma da Previdência, vivem uma realidade bastante distinta da expressiva maioria do Povo Brasileiro.
O Senado Federal é um grande exemplo de como ser perdulário em tempos de crise.
Para descobrir esses privilégios, fizemos uma ampla pesquisa nos dados oficiais. Todos os dados utilizados nesta matéria não são fruto de ação criminosa de hackers. Eles foram coletados na área de transparência do portal institucional do Senado e são de domínio público nos termos da Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/2009) e da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011).
Vamos ao descalabro verificado...
Entre janeiro e abril de 2019, os 81 veículos executivos disponibilizados para os senadores consumiram quase 50 mil litros de combustível. De acordo com as planilhas detalhadas, cada senador roda, em média, 2.500 km por mês em seu carro oficial. Em abril, por exemplo, houve caso de parlamentar que representa o Distrito Federal, que pisou no acelerador em 3.030 km rodados. Em 120 dias foram mais de R$ 200 mil gastos com combustível para esses 81 veículos oficiais.
Mas, a gastança de dinheiro dos cofres públicos dos pagadores de impostos vai além. Apenas nos seis primeiros meses de 2019, o Senado já pagou mais de R$ 268 milhões em auxílio-alimentação, o que equivale a R$ 1,5 milhão por dia. Já com auxílio-transporte o gasto semestral ultrapassou os R$ 170 milhões efetivamente pagos aos seus servidores.
Chama atenção o gasto com passagens aéreas para servidores efetivos e comissionados. Apenas entre janeiro e junho foram emitidos R$ 433 mil em bilhetes aéreos, sendo 18 deles para viagens internacionais a Portugal, Alemanha, Peru, Uruguai, Cingapura e Estados Unidos, algumas delas em Classe Executiva.
Outro dado interessante obtido na área de transparência é o extraordinário volume de contratações de serviços de Tecnologia da Informação (T.I.). Neste primeiro semestre foram pagos quase R$ 10 milhões a 354 serviços contratados. Média de quase R$ 30 mil por contrato. É um gasto curioso, especialmente se considerarmos que o Senado Federal possui 257 servidores concursados atuando sob a rubrica “Informática Legislativa”.
Porém, nada é mais impactante do que os gastos do Senado com Saúde. Apenas nos primeiros seis meses de 2019 foram R$ 4,2 milhões, quantia equivalente ao que foi gasto em todo o ano de 2009 (R$ 4,8 milhões). A propósito, os senadores ampliaram seus gastos com Saúde em cerca de 237% nos últimos 10 anos. Só em 2018 foram pagos impressionantes R$ 11,5 milhões.
De acordo com os dados oficiais, o Senado Federal possui atualmente 2.084 servidores efetivos, outros 3.589 comissionados e 158 servidores cedidos de outros órgãos da Administração Federal para atuarem na Casa, além, é claro, dos 81 senadores da República. São, portanto, 5.912 servidores públicos que geram uma folha de pagamento anual superior a R$ 3 bilhões, o equivalente a dois terços do orçamento anual do Senado, estabelecido em R$ 4,5 bilhões para o ano de 2019.
Você pode conferir todas essas informações e fiscalizar como senadores estão gastando nosso dinheiro através do site: https://www.senado.leg.br/transparencia
Quem banca tudo isso é você, pagador de impostos.
#ÉaLama
(*) Por Helder Caldeira
Escritor, Colunista Político, Palestrante e Conferencista.
Autor dos livros “Águas Turvas” e “A 1ª Presidenta”, entre outras obras.

NO BLOG DO FAUSTO MACEDO
Crítico de Moro e Deltan, Gilmar considerou nulas provas acessadas em WhatsApp de acusado por tráfico
No dia 11 de junho, dois dias depois da divulgação de diálogos atribuídos ao ex-juiz da Lava Jato e ao procurador, ministro do Supremo votou pela concessão de habeas corpus e pelo (...) 
Por Fausto Macedo e Luiz Vassallo 
28 de junho de 2019 | 06h00

‘Voo de Gaivota’ da PF mira fraudes de R$ 4,5 mi em aposentadoria de falsos pescadores em Santa Catarina
Agentes realizam buscas na casa de um vereador de Balneário Gaivota, mesmo local onde está instalado o Sindicato dos Pescadores Profissionais Artesanais da região.
Da Redação
28 de junho de 2019 | 09h59

NO TERÇA LIVRE
Cooperação Internacional entre Brasil, Argentina e EUA desarticula organização de tráfico de armas
A ação foi fruto de Cooperação Policial Internacional, apreendeu mais de 2.500 armas e prendeu 23 pessoas
Por Ricardo Roveran
28/6/2019
A Polícia Federal, em Cooperação Policial Internacional, juntamente com autoridades argentinas e o ICE/DHS (Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos), desarticulou organização criminosa responsável pelo tráfico de armas da Argentina para o Brasil.
A cooperação resultou na Operação Palak, deflagrada nessa quarta-feira (26/06) na Argentina. Foram realizadas 23 prisões, 52 buscas e a apreensão de mais de 2.500 armas que seriam transportadas para o Brasil, durante os oito meses de investigação.
De acordo com as investigações, as armas traficadas pela organização criminosa vinham da Europa e dos Estados Unidos, passavam pela Argentina e pelo Paraguai e tinham como destino facções criminosas de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Entre as armas apreendidas há granadas, armas longas, fuzis, metralhadoras, mais de 30 mil munições de diferentes calibres, canhão antiaéreo e minas antitanque.
A operação foi batizada de Palak devido ao nome do navio que realizou o transporte do armamento para a Argentina.
Nesta sexta-feira (28/06), às 10h, haverá coletiva de imprensa na sede da Superintendência do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos em Miami, com a participação do adido policial da PF em Washington/EUA.
Fonte: Polícia Federal



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA