PRIMEIRA EDIÇÃO DE 28/6/2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
DITADURA MADURO ACOITA TERRORISTAS DO HEZBOLLAH
27/06/2019, quinta-feira
Um general que chefiou a inteligência da Venezuela, revelou ao jornal Washington Post que células do grupo terrorista Hezbollah operam em diversas cidades daquele país, sob a proteção da ditadura, e ainda levantam fundos para o grupo. Segundo esse general, Cristopher Figuera, as operações estavam “focadas em atividades ilegais para financiar operações no Oriente Médio”. Desde 2009, autoridades – inclusive brasileiras – investigam o grupo Hezbollah na Venezuela.

SUSPEITA DE ATAQUES
27/06/2019
A suspeita, em 2009, era que o Hezbollah planejava atacar alvos israelenses na Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Peru.

HEZBOLLAH SUL-AMERICANO
27/06/2019
A primeira denúncia sobre a atuação do grupo terrorista na América do Sul foi publicada em 2009 pelo jornal israelense Yedioth Ahronoth.

ACOMPANHAMENTO
27/06/2019
No início de 2019, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, denunciou a atuação do Hezbollah na Venezuela.

CLASSIFICAÇÃO: TERRORISTA
27/06/2019
EUA, Canadá, Reino Unido, União Europeia, Austrália, Liga Árabe e Israel classificam Hezbollah como grupo terrorista há mais de 20 anos.

DIAS CONTADOS
27/06/2019
O esvaziado Onyx Lorenzoni (Casa Civil), que perdeu até a articulação política para o general da Secretaria de Governo, jurou ontem que está ”firme no cargo”, como dizem ministros com dias contados. A iminente demissão de Onyx foi confirmada a esta coluna por fontes do Planalto.

OLHA TEU QUINTAL, MADAME
27/06/2019
A Alemanha dizimou a Floresta Negra, sofre até hoje com chuvas ácidas e é o maior poluidor da Europa. Mas Angela Merkel se diz preocupada com o “desmatamento no Brasil”. Ouviu o que não queria.

A SOMA DO AFANO
27/06/2019
O bloqueio de R$78 milhões de Lula serve mais para mostrar o que que foi afanado da Petrobras, do que o saldo em sua gorda conta. O MP pede e a Justiça bloqueia, mas os valores nunca estão nas contas.

ATÉ GREVISTA QUER DISTÂNCIA
27/06/2019
Em Maceió, jornalistas em greve ficaram injuriados com a iniciativa de um grupo de realizar uma assembleia na sede do PT local. Já marcada e anunciada, a reunião teve que mudar de endereço.

EMPREGOS TURBO
27/06/2019
Uma das expectativas do governo com a reforma da Previdência é retomar investimentos e turbinar a geração de empregos até o fim do ano. Entre janeiro e maio, o Brasil gerou 351 mil empregos formais.

PENSANDO BEM…
27/06/2019
…ninguém leva 39kg de cocaína na mão na primeira vez que tenta traficar.

NO DIÁRIO DO PODER
Corregedor do MP arquiva processo contra Dallagnol no caso das mensagens roubadas
Rochadel diz que não é possível confirmar a autenticidade dos diálogos transcritos
Por Cláudio Humberto
27/06/2019 às 21:13, quinta-feira
O corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel, arquivou nesta quinta-feira (27) o processo administrativo disciplinar contra Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato de Curitiba, e os demais procuradores da República citados na série de reportagens de um site.
Em sua decisão, Rochadel diz que não é possível confirmar a autenticidade dos diálogos veiculados pelo site, que eles foram captadas de forma ilícita e que “ainda que as mensagens em tela fossem verdadeiras e houvessem sido captadas de forma lícita, não se verificaria nenhum ilícito funcional”.
“Por todo o exposto e em face da inexistência de elementos de prova (mensagens que, se existentes, foram obtidas de forma ilícita) ou mesmo pela inexistência de ilícito funcional nas mensagens, se fossem consideradas, impõe-se o arquivamento”, escreveu o corregedor nacional.
Rochadel diz que as informações de Dallagnol e demais integrantes da força-tarefa “foram necessárias para corroborar o fundamento do arquivamento”.
Nesta quarta (26), os procuradores enviaram manifestação sobre o caso ao CNMP. Além de não reconhecerem os diálogos, eles dizem que as conversas foram “possivelmente” adulteradas e que o acesso a elas se deu por meio de uma “invasão criminosa”.
“Não é demais afirmar ser absolutamente impossível reconhecer ou mesmo aferir a autenticidade de supostas mensagens mencionadas nas notícias jornalísticas, por terem origem ilícita. Essa contaminação originária inviabiliza, também no nascedouro, a pretensão constante destas reclamações”, diz a manifestação dos procuradores ao órgão.
O corregedor instaurou o processo em 10 de junho, um dia depois de o site divulgar mensagens atribuídas ao ex-juiz Sergio Moro e ao procurador Deltan Dallagnol, do Ministério Público Federal (MPF), em que os dois trocavam colaborações quando integravam a força-tarefa da Operação Lava Jato.
Rochadel atendeu a um pedido dos conselheiros do CNMP Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, Gustavo do Vale Rocha, Leonardo Accioly da Silva e Erick Venâncio Lima do Nascimento, que apresentaram representação ao corregedor do colegiado pedindo a apuração das condutas dos procuradores da República citados pelo site.
Nas conversas publicadas pelo site Intercept, Moro sugere ao Ministério Público Federal trocar a ordem de fases da Lava Jato, cobra a realização de novas operações, dá conselhos e pistas, antecipa ao menos uma decisão judicial e propõe aos procuradores uma ação contra o que chamou de “showzinho” da defesa do ex-presidente Lula.
Os diálogos também mostram episódio em que Deltan demonstra ter a respeito da solidez das provas que sustentaram a primeira denúncia apresentada pela força-tarefa contra o ex-presidente Lula no caso do tríplex de Guarujá (SP). O petista foi condenado nesse processo e cumpre pena há um ano em Curitiba
Há também conversas em um grupo em que procuradores comentam a solicitação feita pela Folha de S.Paulo para entrevistar Lula na cadeia e combinam estratégias para minimizar o impacto da entrevista caso a autorização fosse concedida em definitivo.
Segundo a reportagem mais recente, publicada em parceria com a Folha de S. Paulo, procuradores se articularam para proteger Moro e evitar que tensões entre ele e o STF paralisassem as investigações em 2016. Entre as medidas estava a antecipação de uma denúncia
Segundo a legislação, é papel do juiz se manter imparcial diante da acusação e da defesa. Juízes que estão de alguma forma comprometidos com uma das partes devem se considerar suspeitos e, portanto, impedidos de julgar a ação. Quando isso acontece, o caso é enviado para outro magistrado.
Em relação à atuação dos promotores, o parágrafo 1º do artigo 127 da Constituição afirma que “são princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.” A Carta também diz que é vedado a membros do Ministério Público “exercer atividade político-partidária”.
RESUMO DOS VAZAMENTOS EM 3 PONTOS
1. Mensagens reveladas pelo site The Intercept Brasil indicam troca de colaboração entre Moro, então juiz, e Deltan, procurador e coordenador da força-tarefa da Lava Jato.
2. Segundo a lei, o juiz não pode auxiliar ou aconselhar nenhuma das partes do processo.
3. Vazamento pode levar à anulação de condenações proferidas por Moro, caso haja entendimento que ele era suspeito (comprometido com uma das partes). Isso inclui o julgamento do ex-presidente Lula.

Deputado do PT queria acabar força-tarefa contra o crime organizado
Relator Alexandre Leite (DEM-SP) destacou que proposta favorecia o crime organizado
Da Redação
27/06/2019 às 18:48 | Atualizado às 21:55
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado rejeitou o Projeto de Decreto Legislativo 1055/18, que suspende o decreto do então presidente Michel Temer que criou a Força-Tarefa de Inteligência para combater o crime organizado no Brasil (9.527/18). A proposta foi apresentada pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS) e tramita na Câmara dos Deputados.
O relator, deputado Alexandre Leite (DEM-SP), recomendou a rejeição do texto principal e de um apensado. “Suspender a vigência do decreto seria favorecer o crime organizado, algo que, certamente, não é o intento dos autores”, afirmou o parlamentar.
Segundo o decreto presidencial, a Força-Tarefa de Inteligência poderá analisar e compartilhar dados, e produzir relatórios de inteligência com vistas a subsidiar a elaboração de políticas públicas e a ação governamental no enfrentamento a organizações criminosas.
A força-tarefa é integrada por 11 órgãos federais, incluindo o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (responsável pela coordenação), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), centros de inteligência das Forças Armadas, Polícia Federal e Receita Federal.
Argumento
Ainda segundo o relator, é “absolutamente improcedente” dizer que as Forças Armadas são desprovidas de autoridade para exercer atividades de inteligência porque, historicamente, são, no mundo inteiro, as pioneiras nessa área.
Com isso, Alexandre Leite rebateu um dos argumentos de Paulo Pimenta para a apresentação da proposta. Para o autor do projeto, a Constituição reserva aos militares a defesa da soberania do País, sem qualquer autoridade para incursionar em atividades de inteligência.
Tramitação
O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Se aprovado, seguirá depois para o Plenário da Câmara. Caso seja rejeitado pela CCJ, será arquivado.(Com informações Agência Câmara)

NO O ANTAGONISTA
Trump sobre Bolsonaro: “He is a special man”
Brasil 28.06.19 05:51
Jair Bolsonaro, no G-20, declarou-se a Donald Trump:
"Sou um grande admirador dele há muito tempo, mesmo antes de sua eleição, apoio o Trump, apóio os Estados Unidos, apoio sua reeleição"...

A conversa de Bolsonaro e Macron
Brasil 28.06.19 06:13
Jair Bolsonaro e Emmanuel Macron conversaram no G-20, depois de uma trapalhada de diplomatas brasileiros e franceses sobre um encontro bilateral que, aparentemente, nem chegou a ser agendado...

Marco Aurélio suspende resolução que dá superpoderes ao CNJ
Brasil 27.06.19 21:11, quinta-feira
Por Renan Ramalho
Marco Aurélio Mello suspendeu resolução editada neste mês pelo corregedor nacional de Justiça, Humberto Martins, na qual recomenda que tribunais de todo o País ignorem decisões judiciais que contrariem determinações do Conselho Nacional de Justiça...

Bolsonaro reconhece que economia não vai bem
Economia 27.06.19 21:00
Em sua live de hoje no Facebook, Jair Bolsonaro citou os números do Caged, que mostraram a criação de 32 mil empregos com carteira assinada em maio...

Victor Laus toma posse como presidente do TRF-4
Brasil 27.06.19 20:40
O desembargador Victor Laus tomou posse hoje como presidente do TRF-4, em Porto Alegre, numa cerimônia com as presenças de Hamilton Mourão e Sergio Moro...

Conselho do MP arquiva processo disciplinar contra Deltan por mensagens vazadas
Brasil 27.06.19 20:28
O corregedor nacional do MP, Orlando Rochadel Moreira, ordenou o arquivamento da representação disciplinar contra Deltan Dallagnol, aberta a partir do vazamento das mensagens do celular do procurador...

Inquérito sobre sargento preso com cocaína fica pronto em até 60 dias
Brasil 27.06.19 19:23
A FAB informou que o inquérito policial militar sobre o segundo-sargento Manoel Silva Rodrigues tem prazo de conclusão de 40 dias, prorrogáveis por mais 20...

PGR quer Gleisi com Bonat
Brasil 27.06.19 19:12
Raquel Dodge pediu a Edson Fachin para enviar a Luiz Antonio Bonat a denúncia por organização criminosa apresentada em 2017 contra Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo, atualmente em tramitação no Supremo...

Mourão: se houver culpa, Bolsonaro substituirá ministro do Turismo
Brasil 27.06.19 18:12
Hamilton Mourão, presidente interino enquanto Jair Bolsonaro está na reunião do G-20, comentou a prisão de três pessoas ligadas a Marcelo Álvaro Antônio na investigação sobre candidaturas laranjas do PSL em 2018...

Dodge reconhece indulto a publicitário condenado no Mensalão
Brasil 27.06.19 17:55
Raquel Dodge reconheceu nesta quinta-feira o indulto ao publicitário Cristiano Paz, condenado no processo do Mensalão pelos crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro...

“Não vamos admitir criminosos entre nós”, diz ministro da Defesa
Brasil 27.06.19 17:26
Em pronunciamento oficial nesta quinta-feira, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, disse que não haverá tolerância no episódio da prisão do sargento da Aeronáutica, Manoel Silva Rodrigues -- detido na Espanha com 39 quilos de cocaína em um avião da FAB...

FAB era responsável por protocolo de segurança em voo de sargento com cocaína
Brasil 27.06.19 17:25
A Força Aérea Brasileira, e não o GSI, era a responsável por realizar a segurança do voo do sargento que transportou 39 quilos de cocaína a Sevilha...

Atual e ex-superintendente do DNIT são presos na Operação Pedágio
Brasil 27.06.19 16:53
Odnaldo de Jesus Oliveira e Fábio Vilarinho -- atual e ex-superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), respectivamente -- foram presos nesta quinta-feira pela Polícia Federal, que deflagrou a Operação Pedágio...

A fidelidade de Renan ao PT
Brasil 27.06.19 16:52
No depoimento que prestou à PF no dia 30, Antonio Palocci também falou sobre Renan Calheiros.
Contou que os pagamentos da JBS para comprar o apoio MDB do Senado em favor de Dilma eram ajustados com ele...

A pressa de Guido e Dilma para comprar o MDB do Senado
Brasil 27.06.19 16:32
Por Renan Ramalho
Em depoimento à Polícia Federal no último dia 30 de maio, Antonio Palocci disse que Guido Mantega pediu a ele pressa no pagamento de ao menos R$ 30 milhões que seriam distribuídos a senadores do MDB para que apoiassem Dilma Rousseff em 2014...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA