SEGUNDA EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 28 DE MAIO DE 2019

NO PUGGINA.ORG
DO NADA ADMIRÁVEL MUNDO VELHO
Por Percival Puggina (*)  
Artigo publicado em 27.05.2019, segunda-feira
Não chega a ser novidade. A mudança vem acontecendo de modo gradual. Parcela crescente dos brasileiros que um dia confiaram seus votos à esquerda foi mudando de opinião e essa mudança acabou na grande reviravolta da cena política em outubro de 2018. Há quem morra de saudades.
Vale a pena lembrar, muito especialmente a alguns setores da mídia tradicional (estou falando, entre outros, da Folha de São Paulo, Estadão, Zero Hora, O Globo e demais veículos do seu grupo) certos fatos relacionados àquela eleição. 
O candidato escolhido pelos partidos que tradicionalmente formavam a maioria do Centrão era Geraldo Alckmin. As nove siglas que se coligaram para elegê-lo compunham mais da metade das cadeiras na Câmara dos Deputados. Contudo, a coligação em torno do tucano acabou obtendo menos de 5% dos votos. Foi um claro abandono do comandante da nau tucana por seus marujos, que majoritariamente se transladaram para o barquinho de Bolsonaro
A jogada valeu para assegurar o mandato de muitos. Diploma pendurado na parede é garantia da autonomia e permite a segunda traição. Em três meses os ex-marujos de Alckmin e parceiros de Bolsonaro recompuseram o Centrão e já começavam a reabrir a firma quando a opinião pública reagiu nas redes sociais. Imediatamente deram um passo atrás. Em tom de mágoa, afirmaram tratar-se de um mal entendido. Estavam todos cumprindo seus deveres constitucionais.
Nenhuma das três coisas surpreende. Nem a traição a Alckmin, nem a traição a Bolsonaro, nem a completa traição à verdade contida na afirmação de estarem cumprindo seu dever. Esta última situação só acontece nas raras ocasiões em que o interesse próprio coincide com as exigências do interesse nacional. O que realmente surpreende é a defesa que os veículos de comunicação acima mencionados passaram a fazer do Centrão, confundido-o com o Congresso Nacional, buscando torná-lo imune a toda crítica, numa atitude tipicamente bipolar. Num momento transformam a crítica numa conduta revolucionária, autoritária, capaz de acabar com a democracia; noutro, reduzem a gigantesca mobilização social do dia 26 deste mês, de apoio ao governo e suas reformas, a Sérgio Moro e a Paulo Guedes, às proporções de um comício na esquina do bar do Zé.
Nunca na minha vida percebi esses mesmos veículos interessados em preservar a boa imagem do Congresso Nacional. Subitamente, aparecem tomados de um amor fiel e protetor. Não admitem que se olhe atravessado para seus amados. Dizem estar protegendo as instituições. Na mesma linha, comparam a um flerte com o autoritarismo, qualquer crítica a ministros do STF, bem crescidinhos, alias, para se defenderem sozinhos.
Na lógica desse nada admirável mundo velho, as coisas ficam assim:
• é proibido criticar o Poder Legislativo;
• é proibido criticar o Poder Judiciário;
• das fake news às patadas retóricas, estão liberadas as críticas ao Poder Executivo;
• é proibido criticar a orientação de tais veículos. Quem o fizer será acusado de ser inimigo da liberdade de opinião porque essa é uma das opiniões sem liberdade de expressão.
O fato, porém, é que o nada admirável mundo velho já era.
_______________________________
(*) Percival Puggina (74), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no País. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


NO BLOG DO ALUIZIO AMORIM
Terça-feira, maio 28, 2019
O BRASIL ESTÁ MAIS VIVO DO QUE NUNCA!
O vídeo (no link https://youtu.be/7Z8LSEz59dY) postado pelo jornalista e youtuber Bernardo Küster, em seu Canal no Youtube, mostra alguns momentos da massa humana que tomou conta da Av. Paulista em São Paulo no último domingo, 26. 
O verde e amarelo da nossa Bandeira dominou novamente a paisagem. E não foi apenas em São Paulo, mas em centenas de cidades brasileiras, como noticiei aqui no blog com diversas fotografias e vídeo.
Afônico pelo esforço feito durante a mega manifestação em São Paulo, Bernardo Küster mesmo assim postou este vídeo depois de se entregar de corpo e alma a essa fabulosa manifestação. 
Impressionante é o fato de que esses milhões de brasileiros nas ruas foram mobilizados apenas pelas redes sociais. E não teve ônibus fretados, muito menos sanduíches de mortadela e ninguém foi remunerado. Esse povo todo foi às ruas para defender das propostas de reformas do Governo do Presidente Jair Bolsonaro, dentre elas a mais urgente que é o projeto de Reforma da Previdência. De forma especial foi um recado às Suas Excelências, os parlamentares do Congresso Nacional, que teimam em fazer retornar o famigerado toma lá, dá cá, ou seja, negociar seus votos, o que desnatura não só o Congresso, mas significa um plano diabólico destinado reviver a velha política fundada na corrupção.
Portanto, o povo brasileiro já avisou que não irá dar de barato que os projetos de reformas do Governo Bolsonaro sirvam para reviver no Congresso Nacional o deletério balcão de negócios. Este aviso ficou muito claro e foi dado por milhares de cidadãos em todas as regiões do nosso País no último domingo, dia 26 de maio de 2019.
E, antes que eu me esqueça, recomendo que esqueçam a grande mídia. Se, de fato, o povo dependesse dos veículos midiáticos tradicionais esse povo todo não iria às ruas, bem como Jair Bolsonaro não seria o Presidente do Brasil!

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
Noblat, da Veja, flagrado em vergonhosa fake news, sem pedir desculpas, retira matéria do ar
Segunda-feira, 27/05/2019 às 20:09
Da Redação
Assim que a lamentável falcatrua jornalística veio à tona, Noblat, sem pedir desculpas, retirou a matéria do ar.
Uma grotesca montagem de foto, onde manifestantes deste domingo (26) estariam defendendo “Queiroz Livre” e o "Fim da Previdência", entre outras pautas, foi publicada pelo afamado blogueiro da decadente revista da Editora Abril.
Pura fake news. Retirada do ar, sem qualquer comentário do jornalista.
Incrivelmente é essa mídia tradicional que se diz preocupada com fake news.
A grande mídia cada vez mais se perde num mar de lama e de falta de credibilidade.
Lamentável!
Veja abaixo:
A foto utilizada por Noblat:

A foto verdadeira


NA AGÊNCIA BRASIL
Bolsonaro recebe presidentes do Legislativo e Judiciário no Alvorada
Publicado em 28/05/2019 - 09:12
Por Andreia Verdélio e Karine Melo – Repórteres da Agência Brasil Brasília
O presidente Jair Bolsonaro recebe hoje (28), no Palácio da Alvorada, os presidentes do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre. O encontro acontece no mesmo dia em que o plenário do Senado vai apreciar a Medida Provisória (MP) 870 que trata do redesenho administrativo do governo Bolsonaro. A MP expira na semana que vem e o Palácio do Planalto tem pressa para garantir a aprovação do texto como foi votado na Câmara dos Deputados.
No Senado, porém, a versão da Câmara enfrenta resistências já que o texto aprovado pelos deputados deixa o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) nas mãos do ministro da Economia, Paulo Guedes. Um grupo de senadores, do qual fazem parte o líder do governo Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) e o líder do PSL, partido do presidente, senador Major Olímpio (SP), defendem que o órgão permaneça sob a responsabilidade do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, como originalmente propôs o governo.
O receio do Palácio do Planalto é que a insistência em deixar o Coaf com Moro prejudique a votação da MP, já que nesse caso o texto teria que retornar à análise da Câmara dos Deputados.
Manifestações
Após as manifestações do último domingo (26), onde Congresso e STF foram criticados pelos manifestantes, Bolsonaro defendeu a harmonia entre os Poderes e disse que quer estabelecer um pacto para a aprovação das reformas que destravem a economia e promovam o desenvolvimento do País, entre elas da Previdência e Tributária.
Também participam do encontro os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, da Economia, Paulo Guedes, e do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno.
Após o café da manhã no Alvorada, o presidente tem agenda cheia no Palácio do Planalto. 
Às 10h, acompanhado de Paulo Guedes, recebe presidentes e representantes de várias entidades empresariais, entre eles, os presidentes da Confederação Nacional da Agricultura, Pecuária do Brasil, João Martins; Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga; e Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização, Márcio Coriolano.
Bolsonaro almoça com o vice-presidente, Hamilton Mourão, que esteve na semana passada em viagem à China em preparação para a visita que o presidente faz ao país no segundo semestre. À tarde, ele tem encontros com ministros e parlamentares e, à noite, participa do lançamento da Frente Parlamentar Mista da Marinha Mercante Brasileira.

NO CORREIO BRAZILIENSE
Nova fase da Lava-Jato no Rio prende doleiro e funcionários do Bradesco
Investigação apontou a existência de um esquema para enviar dinheiro de origem ilegal para o exterior
Por Renato Souza
Postado em 28/05/2019|09:20
Em uma nova fase da operação Lava-Jato, no Rio de Janeiro, a Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira (28/5), um doleiro e dois funcionários do Bradesco. Eles são acusados de enviar dinheiro desviado para depósito em contas no exterior.
Essa fase é um desdobramento da operação Câmbio, Desligo. Foram presos, até o momento, Tânia Maria Aragão de Souza, Júlio César de Andrade e Robson Luís Cunha Silva. De acordo com as investigações, dois são funcionários do Bradesco, acusados de facilitar o envio do dinheiro para fora do País, e o terceiro é um operador do esquema.
As equipes policiais saíram as ruas nas primeiras horas do dia. Tânia, funcionária do banco privado, foi presa na Barra da Tijuca, área nobre do Rio. A operação Câmbio, Desligo, foi deflagrada no ano passado para apurar lavagem de dinheiro para beneficiar diversos esquemas de corrupção. Entre eles está o liderado pelo ex-governador do Rio, Sérgio Cabral e Dario Messer, conhecido como o "doleiro dos doleiros".
Os mandados são cumpridos por ordem do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Agentes também realizam buscas em endereços ligados aos investigados.A reportagem tenta contato com o Bradesco.

NO BLOG AMIGOS DA DIREITA
Esquerdistas comemoram morte de Gabriel Diniz por ser 'bolsominion'
Segunda-feira, 27 de maio de 2019
Nas redes sociais, esquerdopatas comemoraram morte do cantor.

A trágica morte do cantor Gabriel Diniz, após a queda do avião bimotor em que viajava, nesta segunda-feira (27), foi comemorada por pessoas contrárias ao governo do presidente Jair Bolsonaro. A atitude gerou revolta das pessoas, que pediram mais empatia e criticaram as declarações.
Como o cantor teria se posicionado a favor do governo Bolsonaro, algumas pessoas de esquerda comemoraram o ocorrido, dizendo que era “menos um bolsominion” no mundo. A atitude foi duramente criticada pela grande maioria dos usuários das redes sociais, que consideraram um verdadeiro “show de horrores” as declarações.
A morte do cantor foi confirmada após o resgate da aeronave, no litoral sul de Sergipe. Ele ficou conhecido no último carnaval, com o lançamento da música Jenifer. Gabriel retornava de uma apresentação em Feira de Santana, na Bahia. Ele tinha 28 anos e estava indo ver a noiva, a psicóloga Karoline Calheiros.
Segundo a Polícia Militar do Sergipe, além do cantor, o piloto, Abraão Farias, e o copiloto, Linaldo Xavier, também morreram na queda do avião. Eles eram diretores do Aeroclube de Alagoas. Gabriel Diniz será velado no complexo esportivo Almeidão, na cidade de João Pessoa.
Bolsonaro
O presidente lamentou a morte do cantor e dos dois tripulantes. Ele expressou sentimentos aos familiares e desejou que as vidas dos vitimados fossem recebidas por Deus. Bolsonaro também falou que Gabriel Diniz era um cantor “jovem e talentoso”.
 - “Recebo com grande pesar a notícia do acidente aéreo ocorrido hoje em Sergipe envolvendo o jovem e talentoso cantor Gabriel Diniz e outros 2 ocupantes. Meus sinceros sentimentos às famílias das vítimas. Que Deus receba essas vidas de braços abertos e conforte os corações de todos”, afirmou.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA