SEGUNDA EDIÇÃO DE SÁBADO, 25 DE MAIO DE 2019

NO PUGGINA.ORG
O QUE FOI ISSO, JANAÍNA?
Por Percival Puggina (*)
Artigo publicado em 24.05.2019, sexta-feira
Estamos vivendo, no Brasil, um tipo de impasse do tipo clássico, previamente programado e configurado no modelo institucional que adotamos. Brigas de crianças se resolvem com mais facilidade do que a rinha entre cavalheiros. O governo quer algo; o Parlamento diz não; e nada acontece, seja no governo, seja no Parlamento.
Essa é uma das muitas disfunções e irracionalidades inerentes ao nosso modelo institucional e ao modo como vemos e fazemos democracia, temas sobre os quais muito já tenho escrito.
Estamos assistindo, nestes dias, a um confronto de opiniões que tem tudo a ver com isso. As eleições de outubro do ano passado refletiram a indignação da maioria dos cidadãos com as consequências de vícios institucionais que impulsionam condutas criminosas ou de moralidade imprópria. Multidões foram às ruas e muitos mandatos foram cassados pelo voto soberano do eleitor. No entanto, os males do modelo persistem e, como não poderia deixar de ser, continuam produzindo consequências.
A sociedade se sentiu frustrada e ameaçada ao ver o Presidente chantageado por congressistas que explicitavam seu desejo de estabelecer “negociações” cuja consequência seria o retorno ao velho regime e a vitória dos derrotados nas urnas. Se os projetos são de elevado interesse nacional, como justificar moralmente que uma oposição inicial seja revertida mediante favores políticos concedidos pela BIC presidencial?
É óbvio que congressistas podem divergir do Presidente. O poder lhes é dado para isso. O que esse poder não pode e a sociedade não mais admite é que as mesmas convicções mudem se o governo distribuir cargos, espaços de influência ou atender “interesses” municipais ou regionais. É tão evidente o desvio ético dessa conduta que explicações se tornam supérfluas. Para tais práticas, que acabam em delação premiada, o eleitor disse sonoro não nos pleitos do último mês de outubro.
Recentemente, a professora e deputada estadual paulista Janaína Paschoal saiu em defesa do Congresso Nacional, disparando repreensões à mobilização prevista para o dia 26 de maio e acusando o Presidente de imobilismo. Segundo ela, negociações são inerentes à vida dos parlamentos e não há qualquer mal no fato de um parlamentar atender interesses de suas próprias bases. Horas depois, ela mesma desistiu de negociar e de formar opinião dentro de seu partido e rompeu com a bancada.
Quem tão bem lutou contra a corrupção durante o processo de Impeachment, como Janaína Paschoal, formando nesse embate e em cima dos carros de som suas bases eleitorais, surpreende ao atenuar, aparentemente ao menos, a rotina da formação de maiorias parlamentares. De fato, o que ela chama de imobilismo tem solução expedita. Basta seguir a velha receita. Mas aí estaríamos nos curvando ao modelo político ficha suja que tem regido as relações entre os governos e o Congresso Nacional, com apoio do establishment partidário. Bem preferível seria se suficiente maioria do Congresso entendesse e se posicionasse em conformidade com o bem do País.
Com menos de cinco meses de mandato, as raposas de ofício já falam em impeachment de Bolsonaro. Negar à opinião pública o direito de se manifestar a respeito, de apoiar o Presidente que vem sendo responsabilizado pelas dificuldades que enfrenta no Congresso, é abonar o modelo corrupto e corruptor. É fragilizar a coragem moral que, teimosamente, insiste em ter voz nas ruas.
_______________________________
(*) Percival Puggina (74), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no País. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

NO BLOG DO ALUIZIO AMORIM
Sábado, maio 25, 2019
Como noticiei aqui no blog na tarde desta sexta-feira, o Presidente Jair Bolsonaro esteve no Nordeste participando da cerimônia de entrega de 472 imóveis em um conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida, em Petrolina (PE), que servirão de moradia própria para cerca de 2 mil pessoas. A solenidade de entrega dessas unidades habitacionais está no vídeo neste link https://youtu.be/uXLRlaw55hM que abre esta postagem.
Praticamente a totalidade dos veículos da dita grande mídia ignorou os eventos ocorridos em Petrolina, no Estado do Pernambuco, onde o Presidente Jair Bolsonaro foi recebido com muito carinho pelos nordestinos, como se pode ver no conteúdo do vídeo acima, bem como em outro que postei aqui no blog. 
Enquanto ignorava a visita do Presidente Jair Bolsonaro ao Nordeste, o jornalismo partisan manteve-se operando full-time na produção de muita fofoca política de acordo com as ordens do establishment em conluio com o dito “centrão", o ajuntamento dos derrotados na eleição Presidencial de 2018, quando um turbilhão de votos levou Jair Messias Bolsonaro à Presidência da República.
Essa estratégia do deep state, ou seja, o Estado profundo, a camarilha que suga o erário desde o golpe da Proclamação da República agora já pode ser identificada. Trata-se de um esquema maligno que vem sendo passado aos seus descendentes por tradição hereditária e que, há pouco, com o episódio da tentativa de assassinato do então candidato presidencial Jair Bolsonaro, deixou tudo muito claro. 
Derrotados pelos quase 60 milhões de votos que ungiram Jair Bolsonaro conduzindo-o à Presidência da República restou ao establishment e seus sequazes impedir que a vontade popular seja respeitada. E o fazem utilizando seus apaniguados dentro da máquina estatal e, de outro lado, movimentam o sistema toma lá, da cá, dentro do Congresso Nacional e as fofocas midiáticas. 
Se valem, em grande medida, da Constituição Comunista de 1988, que o próprio establishment elaborou, de forma tal que a governabilidade só é possível desde que o Presidente da República pertença ao dito “centrão”. Caso contrário, nenhuma das urgentes reformas necessárias para evitar o caos de estilo venezuelano será recebida de bom grado por boa parte dos parlamentares.
A ordem do establishment é a geração de uma crise de governabilidade artificial. Para isso, utilizam o esquema de mídia, já que podem contar com seus comparsas de primeira hora que são os jornalistas, bem como com os seus patrões agora apavorados pela raridade dos caraminguás estatais que fluíam facilmente para dentro de seus cafofos. Lembram-se das malas de dinheiro encontradas pela polícia em passado recente?
Em resumo é isto aí. E é por isso que o evento que levou o Presidente Jair Bolsonaro ao Nordeste do Brasil foi ignorado. Os algozes do povo brasileiro continuam, há décadas, a usar o povo nordestino para viabilizar seu estratagema de poder. E, como o Presidente Jair Bolsonaro foi recebido carinhosamente nesta sexta-feira em Petrolina, cidade importante do Estado de Pernambuco, os eternos donos do poder trataram de apagar o brilho do evento, praticamente banindo-o ou minimizando-o nos veículos midiáticos.
Não é para menos que mais de 350 cidades brasileiras prometem ir às ruas em todo o Brasil neste domingo, 26 de maio de 2019, para demonstrar o apoio da maioria da população brasileira ao Presidente Jair Bolsonaro e às propostas reformistas por ele encaminhadas ao Congresso Nacional.
Esquecem os eternos donos do poder que os cidadãos brasileiros não dependem mais da grande mídia para se informar. Com a internet, as redes sociais, blogs e sites independentes não há mais como enganar e manter a população brasileira na eterna ignorância.
Todos agora estão vendo tudo! Simples assim.

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
“Tomataço” mira Lewandowski e deixa a segurança enlouquecida (Veja o Vídeo)
25/05/2019 às 07:26
Da Redação
A cena é hilariante.
Seguranças do ministro Ricardo Lewandowski tentam aparar o “tomataço’ anunciado.
Um ativista solitário esperou pacientemente o ministro na saída de um evento sobre fake news promovido pela OAB, em São Paulo, nesta sexta-feira (24).
Munido de um megafone ele entoou uma cantoria dirigida ao ministro Dias Toffoli, também presente ao evento:
“Ai, ai, ai ,ai, porque mentiu que não era o amigo do amigo do meu pai”.
Na sequência, chamou Lewandowski pelo nome e desferiu o “tomataço’, para desespero dos seguranças.
Um detalhe: Lewandowski desta vez não mandou prender o seu ‘agressor’.
Veja o vídeo:


NO CRÍTICA NACIONAL
Desmentimos El País: Cresce a Popularidade do Presidente Bolsonaro
Sexta-feira, 24/05/2019
O Jornal El País publicou artigo essa semana afirmando que a popularidade do Presidente Bolsonaro estaria em queda. Segundo o artigo, cuja íntegra pode ser lida nesse link aqui, o índice atual de reprovação do governo federal seria de 36.2%, superior à taxa de aprovação que seria de 28.6%. Os números foram obtidos em uma pesquisa realizada pela consultoria Atlas Político.
Esses números, obtidos pelos métodos convencionais de pesquisa de opinião pública, não correspondem à verdade, pois estão em flagrante contradição com os resultados muito mais precisos e rigorosos obtidos por levantamento de dados e de fluxos digitais nas redes sociais. 
Um levantamento digital feito pela agência MrPredictions mostra que entre os principais chefes de estado, o Presidente Bolsonaro ocupa a sexta posição no mundo em número absoluto de seguidores nas redes.
Ainda segundo esse levantamento, a taxa de crescimento do número de seguidores do mandatário brasileiro é superior àquelas de Donald Trump e do Papa Francisco. A agência de ciência de dados MrPredictions, com apoio do Instituto Mapa Pesquisas, vem realizando um levantamento independente sobre os seguidores dos chefes de estado em todo o mundo, desde fevereiro deste ano.
Crescimento superior ao de Donald Trump e do Papa Francisco
No início do levantamento, o presidente brasileiro ocupava a sétima posição mundial, e contabilizava 25.5 milhões de inscrições em seus perfis. O novo levantamento do mês de maio mostra que Bolsonaro agora está em sexto lugar, com 29.5 milhões de inscrições, um crescimento de 4 milhões de seguidores em 3 meses. Nesse período, o líder brasileiro cresceu mais em número de seguidores do que Donald Trump e do que o Papa Francisco.
Existem no Brasil alguns institutos de pesquisa tradicionais que fazem levantamento de pesquisa de opinião com 1.000 a 2.000 pessoas em todo o território nacional. Considerando os critérios de distribuição geográfica, faixa etária, grau de escolaridade e nível de renda, esse tipo de levantamento supostamente seria traduzido como avaliação do sentimento popular.
Por outro lado, sabe-se que as redes sociais possuem milhões e milhões de pessoas que, ao contrário das pesquisas tradicionais, expõem seus nomes e identidades, abertamente, inscrevendo-se e seguindo e demonstrando engajamento a uma personalidade política.
Os institutos de pesquisa, em suas metodologias dos anos 50, têm sistematicamente ignorado a expressividade das redes sociais em seus levantamentos tradicionais, preferindo afirmar que o método da “amostragem”, com alguns poucos milhares de indivíduos, é mais assertivo do que um número absoluto de milhões e milhões de pessoas.
Pesquisas tradicionais: um modelo em xeque
A era digital está colocando em xeque esse modelo. Considerando que a nova economia digital provocou avanços em todas as áreas da organização social, é de se estranhar que as pesquisas de opinião se mantenham nos mesmos métodos do período do pós-guerra.
Apesar disso, a grande mídia idolatra o modelo tradicional das pesquisas da velha economia, traduzindo seus resultados como e fossem expressões da verdade. Trata-se da mesma grande mídia que persiste em ignorar o consistente e constante crescimento do presidente brasileiro nas redes sociais.
O aumento no número de seguidores de Jair Bolsonaro nesses 90 dias equivale a algo em torno de 2.000 vezes o número de pessoas que os institutos tradicionais afirmam entrevistar nas ruas. Apesar disso, a mídia tradicional segue afirmando que o governo está perdendo espaço perante a opinião pública.
Dados do levantamento de Maio
O Primeiro Ministro da Índia, Narendra Modi, segue em 1º lugar no Ranking Digital dos Chefes de Estado, com 114.500.112 de inscritos. Em 2° e 3° lugares estão o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o Papa Francisco com 98.741.651 e 58.166.014 inscrições, respectivamente. Na 4ª colocação, Joko Widodo, político que atualmente serve como presidente da Indonésia, com quase 43 milhões.
A rainha da Jordânia segue na quinta colocação com aproximadamente 33 milhões de inscrições em seus perfis oficiais. Ainda no mês de maio, o destaque vai para o presidente Jair Bolsonaro que subiu uma posição desde o ranking digital de fevereiro e agora ocupa o sexto lugar, com 29.502.851 seguidores. O Ranking Digital é formado pelo somatório do número de inscrições nas plataformas Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Referências:
MrPredictions é uma science house (agência de estudo científico de dados) que previu com sucesso o resultado das eleições presidenciais nos Estados Unidos e Paraguai.
(1) https://www.marketwatch.com/press-release/synaption-technology-was-the-only-one-to-hit-the-usa-election-prediction-2017-01-10
(2) https://www.infomoney.com.br/negocios/noticias-corporativas/noticia/7399558/mrpredictions-antecipa-resultado-presidencial-paraguai
(3) https://www.terra.com.br/noticias/dino/data-science-na-copa-do-mundo-de-2018-como-a-ciencia-pode-predizer-o-futuro
(4) https://exame.abril.com.br/brasil/bolsonaro-e-o-presidenciavel-mais-popular-nas-redes-sociais/
O Instituto Mapa é um instituto de pesquisa com 27 anos de existência credenciado perante as instâncias burocráticas para realizar pesquisas de opinião em território brasileiro.
(1) https://www.mapa.com.br/
(2) https://acontecendoaqui.com.br/marketing/nexxera-e-mapa-lancam-instituto-mapa-digital
(3) https://www.oantagonista.com/brasil/desistencia-de-huck-turbinou-lula/
Edição de texto de Paulo Eneas. #CriticaNacional #TrueNews #RealNews



NO O ANTAGONISTA
“Dá uma sensação de que a reforma passa com uma certa facilidade”
25.05.19 07:45
Empresários de diversos setores da economia ouvidos pela Folha já dão como certa a aprovação da reforma da Previdência.
O foco agora, segundo dizem, é o tamanho da reforma e as próximas medidas de estímulo da economia.
“O Congresso é muito mais favorável do que parece. Nós que andamos em Brasília, [vemos que] não há objeção. Dá uma sensação de que a reforma passa com uma certa facilidade”, disse Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.
“A reforma da Previdência, quando você conversa com o deputado, quando conversa com as frentes [parlamentares], quando conversa com cidadão, ela já é dada como passada. Nós queremos saber é o tamanho dela. E esse tamanho eu também acho que está muito bem ancorado em R$ 1 trilhão”, acrescentou.

Cabral depõe
25.05.19 09:30
Sérgio Cabral depôs ontem na Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro.
Segundo O Globo, o ex-governador passou horas depondo e “ficou até à noite falando”.

Dilma e Marcelo Odebrecht na CPI do BNDES
25.05.19 10:00
Por Claudio Dantas
Dilma Rousseff terá de comparecer à CPI do BNDES em 17 de julho, conforme calendário da comissão obtido por O Antagonista.
Antes dela, no dia 3 do mesmo mês, será a vez de Marcelo Odebrecht. O depoimento de Dilma é o último antes do recesso parlamentar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA