SEGUNDA EDIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2019

NO O ANTAGONISTA
DISFARCES DE MAMOM
08.05.19 07:34
A 61° fase da Lava Jato, que investiga um banco que operou para a departamento de propinas da Odebrecht, foi chamada de Disfarces de Mamom.
Leia a nota da PF:
A Polícia Federal, em cooperação com o Ministério Público Federal e com a Receita Federal, deflagrou na manhã de hoje, (08/05) a 61ª fase da Operação Laja Jato, denominada Disfarces de Mamom.
Cerca de 170 Policiais federais cumprem 3 mandados de prisão preventiva e 41 mandados de busca e apreensão em 35 locais diferentes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Os mandados foram expedidos pela 13a. Vara Federal de Curitiba-PR.
Desta vez, o objetivo foi apurar um grande esquema de lavagem de dinheiro praticado por altos funcionários de um banco, os quais, por meio dessa instituição financeira, faziam a contratação de empresas de fachada, que emitiam notas fiscais e contratos fictícios para justificar serviços não prestados e assim camuflar pagamentos feitos e recebidos pelo banco no exterior.
Uma vez, pagos, tais empresas, com ajuda de doleiros remetiam numerário para exterior por meio de operações tipo dólar-cabo, conferindo assim aparência de legalidade às operações e obtendo, deste modo, dinheiro em moeda estrangeira com aparência legal.
Os presos são funcionários do banco investigado e, na época, um deles atuava na mesa de câmbio, outro era diretor da área de operações de câmbio e o terceiro era diretor geral da instituição.
As investigações tiveram início a partir de depoimentos e colaborações colhidas de três administradores de uma instituição financeira no exterior que atuava ocultando capitais em operações criminosas em favor do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht.
A operação se reveste de uma peculiaridade e de uma especial importância, posto ser a primeira vez que a operação Lava Jato cumpre mandados diretamente na sede de um banco.
Os presos serão levados para a sede da PF em São Paulo e posteriormente transladados para a Superintendência do Paraná, onde serão interrogados.
O nome da operação remete a uma passagem bíblica “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” (Mateus 6.24). Isso porque a instituição bancária envolvida, que deveria zelar pelo higidez do sistema financeiro no âmbito do qual ela estava inserida, valia-se de sua posição privilegiada dentro da estrutura financeira do mercado para a viabilização de atividades ilícitas.
Será concedida coletiva de imprensa às 10h no auditório da Superintendência Regional da PF em Curitiba-PR.

Banco Paulista S/A
08.05.19 07:44
O G1 apurou que o alvo da Lava Jato, na Disfarces de Mamom, é o Banco Paulista S/A.

Lava Banco e Lava Toga
08.05.19 07:53
Lava Banco e Lava Toga são as duas pernas que faltam à Lava Jato.
A Disfarces de Mamom, pela primeira vez, entra no sistema bancário nacional.
Até agora, o único banco desmontado pela Lava Jato havia sido aquele no Caribe, por meio do qual a Odebrecht pagou propina para o PT.

PF pode abrir porta do sistema financeiro
08.05.19 08:09
O Antagonista cantou a bola sobre o Banco Paulista, alvo da Disfarces de Mamom, em matéria publicada por Claudio Dantas, mais de um ano atrás.
Leia aqui:

“É uma clara retaliação ao Moro”
08.05.19 08:18
Um deputado de um dos partidos de centro disse a O Antagonista, pedindo para não ser identificado, que “o jogo está pesado” para tirar o Coaf de Sergio Moro.
“É uma clara retaliação ao Moro. Os caras conseguiram recriar o Ministério das Cidades, querem tirar o Coaf do Moro, estão com tudo.”

O jabuti lavador
08.05.19 07:00
Apareceu um jabuti na página 180 do relatório de Fernando Bezerra, diz Fabio Serapião, da Crusoé.
Trata-se de um parágrafo que impede a Receita Federal de comunicar por conta própria às autoridades competentes indícios de crimes encontrados na análise das movimentações de contribuintes em geral.
O texto da emenda deixa claro o objetivo de dificultar o envio de informações pelo Fisco ao MP.
Leia a reportagem completa aqui.

NO CEARÁ NEWS 7
Governo Bolsonaro: Globo mostra sinal de falência e demite 120 funcionários de filial
Jornalistas em suas filiais no interior do Estado da Bahia também foram demitidos
Quarta-feira, 07/05/2019|23:38
A filiada da Globo no Estado da Bahia, a Rede Bahia, demitiu na noite da segunda-feira (06) 40 jornalistas em suas filiais no interior do estado. A TV Oeste, de Barreiras, e a TV São Francisco, de Juazeiro, foram afetadas com os cortes. Em Salvador, foram 120 profissionais dispensados.
A jornalista âncora do BATV no vale do São Francisco, Priscila Guedes, reclamou das demissões e usou as redes sociais para atacar o presidente Jair Bolsonaro. “Bolsonaro é o caralho. Lula livre, porra!”.
A Rede Bahia enfrenta grave crise de audiência e preocupa a cúpula da Globo no Rio de Janeiro. Em 2018, a TV Itapoan, afiliada da Record, aplicou uma derrota histórica ao liderar entre 7h e 23h. Hoje, a Globo perde para a Record das 7h e 15h45min, todos os dias, e no horário nobre.
O presidente Jair Bolsonaro atinge um de seus objetivos em 127 dias de governo. A Rede Globo já mostra sinais de falência.

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
Assembleia Nacional da Venezuela abre caminho para intervenção militar no País
Também ontem, os EUA anunciou que no mês que vem mandará o navio hospital USNS Comfort para as costas de Países que abrigam venezuelanos exilados. O objetivo do Comando Sul da Marinha dos EUA divulgou comunicado do Comando Sul, com sede em Miami, dizendo que a missão é aliviar a pressão exercida por venezuelanos que fogem da opressão do governo narco-comunista.
A Assembleia Nacional deu ontem um passo decisivo para tornar legal uma ação de intervenção militar americana na Venezuela.
Os EUA buscam formatar uma força multinacional, baseada em decisão da OEA ou do Grupo de Lima.
Ontem, a Comissão de Política Externa começou a examinar o projeto que respalda a reinserção do país no Tratado Interamericano de Assistência Recíproca. Com esse passo, qualquer país signatário poderia colaborar para retirar militares que apoiam Maduro.


NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
Lula perde último recurso e processo está pronto para a terceira condenação por um terceiro juiz
08/05/2019 às 07:01
Por Otto Dantas
Articulista e Repórter
otto@jornaldacidadeonline.com.br
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já possui duas condenações em 1ª instância.
A primeira, do caso tríplex, sentenciada pelo ex-juiz Sérgio Moro, confirmada por unanimidade em 2ª instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), e novamente confirmada unanimemente em 3ª instância pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A segunda, do malfadado sítio de Atibaia, cuja sentença teve a lavra de uma mulher, a juíza federal Gabriela Hardt e que encontra-se aguardando o julgamento do recurso interposto pela defesa no TRF-4. O julgamento deve ocorrer até setembro, fato importantíssimo no sentindo de impedir que Lula consiga no processo relativo ao tríplex a progressão da pena, com a consequente ida para o regime semiaberto.
Porém, o fato novo é que o petista está na iminência de amargar uma terceira condenação em 1ª instância.
O processo que discute a questão que investiga um esquema de corrupção envolvendo o prédio do Instituto Lula e o imóvel em São Bernardo do Campo, está pronto para ser julgado por um terceiro magistrado, o novo titular da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba, Luiz Antônio Bonat, o substituto definitivo de Sérgio Moro.
O último recurso da defesa sofreu nova derrota no Supremo Tribunal Federal (STF).
Os advogados do meliante petista pediam a suspensão da ação com base no suposto pronunciamento do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos políticos do petista e também questionavam a ordem das alegações finais, última etapa antes da sentença. A Justiça estabeleceu que os réus com acordos de colaboração premiada se manifestassem antes dos demais acusados.
O STF refutou as duas alegações.
Assim, o juiz Bonat já tem todas as condições para exarar o seu veredito.
Em caso de condenação, aguardemos a nova retórica dos petistas.
Bonat será um novo membro do FBI infiltrado ou mais um assecla de Moro?

Imóvel luxuoso onde Lula mantinha Rose Noronha em SP será devolvido por Bolsonaro
Terça-feira, 07/05/2019 às 14:29
Da Redação

O pente-fino do atual governo nos inúmeros imóveis locados Brasil afora, prossegue.
A despesa de aluguel prevista para 2019 é de R$ 1,2 bilhão. Esse valor, somado aos gastos estratosféricos com o uso e manutenção, praticamente triplica.
Assim, a intenção é rever contratos e desocupar inúmeros prédios, medida que já está em execução.
Um dos prédios que será devolvido é aquele que, desde o governo de Luiz Inácio Lula da Silva abriga o escritório da Presidência em São Paulo. Uma área de mil metros quadrados na esquina mais cara do País, Avenida Paulista com a Rua Augusta.
O espaço, que era usado com frequência por Lula, pertence à Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ).
Rose Noronha despachava desse prédio e de lá exercia grande poder.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 02/3/2024 - SÁBADO