PRIMEIRA EDIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
Quarta-feira, 08/5/2019

O presidente Jair Bolsonaro ordenou nesta terça (7) que os militares atuando em seu governo parem de alimentar polêmicas, ignorando as provocações nas redes sociais, mas esqueceu de chamar às falas os próprios filhos e a turma do polemista Olavo de Carvalho. Militares têm a hierarquia e a disciplina como cláusulas pétreas, como se diz na caserna, e a tendência é obedecer. Mas os ânimos se acirraram com as referências grosseiras ao general Eduardo Villas Bôas.

Enquanto ordenava aos militares a “virar a página”, seu filho deputado Eduardo Bolsonaro, alheio a tudo, continuava no ataque.

Generais muito próximos ao presidente disseram a ele ontem que seus filhos precisam ser “parte da solução” e não do problema.

O ex-governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), tem santo forte no governo de Romeu Zema (Novo). Ele conseguiu emplacar a amiga do peito Ana Marta Horta Veloso na presidência da Light, que tem como acionista a empresa estatal Cemig, do governo mineiro. A jogada foi antecipada nesta coluna, em 30 de abril. Ana Marta foi uma aplicada aluna do petista na Faculdade de Economia da UFMG.

O neófito Romeu Zema, governador de Minas, vem sendo criticado por sua ingenuidade política, cedendo espaços preciosos a adversários.

Políticos que defendem a volta do Coaf para o Ministério da Economia afrontam Paulo Guedes. Alegam que, lá, as investigações serão “mais amenas” do que sob a vigilância do ministro Sergio Moro (Justiça).

O diretor de Política Agrícola da Conab, Guilherme Bastos, não sabe o que diz. Elogiou o álcool de milho, que, além de poluente, é produzido com energia do petróleo. Ou seja, duplamente poluente.

O governo Bolsonaro marcou ponto importante, fazendo do campeão olímpico Emanuel secretário nacional de Esporte. Ele é casado há 16 anos com a campeoníssima Leila Barros (“Leila do Vôlei”), do PSB-DF.

…pauta fundamental no Congresso, ontem, foi ligar a TV no jogão Liverpool x Barcelona, pela Champions League.

NO O ANTAGONISTA
Rombo de R$ 88,4 bilhões na Previdência estadual
08.05.19 06:26
O déficit da Previdência dos estados, em 2018, chegou a 88,5 bilhões de reais, segundo Raul Velloso.
Ele disse para O Globo:
“Mesmo com vários estados realizando pequenas reformas nos últimos anos eliminando a aposentadoria integral e a paridade de salários, o déficit previdenciário dos estados explodiu nos últimos quatro anos, devido ao envelhecimento da população.”
Em 2014, o rombo era de 47,4 bilhões de reais.

Enquanto isso…
08.05.19 06:05
Nesta quarta-feira, o TRF-2 pode mandar de volta para a cadeia Michel Temer e Moreira Franco.
Enquanto isso, o genro de Moreira Franco, Rodrigo Maia, trabalha para tirar o Coaf de Sergio Moro e escolhe um nome para ocupar o Ministério das Cidades.

Gleisi pela metade
08.05.19 06:20
Lula mandou o PT reeleger Gleisi Hoffmann para o comando do partido.
Segundo a Época, porém, os petistas preparam uma manobra para reduzir seu mandato para apenas dois anos, em vez de quatro.
Dessa maneira, ela não presidiria o PT na disputa de 2022.

Podcast: Dodge se aproxima de Bolsonaro
Terça-feira, 07.05.19 22:18
Em novo podcast, Renan Ramalho conta como um encontro de hoje de Raquel Dodge com Jair Bolsonaro é um importante movimento de aproximação para viabilizar sua recondução ao cargo de procuradora-geral da República.
Ouça o podcast na íntegra AQUI (para assinantes de O Antagonista+).

Ministério lança programa anticorrupção no governo
07.05.19 21:20
O Ministério da Infraestrutura lançou hoje um programa de combate a fraudes e corrupção dentro da própria pasta e de órgãos a ela vinculados, registra a Folha.
O Radar Anticorrupção foi desenvolvido por Tarcísio Gomes de Freitas ainda durante a transição do governo e se tornou uma das promessas de Jair Bolsonaro.
O programa é uma parceria da Infraestrutura com vários outros órgãos do governo, incluindo o Ministério da Justiça, a AGU, a CGU e a PF. Prevê um canal de troca permanente de informações e a criação de outro canal por onde será possível denunciar corrupção e fraudes.
Tarcísio disse ainda que nenhum funcionário de seu ministério poderá ter ligação, direta ou indireta, com empresas fornecedoras e que haverá um código de ética com práticas condenadas.
Segundo o ministro, Bolsonaro quer replicar o programa da Infraestrutura em outros órgãos. “O Ministério da Agricultura já assinou um termo parecido com o ministério da Justiça.”

Lava Jato alerta para novo limite em investigações da Receita
07.05.19 20:53
Os procuradores Deltan Dallagnol e Júlio Noronha disseram hoje que uma das emendas inseridas no relatório do senador Fernando Bezerra (MDB-PE) que reestrutura o governo federal enfraquece o combate à corrupção.
A proposta, de autoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM), será votada amanhã em comissão especial do Congresso.
Trata-se de uma alteração nas atribuições dos auditores fiscais da Receita, que passariam a ser proibidos de investigar crimes não fiscais, o que, segundo os procuradores, inclui lavagem de dinheiro, corrupção e organização criminosa.
“A gente fica muito preocupado porque a Receita Federal nos ajudou muito na Lava Jato, foi essencial para a Lava Jato existir e é essencial para a investigação de crimes graves”, disse Dallagnol, em vídeo no Twitter.
A emenda diz que, quando um auditor, durante uma fiscalização, se deparar com indícios desses crimes, não poderá compartilhar os dados com a polícia ou o Ministério Público sem prévia decisão judicial.

Não adianta chorar, o dinheiro acabou
07.05.19 18:45
Corte nas universidades federais, corte nas Forças Armadas, corte no IBGE.
Não adianta chorar, senhores, o dinheiro acabou.
Mais dinheiro, só com reformas e aumento de arrecadação.

NO BLOG DO FAUSTO MACEDO
Luciano Benetti Timm*
08 de maio de 2019 | 06h00

Redação
08 de maio de 2019 | 05h20min

Vera Chemim*
Terça-feira, 07 de maio de 2019 | 16h59min


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 02/3/2024 - SÁBADO