PRIMEIRA EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 03/5/2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
Sexta-feira, 03 de maio de 2019

O inquérito que investiga ameaças ao Supremo Tribunal Federal (STF) identificou na rede “deep web”, tramando “metralhar” ministros, os mesmos que “ajudaram” nesse espaço marginal da internet os bandidos do atentado à escola Raul Brasil, de Suzano (SP), em março. Os criminosos já foram identificados e estão sob monitoramento, mas, pelo sim, pelo não, ministros terão cuidados redobrados de segurança.

Esta coluna revelou quinta (2) que o inquérito descobriu um plano para “metralhar” ministros no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

“Estudo” da Agência Nacional do Petróleo (ANP), dirigido a incautos, indica uma obviedade com a qual é conivente há anos: a redução dos preços nas refinarias não chega ao consumidor porque “não há concorrência” entre as distribuidoras de combustíveis, que atuam no mercado como atravessadoras. Esse é o setor mais protegido pelas resoluções da ANP, que criou para as empresas um cartório bilionário.

Resolução de 2009 da ANP obriga refinarias e destilarias a vender aos atravessadores os combustíveis que produzem. E eles ditam os preços.

Números oficiais indicam que distribuidoras/atravessadores ficam com 16% do valor do litro na bomba. Sem produzir nada, nem agregar valor.

Para se livrar da rebordosa, a omissa ANP mandou a suspeita de cartel ao Cade, do Ministério da Justiça. Mas a ANP não respeita o Cade.

Aracy Guimarães Rosa, o “Anjo de Hamburgo”, que salvou a vida de dezenas de judeus do nazismo concedendo-lhes vistos ao Brasil na 2ª Guerra Mundial, será a patrona da nova turma de diplomatas que se forma nesta sexta (3), com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Além de iniciar greve no dia 2, criando feriadão de quarta a domingo, metroviários do DF querem ganhar mais, trabalhar menos (6 horas) e perpetuar gratificações provisórias. Só falta aposentadoria aos 30 anos.

Azedou o clima no voo 3712 de quarta (1º) à noite, de Brasília a São Paulo, após o embarque de Gleisi Hoffmann (PT-PR). A repulsa ficou patente, a arrogância da deputada também. Ela não usava roupa camuflada e coturno para defender o tirano Maduro, mas itens de grife.

Esta coluna faz aniversário nesta sexta-feira (3). Até agora, foram 7.670 edições ininterruptas ao longo de 21 anos de “furos” históricos, dando voz aos aflitos e afligindo os poderosos. E é só o começo.

…condenado a quase 200 anos de prisão, Sérgio Cabral terá de delatar um plenário inteiro para voltar a ver o sol nascer redondo.

NO O ANTAGONISTA
A decepção de Moro
03.05.19 06:30
Sergio Moro não está nada satisfeito com as recorrentes sabotagens contra sua gestão e chegou a falar com assessores sobre uma possível demissão, caso seu pacote anticrime não seja aprovado.
Moro também não vai tolerar o esvaziamento do Ministério da Justiça, sem Coaf e Segurança Pública.
O ex-juiz da Lava Jato, por enquanto, não pretende expor sua insatisfação.

Moro sob ataque
03.05.19 06:03
Por decisão de Rodrigo Maia, o pacote anticrime de Sergio Moro foi parar em uma espécie de terceira divisão do Congresso Nacional, diz a Crusoé.
Está sendo discutido por um grupo de trabalho formado por parlamentares de pouca expressão. Pior: o Palácio do Planalto não moveu uma palha para que a história fosse outra.
“Não é segredo que ele não é uma pessoa benquista no Congresso”, disse à Crusoé um destacado parlamentar que opera contra Moro nos bastidores.
Leia aqui a reportagem completa sobre a sabotagem anti-Moro.

Feliz aniversário, Crusoé
03.05.19 05:48
“A Crusoé comemora o aniversário de um ano.
O primeiro número tinha uma entrevista com o juiz Sergio Moro, que havia acabado de mandar Lula para a cadeia. O quinquagésimo-terceiro número tem uma reportagem sobre o ministro Sergio Moro, que está sendo torpedeado pelos inimigos da Lava Jato e pode assistir à soltura antecipada de Lula.”
Os assinantes da Crusoé podem ler a coluna completa de Diogo Mainardi clicando aqui.

Moro diz que é ‘prematuro’ falar de isenção a quem atirar em invasor de terra
Quinta-feira, 02.05.19 18:52
Sergio Moro voltou a afirmar que é “prematura” a discussão sobre isentar de punição produtores rurais que atirarem contra invasores de terra, registra a Jovem Pan.
A proposta foi citada por Jair Bolsonaro em discurso recente na abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto.
“É prematuro discutir essas questões sem que nós [as] tenhamos ainda como uma política pública absolutamente delimitada”, disse o ministro da Justiça hoje.
“Existem políticas públicas que são formuladas dentro do governo, com interação das diversas pastas envolvidas, do Ministério da Justiça e Segurança Pública quando há essa pertinência temática, e essas políticas públicas são discutidas, há idas e vindas, avanços e recuos”, acrescentou Moro.

Senador preso vai para o regime aberto
02.05.19 20:31
A Justiça do Distrito Federal autorizou Acir Gurgacz a deixar o regime semiaberto e cumprir o restante da pena em regime aberto, registra o G1.
O senador pelo PDT de Rondônia está preso na Papuda desde outubro do ano passado e tinha autorização para dar expediente no Senado durante o dia, desde que retornasse à cadeia à noite.
Para a juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais, Gurgacz cumpriu tempo suficiente para ser contemplado com a progressão de regime – um sexto da pena à qual foi condenado, de 4 anos e 6 meses de prisão.
A PGR acusou o senador de obter mediante fraude, entre 2003 e 2004, financiamento no Banco da Amazônia para renovar a frota de sua empresa de ônibus.

Livres e ainda mais ricos
02.05.19 20:10
As ações da JBS acumulam no ano uma alta de 60%, impulsionada pela crise sanitária na China – que já matou 20% de seu rebanho de suínos.
A notícia é boa para os irmãos Joesley e Wesley Batista, que desfrutam a liberdade, e também para os Estados Unidos, pois a maior parte da produção de porcos da JBS é de frigoríficos americanos… adquiridos com aquela ajudinha do BNDES.

Bolsonaro preocupado com a Argentina
02.05.19 20:08
Em sua live de hoje, Jair Bolsonaro mostrou preocupação com a provável candidatura de Cristina Kirchner nas eleições presidenciais deste ano na Argentina.
““Ninguém aqui vai se envolver com questões de fora do nosso País. Mas, como cidadão, tenho a preocupação de que volte o governo anterior ao do [Mauricio] Macri”, disse o presidente.
“A presidente anterior [Cristina] era ligada a Dilma, Lula, à Venezuela de Maduro e Chávez, a Cuba. Se isso voltar, a Argentina vai entrar em situação semelhante à da Venezuela. Nós falávamos isso na nossa campanha. Se desse PT aqui, nós seríamos a Venezuela. Espero que nossos irmãos argentinos se conscientizem disso”, acrescentou Bolsonaro.

Deputada protocola ação contra ‘banquete do STF’
02.05.19 19:16
A deputada federal Carla Zambelli acaba de protocolar, na Justiça Federal em Brasília, ação popular com pedido de liminar para suspender o polêmico pregão do STF para contratação de um buffet de luxo no valor de R$ 1,1 milhão.
“Observe-se que há, além de café da manhã, dentre as refeições, brunch, três tipos de almoço/jantar, três tipos de coquetéis e diversos tipos de bebidas”, alerta a deputada. No rol de bebidas alcoólicas, estão vinhos premiados e uísque 18 anos.
Segundo Zambelli, “é afrontoso e inadmissível”. “É indubitavelmente vergonhoso e antiético o patrimônio público arcar com altíssimos gastos em bebidas alcoólicas a serem consumidas na Corte Constitucional”.
“A função de um ministro do STF ou de um servidor que nele trabalhe é julgar processos de suas competências e auxiliar os ministros em tal missão, e naturalmente não se alimentar exaustivamente de forma luxuosa às custas do erário.”
Confira a ÍNTEGRA.

Damares nega mais 16 pedidos de anistia
02.05.19 17:27
Damares Alves negou mais 16 pedidos de indenização de pessoas que se diziam perseguidas pela ditadura militar, informa Igor Gadelha na Crusoé.
Em março, a ministra já negara uma leva de 265 pedidos.
(...)

“Carteirinha estudantil é fonte de receita para o PCdoB. Uma patifaria”, diz senador que apresentou projeto para derrubar lei
02.05.19 17:21
O senador Roberto Rocha, líder do PSDB, apresentou um projeto de lei para acabar com o monopólio da Ubes e da UNE na confecção de carteiras estudantis.
A proposta está na Comissão de Educação do Senado e tem como relator Dário Berger (MDB).
“Depois do PT no governo, os estudantes só podem tirar carteira de estudante nessas entidades. Quanto cada uma? 35 reais. Multiplique por milhões de estudantes em todo o Brasil. É fonte de receita para o PCdoB. Uma patifaria”, disse Rocha a O Antagonista.
A carteirinha é obrigatória para ter direito a meia-entrada.
Na justificativa do projeto, o senador argumenta que a lei em vigor, “ao limitar a expedição da identidade estudantil às associações e agremiações, infringiu o direito à liberdade de associação, uma vez que condicionou a expedição do documento à filiação associativa”.
Leia clicando AQUI a íntegra da proposta.

Servidora barra ato de senador
02.05.19 16:35
Na Crusoé, Caio Junqueira relata que Sérgio Petecão, o primeiro-secretário do Senado, assinou um ato retirando poderes da diretora-geral da Casa, Ilana Trombka, ligada ao grupo de Renan Calheiros.
A publicação do ato cabe à própria Ilana – que, passados dez dias, ainda não o fez.

Eficiência contra a invasão
02.05.19 16:13
A orientação do novo governo de acionar imediatamente a polícia para expulsar invasores de órgãos públicos, sem necessidade de uma ação judicial de reintegração de posse, é justificada pela Advocacia Geral da União pelo princípio da eficiência do serviço público.
“Impedir a invasão ou ocupação de imóveis públicos é dever do gestor, para fins de garantir sua utilização adequada, sua preservação, a manutenção de sua finalidade legal ou contratual e também a continuidade dos serviços neles explorados”, diz o parecer do órgão.
Acrescente-se que a espera por uma decisão judicial também não é lá muito eficiente para tirar das repartições gente que só quer atrapalhar e fazer barulho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 02/3/2024 - SÁBADO