PRIMEIRA EDIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 22 DE MAIO DE 2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
Quarta-feira, 22/5/2019

Qualquer investigação identificará sem demora os responsáveis por supostos vazamentos de relatórios do Coaf, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras. Para impedir esse risco, o ex-diretor Antônio Gustavo Rodrigues implantou um sistema que bloqueia, no Coaf, a reprodução dos relatórios na forma física, em papel. É tudo digital, criptografado, sem opção de “imprimir”. Fontes do Coaf explicam que vazamentos só ocorrem no destino, pelos que têm acesso ao conteúdo.

O Coaf informa eventuais “movimentações atípicas” ao Ministério Público Federal ou a Polícia Federal, dependendo do caso.

Flávio Bolsonaro pediu à Corregedoria-Geral do Ministério Público para apurar possíveis vazamentos por procuradores do Rio de Janeiro.

O senador do PSL-RJ afirma que dados do seu sigilo fiscal e bancário, quebrado ilegalmente, apareceram logo em seguida na imprensa.

Hoje aposentado, Antônio Gustavo Rodrigues dirigiu o Coaf entre os governos FHC e Temer com implacável eficiência e total discrição.

A suposta noiva do presidiário Lula, a socióloga Rosângela Silva, conhecida por “Janja”, pode até ser militante de esquerda, mas nem tanto assim. Funcionária da estatal Itaipu Binacional, nomeada no governo do namorado, frequentou, durante um ano, um curso de pós-graduação da Escola Superior de Guerra (ESG), centro de estudos estratégicos de defesa e segurança sempre execrado pela esquerda.

O tema do trabalho de “Janja” na ESG foi “Mulher e poder: equidade de gênero nas Instituições de defesa e Segurança Nacional”.

“Janja” integrou a turma de 99 alunos da ESG em 2011, dos quais 74 eram militares de patente equivalente, na grande maioria, a coronel.

O detalhe é que, se funcionário público ou de estatal (Itaipu, no caso) fizer curso da ESG, garante gratificação incorporada ao salário.

O articulado e presidente da comissão de reforma, deputado Marcelo Ramos (PR-AM), adverte que o Brasil não é uma Venezuela, onde a cada protesto da oposição se segue uma manifestação de governistas.

Rodrigo Maia reconheceu que as manifestações em apoio ao governo Jair Bolsonaro contribuíram para a derrubada da recriação de ministérios. Admite que a população não aceita mais o toma-lá-dá-cá.

Calaram fundo no Planalto as críticas de Janaína Paschoal (PSL-SP) à desinteligência política das manifestações do próximo fim de semana. A deputada campeã de votos é ouvida no gabinete de Bolsonaro.

O Planalto soube que os assessores de Joice Hasselmann (PSL) é que ligavam aos aliados para saber como votam na reforma administrativa. O governo prefere que a própria deputada faça os telefonemas.

O busto de Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília, foi substituído pelo do ditador Getúlio Vargas, no acesso ao plenário do Senado. Questionada, a assessoria de imprensa do Senado se faz de morta.

O cantor e ex-deputado Sérgio Reis matou saudades da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (21). Foi tietado pelo deputado Alexandre Frota (PSL-SP), com direito selfies e todos os salamaleques.

…o acordo entre governo e “centrão” deixou claro que o Brasil poderia ter sido poupado do “mimimi” das últimas semanas.

NO O ANTAGONISTA
O derretimento de Lula
22.05.19 06:44
A pesquisa da consultoria Atlas – que mostrou mais uma queda do governo de Jair Bolsonaro – não é boa para os petistas.
Ao contrário: ela confirmou o derretimento de Lula.
Segundo os números divulgados ontem, 56,1% dos brasileiros são favoráveis à sua prisão. No total, 57% têm uma opinião negativa sobre o chefe da ORCRIM, e apenas 31% têm uma opinião positiva.

Bolsonaro: “A harmonia reina entre nós”
22.05.19 03:00
A nota assinada por Jair Bolsonaro sobre seu encontro com Dias Toffoli diz:
“Sou grato ao Presidente do Supremo quando aceitou, a meu convite, se dirigir ao Alvorada onde discutimos questões da conjuntura atual. A harmonia reina entre nós na busca de soluções dos problemas nacionais, entre eles a Nova Previdência.”
Em seguida, ele completou no Twitter:
“Acredito na harmonia, na sensibilidade e no patriotismo dos integrantes dos três Poderes da República para o momento que atravessa nossa Nação. Juntos, ao lado da população brasileira e de Deus, alcançaremos nossos objetivos!
Quanto aos atos do dia 26, vejo como uma manifestação espontânea da população, que de forma inédita vem sendo a voz principal para as decisões políticas que o Brasil deve tomar.”

Conversa com Bolsonaro foi tranquila, diz Toffoli a interlocutores
Terça-feira, 21.05.19 21:00
Dias Toffoli disse a interlocutores que sua conversa de agora à noite com Jair Bolsonaro foi “tranquila”, para sinalizar a harmonia entre os Poderes, informa a TV Globo.
Solicitado pelo presidente da República, o encontro durou cerca de 20 minutos e foi incluído de última hora nas agendas dos dois.
Em nota, Bolsonaro agradeceu ao presidente do STF por ter atendido ao seu convite e afirmou que “a harmonia reina entre nós” na busca de soluções para os problemas do País, incluindo a Previdência.

Lyra e Vaccari viram réus em Brasília por desvio em fundos de pensão
21.05.19 20:24
O juiz Marcus Vinícius Reis Bastos, da Justiça Federal em Brasília, ratificou decisão que tornou réus o empresário Milton Lyra, apontado como operador do MDB, o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, por desvio de verbas nos fundos de pensão dos Correios e do Serpro.
A denúncia já havia sido recebida no ano passado pelo juiz Marcelo Bretas, da Lava Jato do Rio de Janeiro, mas o caso foi transferido para o Distrito Federal por decisão do Superior Tribunal de Justiça. Além de Lyra e Vaccari, há outros 10 réus no caso, investigado na Operação Rizoma.

Porta-voz: Bolsonaro defende manifestações pacíficas e não contra instituições
21.05.19 20:18
Otávio do Rêgo Barros afirmou hoje que Jair Bolsonaro não endossa pautas que pedem o fechamento do Congresso e do STF, oriundas de grupos que participarão de atos pró-governo neste domingo.
“O governo é democrático e entende a cooperação dos três Poderes para a elevação do nosso País”, afirmou o porta-voz de Bolsonaro – que se reuniu com Dias Toffoli agora à noite — em seu briefing.
“O presidente gostaria de declarar que as manifestações têm sempre caráter livre e espontâneo, especialmente essa que estamos tratando, que deve ser pacífica, não sendo contra grupos ou instituições”, acrescentou Rêgo Barros.

NO RELATÓRIO RESERVADO
22.05.19
ED. 6119
O “dia B” de Bolsonaro também é o “dia B” de balbúrdia
Faltam quatro dias para 26 de maio, data do possível Armagedom nacional. O ato de apoio a Jair Bolsonaro marcado para o próximo domingo, segundo seus organizadores – a começar pelo próprio presidente – é um manifesto pela democracia, pelo Brasil, por Deus. Como se houvesse qualquer densidade demográfica entre os raros que porventura se alinham contrariamente a essa trindade Mas a convocatória de Bolsonaro também é contra o Supremo, a imprensa, o Congresso e até mesmo os militares.
As redes amplificaram, ontem, a expectativa de conflito de todos contra todos. Os caminheiros, comandados pelo líder classista Dedeco, dizem que poderão parar por vários dias, em apoio a Bolsonaro. Nas redes há uma miríade de postagens pedindo para que os brasileiros estoquem alimentos para 30 dias. O Clube Militar convoca os soldados e oficiais da reserva para participar do protesto. Há recomendações para que compareçam trajados com suas fardas.
A frequência maior deverá ser de coronéis para baixo, a julgar pelas demonstrações de apoio. É esperada a participação de parlamentares do PSL e da fragmentada base governista no ato de desagravo. É aguardado, por exemplo, um comparecimento maciço de integrantes da Força Parlamentar da Segurança Pública, a segunda maior bancada do Congresso. Não falta motivo. A “bancada da bala”, ressalte-se, acabou de ser agraciada com a MP das armas. Seus integrantes têm chamado a atenção para o risco de impeachment de Bolsonaro.
A hashtag Ore pelo Brasil faz convocações a todo instante para que os evangélicos compareçam em massa a um estranho culto campal. O comandante em chefe do desvario, Jair Bolsonaro, seus filhos e colaboradores mais próximos por enquanto nada fizeram para distender o ambiente de raiva e ódio que está se cristalizando em todo o País. O presidente está impondo uma manifestação da oposição, já convocada para o dia 30, à altura da grande marcha do dia 26. Parece querer cindir o País, atropelar as instituições e promover a cizânia e o desgoverno. Quanto mais vitorioso for o ato pró Bolsonaro, conforme sua própria ótica, maior será a derrota impingida ao Brasil.

ED. 6119
A volta de Messer
Ninguém sabe, ninguém viu, mas Dario Messer já está no Brasil. A Polícia Federal tem fortes indícios de que o doleiro, foragido há mais de um ano, retornou do Paraguai e circula entre cidades do Centro-Oeste. Espera o desfecho das negociações entre seus advogados e o Ministério Público para um acordo de delação – informação antecipada pelo RR na edição de 6 de maio.

22.05.19
ED. 6119
Os governadores da Região
Os governadores da Região Centro-Oeste vão bater à porta de Jair Bolsonaro na próxima semana. Levarão ao presidente o pedido de uma MP autorizando os estados a usar 30% do Fundo Constitucional do Centro-Oeste em obras de infraestrutura. Não por acaso, o pai da ideia é Ronaldo Caiado, governador de Goiás, o “campeão” do déficit fiscal na região. O rombo projetado para este ano é de R$ 5,7 bilhões.

22.05.19
ED. 6119
Palocci ataca novamente
O juiz Luiz Antonio Bonat, substituto de Sérgio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba, estaria prestes a autorizar a publicação de mais trechos da delação do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci. O alvo prioritário seria o ex-governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, com novas denúncias sobre o esquema de propinas para a compra de Medidas Provisórias no governo Lula.

22.05.19
ED. 6119
Parceria chinesa sobre trilhos brasileiros
A China Railway Guangzhou Group fez chegar ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, seu interesse em participar da privatização da Ferrogrão – obra de 933 km que conectará o Mato Grosso (Sinop) ao Pará (Itaituba). O governo já vislumbra a possibilidade de um consórcio entre o grupo e a conterrânea China Railway para a construção da ferrovia, orçada em quase US$ 3,5 bilhões.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA