TERCEIRA EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2019

NO O ANTAGONISTA
STM nega pedido de liberdade a militares presos após fuzilamento no Rio
Sexta-feira, 12.04.19 14:51
O general Lúcio Mário de Barros Góes, ministro do Superior Tribunal Militar, rejeitou pedido de liberdade dos nove militares presos sob a acusação de disparar 80 tiros contra um carro e matar um homem no Rio, registra o G1.
Góes não viu nas prisões ilegalidades que justificassem a soltura dos militares.
No domingo (7), o músico Evaldo Rosa dos Santos morreu após o carro em que ele e sua família estavam ser fuzilado. Segundo a Delegacia de Homicídios do Rio, “tudo indica” que os tiros partiram dos militares detidos.

O STF vai reagir
12.04.19 14:50
Nos corredores do Senado, há uma certeza depois da reportagem de hoje da Crusoé: o STF deve intensificar seus movimentos nos bastidores para barrar pedidos de impeachment de ministros e qualquer possibilidade de a CPI da Lava Toga vingar.

‘O Exército não matou ninguém’, diz Bolsonaro sobre morte de músico no Rio
12.04.19 14:33
Depois de seis dias, Jair Bolsonaro afirmou que foi um “incidente” a morte do músico Evaldo Rosa dos Santos no último domingo (70), quando o carro da família foi metralhado por 80 tiros disparados por militares no Rio.
Em entrevista durante inauguração do aeroporto de Macapá, o presidente disse que o Exército “não matou ninguém” e que a instituição não pode ser acusada de ser “assassina”.
O Exército é do povo. A gente não pode acusar o povo de assassino. Houve um incidente. Houve uma morte. Lamentamos ser um cidadão trabalhador, honesto”, afirmou Bolsonaro, conforme o relato do Estadão.

'AmigoDoAmigo'
12.04.19 14:20
“Amigo do amigo” é o assunto mais comentado do Twitter.
Só Dias Toffoli não comenta. E os colegas de Dias Toffoli no STF. E o resto da imprensa. E quase todos os políticos.

Amigo do amigo não responde
12.04.19 13:28
Nesta quinta-feira, a Crusoé perguntou a Dias Toffoli que tipo de relacionamento ele manteve com os executivos da Odebrecht no período em que chefiava a AGU e, em especial, quando a empreiteira tentava vencer o leilão para a construção das usinas hidrelétricas no rio Madeira.
Até agora, ele não respondeu.
Leia aqui a reportagem completa sobre o “amigo do amigo”.

Carvalhosa pedirá impeachment de Toffoli com base em reportagem da Crusoé
12.04.19 13:25
Por Diego Amorim
Modesto Carvalhosa vai apresentar ao Senado um novo pedido de impeachment do ministro Dias Toffoli, com base na reportagem da Crusoé — leia aqui.
Para o jurista, o atual presidente do STF “não tem condições de se manter no cargo diante dessas informações gravíssimas”.
Em documento a que a revista teve acesso, Marcelo Odebrecht revelou à Lava Jato que o codinome usado para se referir a Toffoli na empreiteira era “o amigo do amigo de meu pai”.

Codinome com contrassobrenome
12.04.19 12:27
Se a Crusoé é uma ilha no jornalismo, José Nêumanne é uma ilha no colunismo.
Ele escreveu:
“Marcelo Odebrecht, em prisão domiciliar no Morumbi, contou à Polícia Federal que o “amigo do amigo do meu pai”, uma espécie de codinome com contrassobrenome, tem identidade e endereço reais e bem conhecidos da Polícia Federal: é José Antônio Dilas Toffoli, presidente do STF.
Ao fazê-lo, conforme revelou Crusoé de O Antagonista, o empreiteiro/corrupteiro esclareceu e-mail que passou para dois executivos sobre tratativas para liberar hidrelétricas no Rio Madeira em 2007, época em que o nobre ministro era advogado-geral da União no primeiro governo Lula.”

“Já falei que não entendia de economia”
12.04.19 14:00
Jair Bolsonaro justificou hoje a decisão de adiar o reajuste do diesel, que levou à queda nas ações da Petrobras.
“Não sou economista, já falei que não entendia de economia, quem entendia afundou o Brasil, tá certo? Estou preocupado também com o transporte de cargas no Brasil, com os caminhoneiros. São pessoas que realmente movimentam as riquezas, de norte a sul, leste a oeste e que tem que ser tratados com devido carinho e consideração. Nós queremos um preço justo para o óleo diesel”, disse o presidente em Macapá, segundo a Folha de S.Paulo.
Na próxima terça, ele se reunirá com executivos da petroleira para entender a política de preços.
“Onde é que nós refinamos, a que preço, a que custo, eu quero o custo final. Mostrar para a população também, que sempre critica o governo federal, o ICMS é altíssimo, tem que cobrar de governador também, não só do presidente da República.”

O bolso dos caminhoneiros
12.04.19 14:01
Um assessor de Jair Bolsonaro confirmou a Valdo Cruz que a ordem para barrar o aumento do diesel foi do próprio presidente:
“Ele mandou suspender.”
O assessor confirmou também – e isso é ainda mais grave – que os reajustes serão decididos pelo governo:
“Vai ter reajuste, claro, vamos discutir internamente a sistemática para não pesar demais no bolso dos caminhoneiros.”

Dilma continua gastando (e muito) seu dinheiro
12.04.19 13:18
Dois seguranças de Dilma Rousseff, pagos com o seu dinheiro, já gastaram R$ 166,9 mil, rodando com a ex-presidente por Brasil, Espanha e Estados Unidos neste ano.
São os funcionários do Executivo que mais deram despesas aos cofres públicos com viagens, com 101 diárias e 14 passagens aéreas, informa O Globo.
Os destinos: Nova York (EUA) e Sevilha (Espanha), em janeiro; Fort Lauderdale (EUA), Campinas (SP) e Porto Alegre (RS), em fevereiro; Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e São Paulo (SP), em março.

Inauguração sem o povo
12.04.19 12:54
Jair Bolsonaro inaugurou hoje o novo aeroporto de Macapá, que leva o nome de um tio de Davi Alcolumbre, atual presidente do Senado.
A população não pôde participar da cerimônia. Do lado de fora do terminal, a reclamação foi geral.
O governo federal lavou as mãos, justificando que a organização ficou a cargo de Davi.
As obras inauguradas começaram há 14 anos, no governo Lula.

Meirelles pediu um helicóptero para Doria
12.04.19 12:18
Henrique Meirelles quer ir ao trabalho de helicóptero.
Segundo O Globo, “o secretário da Fazenda de São Paulo pediu ao governador João Doria que lhe providenciasse um helicóptero para levá-lo ao trabalho e em agendas profissionais. A justificativa era o trânsito”.
João Doria, evidentemente, não topou.

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
Pesquisa - que não é Ibope, nem Datafolha - aponta 72% de aprovação de Bolsonaro
Sexta-feira, 12/04/2019 às 10:15
Da Redação
Enquanto pesquisas, atualmente sem qualquer credibilidade, realizadas pelos Institutos Ibope e Datafolha, apresentam uma vertiginosa queda dos índices de popularidade do presidente Jair Bolsonaro, uma outra pesquisa, fechada no dia 9 de abril, mostra um resultado completamente diferente.
A pesquisa realizada pelo Instituto Surgentis com a participação de 7.000 internautas, abrangendo todos os estados da Federação, revela que a aprovação do presidente Jair Bolsonaro está em 72 pontos percentuais, enquanto a reprovação fica em 28%.
Segundo o site Metrópoles, “nas pesquisas tradicionais, ao vivo ou por telefone, com amostras probabilísticas (por sorteio) ou amostras por cotas, o objetivo é refletir como um ‘espelho’ a composição demográfica da população. Nesses casos, tenta-se conhecer a opinião de toda população a partir da representatividade dos subgrupos populacionais dentro da amostra da pesquisa.
Já na metodologia empregada no estudo online do Instituto Surgentis, o objetivo é permitir o máximo de participação possível. Assim, a cada novo participante que convida seus conhecidos, a abrangência dos resultados aumentam. À medida que a amostra cresce, o acúmulo de dados se torna útil para a pesquisa. Mais de 7 mil pessoas participaram da recente amostra.”
“Os resultados representam a opinião das pessoas que participam e são bons parâmetros para medir tendências de comportamentos – já que há mobilização de grupos de interesse e de pessoas engajadas para participar especificamente naqueles temas pesquisados.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA