SEGUNDA EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2019

NO O ANTAGONISTA
Moraes relata e trava uma ação sobre ele mesmo no STF, diz jornal
Terça-feira, 23.04.19 09:00
Em 2016, quando era secretário da Segurança Pública de São Paulo, no governo de Geraldo Alckmin, o hoje ministro do STF, Alexandre de Moraes, retirou à força estudantes que ocupavam escolas técnicas, por meio de um ato administrativo, sem recorrer a mandado judicial.
O PSOL entrou com uma ação no STF, questionando a legalidade do ato.
Nomeado para o STF, quem é o relator da ação? Alexandre de Moraes.
A Folha publica: “O ministro Alexandre de Moraes é relator de uma ação no STF que discute a legalidade de um ato administrativo encabeçado por ele mesmo quando era secretário da Segurança Pública de São Paulo. Ele travou a ação na Corte ao negar seu seguimento.”
O STF não aceitou o pedido de suspeição para que Moraes continuasse com o caso.

Janaina: “Eu só quero saber quem vai convocar”
23.04.19 08:52
No Twitter, Janaina Paschoal pergunta quem vai convocar Adriano Sá Maia, ex-diretor jurídico da Odebrecht, sobre o fato de Marcelo Odebrecht ter-lhe enviado a mensagem que cita “o amigo do amigo de meu pai”:

Advogados de Aécio e Dirceu organizam jantar de desagravo a Toffoli
23.04.19 06:48
A colunista social informa que um grupo de advogados organiza um “jantar de desagravo” a Dias Toffoli.
Eles também vão assinar um manifesto dizendo que o STF é “vítima de ataques e injúrias que tentam ‘intimidar’ ministros do STF e do STJ. Os ataques seriam motivados por “concepções que ‘flertam, de forma escancarada, com o fascismo'”.
Só não é informado que dois dos principais organizadores citados nominalmente na nota são advogados de Aécio Neves (Alberto Toron, que também é advogado de Dilma Rousseff) e José Dirceu (Roberto Podval).

PT unido
23.04.19 08:56
O jantar de desagravo a Dias Toffoli está sendo organizado também por Marco Aurélio de Carvalho, que foi coordenador jurídico do PT e é sócio de José Eduardo Cardozo.

Centrais sindicais querem usar caminhoneiros contra a reforma da Previdência
23.04.19 08:30
Por Diego Amorim
O Antagonista sabe que algumas lideranças dos caminhoneiros estão sendo procuradas por representantes de centrais sindicais para se unirem contra a reforma da Previdência.
Os emissários tentam convencer a categoria alegando, por exemplo, que “se a reforma passar, ninguém vai conseguir segurar o governo”.

Corregedor do Senado pediu a Moro para investigar fraude na votação
23.04.19 08:25
Na Crusoé, Igor Gadelha noticia que o corregedor do Senado, Roberto Rocha, pediu a Sergio Moro que o ministério da Justiça investigasse a fraude na votação para presidente do Senado.

Um personagem central da história da Odebrecht
23.04.19 07:00
Por Claudio Dantas
A CPI do BNDES, que aprovou a convocação de Marcelo Odebrecht, poderia chamar o advogado Adriano Sá de Seixas Maia, a quem o empreiteiro enviou a mensagem com a expressão “amigo do amigo de meu pai”.
Ex-diretor jurídico do grupo e um dos coordenadores do acordo de colaboração premiada, Maia é personagem central da história recente da Odebrecht.

Ex-advogado da Odebrecht foi quem entregou Tacla Durán
23.04.19 08:00
Por Claudio Dantas
Ex-diretor jurídico da Odebrecht e coordenador da megadelação do grupo, o advogado Adriano Sá de Seixas Maia, citado por Marcelo na história do “amigo do amigo de meu pai”, é considerado um arquivo vivo.
Adriano Maia foi quem entregou à Lava Jato, por exemplo, o advogado e doleiro Rodrigo Tacla Durán, encarregado de receber recursos ilícitos da Odebrecht no exterior, por meio de contas offshores – para depois repassá-los aos beneficiários.

Em 2017, não houve censura
23.04.19 08:00
Por Claudio Dantas
O ex-diretor jurídico Adriano Maia foi copiado em e-mail de Marcelo Odebrecht, publicado em 2017 por O Antagonista – e nunca censurado.
No texto, ele informava que Alexandrino Alencar havia encaminhado ao “seminarista” – Gilberto Carvalho, segundo a Lava Jato – quatro pareceres que confirmariam a “legalidade do acordo com Furnas”.
O material deveria ser enviado ao então AGU, Dias Toffoli, assim como o “modelo de participação/concorrência das irmãs, comunicação enviada ao SDE sobre o tema equipamentos e caderninho mais sucinto com a conclusão dos pareceres e descrição dos juristas contratados”.
Na mesma mensagem, Marcelo Odebrecht também fala da preparação de material sobre investimentos socioambientais pedidos por Lula.
(...)

A depender do resultado de hoje, Lula pode ser solto já
23.04.19 07:13
Os advogados de Lula pedem à Quinta Turma do STJ que os ministros anulem a condenação do presidiário no processo do triplex, porque Sergio Moro teria sido parcial como juiz.
Também dizem que a condenação foi baseada apenas no depoimento de Leo Pinheiro, da OAS e, por isso, Lula deve ser absolvido.
Se nada disso colar, pedem aos ministros que livrem Lula do crime de lavagem de dinheiro. Se isso ocorrer no julgamento de hoje, a pena imposta por Moro pode ser reduzida de tal forma a tirar o petista da cadeia imediatamente.

Advogados de Lula querem adiar julgamento marcado para hoje
23.04.19 09:41
A Folha publica que os advogados de Lula querem adiar o julgamento do presidiário marcado para hoje, na Quinta Turma do STJ, alegando que não foram avisados.
Afirmam terem sido informados pela imprensa e que não receberam nenhuma intimação.

Gilmar e Maia articulam “CPI das fake news”
23.04.19 06:58
Gilmar Mendes, como publicamos ontem, achava que Dias Toffoli e Alexandre de Moraes haviam metido os pés pelas mãos com o inquérito inconstitucional aberto para intimidar a imprensa.
Mas o sucesso do seu evento em Lisboa parece ter mudado o seu estado de ânimo.
E voltou a acalentar a ideia de abrir uma “CPI das fake news” ou algo que o valha. Está articulando com Rodrigo Maia.

Gilmar Binacional
23.04.19 10:02
O evento de Gilmar Mendes em Portugal contou com o patrocínio da Itaipu Binacional.
O Globo informa que a estatal desembolsou 1,5 milhão de reais.

NO ESTADÃO
Após quase quatro horas de reunião com Infraestrutura, caminhoneiros descartam ameaça de greve
Segundo os representantes, o governo fez a promessa de que a tabela será reajustada de acordo com as mudanças do preço do diesel
Segunda-feira, 22 de abril de 2019 | 21h53min 
Atualizado 22 de abril de 2019 | 22h29min
Por Camila Turtelli, Felipe Frazão, Mariana Haubert e Tânia Monteiro, para O Estado de S.Paulo
BRASÍLIA - Com a promessa de que o governo vai fiscalizar o cumprimento da tabela de preços mínimos para o frete rodoviário, caminhoneiros descartaram nesta segunda-feira a ameaça de uma nova paralisação. Cerca de 30 representantes da categoria estiveram reunidos por quase quatro horas com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, na sede da pasta em Brasília. Ao deixar o encontro, eles afirmaram que as bases “foram acalmadas”. 
“Não houve um acordo, mas sim um compromisso de uma agenda positiva”, disse o presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Bueno. Ele disse que os representantes levaram ao governo algumas questões que não eram de conhecimento das autoridades e que em troca receberam o compromisso de que a tabela será de fato fiscalizada. “Esse compromisso deve acalmar as bases e não deve haver paralisação nesse momento”, disse. 
Outra questão que, segundo os representantes, teria sido fechada pelo governo é a promessa de que a tabela será reajustada de acordo com as mudanças do preço do diesel. O primeiro reajuste seria feito até o dia 29, de acordo com as alterações que o valor do combustível sofreu desde o início do ano. Segundo Bueno, o governo ficou de calcular de quanto será essa mudança. “A categoria está confiante nesse governo”, disse.
Um dos líderes da categoria, Wanderlei Alves, conhecido como Dedeco, afirmou que os próprios caminhoneiros deverão serem agentes de fiscalização, levando denúncias de empresas que não estão cumprindo a tabela à CNTA, que por sua vez repassará à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e governo. O ministério teria se comprometido também a retirar multas a motoristas que fizerem as denúncias.
Dedeco que participou da convocação de uma nova paralisação para o dia 29 de abril pediu que os caminhoneiros “se acalmem e esperem”.
Confiante
Mais cedo, o porta-voz da Presidência da República, general Otávio Rêgo Barros, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro não vê risco de uma nova greve geral de caminhoneiros. “Ele (o presidente) está confiante de que não haverá uma parada por parte dos caminhoneiros”, disse.
Na semana passada, líderes dos caminhoneiros autônomos, insatisfeitos com o pacote anunciado pelo governo e com o aumento de 10 centavos no preço do diesel, agendaram uma paralisação para o dia 29 de abril. "A expectativa do governo do presidente Jair Bolsonaro, que mantém diuturnamente canal de ligação aberto com a categoria, é de que não há motivos para essa paralisação", disse Rêgo Barros.
A avaliação do governo é que o principal problema dos caminhoneiros é a falta de fretes, já que empresas começaram a montar a própria frota para burlar a exigência de pagar o preço mínimo do frete, uma das medidas adotadas pelo ex-presidente Michel Temer para colocar fim à greve de maio do ano passado, que provocou uma crise de abastecimento no País.
Segundo o porta-voz, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) faz acompanhamento cerrado e análises de risco e há convicção do presidente do “espírito patriótico” dos caminhoneiros. "Com base nesse espírito patriótico que o presidente, somando-se ao acompanhamento realizado por outros órgãos do governo, entende que no momento as condições para estabelecimento dessa parada não se fazem presentes", relatou o porta-voz.
Lideranças de diversas regiões do País estiveram reunidas por mais de três horas com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. A intenção dos representantes era cobrar do governo o cumprimento da tabela de preço mínimo do frete, a fiscalização do dispositivo e também a adoção de um gatilho que atrele reajustes do diesel ao piso do transporte.
O risco de uma paralisação fez com que Bolsonaro ligasse ao presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e pedisse que suspendesse o reajuste no preço do diesel. No dia, a petroleira teve perda de R$ 32 bilhões no seu valor de mercado porque o mercado reagiu mal ao que considerou uma intervenção. Na semana passada, Castelo Branco anunciou aumento de 0,10 centavos no litro do diesel. Horas antes do anúncio, o Planalto anunciou uma série de medidas para a categoria, como linha de crédito do BNDES para manutenção dos veículos e R$ 2 bilhões para manutenção das estradas.

NO CEARÁ NEWS 7
Domingo, 21/04/2019 | 12:20
Rei dos Ônibus faz delação premiada e deixa em pânico políticos financiados por ele
Pânico entre políticos e empresários cearenses. O Rei dos Ônibus, Jacó Barata Filho, está delatando tudo. Não poupou nem delegado corrupto da PF. A informação é da coluna de Lauro Jardim, em O Globo, deste domingo (21).
Jacó Barata Filho sempre foi um dos principais financiadores das campanhas eleitorais dos FGs e seus candidatos em Fortaleza e no Ceará.
Em tempo
Será que tem gente se tremendo?
Veja nota de Lauro Jardim



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA