SEGUNDA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2019

NO BLOG ALERTA TOTAL
Quinta-feira, 28 de março de 2019
O Avanço dos Retrocessos
A guerra de todos contra todos os poderes ainda terá capítulos de extrema baixaria. O presidente da República segue na briga com a extrema mídia. O presidente da Câmara sai do controle emocional. O presidente do Senado confirma seu descompromisso com o combate à corrupção. O presidente do Supremo Tribunal Federal ficou aliviado com o arquivamento da CPI da Toga.
Em meio a tanta briga e intriga, o grande perigo que se desenha é um avanço do risco de retrocessos institucionais. Pautas-bombas no Legislativo e no Judiciário comprometem o futuro da construção democrática do Brasil. O povo não pode parar de pressionar por mudanças ou reformas estruturais. Os bandidos seguem unidos.
(...)

NO DIÁRIO DO PODER
Ex-governador de MG Fernando Pimental vira réu por lavagem de dinheiro 
Pimentel teria recebido propina para facilitar financiamento do BNDES a projetos da Odebrecht no exterior 
Da Redação 
Quinta-feira, 28/03/2019 às 07:32 | Atualizado às 07:32
O ex-governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT) se tornou réu em ação penal em que é acusado de lavagem de dinheiro e tráfico de influência durante as eleições de 2014. Segundo as investigações no âmbito da Operação Acrônimo, que teve a sua primeira fase deflagrada pela Polícia Federal em 2015, os crimes aos quais Pimentel é acusado teriam sido praticados enquanto o ex governador era ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços no governo de Dilma Rousseff. 
Por propina, Pimentel teria facilitado a liberação de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a projetos da empreiteira Odebrecht no exterior. A ação tramitava no Superior Tribunal de Justiça (STJ), sendo depois remetida à Justiça Eleitoral de Minas Gerais. Outras quatro pessoas foram acusadas na mesma ação por suposta emissão de notas fiscais falsas para lavar dinheiro de propina.

NO BLOG DO ALUIZIO AMORIM
Quinta-feira, março 28, 2019
'ESTABLISHMENT' TENTA DETONAR O PRESIDENTE JAIR BOLSONARO FAZENDO RETORNAR O FANTASMA DA VENEZUELIZAÇÃO DO BRASIL
Cenas da Venezuela sob o açoite dos comunistas

A transformação do Brasil numa nova Venezuela, ou pior ainda, dado ao fato de que lá há no máximo 30 milhões de habitantes, aqui no Brasil são no mínimo 210 milhões. E todos os acontecimentos políticos que sobrevieram após a posse do presidente Jair Bolsonaro trazem consigo esse aviso trágico. Só um ingênuo poderá considerar que o que está ocorrendo em termos políticos faz parte do processo. Não faz!
Como já disse aqui em outras análises, os ditos "intervencionistas" que postulavam a ocupação do poder pelos militares ensarilharam armas. Muitos estão boquiabertos e pressentem que a dita caserna não é mais aquela, fato que se explica pela pouca preocupação dos militares face à perversidade dos governos comunistas que se sucederam no poder a partir da dita "redemocratização" que, com a morte de Tancredo Neves levou José Sarney à presidência da República.
O establishment sempre teve um plano B, B1, B2 .... numa escala infinita. O importante para os donos do poder sempre foi, desde o golpe da Proclamação da República, manter os cofres públicos acessíveis. 
De 1889 para cá essa situação continuou intacta, o que tem levado o Brasil a crises econômicas sérias e sucessivas. O ponto fora da curva na história da República aconteceu pela primeira vez agora há pouco com a vitória de Jair Bolsonaro.
Tanto é que tentaram impedir sua ascensão à presidência de todas as formas ditas "lícitas". Quando viram que não haveria como evitar que Jair Bolsonaro chegasse à presidência aconteceu a misteriosa tentativa de assassiná-lo, mistério esse que continua sendo um mistério face a indagação que permanece no ar: quem mandou matar Jair Bolsonaro?
Como Bolsonaro sobreviveu milagrosamente à sanguinária investida sobraria para o establishment a manipulação da eleição, algo que dada as condições e ao ânimo do eleitorado seria no mínimo perigoso. 
Face a tudo isso restaria fingir a aceitação da vitória de Jair Bolsonaro e a sua posse como presidente da República. A partir daí seria deflagrado o plano B, ou seja, a criação de condições completamente adversas a Bolsonaro de forma a obter o seu isolamento e consequente desidratação de seu poder político.
E é isto que está acontecendo. Ou quem sabe é muito mais do que isso? Já ensinava o grande sociólogo, avant la lettre um politólogo, Max Weber, que a política é a luta pelo poder e/ou a luta pela manutenção do poder. Grosso modo, a luta pelo poder se trava na campanha eleitoral e, posteriormente outra luta é encetada, desta feita pela manutenção do poder pelo vitorioso, e esta se fere no âmbito do exercício do poder conferido pelas urnas.
PODER DO LÍDER É INDIVISÍVEL
Por tudo que está acontecendo tem-se a impressão de que o presidente Jair Bolsonaro está sendo despojado dos meios de lutar pela manutenção do poder. 
O poder político de um líder ungido pelas urnas é indivisível e, portanto, o exercício desse poder não pode ser partilhado. Neste caso, o que transparece é que parte do poder do líder está sendo faturado pelo seu vice-presidente, o representante da caserna, o General Hamilton Mourão.
Além disso, e de forma pouco clara, vê-se ao redor do presidente da República vários atores que, de repente, pularam da caserna para dentro do Palácio do Planalto. Gente que nunca se ouviu falar e que, ao que tudo indica, também não estava com o líder na sua caminhada pelo Brasil. Posso estar enganado, mas essa é a impressão geral.
Pinço dos últimos acontecimentos um fato evidente que sinaliza essa partilha do poder que faz tábula rasa de toda a lógica do poder político da presidência da República. Quero me referir ao fato de que, recentemente, o presidente Jair Bolsonaro esteve nos Estados Unidos onde foi recebido em alto nível pelo Presidente Donald Trump o qual lhe dispensou a honraria de hospedar-se com sua comitiva na famosa Blair House, casa destinada pelo Governo norte-americano a visitantes VIPs. 
A visita de Bolsonaro aos Estados Unidos é sem dúvida histórica, haja vista o distanciamento do Brasil em relação aos EUA desde a tomada do poder no Brasil por sucessivos governos comunistas. Além disso, foi proveitosa em todos os aspectos.
No entanto, agora mesmo, o vice-presidente, general Hamilton Mourão, se prepara para embarcar para os Estados Unidos a fim de participar de um convescote montado em Harvard e, ao que parece, capitaneado por Mangabeira Unger, um rematado comunista brasileiro-americano que leciona nessa universidade e que foi preceptor de Ciro Gomes, bem como Ministro da Dilma.
Como se vê, constrói-se um cenário adjacente destinado a dar visibilidade internacional ao general vice-presidente Hamilton Mourão sem que haja nenhuma necessidade desse protagonismo, sem falar nas despesas que incidem sobre os combalidos cofres públicos.
O que estou afirmando é o que está ocorrendo, são fatos que corroboram minha análise. Há, sem dúvida, um esquema para desidratar o poder político que a maioria do eleitorado brasileiro conferiu ao presidente Bolsonaro. 
AS TRAMAS INTERNA E EXTERNA
A articulação dessa desidratação ocorre em variadas áreas. Uma, dentro do Palácio do Planalto, outras em ministérios e demais órgãos da administração pública federal e algumas no âmbito castrense. Esta é a parte interna do esquema para emascular o poder político do líder.
No que concerne à parte externa essa trama é protagonizada pela grande mídia, emissoras de televisão, rádio e grandes jornais do centro do País e também nos Estados, além de sites noticiosos que abrigam normalmente picaretas e oportunistas de todos os matizes. 
A par disso, contribui na trama, a mainstream media internacional e até mesmo chefes de estado, como recentemente apontei aqui no blog no que diz respeito às declarações do presidente chileno Sebastián Piñera após o evento do Prosul, em Santiago, em relação a Jair Bolsonaro. O chileno esperou apenas que Bolsonaro deixasse o seu país para assacar contra o nosso Presidente.
Resumindo: o presidente Jair Bolsonaro precisa urgentemente fazer frente a essa investida que pretende destruí-lo. Precisa ter no seu entorno uma assessoria fiel, competente e que não tenha medo e muito menos vacile em peitar essas aves de rapina a serviço do establishment mancomunado com o movimento comunista interno e externo.
Os brasileiros com razoável capacidade de entender essa jogada política suja e sórdida tem fundadas preocupações, haja vista que o Brasil está falido pela dilapidação dos cofres públicos perpetrada pela bandalha comunista. Além da penúria econômica gerada por uma inflação inclemente os brasileiros têm fundadas preocupações com o futuro imediato! E, com justa razão, continuam temendo que o Brasil seja a bola da vez do golpe comunista e se transforme numa nova Venezuela. Por isso votaram maciçamente no presidente Jair Bolsonaro a quem continuam devotando a esperança de ver cumpridas todas as suas promessas de campanha!
Nunca na História do Brasil um presidente da República teve nas urnas, e continua tendo, tamanho apoio popular revelado pelo copioso número de votos que lhe foram conferidos pelos eleitores.

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
Pornografia infantil: Moro manda PF e Polícias Civis para cima de criminosos de 26 Estados e DF
Policiais civis saíram às ruas para cumprir 266 mandados de busca e apreensão nos 26 estados e no Distrito Federal. A operação envolve 133 cidades e é coordenada pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Mais de 1.500 policiais participaram das buscas. Ao lado, foto do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional em Brasília.

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira a 4ª fase da Operação Luz na Infância, que apura crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na Internet. São investigados crimes de armazenamento, compartilhamento e produção de pornografia infantil. Até 8h45min, 62 pessoas haviam sido presas em todo o País. Representantes de todos os Estados trabalham na ação no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional em Brasília 
Após a apuração, as delegacias instauraram inquéritos e solicitaram as buscas à Justiça. Para a operação, foram analisados 237 mil arquivos, um volume de 710 GB de dados.
Quinta-feira, 3/28/2019 09:10:00 AM

José Enilton, ex-governador de Goiás, foi preso esta manhã pela PF
O ex-governador de Goiás, José Enilton, foi preso esta manhã pela Polícia Federal.


NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
URGENTE: Bolsonaro desmente fake news da Globo sobre demissão do Ministro da Educação
27/03/2019 às 23:08
Da Redação
Há dias correm na mídia corporativa tradicional as críticas ao Ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez. Bater incessantemente no ministro indicado por Olavo de Carvalho tem sido a tática da imprensa para colar no imaginário popular a ideia de que o ministro é incompetente e deveria ser demitido.
Na pressa por confirmar a informação e garantir alguns trocados a mais com a exclusividade da notícia, a Globo News se precipitou e acabou sendo desmentida pelo próprio presidente.
Jair Bolsonaro utilizou as redes sociais para desmentir a demissão, disse que a notícia é falsa e aproveitou para instigar:
"Vocês sabem quem, na verdade, quer nos desgastar para que se crie condições que se justifique uma ação definitiva contra meu mandato no futuro.", disse o presidente

"Sofro fake news diárias como esse caso da "demissão" do Ministro Vélez. A mídia cria narrativas de que NÃO GOVERNO, SOU ATRAPALHADO, etc. Você sabe quem quer nos desgastar para se criar uma ação definitiva contra meu mandato no futuro. Nosso compromisso é com você, com o Brasil."
22:26 - 27 de mar de 2019

NO CN7
Fortaleza é um dos alvos da Operação Luz da Infância 4 contra pedofilia
Ação acontece desde as 6h. Já são 50 presos em todo o País
Quinta-feira, 28/03 7:54
A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (28) no Distrito Federal e 26 Estados a Operação Luz na Infância 4. No Ceará, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em quatro alvos, todos em Fortaleza.
Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, as equipes procuram acusados de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na Internet.
Os alvos foram identificados pela Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas do MJSP, com base em elementos informativos coletados em ambientes virtuais, que apresentavam indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva.
Esse conhecimento produzido foi repassado às polícias civis – em especial às delegacias de proteção à criança e ao adolescente, e de repressão a crimes informáticos – que, por sua vez, instauraram inquéritos e solicitaram aos juízes locais para expedição dos mandados de busca e apreensão.
As ações simultâneas mobilizam um efetivo de mais de 1.500 policiais em todo o País. A ação desencadeada é decorrente de cooperação mútua entre a Diretoria de Inteligência e a Diretoria de Operações, ambas vinculadas à Secretaria de Operações Integradas do MJSP.
Houve também colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega em Brasília (US Immigration and Customs Enforcement-ICE), oferecendo cursos e capacitações que subsidiaram as quatro fases da Operação Luz na Infância.
Em tempo
A operação acontece em 133 cidades. Até as 8h de hoje, já foram realizadas pelo menos 50 prisões em flagrante.

NO O ANTAGONISTA
PRP e Patriota viram um só
Quinta-feira, 28.03.19 10:17
Por Diego Amorim
Na sopa de letrinhas dos partidos brasileiros, registro para a aprovação, pelo TSE, da incorporação do PRP ao Patriota, partido pelo qual Jair Bolsonaro quase se candidatou a presidente da República.
O PRP não alcançou a cláusula de barreira nas últimas eleições e a fusão foi a forma de sobreviver.

A aposta de Gleisi
28.03.19 09:25
Não espanta que Gleisi Hoffmann tenha mais medo do general Hamilton Mourão do que de Jair Bolsonaro.
Ao PT interessa manter um governo fragilizado, desarticulado, incapaz de aprovar as reformas que fariam a economia decolar.

Sem pressa
28.03.19 09:13
O Congresso Nacional desistiu da ideia de votar a reforma previdenciária de Michel Temer porque concluiu que isso só ajudaria Jair Bolsonaro.
A estratégia dos parlamentares é desgastar o presidente arrastando todas as suas propostas até ele se render.
Nada será aprovado rapidamente.

O ambiente no STF
28.03.19 08:50
Marco Aurélio Mello disse a Andréia Sadi, na GloboNews, que vê ambiente para o STF reverter a previsão de prisão após condenação em segunda instância.
Se isso ocorrer, O Antagonista vê ambiente para uma traumática reversão da democracia.

Contrato suspeito mantido
28.03.19 08:31
Já se vão mais de 50 dias desde que Davi Alcolumbre derrotou Renan Calheiros na eleição para a presidência do Senado, e nenhum dos contratos milionários que ele prometeu analisar das gestões anteriores foi revisto, diz a Crusoé.
Um dos que mais chamam a atenção foi assinado em 20 de janeiro de 2016, perto do fim da presidência de Renan. Com valor na época de 15,6 milhões de reais, ele previa a substituição e assistência técnica de elevadores da casa por uma empresa que continua a prestar o serviço.
Leia a reportagem completa aqui.

A aposta no caos
28.03.19 08:09
“Na Câmara, dissemina-se a versão de que o presidente aposta no caos para desgastar o Congresso e o STF com o suporte de seus apoiadores mais radicais”, diz a Folha de S. Paulo.
O Antagonista, nesta quarta-feira, deu mais detalhes sobre o assunto, com a notícia de que “deputados temem que Bolsonaro use conflito com Venezuela para decretar Estado de Sítio.”
O clima é esse mesmo.
Releia aqui.

A indenização de Dilma
28.03.19 07:57
“A equipe técnica que auxilia a Comissão de Anistia deve recomendar a rejeição do pedido feito por Dilma Rousseff para receber indenização da União”, diz a Folha de S. Paulo.
É a União que precisa ser indenizada por Dilma.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA