PRIMEIRA EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 12 DE MARÇO DE 2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
TERÇA-FEIRA, 12 DE MARÇO DE 2019

Enquanto cinco pessoas morriam em deslizamentos e sete afogadas, centenas ficavam desabrigadas e milhares perdiam seus pertences, o prefeito Bruno Covas passeava na cidade de Praga, capital tcheca, e já tinha voo marcado para seguir em férias para Genebra, na Suíça. Ele escolheu sair de férias exatamente quando a cidade que administra enfrentava temporais que chegaram a derrubar mais de 600 árvores.

Nesta segunda (11) pela manhã, a impressão era de acefalia. Com o prefeito ausente, ninguém aparecia para tomar as rédeas da situação.

Informado do que se passava em São Paulo, Bruno Covas parece ter recuperado o juízo para retornar à cidade pela qual é responsável.

Ao flanar em Praga, Bruno Covas repetiu o erro da então prefeita Marta Suplicy, que foi passear em Paris com a cidade debaixo d’água.

O coronel Didio Pereira de Campos será o novo chefe de gabinete do general Otavio do Rêgo Barros, porta-voz da presidente Jair Bolsonaro, e não coordenador das redes sociais, como indicava uma fake news. A estruturação do Gabinete do Porta-Voz ainda não está pronta, por isso Didio foi nomeado para cargo do mesmo nível, ligado à Secretaria de Comunicação (Secom): diretor do Departamento de Publicidade.

A nomeação de Didio Pereira de Campos excitou a imaginação de quem viu uma intervenção nas redes sociais do presidente.

Sites de grandes jornais chegaram a noticiar que Didio foi “escalado” para coordenar redes sociais, “após polêmicas”. Nada, era falso.

Após instantes de perplexidade, a especulação sobre o papel do coronel Didio Pereira de Campos virou chacota no Planalto.

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) usam a expressão “estado paralelo” para definir a estrutura criada pela força-tarefa da Lava Jato em Curitiba com R$2,5 bilhões “doados” pela Petrobras.

Ex-assessora que escapou do atentado a Marielle, Fernanda Chaves contou ao jornal português Diário de Notícias que Dilma (PT) foi a sua casa oferecer “ajuda com contatos de entidades fora do Brasil”.

Na conversa gravada, a jornalista Constança Resende, do Estadão, não diz que fez matérias com o objetivo de “arruinar” Flávio Bolsonaro. Apenas se revela orgulhosa do trabalho que fez no caso Queiroz.

Um mês depois de eleita, a mesa diretora da Câmara Legislativa do DF foi às compras: cinco carrões para mordomia de deputados, avaliados em quase meio milhão de reais. A licitação será no próximo dia 26.

Ao noticiar, como todos, a suspeita do MP paulista sobre o papel do PT na morte de Celso Daniel, um jornalista de Itabuna (BA) foi processado por José Dirceu, que vai mofar na cadeia, mas ganhou com incrível rapidez a ação para tomar de Marcel Leal seu carro pago em 36 vezes.

Após “intervenção” do presidente Bolsonaro no Ministério da Educação, que resultou numa dezena de demitidos, o MEC concentra seu foco na Lava Jato da Educação, anunciada pelo presidente.

Ao tentar vender o carro em Brasília, leitor da coluna descobriu que foi multado por excesso de velocidade e, segundo a infração, trafegava a 530 km/h. Como a multa estava vencida, não teve como recorrer.

…tem gente, inclusive no governo, precisando de tradutores melhores.

NO O ANTAGONISTA
Suspeitos pelo assassinato de Marielle são presos
Terça-feira, 12.03.19 06:01
Dois suspeitos pelo assassinato de Marielle Franco foram presos no Rio de Janeiro.
Um deles é o policial militar reformado Ronnie Lessa, apontado como autor dos disparos contra a vereadora e seu motorista. O outro é o policial militar Élcio Vieira de Queiroz.
Diz o G1:
“Ronnie teria feito disparos contra a vereadora e Élcio teria dirigido o carro usado para levar o assassino. Ronnie estaria no banco de trás do Cobalt.
A investigação sabe que ele fez pesquisas na Internet sobre locais que a vereadora frequentava. Os investigadores sabem também que desde outubro de 2017 o policial pesquisava a vida de Marielle e também do então deputado estadual Marcelo Freixo.”

Operação Lume
12.03.19 06:33
Além das prisões dos policiais acusados do assassinato de Marielle Franco, a operação Lume cumpre também 34 mandados de busca e apreensão.
A TV Globo mostrou a casa do policial apontado como autor dos disparos contra a vereadora, localizada num condomínio na Barra da Tijuca.

Quem vazou investigação de Paulo Preto para Walt Disney?
Segunda-feira, 11.03.19 21:51
Por Claudio Dantas
Numa das cartas da filha de Paulo Vieira de Souza apreendidas pela PF, uma mensagem em especial tem atiçado a curiosidade da Lava Jato.
Ela diz o seguinte:
“Nossa primeira reunião com Walt Disney, EL e DB, ele fez questão de mencionar que estava atuando na Suíça e que era importante nos dizer que você havia ‘escondido’ algumas informações dele. Contudo, ele agora estava sabendo de TUDO sobre a Suíça.”
Para os investigadores, seria um indício de que o advogado José Roberto Santoro (Walt Disney) obteve informações confidenciais que foram transmitidas pelo MP suíço à PGR.
Será que Raquel Dodge terá interesse em investigar o suposto vazamento?

Apagão de Maduro entra no terceiro dia
11.03.19 21:27
O porta-voz de Nicolás Maduro, Jorge Rodríguez, anunciou a prorrogação por mais 24 horas do que a ditadura chama de “suspensão das atividades laborais e educativas” na Venezuela.
Isso significa que escolas continuarão sem aulas e empresas sem trabalho no terceiro dia de apagão no país – a retomada do fornecimento de energia elétrica foi parcial ou inexistente, dependendo da região.
O problema na hidrelétrica de Guri, que abastece 70% do território venezuelano, continua sendo chamado de “sabotagem” pelo ditador. Trata-se, é claro, de sua extrema competência em destruir o que ainda resta da Venezuela.

Gol suspende voos com Boeing do mesmo modelo que caiu na Etiópia
11.03.19 21:05
A Gol informou que “suspenderá temporariamente as operações comerciais das suas aeronaves [Boeing] 737 Max 8”, em nota divulgada agora à noite.
É o modelo que caiu na Etiópia neste domingo, deixando 157 mortos, e teve dois acidentes fatais em cinco meses – em outubro, a queda de um avião similar na Indonésia, com apenas três meses de uso, matou as 189 pessoas a bordo.
Como publicamos mais cedo, China, Etiópia e Indonésia já haviam suspendido os voos desse modelo da Boeing.

Coronel será chefe de gabinete de porta-voz de Bolsonaro
11.03.19 20:48
Por Claudio Dantas
O coronel Didio Ferreira de Campos será o chefe de gabinete do general Otávio Rêgo Barros, porta-voz da Presidência da República.
Rêgo Barros disse a O Antagonista que, como o gabinete do porta-voz ainda não foi reestruturado, Campos foi alojado no DAS da Secom, como diretor do Departamento de Publicidade.
O militar, porém, não vai cuidar de publicidade nem das redes sociais.

Moro discute com Dodge julgamento que pode enterrar a Lava Jato
11.03.19 20:17
Sergio Moro foi recebido hoje na PGR por Raquel Dodge para conversar, entre outros temas, sobre o julgamento de quarta no STF.
A Corte definirá se a Justiça Eleitoral deve investigar casos de corrupção em que a propina tenha sido repassada por meio de caixa 2 de campanha.
A procuradora-geral disse ao ministro da Justiça que defende a separação dos casos, deixando a parte da corrupção para a Justiça Federal e a parte do caixa 2 para a Eleitoral.
É o que propôs Moro no pacote anticrime enviado ao Congresso no mês passado.
Eventual remessa de toda a investigação para a Justiça Eleitoral pode enterrar muitas investigações da Lava Jato, por falta de estrutura desse ramo para apurar crimes complexos, que envolvem lavagem de dinheiro, por exemplo.

GOVERNO EXONERA SEIS NOMES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
11.03.19 19:40
Em edição extra do Diário Oficial que acaba de ser publicada, o governo Jair Bolsonaro formalizou a exoneração de seis nomes que ocupavam cargos importantes no Ministério da Educação.
Caíram 'olavetes', militares e até um tucano.
Além do coronel Ricardo Wagner Roquetti, foram dispensados os militares Eduardo Miranda Freire de Melo e Claudio Titericz, ambos ligados à Igreja Católica.
Também caíram Tiago Tondinelli e Silvio Grimaldo, ambos seguidores de Olavo de Carvalho, além do tucano Tiago Levi Diniz Lima.
Em nota, o MEC afirmou que as medidas “em nada representam arrefecimento no propósito de combater toda e qualquer forma de corrupção”.

PF assinará memorandos de troca de informações com o FBI
11.03.19 19:20
A PF assinará na próxima semana, durante a viagem de Jair Bolsonaro aos EUA, memorandos para troca de informações criminais com o FBI.
O diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, e Sergio Moro estarão na comitiva.

Dodge arquiva inquérito sobre Humberto Costa
11.03.19 19:00
Raquel Dodge arquivou um inquérito sobre o senador petista Humberto Costa, informa o repórter Daniel Adjuto, do SBT.
Costa é suspeito de ter recebido R$ 1 milhão da Odebrecht em obras do PAC. Segundo a PGR, não há provas até o momento para sustentar uma denúncia contra o petista.

Mourão põe em dúvida influência de Olavo de Carvalho
11.03.19 18:27
Hamilton Mourão colocou em dúvida a influência de Olavo de Carvalho no governo de Jair Bolsonaro em meio a uma série de mudanças no Ministério da Educação.
“Não sei até que ponto existe essa influência. (…) Tem ocorrido alguns problemas que vocês já olharam, a questão do hino nacional, outras coisas que suscitaram polêmica, então acho que ele está tentando organizar as coisas”, disse o vice-presidente, referindo-se ao ministro Ricardo Vélez Rodríguez.
Mourão também negou que exista uma disputa entre os discípulos de Olavo e a área militar do governo.
“Em primeiro lugar, não tem área militar. Tem alguns militares que foram designados pelo presidente para funções. Cada um está zelando pela sua área.”

Raquel Dodge vê ‘ousadia’ de Aloysio, mas descarta suspeição
11.03.19 18:17
Na decisão em que arquivou o pedido de suspeição da força-tarefa da Lava Jato contra Gilmar Mendes, Raquel Dodge criticou a postura de Aloysio Nunes Ferreira.
Para a PGR, o tucano ter procurado o ministro do STF para tentar influenciar uma decisão relativa a Paulo Preto foi “ousadia”. Mas, segundo ela, o caso não configura “amizade íntima”.

“Só reforça a necessidade da CPI da Lava Toga”
11.03.19 17:29
Por Diego Amorim
O senador Alessandro Vieira disse a O Antagonista que o arquivamento do pedido de suspeição de Gilmar Mendes “só reforça a necessidade da CPI da Lava Toga”.
“É preciso apurar com transparência as tantas situações nebulosas que envolvem membros da cúpula do Poder Judiciário”, acrescentou ele, que recomeçará nesta semana a colher as 27 assinaturas suficientes para apresentar um novo requerimento de criação da comissão — o primeiro acabou sendo arquivado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 30/10/2024 - QUARTA-FEIRA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 3ª EDIÇÃO DE 05/9/2024 - QUINTA-FEIRA