PRIMEIRA EDIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
SEGUNDA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2019

O MDB velho de guerra está cansado, sem norte. Na Câmara, com bancada reduzida para 34 deputados, a mais inexpressiva da sua história, o partido que já foi liderado por Ulysses Guimarães sofre crise de identidade. É que os novos deputados eleitos em 2018 não querem saber das velhas lideranças, representadas pelo seu atual presidente nacional, Romero Jucá. Nem mesmo as cumprimenta. O partido não tem nem mesmo interessados em assumir sua presidência.

Perdidos, os antigos do MDB não sabem nem mesmo a quem se dirigir. Não há líderes que se destaquem, entre os novos do MDB.

Para entender o que acontece, Jucá se reuniu com antigas lideranças do velho MDB, como Moreira Franco, mas ninguém sabe o que fazer.

O governador Ibaneis Rocha (DF) aceitaria presidir o partido, mas o estatuto veda essa função aos que ocupam cargos no Executivo.

A cúpula do MDB apelou ao ex-presidente Michel Temer para assumir o comando do partido. Ele recusou: afastou-se da política para sempre.

As decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), em claro desacordo com a força-tarefa da Lava Jato e o Ministério Público Federal como um todo, confirmam a informação desta coluna, de 25 de fevereiro, sobre a decisão dos ministros do STF presidido por Dias Toffoli de impor limites aos procuradores, negando-lhes pedidos “abusivos” e aumentando as exigências para autorizar buscas ou decretar prisões.

Já na segunda (11), a chefe da PGR, Raquel Dodge, que conhece a alma do STF, arquivou acusação da força-tarefa contra Gilmar Mendes.

O Senado aprovou por 66 votos a 5 o projeto que torna automática a adesão de consumidores e empresas ao “Cadastro Positivo”, que vão dar maior segurança aos bancos para concessão de crédito. Contra os juros criminosos do cheque especial e dos cartões de crédito, nada.

A revista inglesa Economist diz que o presidente Jair Bolsonaro é “um mestre das redes socais”, mas também diz que ele “precisa mais” das redes que o presidente americano Donald Trump.

A comissão da Câmara que investiga Brumadinho se reúne nesta segunda para tratar do risco de rompimento de outras duas barragens: Mina Gongo Soco (em Barão dos Cocais) e AngloGold Ashanti (Santa Bárbara). Os diretores estão afastados, mas continuam soltos.

Esta semana será a primeira de discussões sérias acerca da reforma da Previdência na Câmara. A promessa do governo é enviar o projeto da reforma da previdência dos militares até quarta (20).

O governo determinou que os futuros gestores dos aeroportos leiloados devem investir, no mínimo, R$3,5 bilhões nos 30 anos da concessão. Cidades como Brasília, que se livraram da Infraero e ganharam aeroportos decentes, comemoram todo o dia a gestão privatizada.

Nesta data, há 34 anos, o então (novo) ministro do Trabalho, Almir Pazzianotto, democrata que nunca foi petista, reabilitou 164 sindicalistas cassados pelo regime militar, incluindo Lula.

…os críticos fazem parecer que o governo Bolsonaro “fracassou” ou “já acabou”, mas somente esta semana completará os primeiros 80 dias.

NO O ANTAGONISTA
Ele é o cara
Segunda-feira, 18.03.19 06:44
O embaixador Roger Noriega, interlocutor de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos, disse para O Globo:
“A diplomacia dos Estados Unidos está com esperanças de ter uma relação séria e positiva com o Brasil e uma aliança em determinados temas com a equipe de Bolsonaro. Eles veem, pela primeira vez em muito tempo, um presidente que quer uma relação positiva com os Estados Unidos e que quer ser um parceiro e estabelecer um relacionamento amigável. Então, estarão procurando cooperação em várias áreas. Tiveram uma impressão muito boa do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, quando ele chegou aqui, querendo esse tipo de aliança séria com os Estados Unidos.”
Sobre Eduardo Bolsonaro, ele disse:
“Ele é um cara excepcional. É muito aberto, muito amigável, é humilde, de um jeito acessível. Eu acho que ele desempenharia um papel muito bom em manter esse contexto informal com as pessoas aqui em Washington, não só como membro do Congresso, mas também como membro da família do presidente. Sua capacidade de se comunicar com as pessoas de uma maneira aberta e amigável vai enriquecer a relação. Seria bom para ele expandir seu contato com grupos aqui, se comunicar com think tanks e participar em uma troca boa e ampla, porque, nos últimos 20 anos, o Brasil não tem a presença em Washington que deveria ter. Você tem um corpo diplomático muito profissional que sempre foi bom e representa seus interesses perante o nosso governo, mas o Brasil é basicamente invisível em Washington. Há países como Colômbia, México e até mesmo a Argentina que projetam uma presença em Washington, na comunidade de think tanks . Essa é uma área em que o interesse do Brasil seria promovido tendo alguém como Eduardo visitando Washington regularmente, trazendo pessoas do Congresso e do setor privado e fazendo uma diplomacia informal ao lado do embaixador Sérgio Amaral, que tem uma boa reputação e está fazendo um trabalho ótimo.”
Ele só desaprovou o vínculo do filho do presidente com Steve Bannon:
“Suponho que ele saiba que Bannon entrou em desacordo com a Casa Branca e com a família do presidente. Obviamente ele é um adulto e pode escolher seus amigos. Mas eu acho que seria bom passar mais tempo ampliando seu círculo e encontrando mais aliados, trazendo mais amigos para a causa de uma boa relação bilateral.”

Doleiro entrega gravações do operador da campanha de Dilma
18.03.19 06:24
O doleiro da Odebrecht, Álvaro José Novis, entregou para a Lava Jato um acervo de 754.291 gravações telefônicas.
Elas corroboram os pagamentos em dinheiro vivo para operadores de PT, PSDB e MDB, entre outros.
O Globo cita o caso do operador do PT, William Ali Chaim. “Foram cerca de 80 ligações para seu telefone celular entre agosto de 2014 e maio de 2015. Cabia a Chaim receber os pagamentos de caixa dois da Odebrecht destinados aos serviços do marqueteiro João Santana para a campanha de Dilma Rousseff em 2014”.
Dilma Rousseff pode se tranquilizar. O STF vai encaminhar isso tudo para os tribunais eleitorais.

Secretaria estuda extinguir carreiras do serviço público
Domingo, 17.03.19 20:20
A Secretaria da Desburocratização estuda quais das 309 carreiras do serviço público podem ser extintas até 2020.
A pasta também monitora “as estatísticas tanto dos que poderão se aposentar nos próximos anos (67.822, em 2019, e 68.837, em 2020), quanto dos que já poderiam estar aposentados (108 mil dos 626 mil servidores na ativa)”, relata o Estadão.

Bebianno de volta aos holofotes
17.03.19 19:31
Gustavo Bebianno deve voltar aos holofotes nesta semana, diz a Crusoé.
A Comissão de Transparência do Senado marcou para a próxima terça-feira a audiência para o ex-ministro se explicar sobre o uso de candidaturas laranjas de mulheres no PSL.

Acusado de matar Marielle negociava compra de armas no exterior, diz promotora
17.03.19 19:14
A promotora Simone Sibílio disse em entrevista à GloboNews que Ronnie Lessa, acusado de matar Marielle Franco, negociava a compra de armas de empresas “americanas, alemãs, chinesas e inglesas”.
A informação foi obtida nos e-mails de Lessa.
As equipes de Simone trabalham agora para rastrear a origem dos 117 fuzis apreendidos pela Polícia Civil na casa de Alexandre Motta, apontado de agir como laranja de Lessa.
“A investigação nos levou ao maior contrabandista de armamento. Essa investigação nos levou a Operação Intocáveis. Como essa pessoa entra com esse armamento? De quem ele compra? Pra quem ele vende? Quem mais está envolvido? Como ele se mantém? Quem vai suceder Ronnie Lessa?”, questionou a procuradora.

Ibaneis extingue 6 mil cargos comissionados
17.03.19 18:52
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, cortou mais de 6 mil cargos comissionados.
A redução, relata o Correio Braziliense, representou queda de 38,5% em janeiro, em relação ao mês anterior.
É promessa de campanha.

Contador de Beto Richa deixa a cadeia
17.03.19 18:32
Dirceu Pupo Ferreira, contador da família de Beto Richa, foi solto na tarde deste domingo, informa o G1.
Como registramos mais cedo, o ministro Gilmar Mendes concedeu habeas corpus a Dirceu Pupo e garantiu um novo salvo-conduto para impedir a prisão do ex-governador do Paraná e de sua família.

“Além de não custar um centavo aos cofres públicos”
17.03.19 18:25
Jair Bolsonaro usou o Twitter neste domingo para comentar sua estadia na Blair House, palácio oferecido aos hóspedes mais ilustres do presidente americano.
“Nos hospedaremos na Blair House. É uma honraria concedida a pouquíssimos Chefes de Estado, além de não custar um centavo aos cofres públicos”, disse.
"Brasil e Estados Unidos juntos assustam os defensores do atraso e da tirania ao redor do mundo. Os quem tem medo de parcerias com um país livre e próspero? É o que viemos buscar!"

Ministros do STF falam em brecha na decisão da Corte
17.03.19 18:18
Nos bastidores, ministros do STF acreditam que será limitado o efeito da decisão da Corte que fixa a competência da Justiça Eleitoral para julgar crimes comuns ligados ao caixa 2.
Essa visão, relata a Folha, é a de integrantes do grupo vencido no julgamento da última quinta-feira.
O argumento é que “o Supremo indica onde a investigação deve correr, mas não impõe. O membro do Ministério Público e o juiz responsável na primeira instância têm independência para avaliar qual é o foro competente para cada inquérito ou ação penal”.

Médicos cubanos acusam Maduro de negar tratamentos para oposicionistas
17.03.19 17:54
Em entrevista ao New York Times, 16 médicos cubanos relataram um sistema de manipulação política deliberada do ditador Nicolás Maduro e disseram que seus serviços na Venezuela eram usados para garantir apoio ao regime.
Entre as táticas usadas pelo ditador, há desde lembretes para votar no governo até negar tratamentos para pacientes da oposição que tenham doenças graves.
“Você aparece com vitaminas e algumas pílulas para pressão sanguínea”, disse um médico que desertou para o Equador. “E quando ganha a confiança deles, você começa perguntas como: ‘Você sabe onde é o seu local de votação? Você vai votar?’”
Todos os médicos cubanos entrevistados pelo jornal confirmaram que faziam visitas de casa em casa para prestar seus serviços mas também para falar de política.

Nova manifestação no dia do aniversário da prisão de Lula
17.03.19 17:34
O Vem Pra Rua e outros movimentos marcaram uma nova manifestação para o dia 7 de abril, aniversário de um ano da prisão de Lula e três dias antes do julgamento do STF que poderá livrá-lo da cadeia.
"Obrigado a todos que foram às ruas em defesa da Lava Jato neste domingo. Dia 7 de abril estaremos de volta, ajudem a divulgar #VemPraRua7deAbril

Toffoli, o STF e “a ação bélica”
17.03.19 16:16
De acordo com o Estadão, o tal inquérito sigiloso instaurado por Dias Toffoli deve investigar a possibilidade “de haver um movimento internacional sustentando as agressões nas redes sociais, com o objetivo de desestabilizar o País.
“Pode ser, eventualmente, uma hipótese para atender a indústria bélica, que há muitos anos não tem uma grande guerra como cliente”, disse Toffoli, segundo o jornal.
Sim, o Estadão publicou que Toffoli disse isso mesmo.

VÍDEO: Ato em defesa da Lava Jato em SP
17.03.19 15:38
Manifestantes foram à Avenida Paulista neste domingo em defesa da Lava Jato e para protestar contra o STF pela decisão que fixou a competência da Justiça Eleitoral para julgar crimes comuns ligados ao caixa 2.
(...)

Bolsonaro: “Benefícios ou sacrifícios serão divididos entre todos”
17.03.19 14:57
Jair Bolsonaro usou o Facebook neste domingo para afirmar que a proposta para reformar a aposentadoria dos militares não vai privilegiar grupos:
“Como Presidente da República informo a todos das Forças Armadas que ainda não me foi apresentada a versão do projeto de lei que trata da previdência dos militares.
Possíveis benefícios, ou sacrifícios, serão divididos entre todos, sem distinção de postos ou graduações”.

Segundo depoimentos, ar condicionado do CT do Flamengo pegou fogo dois dias antes da tragédia
17.03.19 14:23
De acordo com depoimentos dados à polícia, um ar condicionado do alojamento Ninho do Urubu pegou fogo dois dias antes da tragédia que vitimou 10 jovens das categorias de base do Flamengo.
Adalberto Lourenço, monitor que trabalha no Ninho do Urubu, afirmou que operários que trabalhavam na obra do CT 2 “gritaram dizendo que um ar condicionado do alojamento estaria pegando fogo”, relata o Globo Esporte.

Moro: “O tempo está passando”
17.03.19 13:46
Sérgio Moro, em seu artigo para a Folha de S. Paulo, defendeu que o pacote anticrime seja analisado junto com a reforma previdenciária, citando a decisão do STF:
“As propostas preveem uma separação clara entre crime eleitoral e crime comum e uma melhor criminalização do caixa dois em campanha eleitoral, esta última necessária diante da gravidade da prática e a insuficiência da lei atual para coibi-la.
Como se não bastasse, os projetos tratam de questões importantes para destravar a aplicação da lei penal, como execução da condenação em segunda instância, a execução imediata dos vereditos dos Tribunais do Júri, o que é efetivo contra homicídios e feminicídios, e também introduzem mecanismos de solução negociada no processo penal, com a previsão de acordos entre acusação e defesa, o que permitirá a resolução mais rápida e menos custosa de acusações contra criminosos confessos (…).
Há muitas prioridades na agenda governamental, como a nova Previdência, mas segurança pública e justiça também são importantes. O tempo está passando. Os alertas evidenciados pelo crescimento da criminalidade grave não devem ser ignorados. Se o passado nos ensina algo, é que os problemas não desaparecem se os ignorarmos.”

Manifestantes fazem ato pela Lava Jato
17.03.19 13:16
Manifestantes se reuniram na manhã deste domingo em frente ao STF para protestar contra a decisão da Corte que fixou a competência da Justiça Eleitoral para julgar crimes comuns ligados ao caixa 2.
A manifestação foi organizada por grupos como MBL e Vem Pra Rua, e preveem atos em favor da Lava Jato em várias cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro.
(...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA