PRIMEIRA EDIÇÃO DE DOMINGO, 24 DE MARÇO DE 2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
DOMINGO, 24 DE MARÇO DE 2019

Político esperto e experiente, o deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara, exagera ao reclamar das “hostilidades” de aliados de Jair Bolsonaro nas redes sociais. Seu objetivo é ganhar certa blindagem entre bolsonaristas mais afoitos, e ainda mais poder junto ao Planalto. O deputado será atendido: o presidente sabe que a reforma da Previdência não suportaria nem mesmo o corpo mole de Rodrigo Maia.

Rodrigo Maia soube que era iminente a prisão do ex-ministro Moreira Franco, padrasto da sua mulher, e resolveu alfinetar a Lava Jato.

A alfinetada atingiu Sérgio Moro, homem da Lava Jato no governo. Moro caiu na armadilha e Rodrigo Maia adorou fazer pose de “magoei”.

Rodrigo Maia jamais recuaria no apoio à reforma da Previdência, que é sua agenda, mas aproveita para valorizar o próprio papel nisso tudo.

Pelo sim, pelo não, Bolsonaro não quer e não pode abrir mão do apoio de Rodrigo Maia à reforma, nem que tenha de amordaçar o Zero Dois.

A ex-senadora Heloísa Helena, hoje na Rede, reapareceu no Senado sexta-feira (22) para matar saudades. Ou o tempo. Derrotada nas urnas, afastou-se até do trabalho na Universidade em Alagoas.

No Chile, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) caiu na armadilha da “opinião pessoal” para admitir eventual intervenção na Venezuela. Na ânsia de ajudar, o deputado esqueceu que familiares de presidente perdem o direito a opinião pessoal. Ainda que tenham mandato parlamentar.

Não parece, mas o governo Jair Bolsonaro completou só 80 dias neste sábado (23). Até agora, 21 mil boquinhas foram extintas e a Câmara já tem reforma da Previdência e pacote anticrime para trabalhar.

O problema das áreas atingidas por tremores e afundamento de 40cm em dois anos, em Maceió, será tema de reunião do prefeito Rui Palmeira (PSDB), em Brasília, com os ministros Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional) e Bento Albuquerque (Minas e Energia).

Ex-titular da Vara de Execuções Penais do DF, o juiz Ademar Silva Vasconcelos acha que o governador Ibaneis Rocha terá dificuldades para reverter a transferência do bandidão Marcola para Brasília.

Levantamento do site de passagens e reservas Kayak indica que a liberação de vistos fez aumentar o interesse pelo Brasil de cidadãos americanos (cresceu 31%), australianos (36%) e canadenses (19%).

O Brasil ofereceu ajuda humanitária a Moçambique, atingido por ciclone. E enviou mapas com base em imagens de satélites das regiões atingidas para auxiliar nas operações de busca e salvamento.

Completa 28 anos no domingo (24) a primeira vitória de Ayrton Senna no GP do Brasil de Fórmula 1, em Interlagos. Felipe Massa venceu em 2006 e 2008. Desde então brasileiros não ganham no Brasil.

…com o antecessor e o sucessor presos, a ex-presidente cassada Dilma deve estar debaixo da cama.

NO O ANTAGONISTA
PF limita acesso a Lula
Domingo, 24.03.19 07:20
A PF decidiu limitar o acesso dos advogados à cela de Lula.
Diz a Folha de S. Paulo:
“A PF informou que a defesa só teria uma hora diária com petista, dividida em dois turnos de 30 minutos. Antes eram seis horas por dia.
A defesa recorreu e a PF atendeu parcialmente ao pedido. Estendeu o período para duas horas diárias, mas limitou o acesso a dois advogados por dia.”
Finalmente.

“Um zoológico sem jaulas”
24.03.19 07:14
Em reunião com assessores parlamentares dos ministérios na última quinta-feira, Joice Hasselmann criticou a atuação de colegas do PSL e afirmou que o Congresso é “um zoológico sem jaulas”, relata a Folha.
Segundo a deputada, a postura dos “gênios do PSL” não ajuda em nada na aprovação da reforma da Previdência.

BolsoPapa
23.03.19 22:41
Na entrevista que deu mais cedo no Chile, Jair Bolsonaro insinuou que que Rodrigo Maia estaria irritado com a prisão de Moreira Franco, que é casado com sua sogra. E resolveu demonstrar benevolência.
“Eu lamento. Até perdoo o Rodrigo Maia pela situação pessoal que ele está vivendo. O Brasil está acima dos meus interesses e do dele. O Brasil está em primeiro lugar.”

A reforma e o “campo de batalha” de Bolsonaro
Sábado, 23.03.19 17:20
Ao deixar o Palácio de La Moneda, no Chile, Jair Bolsonaro afirmou que não vai entrar em “campo de batalha” que não é o seu, ao se referir à cobrança de Rodrigo Maia pela articulação da reforma da Previdência.
“Não serei levado para um campo de batalha diferente do meu. Eu respondo pelos meus atos no Executivo, Legislativo são eles, Judiciário é o Dias Toffoli. E assim toca o barco, isso se chama democracia”, disse neste sábado.
“Não queiram me arrastar para um campo de batalha que não é o meu.”

A ignorância dos deputados
23.03.19 15:00
A ignorância de pelo menos metade dos deputados federais sobre o projeto da reforma da Previdência é assustadora.
Paulo Guedes deveria empregar esforços para sanar esse problema — ou a reforma poderá ser desidratada na Câmara por analfabetismo previdenciário.

Ibaneis vai pedir a Bolsonaro a saída de líderes do PCC de Brasília
23.03.19 19:14
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, afirmou neste sábado que vai pedir a Jair Bolsonaro a remoção de Marcola e outros líderes do PCC, transferidos ontem para a Penitenciária Federal de Brasília.
“[A penitenciária está] a seis quilômetros do Palácio do Planalto, nós temos mais de 180 embaixadas e representações internacionais, temos os principais tribunais da República, e as grandes autoridades circulam por aqui. Como é que você traz esse criminoso para dentro da Capital da República?”, questionou.

Marcola isolado
23.03.19 18:39
Marcola foi transferido de Porto Velho para Brasília nesta sexta-feira.
Nos dois primeiros meses que passará em Brasília, o líder do PCC ficará isolado numa cela de 6 metros quadrados.

TRF-2 concede liberdade para preso na Operação Descontaminação
23.03.19 18:55
O TRF-2 concedeu uma decisão liminar para libertar Rodrigo Castro Alves Neves, preso na última quinta-feira na operação que prendeu Michel Temer.
Sócio da empresa de engenharia EPS, Neves foi um dos dez alvos da Operação Descontaminação.

Rede quer que STF anule inquérito aberto por Toffoli
23.03.19 16:13
A Rede protocolou neste sábado uma ação no STF pedindo a anulação do inquérito aberto por Dias Toffoli para investigar supostas ofensas e ameaças aos ministros da Corte.
A ação critica que não houve sorteio do relator e que “a própria Suprema Corte estaria a editar, em pleno regime democrático, mecanismo de auspícios análogos ao do famigerado AI-5, dispondo de ferramental para intimidar livremente, como juiz e parte a um só tempo, todo aquele que ousar questionar a adequação moral dos atos de seus membros”.

Milhares em Londres por novo acordo do Brexit
23.03.19 15:46
Centenas de milhares de manifestantes saíram às ruas neste sábado, em Londres, para exigir um novo referendo do Brexit.
As manifestações acontecem ante a ameaça de queda da primeira-ministra Theresa May.
Não há estimativa oficial do número de opositores à saída do Reino Unido da União Europeia que se manifestaram hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 02/3/2024 - SÁBADO