SEGUNDA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2019

NO DIÁRIO DO NORDESTE
PF desarticula quadrilha que faz transporte aéreo de drogas; mandados são cumpridos no Ceará
Operação visa bloquear contas bancárias de 100 pessoas e empresas, apreender 47 aeronaves e sequestrar 13 fazendas
Quinta-feira, 07:43/21 de Fevereiro de 2019 
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (21) a Operação Flak, que visa a desarticular financeiramente uma organização criminosa que realiza o transporte aéreo de grandes quantidades de drogas para o Brasil, os Estados Unidos e países da Europa. A ação cumpre mandados no Ceará.
Ao todo, são cumpridos 54 mandados de prisão e 81 de busca e apreensão. Além do Ceará, a operação acontece nos estados de Tocantins, Goiás, Paraná, Pará, Roraima e São Paulo, além do Distrito Federal. Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas,TO.
Segundo a PF, mais de 400 policiais federais estão atuando na ação que contou com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Grupamento de Rádio Patrulha Aérea da Polícia Militar de Goiás (Graer/PMGO).
Operação busca apreender 47 aeronaves e sequestrar 13 fazendas
A ação da PF tem como objetivo bloquear as contas bancárias de cerca de 100 pessoas e empresas, apreender 47 aeronaves e sequestrar 13 fazendas com mais de 10 mil cabeças de gado bovino, além da inclusão de seis pessoas no Sistema de Difusão Vermelha da Interpol.
A investigação teve início há dois anos, de acordo com a PF, período em que foram realizados, no mínimo, 23 voos que transportaram, em média, 400 quilos de cocaína cada um. O total chega a mais de nove toneladas.
"Os investigados devem responder, na medida de suas participações, por tráfico transnacional de drogas, associação para o tráfico, financiamento ao tráfico, organização criminosa, lavagem de dinheiro e atentado contra a segurança do transporte aéreo", informou o órgão em nota.
A operação foi batizada de "Flak" por ser o termo utilizado durante a Segunda Guerra Mundial pelos países aliados para se referirem à artilharia antiaérea alemã.

NO CN7
Roberto Pessoa tem reunião com ministro e governo desautoriza fusão entre BNDES e BNB
Instituições são importantes para o desenvolvimento agrário e humano da região
Quarta-feira, 20/02 18:54
Nesta quarta-feira (20), o deputado federal Roberto Pessoa (PSDB-CE) esteve em audiência com Onyx Lorenzoni, ministro-chefe da Casa Civil que confirmou a desautorização do governo Bolsonaro para a fusão entre o BNDES com o BNB.
Para o parlamentar, a integração entre os dois bancos é um absurdo e não passa de fake news. Ainda segundo ele, as instituições são importantes para o desenvolvimento agrário e humano da região.
Em tempo
Roberto Pessoa também anunciou que o presidente Bolsonaro anulará o decreto assinado pelo governo de Temer, que acabava com o desconto de energia na Zona Rural.

Ciro Gomes mantém desempregado uma vida de milionário
FG anda rasgando dólar nos USA
Terça-feira, 19/02 22:51
Embora desempregado, Ciro Gomes (PDT) mantém uma uma vida de milionário. O colunista social do jornal O Povo, Adriano Nogueira, postou uma foto ao lado do FG e de sua mulher Giselle Bezerra.
O registro foi feito em um restaurante chique de Nova York, onde cada prato consumido no jantar custa um mês de salário do trabalhador cearense.
Em tempo
Rasgando dólar nos USA, Ciro pode explicar a origem de seu dinheiro.

NO BLOG ALERTA TOTAL
Quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
Rumo à Reforma Previdenciária possível
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Membro do Comitê Executivo do
Movimento Avança Brasil
Só um Congresso Nacional muito mal intencionado deixará de aprovar os principais pontos da Reforma da Previdência enviada ontem, pessoalmente, pelo Presidente Jair Bolsonaro. Aparentemente, não parece uma proposta ousada. Na verdade, tem caráter meramente econômico. Se não acontecer, o sistema corre risco de quebrar. Ou seja, faltará dinheiro para pagar aposentadorias e pensões, se não houver a mexida.
As principais mudanças não vão impactar negativamente, ao menos de imediato, o andar de baixo da sociedade. Porém, quem ganha mais, os aposentados potentados, terão, compulsoriamente, de pagar mais ao caixa previdenciário. Quem ganha menos pagará menos. As regras de aposentadoria e pensão permanecem as mesmas para os que já recebem os benefícios ou já cumpriram os requisitos legais. 
A mudança mais relevante é a separação no orçamento da seguridade social entre saúde, previdência e assistência. Tais contas serão mais fáceis de fiscalizar. O mais importante é que, boa ou ruim, haverá um tenso debate sobre o assunto, pois mexe no bolso das pessoas. A tendência é que a reforma aconteça, pois o rolo compressor do mercado financeiro fará isto acontecer. Os banqueiros só pensam na Capitalização...
A Reforma propõe medidas de combate ao grande devedor contumaz. Os caloteiros serão alvos de alienação judicial de bens em velocidade maior que a atual. Também está previsto um fortalecimento da cobrança da dívida ativa. O governo quer impedir parcelamentos em prazo superior a 60 meses. Outro alvo são contribuintes com grande capacidade de pagamento que utilizam benefícios fiscais para alongar o pagamento de dívidas. Tais pontos, com certeza, vão desagradar à malandragem.
A esquerda 'radicalóide' está prontinha par ser contra a reforma, apenas por ser contra. O objetivo é fazer oposição pela mera oposição. O governo só conseguirá neutralizar tais ataques previsíveis se agir com uma máxima e nunca antes vista transparência das contas públicas. O debate sério será fundamental. O problema é se isto vai realmente acontecer. O Brasil não está acostumado com tamanha civilidade...
Assim, o País segue rumo a uma reforma da Previdência possível. Só a evolução de um debate sério e transparente mostrará se a reforma será boa ou ruim – e quem será efetivamente prejudicado por ela. É fundamental ficar claro que a reforma só acontece porque o gestor público brasileiro foi historicamente irresponsável, perdulário e corrupto. O processo de discussão será um dos maiores desafios de comunicação nunca antes visto na História deste País.
A reforma passará. O problema é saber se o texto a ser aprovado terá um mínimo de racionalidade pelos políticos profissionais – que, curiosamente, até se aposentam no Brasil e serão impactados neste “direito adquirido”...
(...)

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
Paulo Guedes e a verdade enunciada sobre a reforma da previdência
A imprensa tem que falar a verdade e não ajudar a jogar o País para baixo.
Estas são as verdades que o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse esta tarde aos jornalistas, para surpresa dos próprios jornalistas:
Privilegiados impedem reforma
Grupos de interesses corporativos privilegiados têm impedido a reforma há décadas. Menos de 6 milhões de pessoas têm impedido uma reforma que pode ajudar 200 milhões de brasileiros. E estes menos de 6 milhões têm tido sucesso porque mentem, jogam com falsidades, com coisas que não são corretas, e a mídia tem que esclarecer isso.
Papel dos jornalistas
Surgirão críticas aqui e ali à reforma apresentada, mas a imprensa precisará mostrar que os grupos de interesse têm impedido mudanças há décadas. A imprensa é o "quarto poder e tem um papel "definitivo" a ser jogado, o de ajudar a esclarecer os mal-entendidos.
Vantagens da reforma
Redução de desigualdades, remoção de privilégios, redução do espaço para fraudes, democratização da poupança, aceleração do crescimento no futuro e redução de encargos trabalhistas. O regime de capitalização vai aumentar a produtividade do trabalho, porque haverá acúmulo de capital. Porque a reforma da Previdência está pronta para ser feita há meses, e o tempo passando, e estamos afundados neste buraco.
Quarta-feira, às 2/20/2019 05:30:00 PM

Outra candidata do PSL acusa Bebianno por desvio de dinheiro público na campanha de 2018
Outra candidata do PSL que denunciou suposto esquema dentro do partido pediu proteção a Moro porque acusou o ex-ministro Gustavo Bebianno e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, pelo desvio de dinheiro público (Fundo Eleitoral) da sua campanha e nas campanhas de outras mulheres.
Cleuzenir Barbosa concorreu a deputada estadual e afirma que candidaturas femininas da legenda eram usadas para desviar dinheiro público. 
A repórter Laura Marques, da Rádio CBN, ouviu Cleuzenir, que fugiu para Portugal, temendo ser morta.
CLIQUE AQUI para ler tudo.
às 2/20/2019 04:00:00 PM

NA ISTOÉ
STF manda prender fazendeiro condenado por assassinato de Dorothy Stang
Estadão Conteúdo
Quarta-feira, 20/02/19 - 19h25min 
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) revogou nesta terça-feira, 19, a decisão do ministro Marco Aurélio Mello que concedeu em maio do ano passado liberdade ao fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão, condenado a 30 anos de prisão pelo assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang, em 2005, em Anapu (PA). Com isso, ele deve voltar a cumprir a pena na prisão.
Para conceder o habeas corpus, Marco Aurélio argumentou que o fazendeiro ainda tem recursos disponíveis na Justiça contra sua condenação, e por isso, na visão do ministro, ele não deveria estar preso. Foi a mesma posição que exibiu durante a sessão da Primeira Turma. O pano de fundo é a discussão sobre a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância, que é autorizada pelo entendimento atual do STF, mas que enfrenta a resistência de Marco Aurélio.
Durante o julgamento na Turma, o ministro Alexandre de Moraes destacou que a posição majoritária da Turma é pela manutenção da prisão e possibilidade da execução da pena. “Aqui também um caso gravíssimo, homicídio duplamente qualificado, em que a própria Turma, em 18 de agosto de 2017, por maioria de votos, indeferiu a ordem de um habeas corpus à época ainda durante a instrução processual, revogando a liminar”, lembrou Moraes.
A Turma ainda é composta pelos ministros Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Rosa Weber. “Os fatos ocorreram em 2005. E estamos em 2019. É boa hora de cumprir a pena. Estou acompanhando a divergência”, disse Barroso.
Após o assassinato, o fazendeiro ficou preso por mais de um ano, mas em 2006 conseguiu um habeas corpus do Supremo e aguardava o julgamento em liberdade. Em 2010, foi condenado a 30 anos de prisão. Aguardou o julgamento de um recurso em liberdade até que a Corte determinou a revogação de seu habeas corpus em setembro de 2017.
A reportagem procurou a defesa de Regivaldo, mas não obteve retorno até a publicação deste texto.
O caso
A missionária americana Dorothy Stang foi assassinada no dia 12 de fevereiro de 2005, aos 73 anos. Irmã Dorothy, como era conhecida, foi responsável pela criação do primeiro programa de desenvolvimento sustentado da Amazônia, em Anapu (PA). Com o projeto, vários fazendeiros e madeireiros tiveram suas terras confiscadas pelo Incra.
Além de Regivaldo, outros quatro acusados pelo crime foram julgados e condenados: Vitalmiro Bastos Moura, Amair Feijoli da Cunha, Rayfran das Neves Sales e Clodoaldo Carlos Batista.

NO O ANTAGONISTA
As novas investidas de Carvalhosa contra Lewandowski
Quinta-feira, 21.02.19 10:32
Modesto Carvalhosa apresentou ao Senado, ontem, um novo pedido de impeachment de Ricardo Lewandowski, ministro do STF.
O jurista também protocolou uma notícia-crime na Corte, com base na “prisão arbitrária” do advogado que, em dezembro do ano passado, disse a Lewandowski em um avião que o STF era “uma vergonha”.

O sushi pago por você
21.02.19 10:26
Humberto Costa, líder do PT no Senado, gastou R$ 56.279,99 de cota parlamentar nos dois primeiros meses deste ano, segundo a Veja.
O Antagonista confirmou os dados no portal da transparência do Senado: R$ 21.981,69 foram usados na compra de passagens aéreas e R$ 17.604,32 em locomoção, hospedagem e alimentação.
No dia 31 de janeiro, por exemplo, o petista gastou R$ 553,90 em um restaurante japonês de Brasília.
Quem pagou foi você, não lembra?

Lula perde mais uma vez
21.02.19 09:27
Edson Fachin rejeitou um pedido de habeas corpus da defesa de Lula que questionava a decisão monocrática do ministro Félix Fischer, do STJ, no caso triplex.
Perdeu, Lula.

Calma, Lula
21.02.19 10:08
No novo pedido de liberdade negado por Edson Fachin, Lula questionava a decisão de Félix Fischer que, de forma monocrática, rejeitou o recurso apresentado ao STJ contra a condenação no triplex.
Fachin rebateu as alegações de que a decisão não estaria bem fundamentada e de que ela deveria ser colegiada, o que permitiria à defesa falar no julgamento.
O ministro do STF disse que o caso ainda não se encerrou no STJ, onde o recurso ainda será julgado pelos cinco ministros da Quinta Turma.
“A decisão atacada foi proferida monocraticamente pelo relator no STJ; a colegialidade é sempre desejável, recomendável ou mesmo necessária; de qualquer modo, o proceder está regimentalmente autorizado e o recurso respectivo será colegiadamente apreciado.”
O julgamento do recurso pela Quinta Turma do STJ ainda não tem data marcada.

“Escutemos o grito das crianças que pedem justiça”
21.02.19 10:03
O papa Francisco abriu a reunião sobre os abusos sexuais cometidos por religiosos dizendo o seguinte:
“O povo de Deus nos observa e espera não óbvias e simples condenações, e sim medidas concretas e eficazes.”
O pontífice completou:
“Escutemos o grito das crianças que pedem justiça.”

Os militares em Itaipu
21.02.19 09:41
O governo nomeou para Itaipu o general Joaquim Silva e Luna, ministro da Defesa de Michel Temer.
Além disso, o vice-almirante Anatalício Risden Júnior será o novo diretor financeiro executivo da empresa.

Aniversário do ‘quadrilhão do MDB’
21.02.19 09:30
A ação penal conhecida como ‘quadrilhão do MDB’ vai completar um ano na gaveta de Raquel Dodge para manifestação.

“Por enquanto”
21.02.19 09:11
Onyx Lorenzoni negou que Jair Bolsonaro esteja prestes a demitir o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
“Não tem nada nesse sentido, por enquanto”, declarou Onyx em entrevista à Rádio Gaúcha.

O custo do Centrão
21.02.19 08:16
O presidente de um partido do Centrão disse para O Globo que, para votar a reforma previdenciária, cada deputado novato deve ter o direito a 7,5 milhões de reais em obras e repasses federais. Para os reeleitos, a cota seria de 10 milhões de reais.
Jair Bolsonaro já concordou com isso?

Os ‘carrões’ do filho de Lobão
21.02.19 08:00
Por Claudio Dantas
Márcio Lobão, quando presidia a Brasilcap, mandou comprar um BMW X1, um Áudi A3 e um Jeep Compass para sue uso exclusivo.
Os carros agora vão a leilão, por determinação de Marcelo Farinha, funcionário de carreira e novo presidente da empresa de capitalização do Banco do Brasil.
Ele também decidiu vender dois andares de um edifício na Av. Rio Branco, no Rio, onde funcionava o Datacenter.

Gilmar Mendes acusa Lava Jato de ter exigido seu nome em delação
21.02.19 07:42
Gilmar Mendes, em entrevista para a Época, disse que um procurador da Lava Jato tentou obrigar um delator a denunciá-lo:
“Ele exigiu que meu nome viesse na delação.”
Gilmar Mendes disse também que um ministro do STF está sendo chantageado:
“A toda hora plantavam que esse ministro estava delatado. Qual a intenção? Isso é uma forma de atemorizar, porque essa gente perdeu o limite. Este ministro ficou refém deles”.
Se um ministro do STF se tornou refém dos investigadores, Gilmar Mendes tem o dever de desmascará-lo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 02/3/2024 - SÁBADO