PRMEIRA EDIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
SEGUNDA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2019

A reforma da Previdência é consensual, mas até os seus defensores mais exaltados advertem para a necessidade de o governo caprichar na “comunicação”, até para deixar os parlamentares mais confortáveis na sua defesa. Ocupar os espaços esclarecendo fatos e apontando os privilégios que precisam acabar também é muito importante na “guerra” da comunicação, segundo o líder do Partido Novo na Câmara, deputado Marcel van Hatten (RS), que tem mestrado no assunto.

O desafio do governo é convencer a população da necessidade de reformar para que, no futuro breve, a Previdência não se inviabilize.

O governo prepara campanha na TV, rádio, jornal e internet explicando que o País precisa reformar a Previdência para crescer e não quebrar.

Parlamentares de esquerda costumam aproveitar os espaços do “contraditório”, na imprensa, para tentar espalhar o “terror” da reforma.

Para ser aprovada, a PEC da reforma precisa de 308 votos em 513 deputados e de 49 dos 81 senadores. O governo acha que os tem.

Sem orientação em contrário, diplomatas brasileiros continuam empenhados na construção da agenda da visita oficial do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, nos dias 18, 19 e 20, a convite do presidente Donald Trump. Isso indica que, apesar da apreensão causada na recuperação de Bolsonaro, o Planalto conta com o seu retorno ao trabalho no prazo estimado antes da sua nova cirurgia.

No elevador, Bia Kicis (PS-DF) cumprimentou educadamente a Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que respondeu provocando: “Meninas vestem azul!”, disse, referindo-se à cor da roupa da bolsonarista. “Vestem a cor que quiserem” – reagiu Kicis – “mas não mexam nas nossas crianças!”

O chanceler brasileiro Ernesto Araújo fez alerta para as consequências da manutenção de Nicolás Maduro no comando da Venezuela. “Se a esquerda conseguir a perpetuação da tirania, o que não conseguirá?”

Quando julgar o recurso da segunda condenação do ex-presidente Lula, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) poderá rever o sua prisão em uma sala especial da Polícia Federal, em Curitiba, até por provocação do Ministério Público Federal (MPF). A avaliação é que Lula desfruta de tratamento privilegiado. A questão poderá também ser suscitada pelo novo juiz titular da 13ª Vara Federal, Luiz Antonio Bonat.

NO O ANTAGONISTA
Petista dispensa funcionária envolvida no 'Coafgate'
Segunda-feira, 11.02.19 07:33
O petista André Ceciliano exonerou a funcionária de seu gabinete que – juntamente com o marido e com o pai – movimentou 44,8 milhões de reais, segundo o relatório do Coaf.
A assessoria de imprensa do deputado estadual do Rio de Janeiro disse para O Globo que “é natural que haja renovação e dispensa de funcionários”.

“A nova TV do governo”
11.02.19 07:22
A TV Bolsonaro vai nascer da fusão entre a NBR e a TV Lula.
O general Santos Cruz disse para o Valor:
“A gente percebe que é possível ter um só veículo governamental.”
Um comunicado da Secom vazado na semana passada dizia que a “nova TV do governo terá uma programação toda nova e totalmente voltada para o povo brasileiro”.
A reportagem acrescenta que a TV Bolsonaro deve ser coordenada por Flávia Mello de Lima, professora na PF, palestrante da Escola Superior de Guerra e em escolas de Alto Comando do Exército e na Marinha.

Só o PT é contrário à reforma
11.02.19 06:47
Uma pesquisa da FSB, realizada na semana passada, mostra que parlamentares de todos os partidos apoiam a reforma previdenciária.
Exceto os do PT, é claro.
Entre os petistas, só 37% defendem a necessidade de uma reforma.

A gambiarra mortal
11.02.19 06:22
A tragédia no Flamengo pode ter sido provocada por uma gambiarra no ar condicionado.
O Fantástico citou uma testemunha segundo a qual o aparelho era menor do que o buraco na parede e a fresta foi tapada com madeira, plástico bolha e espuma.

Bolsonaro não atende Bebianno
Domingo, 10.02.19 19:22
A revelação de que o PSL de Pernambuco repassou 400 mil reais da cota feminina do fundo eleitoral a uma candidata inexpressiva causou constrangimento no governo.
Segundo a Folha, o ministro Gustavo Bebianno tentou ligar para Jair Bolsonaro neste domingo para explicar o caso, mas o presidente não atendeu.
Bebianno foi o responsável por liberar a verba para a candidata de fachada do PSL, Maria de Lourdes Paixão, já que era presidente interino do partido durante a campanha.
Bolsonaro não tem mesmo que se melar nessa lambança.

A cautela do novo presidente do Incra
10.02.19 18:55
Jesus Corrêa, o novo presidente do Incra, deu uma entrevista ao Estadão e disse, entre outras coisas, que o órgão trabalhará com cautela para realizar medidas corretivas sem ‘atropelo ou estresse institucional’.
Questionado sobre como será sua relação com o MST, o general respondeu:
“O que posso adiantar, dentro da minha ótica, e da ótica do governo, pelo menos o que tenho acompanhado até agora, a ideia é que mantenhamos o diálogo com aquelas entidades que possuam existência e identidade jurídica (…).
Reafirmo que a entidade que tiver representatividade jurídica, que nós possamos ter a interlocução, nós vamos conversar. Se no futuro movimento A, movimento B ou movimento C, tiver condição jurídica que possa sentar à mesa para que possamos conversar, que ele tenha responsabilidade jurídica e aja dentro da lei, não há nenhum impedimento, a gente conversa.”
Em sua entrevista, Corrêa diz que não vê problema em conversar com entidades com representatividade jurídica. O MST, no entanto, é um movimento social e não tem CNPJ.

Ditadura cancerígena
10.02.19 18:04
O canal estatal venezuelano VTV teve o descaramento de afirmar neste domingo que a comida enviada dos Estados Unidos ao país está “contaminada e com potencial cancerígeno”.
Cancerígena é a ditadura de Nicolás Maduro.

Bolsonaro apresenta melhora significativa, diz boletim médico
10.02.19 17:04
O Albert Einstein acaba de atualizar o boletim médico de Jair Bolsonaro.
Segundo o hospital, o presidente apresenta melhora significativa e prossegue com os antibióticos.
“Iniciou-se hoje a redução gradativa da nutrição parental e mantém a dieta cremosa associada ao suplemento nutricional”.
As visitas permanecem restritas.

Prioridade é Previdência, não acabar com reeleição, diz Paulo Guedes
10.02.19 16:41
Paulo Guedes desmentiu a notícia de que o governo enviaria ao Congresso, até o fim de fevereiro, uma proposta para acabar com a reeleição. A informação foi divulgada neste domingo por O Globo.
A O Antagonista, o ministro da Economia afirmou que a proposta sobre o fim da reeleição não está sobre a mesa e que a prioridade continua sendo a reforma da Previdência.

Zema quer leiloar 2 mil carros do estado
10.02.19 15:55
Em vídeo publicado nas redes, o governador Romeu Zema anunciou que vai leiloar 2.000 carros da frota do estado de Minas.
“Isso demonstra como o seu dinheiro, como você paga de imposto é mal usado. Mas já tomamos as providências. Vamos estar leiloando esses carros e o recurso apurado vai ser aplicado naquilo que é importante”, afirmou.

Bolsonaro: “Quem mandou Adélio praticar o atentado?”
10.02.19 15:06
Jair Bolsonaro acabou de publicar no Twitter um vídeo em que agradece aos médicos e outros profissionais do hospital Albert Einstein e da Santa Casa de Juiz de Fora, para onde foi levado no dia em que foi esfaqueado.
O presidente também cobrou da Polícia Federal uma solução para o caso do atentado.
“Espero que nossa querida Polícia Federal tenha a solução para o nosso caso nas próximas semanas. Esse crime, essa tentativa de homicídio, praticado por um ex-integrante do PSOL, não pode ficar impune. Quem foi, ou quem foram os responsáveis por determinar que o Adélio [Bispo de Oliveira] praticasse aquele crime em Juiz de Fora?”

Moro, cuidado com o Maia
10.02.19 12:43
A intenção de parlamentares de incluir uma lei contra abuso de autoridade no pacote anticrime de Sérgio Moro só mostra que os velhos políticos não perderam as garras.
Foi a mesma coisa na inversão total que fizeram quanto às Dez Medidas Contra a Corrupção.
Cuidado com Rodrigo Maia, Moro.
Nunca dá para dormir tranquilo com ele na Presidência da Câmara.

Aliados querem discrição dos filhos de Bolsonaro
10.02.19 11:08
Os filhos de Jair Bolsonaro foram aconselhados por aliados a adotar tom de cautela.
Um deputado do DEM próximo a Onyx Lorenzoni criticou o fato de Eduardo Bolsonaro ter usado a tribuna na última quarta-feira para atacar Lula, relata O Globo.
“O parlamentar ponderou que o filho do presidente precisa compreender o papel de quem é governo e trabalhar para pacificar o plenário. Disse ainda que o desejo do governo é que os filhos atuem com discrição para evitar crises na base”.

As 3.309 indicações suspeitas do governo do Rio
10.02.19 10:48
O Ministério Público Federal se debruça sobre uma investigação envolvendo as nomeações feitas por parlamentares do estado do Rio de Janeiro.
No computador de Edson Albertassi, preso em 2017, a Polícia Federal apreendeu “o controle do aparelhamento de parte da máquina pública nos últimos anos”, relata O Globo. “A planilha registra 3.309 indicações feitas por 88 políticos e servidores”.
A maioria das indicações foi feita por 50 deputados estaduais e suplentes da última legislatura, além de sete prefeitos e ex-prefeitos.
O documento lista 2.409 pessoas que foram indicadas pelos parlamentares para trabalhar em quase 30 órgãos públicos, incluindo o Detran e empresas terceirizadas. Para o MPF, as nomeações são um indicativo de corrupção.

Planalto preocupado com encontro de bispos da Igreja Católica
10.02.19 10:33
O Palácio do Planalto está preocupado com a realização do Sínodo sobre Amazônia, que reunirá em Roma, em outubro, bispos de todo o mundo, registra o Estadão.
Na avaliação do governo, o debate vai abordar parte da ‘agenda da esquerda’ e criticar o governo Jair Bolsonaro.
“Estamos preocupados e queremos neutralizar isso aí”, disse o ministro chefe do GSI, Augusto Heleno. 
“Achamos que isso é interferência em assunto interno do Brasil”.
“Há muito tempo existe influência da Igreja e ONGs na floresta”, disse. “Não vai trazer problema. O trabalho do governo de neutralizar impactos do encontro vai apenas fortalecer a soberania brasileira e impedir que interesses estranhos acabem prevalecendo na Amazônia. A questão vai ser objeto de estudo cuidadoso pelo GSI. Vamos entrar a fundo nisso.”

Carvalhosa vai protocolar novo pedido de impeachment de Gilmar e Lewandowski
10.02.19 10:18
O advogado Modesto Carvalhosa vai protocolar novamente os pedidos de impeachment dos ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.
A declaração foi feita na manhã deste domingo, no Twitter do jurista.
"Bom dia. Vamos protocolar novamente os pedidos de impeachment dos ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski que o ex-presidente do Senado arquivou. Eles vão se juntar ao novo pedido de impeachment do Ministro Dias Toffoli para serem levados adiante na Casa."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA