PRIMEIRA EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 12 DE FEVEREIRO DE 2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
TERÇA-FEIRA, 12 DE FEVEREIRO DE 2019
A cada acidente aéreo no País, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apenas lava as mãos por meio de comunicados, sempre muito frios, que pouco esclarecem, mas servem para colocar em xeque sua existência. Após o acidente que matou o jornalista Ricardo Boechat, a Anac informou que o helicóptero estava “regular”, com papéis em dia, como se isso significasse alguma coisa. A Anac já não faz sentido, tanto quanto a extinção do velho Departamento de Aviação Civil (DAC).

Quis o destino que Boechat, crítico desse tipo de omissão, fosse vítima do helicóptero que, fabricado em 1975, ainda voasse 44 anos depois.

A Anac informou que as licenças e habilitações de Quatrucci, de piloto comercial de helicóptero (PCH), estavam válidas. Só que não.

O helicóptero que matou Boechat não estava autorizado a transportar pessoas, mas o fazia mesmo assim. E a Anac, inútil, não o impedia.

Com diretores despreparados, indicados politicamente, a Anac atua para beneficiar empresas. Parece mais uma associação empresarial.

Visita de uma delegação do agronegócio dos Estados Unidos a Brasília preocupou o setor sucroenergético nacional. Pudera: os americanos vieram pedir o fim da taxação para importação de etanol podre, à base de milho, um dos mais poluentes do mundo, em prejuízo do produtor nacional, que paga impostos. A importação a imposto zero foi obtida pelo lobby das distribuidoras/atravessadoras de combustíveis, do mercado, para fragilizar o produtor nacional de etanol à base de cana.

O Brasil importa dos EUA 1,2 bilhão de litros de etanol, mas só pode exportar o máximo de 150 mil toneladas do açúcar, pagando impostos.

Os distribuidores/atravessadores importam etanol podre exatamente no período em que o etanol de cana é produzido no Nordeste.

O radialista José Paulo de Andrade definiu bem: “a voz é a impressão digital da alma”. O ouvinte sente a sinceridade e a honestidade ao microfone. Ricardo Boechat passava essa verdade. Ele fará muita falta.

A demora em corrigir a tabela de isenção do Imposto de Renda foi alvo de críticas do senador Reguffe (DF). Segundo ele, sem correção, o trabalhador paga mais do que deveria e “isso precisa ser combatido”.

Começou bem o projeto de gestão compartilhada de 4 escolas públicas de Brasília, com policiais militares e bombeiros dando aulas e fazendo atividades complementares. Aumentou muito a procura por matrículas nessas escolas, em regiões marcadas pela violência e por traficantes.

NO O ANTAGONISTA
As 300 páginas do caso Queiroz
Terça-feira, 12.02.19 07:34
Gleisi Hoffmann repercute o site Brasil 247, segundo o qual o caso de Fabrício Queiroz foi escondido durante a campanha eleitoral.
Na verdade, a reportagem da Folha de S. Paulo mostra que o inquérito só cresceu depois que Flávio Bolsonaro foi eleito:
“O procedimento principal, aberto pelos promotores em 30 de julho, acumulava apenas 37 páginas até a eleição do filho do presidente Jair Bolsonaro ao Senado, em outubro. De novembro até a última terça-feira foram produzidas mais de 300, além da inclusão de um pendrive e um DVD de conteúdo ainda desconhecido.”

O tiro de Mourão
12.02.19 07:02
O general Hamilton Mourão cogitou falar publicamente sobre os ataques que tem recebido dos bolsonaristas.
Segundo o Estadão, porém, foi demovido da ideia. “O tiro pode sair pela culatra, na linguagem do quartel.”

A alta de Bolsonaro
12.02.19 06:14
Jair Bolsonaro deve sair do hospital nesta quarta-feira.
Ele já recebeu aval da equipe médica do Albert Einstein, diz o Estadão.

Mourão é fiel
12.02.19 06:46
O general Hamilton Mourão se assustou com o linchamento virtual das falanges bolsonaristas.
Segundo o Estadão, “o vice-presidente procurou aconselhamento sobre como se proteger do grupo liderado pelo núcleo familiar do governo e turbinado pelos diplomatas ideológicos, todos descontentes com seu protagonismo neste início de mandato (…).
A recomendação dos assessores foi para Mourão dar sequência a posicionamentos sutis que denotem fidelidade.”

A reforma está pronta
12.02.19 06:32
Os técnicos da Fazenda devem encaminhar hoje a Paulo Guedes a proposta final da reforma previdenciária, diz Andréia Sadi.
Antes de apresentá-la a Jair Bolsonaro, Paulo Guedes e Onyx Lorenzoni vão se reunir para acertar os últimos detalhes.

“Governar é muito diferente de tuitar”
12.02.19 06:10
Jair Bolsonaro suspeita do general Hamilton Mourão.
Por esse motivo, recusou-se a passar-lhe o cargo enquanto estava internado no hospital.
O editorial do Estadão, porém, alerta que o governo não pode se tornar refém de intrigas na corte:
“O exercício da Presidência pelo vice-presidente deve respeitar o que diz a Constituição, e não o que ditam os filhos do presidente. Não se trata de uma questão familiar, mas institucional.
Bolsonaro precisa o quanto antes se dar conta de que não está mais em campanha, quando todos os problemas do País podiam ser ‘resolvidos’ por meio de slogans digitados em redes sociais, sob orientação dos filhos.
Governar é muito diferente de tuitar: demanda presença, articulação, lucidez – isto é, tudo o que Bolsonaro, convalescente e a reboque dos filhos e dos aliados mais radicais, ainda não conseguiu oferecer ao País.”

Zanin vai a Fachin
Segunda-feira, 11.02.19 21:31
Por Renan Ramalho
O advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, se encontrou hoje com Edson Fachin, no STF.
Foi levar ao ministro parecer no qual o Ministério Público opina em favor do julgamento do recurso de Lula contra a condenação no triplex pela Quinta Turma do STJ, com participação da defesa. Em novembro, Félix Fischer negou o recurso de forma monocrática.
Ainda não há data marcada para o STJ analisar novamente o recurso de Lula. No STF, além da soltura, Zanin quer anular a condenação proferida por Sérgio Moro.

Câmara de Comércio Brasil-EUA escolhe Bolsonaro como Pessoa do Ano
11.02.19 21:30
Jair Bolsonaro foi escolhido como a Pessoa do Ano pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, informou hoje a entidade com sede em Nova York.
A premiação, explica a Folha, é concedida há 49 anos e busca homenagear dois líderes, um brasileiro e um americano, reconhecidos por melhorar as relações entre EUA e Brasil.
Em comunicado, a Câmara diz que a escolha do presidente é um “reconhecimento de sua intenção fortemente declarada de fomentar laços comerciais e diplomáticos mais próximos entre Brasil e EUA e seu firme comprometimento em construir uma parceria forte e duradoura entre as duas nações”.
Bolsonaro deve receber o prêmio num jantar de gala no Museu de História Natural de Nova York, em 14 de maio. No ano passado, Sérgio Moro – hoje ministro da Justiça – foi o brasileiro agraciado.

Brasil instalará centro de ajuda à Venezuela em Roraima
11.02.19 21:15
O Brasil vai instalar um centro de distribuição de ajuda humanitária em Roraima, na fronteira com a Venezuela, anunciou hoje Ernesto Araújo.
O chanceler se reuniu hoje com María Teresa Belandria, designada embaixadora no Brasil por Juan Guaidó.

Não há processo de fiscalização contra Gilmar, diz Receita
11.02.19 21:00
A Receita Federal informou hoje que a investigação sobre Gilmar Mendes é preliminar e não resultou em um processo de fiscalização contra o ministro do STF.
Em nota, o Fisco informou ainda que não há evidências de indícios de lavagem de dinheiro nas movimentações financeiras de Gilmar e de sua mulher, Guiomar, como consta de documento vazado na semana passada.
O pronunciamento da Receita ocorre após o ministro pedir a Dias Toffoli que tomasse providências em relação ao episódio.
Em um ofício, Gilmar classificou a investigação como “abuso de poder”.

Bolsonaro brinca com Mourão: ‘Quer me matar?’
11.02.19 20:45
Hamilton Mourão comemorou a melhora no quadro de saúde de Jair Bolsonaro e contou hoje uma conversa telefônica que teve com o presidente no sábado, relata O Globo.
“No sábado eu estava lá no Rio de Janeiro, aí ele tinha me mandado uma mensagem [por WhatsApp] e eu respondi para ele que eu estava indo para um churrasco da minha turma”, disse o vice-presidente.
“Aí, 30 segundos depois ele me liga: ‘Quer me matar?’ Eu perguntei: por quê? Ele respondeu: eu nessa situação e você indo em churrasco!”, completou Mourão, rindo.

Incêndio em Belo Monte
11.02.19 20:04
Um incêndio atingiu o galpão do almoxarifado do Consórcio Montador de Belo Monte, em Altamira, no Pará.
Funcionários registraram o momento em que as chamas atingiram o teto do galpão. Segundo a empresa responsável pela usina, não houve vítimas.

Incêndio atinge alojamento de outro clube no Rio
11.02.19 19:13
Três dias depois do incêndio que matou dez jovens no centro de treinamento do Flamengo, o alojamento onde treinavam jogadores do Bangu pegou fogo hoje, informa o G1.
O time carioca estava treinando na CDA (Comissão de Desportos da Aeronáutica), em Campo dos Afonsos, na zona oeste do Rio de Janeiro.
Dois jogadores e um soldado da Aeronáutica foram hospitalizados – segundo a assessoria do clube, porque inalaram muita fumaça. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.

Vale admite que pagou 1,8 bi por tecnologia que está em ‘fase de testes’ há 10 anos
11.02.19 19:37
Por Claudio Dantas
Ao justificar para o mercado o valor astronômico da operação, a companhia alegou que a empresa detém patente, registrada em 57 países, de uma tecnologia revolucionária de beneficiamento de rejeitos minerários.
Mas ao ser consultada pelo CADE sobre uma possível monopolização do mercado, a Vale contou uma história diferente: disse que não se trata de uma tecnologia propriamente nova, muito menos “disruptiva”.
“Além do fato de tal tecnologia representar apenas uma da técnicas atualmente empregadas no beneficiamento de minérios, tais como peneiramento, jigagem, separação magnética, flotação etc, a separação magnética, principal tecnologia utilizada no processo da New Steel, é um processo conhecido pelo mercado de mineração há mais de 50 anos, sendo que a tecnologia detida pela New Steel (que utilizada a separação magnética como uma de suas técnicas, combinando-a com outras, tais como injeção de ar quente, agitação mecânica, eixos com pás), objeto desta operação, já está presente no mercado há cerca de 10 anos em fase de testes, ou seja já estava disponível para eventuais interessados em sua aquisição.”
Antes da Vale, a New Steel tentou, sem sucesso, emplacar sua tecnologia em outras empresas, como a MMX, na época de Eike Baptista. Até agora, Fábio Schwartzman tem mantido silêncio sobre o tema.
(...)

Dono do helicóptero com Boechat não podia fazer táxi aéreo
11.02.19 18:33
Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil informou que a empresa RQ Serviços Aéreos Especializados, do piloto Ronaldo Quattrucci – morto no acidente que também vitimou Ricardo Boechat –, não estava autorizada a fazer serviço de táxi aéreo.
De acordo com a Anac, a empresa estava habilitada a prestar serviços aéreos especializados, que incluem fotografia, reportagem e filmagem.
“Qualquer outra atividade remunerada fora das mencionadas não poderia ser prestada. Tendo em vista essas informações, a Anac abriu procedimento administrativo para apurar o tipo de transporte que estava sendo realizado no momento do acidente”, diz a nota da agência.

Haddad diz que não assumirá cargo no PT
11.02.19 18:26
Fernando Haddad rebateu informação do Estadão de que ele teria um novo cargo no PT. “Não é verdade, não tenho nem terei cargo nenhum.”

ALCOLUMBRE ARQUIVA CPI DA LAVA TOGA
11.02.19 18:02
Davi Alcolumbre, presidente do Senado, arquivou a CPI da Lava Toga, informa a Crusoé.
Leia:
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (foto), anunciou nesta segunda-feira, 11, que arquivou o pedido para instalação de CPI de investigação de integrantes do Poder Judiciário, mais conhecida como CPI da Lava Toga. Oficialmente, a justificativa foi de que o pedido não tinha as 27 assinaturas mínimas exigidas para abertura de uma comissão de inquérito, o … Continue lendoAlcolumbre arquiva CPI da Lava Toga

Ciro dá aval para que aliado chefie comissão da Previdência de Bolsonaro
11.02.19 17:57
Ciro Gomes deu seu aval para que Mauro Benevides Filho, coordenador de seu plano econômico na eleição de 2018, presida a comissão da Câmara que analisará a reforma da Previdência de Jair Bolsonaro.
Benevides agora tentará convencer a bancada de seu próprio partido, o PDT.

Bolsonaro sai da semi-intensiva e vai para quarto comum no Einstein
11.02.19 17:12
Jair Bolsonaro teve alta da unidade semi-intensiva do Albert Einstein e foi transferido para um quarto comum, informa o boletim médico que acaba de ser divulgado pelo hospital.
Segundo os médicos, o presidente não apresenta dor nem febre e seu quadro pulmonar está melhorando. As visitas, porém, continuam restritas.
Testemunha diz que viu Boechat pular de helicóptero
11.02.19 17:06
A vendedora Leilaine Rafael da Silva, que estava numa moto com o marido no momento do acidente com o helicóptero de Ricardo Boechat, disse que viu o passageiro pulando da aeronave, que depois caiu sobre ele, informa o G1.
O helicóptero levava apenas o jornalista e o piloto Ronaldo Quattrucci, ambos mortos no acidente.
“Uma pessoa pulou do helicóptero. O piloto ficou dentro do helicóptero. A pessoa que caiu na pista. Era o que tinha pulado primeiro. Ele pulou na pista, caiu no chão e o helicóptero caiu em cima dele”, disse Leilaine, que prestou depoimento na polícia.
“Mas eu queria salvar ele. Porque o piloto não pulou, ficou dentro do helicóptero”, completou a vendedora, que ajudou a retirar o motorista de dentro do caminhão que se chocou com a aeronave.

Morre Fernão Bracher, ex-presidente do BC
11.02.19 16:52
O ex-presidente do Banco Central, Fernão Bracher, morreu hoje no hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Segundo nota do Itaú Unibanco, a morte foi causada por complicações associadas a uma queda com trauma cranioencefálico.
Bracher é pai do atual presidente do Itaú Unibanco, Cândido. Chefiou o BC entre 1985 e 1987 e, depois, fundou o banco BBA Creditanstalt, que em 2003 se fundiria com o Itaú.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 02/3/2024 - SÁBADO