PRIMEIRA EDIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
QUARTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2019

Os áudios vazados nesta terça (19) confirmam o que o presidente Jair Bolsonaro e o filho Carlos afirmaram. O ex-ministro Gustavo Bebianno deu a entender que havia conversado três vezes com o presidente sobre “laranjas do PSL”, mas os áudios revelam que não foi nada disso. Mostram que o presidente só tratou do caso PSL uma vez. Em todos, ele se mostra irritado com Bebianno sobre vários assuntos. Certamente por isso, Carlos, que viu tudo, chamou-o de “mentiroso”.

No total, Bolsonaro enviou sete áudios, por Whatsapp, todos para reclamar de “pisadas de bola” do ex-secretário geral da Presidência.

Bolsonaro reclamou de vazamentos para a Folha e para um blog, dos quais o ex-ministro seria fonte, e de outras iniciativas desastradas.

Um dos assuntos que indignaram Bolsonaro foi a descoberta de relações entre Bebianno e um diretor da TV Globo, logo a Globo.

Bebianno pode ter agido de boa fé, ligando-se à mídia que o governo acha hostil, mas não poderia fazê-lo sem conhecimento do presidente.

Ao vazar áudios trocados por Whatsapp com o presidente, o ex-ministro Gustavo Bebianno queimou as caravelas que poderiam levá-lo a algum posto da diplomacia brasileira no exterior, como pretendia.

Há uma informação preciosa nas mensagens de áudio do presidente ao ex-ministro: a Polícia Federal já investiga se houve crime no caso do dinheiro enviado para a suposta “laranja do PSL”.

…o novato ex-ministro aprendeu que, ao contrário do que ele fez parecer, o cargo pertence a quem nomeia: o presidente da República.

Deputado por 28 anos, Jair Bolsonaro sabe como os parlamentares valorizam o gesto do presidente que leva ao Congresso pessoalmente sua proposta de reforma da Previdência. Às 16h ele chega à Câmara.

Só a idade mínima é problema à reforma da Previdência. A opção mais aceita (65 anos para homens e 62 para mulheres), tem apenas 35,6% de apoio, mas a reforma precisa de 60% para ser aprovada.

As manias do governador de São Paulo, João Dória (PSDB), começam a preocupar seus assessores. Eles não acham normal, por exemplo, a exigência para que todo o secretariado vista terno azul durante as reuniões das sextas-feiras, e sempre impecáveis, como uma espécie de uniforme. Sexta é dia de entrevista dos secretários. Ele costuma reclamar de auxiliares que vistam roupas amarrotadas, usadas demais.

Os secretários são obrigados a vestir ternos azuis e gravatas também azuis. Todas as demais cores são vetadas, principalmente a vermelha.

Os secretários devem chegar à reunião do governo, às sextas, sem gravata. Só devem tirá-la do bolso se o governador estiver usando.

Os secretários também são multados se atrasam para a reunião. Dória já disse que organização e disciplina o ajudaram muito a ser vitorioso.

Levantamento do Paraná Pesquisa mostra que para 73% entre 233 deputados federais entrevistados, “é agora” o momento de reformar o sistema previdenciário brasileiro.

Para 89,1% dos deputados, servidores públicos devem se aposentar nas mesmas condições dos demais trabalhadores. O Paraná Pesquisa revela que 83,1% são a favor da inclusão dos militares na reforma.

Por ordem do chanceler Ernesto Araújo, o Instituto Rio Branco, que forma diplomatas, ressuscitou a antiga disciplina de História das Ideias Políticas, que na era PT foi substituída por aulas de “História da América Latina”, de viés esquerdista. Os diplomatas aprovaram.

NO O ANTAGONISTA
O presente de Toffoli a Mantega
Quarta-feira, 20.02.19 06:18
O presente de aniversário de Dias Toffoli a Guido Mantega é o engavetamento de seu processo.
“Acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em ação penal da Lava Jato, o ex-ministro petista Guido Mantega fará aniversário de 70 anos dentro de 46 dias, em 7 de abril”, diz Josias de Souza. 
“Os prazos de prescrição dos crimes atribuídos a ele serão cortados pela metade. Com essa novidade, Mantega está na bica de se livrar da punição referente ao pedaço do processo em que é acusado de receber propina de 50 milhões de reais da Odebrecht. Deve-se o desfecho ao ministro Dias Toffoli (…).
Em decisão individual e provisória, Toffoli trancou ação penal aberta no ano passado pelo então juiz Sérgio Moro contra Mantega e o casal do marketing, petista João Santana e Mônica Moura. E retarda há quatro meses o julgamento de pedidos de revisão desse despacho.”

Reforma mais forte
20.02.19 06:08
O governo fez ajustes de última hora no texto da reforma previdenciária.
Segundo O Globo, a idade mínima inicial de aposentadoria para homens será de 61 anos, e não mais de 60 anos.
Paulo Guedes não se deixou contaminar pelas trapalhadas do Palácio do Planalto.

Fachin nega pedido de Lúcio Vieira Lima
Terça-feira, 19.02.19 21:15
Edson Fachin rejeitou pedido de Lúcio Vieira Lima para tirar do STF a ação penal relacionada aos casos das malas de dinheiro encontradas no bunker da propina, em Salvador, informa a TV Globo.
A defesa do irmão de Geddel alegou que, como ele não se reelegeu e seu mandato de deputado federal acabou, o caso deveria ser remetido à primeira instância.
O ministro do STF argumentou que, quando restringiu o foro privilegiado, o plenário do Supremo considerou que as ações penais em estágio avançado permaneceriam na Corte mesmo se o político perdesse o foro.

Brasil enviará ajuda em caminhões venezuelanos
19.02.19 21:00
Otávio do Rêgo Barros, o porta-voz do Planalto, anunciou hoje que o Brasil enviará ajuda à Venezuela em “caminhões venezuelanos, dirigidos por venezuelanos”.
A ideia é que a ajuda humanitária entre no país no sábado, dia 23. Os militares fiéis à ditadura de Nicolás Maduro já prometeram impedir.

Mourão chama decreto de ‘chulé’ e diz ‘perdeu, playboy’
19.02.19 20:54
O decreto foi assinado pelo próprio vice-presidente, como presidente interino, no mês passado.
“Perdi. Perdeu, playboy. O pessoal do Congresso não gosta de mim. Se fosse o presidente, ia passar”, disse Mourão, acrescentando depois: “Falei de brincadeira. Derrubaram porque, sei lá, queriam mostrar a posição deles. Isso é uma democracia”.
O vice de Jair Bolsonaro também disse que se tratava de um “decreto chulé” – e que sua derrubada não é um indicativo ruim na relação do governo com o Congresso.

Lava Jato pede a juíza correções na sentença de Lula
19.02.19 20:30
Os procuradores da Lava Jato em Curitiba pediram a Gabriela Hardt a correção de alguns erros na sentença em que a juíza condenou Lula no caso do sítio de Atibaia, informa Lauro Jardim.
A juíza, por exemplo, cita denúncias contra o petista pelo crime de corrupção ativa – como retificam os procuradores, Lula foi denunciado dez vezes por corrupção passiva.
O nome completo de Léo Pinheiro, da OAS, também está errado em dois trechos — “José Adelmário Pinheiro Neto”, em vez de José Adelmário Pinheiro Filho.
A defesa do corrupto e lavador de dinheiro já avisou que esses erros serão usados no recurso contra a sentença de Hardt que o condenou a 12 anos e 11 meses.

“Não vou atacar nosso presidente em absolutamente nada”
19.02.19 19:53
Gustavo Bebianno aproveitou para dizer que não é um “homem-bomba”.
“Eu tenho caráter. Não vou atacar nosso presidente em absolutamente nada. É um homem correto. É um patriota que quer o bem do nosso País. Esse governo vai dar certo.”

Bebianno: “Jair Bolsonaro tem o meu amor”
19.02.19 19:39
Gustavo Bebianno também disse na Jovem Pan que Jair Bolsonaro continua sendo seu presidente, mas disse que, como qualquer pessoa, o presidente é falível, referindo-se à influência de Carlos Bolsonaro.
“Jair Bolsonaro continua sendo o meu presidente, o presidente de todos nós. Tem o meu respeito, o meu afeto. Tem o meu amor, por que não dizer? Mas como ser humano normal, não é perfeito. As pessoas cometem deslizes aqui e ali, como todos nós. O presidente Jair Bolsonaro não nasceu presidente, ele se fez presidente pelos seus próprios méritos e seu próprio valor. Eu acredito que Jair Bolsonaro seja um dos grandes, senão a maior liderança política que nasceu nos últimos tempos, sem dinheiro, sem fabricação, sem sindicato, sem partido, sem nada, pela sua hombridade, pela correção. Mas como todo ser humano, como eu, como você, ele é falível.”

Bolsonaro pede que equipe trate Bebianno como página virada
19.02.19 18:00
O Palácio do Planalto orientou a equipe ministerial a não falar sobre Gustavo Bebianno publicamente e a tratar o ex-ministro como “página virada”, registra a Folha.
A ordem da Jair Bolsonaro é que o foco de todo o governo neste momento seja a reforma previdenciária e o pacote anticrime.

Preso pela manhã, presidente da CNI já está solto
19.02.19 19:37
Por Diego Amorim
Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria, já está solto.
Ele foi preso na manhã de hoje no âmbito da Operação Fantoche, que apura um esquema de corrupção envolvendo contratos entre o Ministério do Turismo e o Sistema S.
Após prestar depoimento em Brasília, a Polícia Federal pediu à Justiça Federal de Pernambuco — responsável por autorizar as medidas judiciais da operação — que revogasse a prisão temporária de Andrade. O pedido foi atendido.

Aloysio Nunes pede demissão do governo Dória
19.02.19 18:16
João Dória acaba de divulgar a carta em que o ex-chanceler Aloysio Nunes Ferreira pede demissão da Investe SP, cargo para o qual havia sido nomeado no governo paulista.
Investigado na nova fase da Lava Jato, Aloysio se disse “mortificado” com a operação da PF em sua casa e argumentou não ter tido, até agora, acesso aos autos do inquérito.
O tucano afirmou ainda que “imperativos de ordem pública e de ordem privada” recomendavam que o governador o dispensasse do cargo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA