PRIMEIRA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 24 DE JANEIRO DE 2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
QUINTA-FEIRA, 24 DE JANEIRO DE 2019

O presidente do Inmetro, Carlos Augusto Azevedo, responde a inquérito civil milionário por fraude e improbidade no aluguel da sede do órgão, em Brasília. A acusação é de suspeita de favorecimento da empresa Harpia Negócios Imobiliários no aluguel de quatro salas, por cinco anos, em contrato de R$ 7,7 milhões fechado às pressas e sem licitação, mesmo após notificação da necessidade de mudança seis meses antes.

Azevedo foi condenado por irregularidades na contratação de empresa terceirizada na Fundação de Apoio à Escola Técnica. Sem contestação.

O presidente do Inmetro responde a mais de uma dezena de inquéritos civis por fraudes ou improbidade no Ministério Público Federal do RJ.

Questionado por meio de sua assessoria, o presidente do Inmetro não se pronunciou até o fechamento desta edição.

A prioridade é a reforma da Previdência, mas o governo trabalha para viabilizar a extinção da Justiça do Trabalho, “justiça jabuticaba” que não existe em qualquer país desenvolvido. Aos olhos do governo, virou um monstro que devora dinheiro público e afugenta investidores geradores de empregos. Ações raramente são julgadas improcedentes: juízes ativistas preferem “distribuir renda”, tomando dinheiro do “rico”, mesmo uma dona de casa de classe média, em vez de fazer justiça à luz da Lei.

Aparelhada por vários ativistas nas diversas instâncias, parte da Justiça do Trabalho tem sido acusada de promover “justiçamentos” abusivos.

A Justiça do Trabalho tem afugentado grandes empregadores. O Brasil somava 97% das demandas do Citibank no mundo. O banco foi embora.

Defendem a Justiça do Trabalho quem vive dela, como advogados, mas até ministros do Tribunal Superior do Trabalho já pedem sua extinção.

Pegou fogo a política do Amazonas após Ronaldo Tiradentes, voz mais corajosa do rádio manauara, revelar que “Glutão”, personagem da “lista da Odebrecht”, seria o senador e ex-ministro Eduardo Braga (MDB-AM).

Jornalistas em Davos produziram matérias coléricas sobre a coletiva cancelada de Bolsonaro. Como se o presidente fosse obrigado a ajoelhar e rezar. Entrevista é concedida, o resto é interrogatório.

Após usar a seca como pretexto para acionar usinas térmicas, caras e poluentes, que deveriam ter sido desligadas ainda no governo FHC, agora, com reservatórios cheios, a desculpa dos lobistas espertalhões é o “efeito ar-condicionado”, para acionamento no período chuvoso.

Ao contrário do que sindicalistas e políticos esquerdistas preconizavam na discussão da reforma trabalhista, o número de empregos somente cresceu, apesar dos tempos bicudos da crise.

No DF, jovens deputados são assediados pelos sindicalistas que os hostilizaram na campanha, para anular o novo modelo de gestão no Hospital de Base, o maior da cidade. Gente que se lixa para pobres agonizando nas filas; querem a regalia de ganhar (bem) sem trabalhar.

A esta altura, já deve ter gente sugerindo a Flávio Bolsonaro para usar o sobrenome da mãe.

NO O ANTAGONISTA
O plano deu certo
Quinta-feira, 24.01.19 07:34
O apoio de Jair Bolsonaro a Juan Guaidó, o presidente interino da Venezuela, não foi improvisado.
Fontes militares disseram ao Estadão que “todo este desenho já estava sendo construído e foi amplamente discutido na semana passada, durante a visita do presidente da Argentina ao Brasil, Mauricio Macri”.
As mesmas fontes alertaram que a cúpula das Forças Armadas venezuelanas está comprometida com a ditadura de Nicolás Maduro.
“Na avaliação dos oficiais brasileiros, eles foram corrompidos a ponto de existirem mais de 2.000 mil generais, número considerado absurdo. No Brasil existem cerca de 150 generais.”

“Não é justo atingir um garoto para tentar me atingir”
24.01.19 07:15
Jair Bolsonaro, em entrevista à TV Record, seu canal oficial, acobertou Flávio Bolsonaro:
“Ele tem explicado tudo o que acontece com ele nessas acusações infundadas. Não é justo atingir um garoto para tentar me atingir. Nós não estamos acima da lei, agora que cumpram a lei, não façam de maneira diferente para conosco.”
É o contrário do que ele havia dito à Bloomberg.

Os diplomatas dos EUA vão obedecer a Maduro?
Quarta-feira, 23.01.19 21:00
EUA e Venezuela não têm embaixadores nos respectivos países desde 2010 – o último embaixador americano em Caracas foi Patrick Duddy, que deixou o país em julho daquele ano.
Hoje, o chefe da representação diplomática americana na capital venezuelana é o encarregado de negócios James Story.
Os EUA – que hoje reconheceram Juan Guaidó como legítimo presidente interino — ainda não esclareceram se vão atender à ordem do ditador Nicolás Maduro para que seu pessoal diplomático deixe a Venezuela em 72 horas.

Previdência fora das prioridades dos 100 dias 
23.01.19 20:42
O governo não tem como prioridade aprovar a reforma da Previdência nos 100 primeiros dias do mandato de Jair Bolsonaro, que vão se completar no início de abril.
Nas metas para o período, divulgadas hoje pela Casa Civil, não há qualquer menção ao tema.
O documento (BAIXE AQUI) diz que na agenda “não estão necessariamente elencados os projetos considerados mais importantes pelo governo federal para mudar a realidade do Brasil, mas sim os projetos considerados prioritários nos 100 dias de governo”.
Questionado sobre a Previdência, Onyx Lorenzoni não fixou prazo para aprovar as novas regras.

Grupo de Lima divulga declaração de apoio a Guaidó
23.01.19 20:34
Os países do Grupo de Lima (Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai e Peru) divulgaram uma declaração conjunta agora à noite.
Nela, o grupo reitera seu “pleno apoio” a Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, pediu que se realizem logo novas eleições – com “participação de todos os atores políticos” – e condenou a violência no país, que deixou pelo menos oito mortos hoje.


Guarda Nacional já tem adesões a Juan Guaidó
23.01.19 20:06
Circulam nas redes sociais vídeos de efetivos da Guarda Nacional aderindo ao movimento liderado pelo opositor Juan Guaidó contra Nicolás Maduro.
É o fim do começo, diria Churchill.

Brasil deixará de adotar passaporte com símbolo do Mercosul
23.01.19 19:51
Onyx Lorenzoni informou hoje que o Brasil voltará a adotar o brasão da República nos passaportes, em vez do símbolo do Mercosul, registra o G1.
A mudança faz parte das propostas apresentadas pelo Ministério das Relações Exteriores como prioritárias para o início da gestão de Jair Bolsonaro.
Segundo o Itamaraty, a medida tem como objetivos “fortalecer a identidade nacional e o amor à Pátria”.
Os passaportes atuais, informou o governo, poderão continuar a ser usados, mas voltarão a exibir o brasão do Brasil quando forem renovados.

Mourão: ‘Brasil não participa de intervenção’
23.01.19 19:33
Ex-adido militar na Venezuela, o vice-presidente Hamilton Mourão disse agora há pouco que não há chances de o Brasil participar de uma eventual intervenção na Venezuela, registra o UOL.
“O Brasil não participa de intervenção. Não é da nossa política externa intervir nos assuntos internos de outros países”, declarou o presidente em exercício.
Questionado sobre o que o Brasil poderia fazer caso o ditador Nicolás Maduro prenda Juan Guaidó, Mourão respondeu que o País “só pode protestar”.
“Não vai fazer mais nada além disso.”

Alguém explique a Gleisi como a democracia funciona
23.01.19 18:51
“O que dá direito ao presidente de outro país desconhecer o presidente eleito do país e dizer que o líder da oposição passa a ser o presidente? O que que dá esse direito?”, perguntou Gleisi Hoffmann ao repórter Daniel Adjuto, do SBT.
É simples, Gleisi: Juan Guaidó, o “líder da oposição”, foi legitimamente eleito. Nicolás Maduro, por sua vez, foi “eleito” num pleito sem oposicionistas, sem observadores internacionais independentes e sob várias denúncias de fraude.
Além disso, Maduro esvaziou o poder do Parlamento chefiado por Guaidó assim que a oposição obteve maioria – para transferi-lo a uma “Assembleia Constituinte” composta apenas por seus apoiadores.
E essa é a presidente do partido que boicotou a posse de Jair Bolsonaro por considerar sua eleição “ilegítima”, mas foi ao país vizinho prestigiar o novo mandato do ditador.

TRF-4 mantém ação contra Delúbio em Curitiba
23.01.19 19:21
O TRF-4 negou hoje, por unanimidade, habeas corpus impetrado pela defesa de Delúbio Soares, informa o site do Tribunal.
O ex-tesoureiro do PT requeria que fosse reconhecida a “incompetência” da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar ação criminal sobre empréstimo do Banco Schahin ao PT. Segundo sua defesa, o caso não tem relação com a Petrobras.
Delúbio pediu, ainda, que os autos fossem enviados à Justiça Federal em Santo André,SP.
O relator, o juiz Danilo Pereira Júnior – que cobre as férias de João Pedro Gebran Neto –, argumentou que o HC não é o instrumento adequado e ele “só poderia ser deferido em caso de manifesta incompetência do juízo processante, o que não ocorre no caso”.

Fachin só deve decidir em fevereiro sobre delação de Léo Pinheiro
23.01.19 17:30
Edson Fachin só deve decidir em fevereiro se homologa a delação de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, assinada com a PGR após dois anos de negociações.
O STF só retorna do recesso no mês que vem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA