PRIMEIRA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 17 DE JANEIRO DE 2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
QUINTA-FEIRA, 17 DE JANEIRO DE 2019

Apesar de o núcleo do governo Bolsonaro ainda discutir as prioridades a serem seguidas na minirreforma ministerial, que deve ser realizada ainda no primeiro semestre deste ano, o Planalto trabalha com um universo de, no máximo, nove demitidos. É a média dos últimos três presidentes. Os petistas Lula e Dilma demitiram oito e nove ministros respectivamente no seu primeiro ano. Michel Temer demitiu nove.

Em 2003, o então presidente Lula teve de demitir oito ministros, dos quais sete eram petistas como Cristovam Buarque e Tarso Genro.

A partir de 2011, nos mais de cinco anos de Planalto, Dilma Rousseff fez 86 trocas de ministros. No primeiro ano foram nove demitidos.

O ex-presidente Michel Temer (MDB) não teve um mandato completo, mas demitiu nove ministros no seu primeiro ano como presidente.

Jair Bolsonaro tem 22 ministérios na Esplanada, enquanto Lula teve 35, Dilma, 39 e Temer, 32. O número de demitidos deve ser menor.

“Viralizou” a foto de jatinhos do Grupo de Transporte Especial (GTE) da Força Aérea, estacionados no aeroporto de Brasília em pleno sábado. Em governos passados aeronaves serviam de “táxi” para autoridades e até seus familiares voltarem aos estados, e a cena de aviões parados era inédita para pilotos e profissionais da aviação. Mas os jatinhos não ficaram parados no chão: ao menos um deles foi utilizado no fim de semana para transportar um órgão vital para Londrina, no Paraná.

O Transporte de Órgãos Vitais (TROV) é realizado por aeronaves-ambulâncias. Dessa vez, chegou num LearJet reservado a autoridades.

O voo do sábado causou estranheza entre funcionários do aeroporto, desacostumados com esse tipo de uso para aeronaves do GTE/FAB.

Decreto assinado por Temer, em junho de 2016, fez a FAB multiplicar o número de TROV realizados. Pulou de 28 em 2015 para 199 em 2017.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou de audiência ontem no Palácio do Planalto com o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Alberto Santos Cruz. O político do Novo revelou que o cenário que herdou do antecessor petista, Fernando Pimentel, “é desolador”.

O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), também relatou cenário de terra arrasada ao ministro Santos Cruz. A gestão de Pedro Taques (PSDB) foi “desastrosa” e o estado “está destruído”.

A manutenção da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, no cargo representou enorme derrota para o líder da oposição, Jeremy Corbyn. Mesmo por um fio, May resistiu ao partido trabalhista de lá.

Há exatos 10 anos a ONG Domus Civitas (de familiares e vítimas do terrorismo e da máfia na Itália), protestava em frente à embaixada do Brasil em Roma contra o asilo concedido ao terrorista Cesare Battisti.

No Brasil, segundo o estudo suíço Small Arms Survey, existem mais de 8 milhões de armas de fogo registradas, e 9,4 milhões não-registradas. No México, que tem quase os mesmos 17 milhões de armas que o Brasil, o número de registros é de apenas 3,3 milhões.

Só o estado de São Paulo, com 10,7 mortes a cada 100 mil habitantes, teve desempenho melhor que os EUA (12 em 100 mil), em 2017. No Brasil, são 30,8 mortes em média. Somos o 6º país mais violento.

Diretor-geral do DNIT, Antônio Santos Filho disse que o orçamento do órgão, estimado em R$ 8,5 bilhões, é “insuficiente”. A situação não é pior porque inclui R$ 2 bilhões oriundos de emendas parlamentares.

… se ONG é organização não-governamental, não deveria receber dinheiro do governo.

NO O ANTAGONISTA
“Terá Ernesto condições de dizer o que é a política externa do Brasil?”
Quinta-feira, 17.01.19 07:48
O general Hamilton Mourão sugeriu uma chamada de capa para a reportagem da Época sobre Ernesto Araújo:
“Acho que uma boa seria: ‘Terá Ernesto condições de tocar e dizer o que é a política externa do Brasil?’. Porque ele não falou o que pretende fazer.”
A opinião do vice-presidente sobre o assessor internacional de Jair Bolsonaro, Filipe Martins, é semelhante.
Diz a reportagem:
“Quando foi mencionada a estranheza de alguém tão jovem e de fora da carreira diplomática ocupar posto tão poderoso, Mourão deu risada, balançando os ombros. ‘Poderoso? Ah, não, menos, vai'”.

Moro quer separar presos mais perigosos dos menos perigosos
17.01.19 06:53
O plano de Sérgio Moro é separar os presos mais perigosos dos presos menos perigosos.
Para fazer isso, segundo o Valor, ele estuda criar um cadastro nacional que permita classificar os detentos pelo grau de periculosidade.
“O objetivo é enfraquecer as facções criminosas que comandam presídios brasileiros, uma vez que a separação dos presos dificultaria o aliciamento dos que cometeram crimes de menor gravidade.”

Quem vai sentenciar Lula?
17.01.19 06:25
Os petistas plantaram na imprensa que a juíza Gabriela Hardt não vai sentenciar Lula, com o argumento de que ela prefere esperar o sucessor de Sérgio Moro.
Isso é uma manobra (porca) para deslegitimá-la.
Não há ninguém melhor do que a juíza Gabriela Hardt para sentenciar Lula, considerando que ela acompanha seus processos há anos e interrogou o criminoso no caso do sítio.

A entropia dilmista
17.01.19 06:13
O petista Renato Janine Ribeiro vaticinou na Folha de S. Paulo que, com Jair Bolsonaro, o Brasil entraria em colapso.
Rubens Figueiredo, no mesmo jornal, respondeu que o colapso ocorreu – é claro – no governo de Dilma Rousseff:
“Cada um sacode como pode. O ex-ministro da Educação do governo Dilma Rousseff, Renato Janine Ribeiro, escreveu nesta Folha um artigo no qual afirma que fazia tempo que o Brasil não se encontrava tão perto da entropia, da possibilidade de se inviabilizar, de entrar em colapso ‘para sempre’.
Escreveu também que a direita só ganha com outsiders, colocando no mesmo balaio Jânio Quadros, Collor, Bolsonaro e, pasme, FHC.
O filósofo está muito impaciente. Afinal, Bolsonaro tem 15 dias de governo. Mas o momento no qual o Brasil esteve muito, mas muito mais perto mesmo, de se inviabilizar, de entrar em colapso para sempre, foi exatamente no governo Dilma, ao qual Janine Ribeiro serviu. A sucessão de disparates é inigualável. Para se ter ideia, entre 2007 e 2014, os gastos do governo federal cresceram cerca de 50% acima da inflação!”

PF VAI PRIORIZAR RENAN
Quarta-feira, 16.01.19 21:37
Por Claudio Dantas
O Antagonista apurou que o Grupo de Inquéritos do STF (GINQ) vai priorizar as investigações de Renan Calheiros, alvo de 14 procedimentos em aberto.
O objetivo é evitar o que ocorreu no ano passado, quando vários inquéritos foram arquivados pelo Supremo por não apresentarem avanços.
Diligências deixaram de ser cumpridas por falta de pessoal, problema que está sendo resolvido pelo novo comando da Polícia Federal.

Damares assina exoneração de diretora e confirma novo presidente da Funai
16.01.19 21:30
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, assinou a exoneração da diretora de Proteção Territorial da Funai, Azelene Inácio, registra o UOL.
Damares também assinou a nomeação do general Franklimberg de Freitas, que voltará a presidir a fundação. Os dois atos devem ser publicados no Diário Oficial até amanhã.
A saída de Azelene da Funai havia sido decidida por Sérgio Moro, após apurações de conflitos de interesse apontados em processo pelo MPF.
Na semana passada, a diretora se negou a deixar o cargo e disse que Moro talvez tivesse sido “induzido a erro”. No governo Bolsonaro, a fundação deixou de responder ao Ministério da Justiça e passou ao dos Direitos Humanos.

Indicada para Apex é sócia de exportadora de produtos gráficos
16.01.19 21:28
Por Renan Ramalho
Escolhida pelo chanceler Ernesto Araújo para assumir a Diretoria de Negócios da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex), Letícia Catelani é sócia da Liderusi, “maior fabricante de peças para máquinas gráficas offset no Brasil e uma das maiores fornecedoras de peças para máquinas gráficas offset da América Latina”.
Fundada em 1990, a empresa pertence à família de Letícia, que na Apex terá a função de promover o comércio do Brasil com outros países.
Questionada por O Antagonista se sua atuação na Apex poderia caracterizar conflito de interesses, ela não respondeu.

‘No momento’ não é possível atender ao Pará, diz Moro
16.01.19 21:15
O Ministério da Justiça informou agora à noite que “no momento” não poderá atender ao pedido de Hélder Barbalho para que homens da Força Nacional sejam enviados ao Pará.
Mais cedo, o governador paraense se reuniu com Sérgio Moro e reiterou o pedido de ajuda federal.
Moro afirmou que, como a Força Nacional está atuando na crise da segurança no Ceará e é necessário manter contingente de reserva em Brasília, “não seria possível no momento atender, infelizmente, a solicitação”.

João de Deus se torna réu pela segunda vez
16.01.19 18:12
A juíza Rosângela Rodrigues dos Santos aceitou hoje mais uma denúncia oferecida pelo MP-GO contra João de Deus. Com isso, o médium se tornou réu pela segunda vez por crimes sexuais, informa o UOL.
Na denúncia, os promotores disseram ter se baseado nos relatos de 13 vítimas, que tinham entre 8 e 47 anos quando os crimes ocorreram. Em cinco dos casos – quatro estupros de vulnerável e um de violência sexual mediante fraude, afirma o MP –, não houve prescrição.
Preso desde dezembro, João de Deus nega as acusações.

STJ nega transferência de Delúbio
16.01.19 18:00
João Otávio de Noronha, do STJ, negou liminarmente a transferência de Delúbio Soares, condenado na Lava Jato a seis anos de prisão por lavagem de dinheiro, registra Fausto Macedo.
A defesa do ex-tesoureiro do PT queria transferi-lo para complexo penitenciário de Goiás ou do Distrito Federal, para que ele ficasse mais perto da família.
Preso desde maio de 2018, Delúbio está no Complexo Médico-Penal de Curitiba, depois de ter se hospedado –a contragosto– na PF em São Paulo.

NA COLUNA DO ESTADÃO
Por Previdência, governo vai dialogar com líderes
Coluna do Estadão
Quinta-feira, 17 Janeiro 2019 | 05h00
Na sua primeira votação importante, o governo vai apelar para os líderes partidários, deixando de lado a estratégia de dialogar apenas com as frentes parlamentares. Na escolha dos ministérios, Jair Bolsonaro descartou dividir seu governo com indicações das bancadas, aceitando apenas nomes respaldados pelas frentes. Agora, pela reforma da Previdência, mudará de tática para convencer os parlamentares a aprovarem a proposta, diz um articulador do Planalto. A ideia é apresentar a eles o texto para que façam ajustes antes do envio ao Congresso.

Agenda A ideia é convidar os líderes para uma reunião com o secretário da Previdência, Rogério Marinho, no próximo dia 28. Na ocasião, serão apresentados ao texto da reforma.

Tudo aliado Assessores da articulação política de Jair Bolsonaro dizem ainda não conhecer o tamanho da base do governo e nem da oposição, já que cenário inicial ainda é de lua de mel com o Congresso.

Conta comigo Em Brasília, o governador de Minas, Romeu Zema, disse ontem ao ministro Marcelo Álvaro (Turismo) que vai garantir o maior número de votos entre os 53 deputados mineiros para aprovar as mudanças nas regras do INSS.

Doeu Pesou na decisão do PSB de negar apoio à reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara o fato de ele ter oferecido cargos melhores a partidos com menos deputados, como PRB e PSDB.

Lugar ao sol Para apoiar o bloco do candidato Arthur Lira (PP-AL), o PSB está de olho nas comissões de Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e alguma das vice-presidências.

Plano de dominação Filho do presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) será cabo eleitoral da candidatura de Janaina Paschoal à presidência da Assembleia de São Paulo. Ela foi a deputada mais votada da História do País.

Subiu na vida O PSL, que saiu de um deputado eleito em 2014 para 52 em 2018, ganhará novo lugar para acomodar a liderança. Deixa a atual salinha por um espaço de 400 m², perto da biblioteca da Câmara.

Creche para… A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, estuda fazer convênios com igrejas e clubes para a criação de centros de convivência para idosos.

…a terceira idade Os templos religiosos com espaços ociosos seriam remunerados para ceder local onde as famílias pudessem deixar os idosos em horário comercial. “Se elas têm espaço ocioso, por que não aproveitar?”, diz Damares.

CLICK Após o decreto sobre posse de armas, o deputado Fernando Francischini apresentou a Bolsonaro projeto para monitorar fronteiras, por onde entram artefatos ilegais.

Passou no teste Candidato ao comando do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL) tem elogiado a iniciativa do PSL de lançar Major Olímpio (SP) na eleição. Diz que demonstra compromisso de Bolsonaro com as regras do jogo democrático.

Clima… Fundações e associações, que tinham bom trânsito dentro do Ministério da Educação nos últimos anos, estão preocupadas com a relação com a nova gestão. Até agora, Ricardo Vélez não aceitou se reunir com nenhuma delas.

…tenso Essas entidades temem perder o canal de diálogo que construíram com o governo anterior.

COM REPORTAGEM DE NAIRA TRINDADE E JULIANA BRAGA. COLABORARAM FELIPE FRAZÃO E ISABELA PALHARES
Coluna do Estadão:
Twitter: @colunadoestadao
Facebook: facebook.com/colunadoestadao
Instagram: @colunadoestadao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA