TERCEIRA EDIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, 31 DE DEZEMBRO DE 2018

NO O ANTAGONISTA
Grupo que ameaça Bolsonaro também mira Damares e Ricardo Salles
Segunda-feira, 31.12.18 17:39
A Sociedade Secreta Silvestre, alvo de investigação da PF por ameaças na internet a Jair Bolsonaro, também ataca em seu site Damares Alves e Ricardo Salles.
O grupo, que se apresenta como anticristão e “eco-terrorista”, chama os novos titulares dos Direitos Humanos e Meio Ambiente de “escórias humanas”.
Num post, faz pouco caso dos preparativos de segurança para a posse presidencial.
“O alvo não é apenas Jair Bolsonaro […] Pode ser ele, ou pode ser qualquer um que esteja lá. Quem sabe focarão demais no eleito quando na verdade o alvo pode ser civis. Talvez ataquemos, talvez concentraremos as nossas forças em um outro grande ataque proximamente”.

Temer não aumenta salário mínimo
31.12.18 17:31
O salário mínimo em 2019 permanecerá em R$ 954 até que o presidente Jair Bolsonaro publique um decreto para reajustar o piso das remunerações, informa o UOL.
Tradicionalmente, a publicação é realizada nos últimos dias do ano, mas a assessoria de Michel Temer informou que isso não ocorrerá.
A previsão anterior era de que o novo mínimo aumentasse para R$ 1.006.

O ‘papo reto’ de Bolsonaro
31.12.18 17:27
O futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse ao deixar a Granja do Torto, há pouco, que o discurso de posse de Jair Bolsonaro será “curto, papo reto, direto”.
“Vai ser um discurso de muita fé no Brasil que vai mudar, com muita humildade, como é do jeito dele. E é aquela coisa: curto, papo reto, direto.”

Exclusivo: Policial sem autorização entra na Granja do Torto e expõe falha na segurança de Bolsonaro
31.12.18 17:27
Por Claudio Dantas
O Antagonista obteve em primeira mão memorando interno da Polícia Federal que relata falha na segurança de Jair Bolsonaro, que assume a Presidência da República amanhã.
Segundo o documento, a falha ocorreu ontem durante reunião com integrantes da equipe do futuro governo.
“Um policial que não fazia parte da segurança do Presidente se identificou na entrada e conseguiu entrar na residência, sem autorização (…) sendo certo, que o policial ficou tentando tirar foto com o Presidente.”
Abordado pelo delegado Alexandre Ramagem, que coordena a segurança de Bolsonaro, o policial se identificou como o agente da PF, Heitor Camargo de Oliveira Júnior, que estaria habilitado apenas para segurança de autoridades estrangeiras.
A conduta do agente foi considerada “grave”, motivando pedido de afastamento e abertura de processo disciplinar.

Lula sozinho na virada
31.12.18 17:19
Lula ficará sozinho na cela da PF em Curitiba durante a virada, diz a Época.
A vigília organizada por militantes do lado de fora poderá ser ouvida, mas não vista da janela pelo presidiário.
A última visita a ele ocorreu na quinta (27), quando os filhos Fábio Luis, Sandro Luis, Luis Claudio e Marcos Claudio e Lurian organizaram uma ceia antecipada.

Presídios em alerta pela possibilidade de novas rebeliões
31.12.18 17:07
Por Renan Ramalho
Presídios no País estão em alerta pela possibilidade de rebeliões no início de 2019.
Segundo apurou O Antagonista, o temor de novos massacres, como os ocorridos em janeiro de 2017, decorre da não concessão de indulto pelo presidente Michel Temer.
A preocupação das autoridades aumenta com declarações de Jair Bolsonaro de que nos próximos anos não haverá mais perdão natalino para os criminosos.

Macri envia representante para a posse de Bolsonaro
31.12.18 17:06
Maurício Macri vai se encontrar com Jair Bolsonaro no próximo dia 16.
O presidente da Argentina está de férias com a família na Patagônia. Na posse de Jair Bolsonaro, amanhã, ele será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Jorge Faurie.

Novo chanceler fará pente-fino em embaixadores de Temer
31.12.18 16:37
Por Claudio Dantas
O chanceler Ernesto Araújo avalia, caso a caso, as substituições que fará de embaixadores nomeados para postos estratégicos ainda no governo de Michel Temer.
Sérgio Amaral, que está em Washington, deve permanecer no cargo até março. Pompeu Andreucci Neto, ex-assessor de Michel Temer, não deve ficar mais de um ano em Londres.
O mesmo deve ocorrer com Claudio Frederico Arruda, ex-chefe do Cerimonial de Temer que foi designado para Madri em meados de 2018.
Como já noticiamos,  os primeiros alvos de Araújo serão os diplomatas que ascenderam na gestão do PT.

Witzel na posse de Bolsonaro
31.12.18 16:03
A posse do governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, será bem cedo, às 8h30 de amanhã.
A ideia é que seja uma cerimônia rápida para que Witzel embarque logo para Brasília, onde participará da posse de Jair Bolsonaro.

Desembargador chama ministro Jungmann de ‘desinformado’
31.12.18 15:49
Na semana passada, como registramos aqui, Raul Jungmann criticou o que chamou de “senso comum brasileiro” de que prender bandido resolve o problema da segurança pública.
O desembargador Edison Aparecido Brandão, do Tribunal de Justiça de São Paulo, rebateu em mensagem a que O Antagonista teve acesso:
“Alguém avise a esse desinformado que presos em presídios são 300 mil apenas, já que regime aberto e agora semiaberto são cumpridos em casa.
Presos por furto de bicicleta? Alguém diga a esse desinformado que presos primários por furto nem sequer vão presos.
Por fim, se prender não adianta, por que falar que ‘sairão pior’? Que se liberte o crime ou que se prenda por mais tempo, sendo irresponsável o administrador público que não protege quem trabalha.”

Jungmann responde a desembargador citando as fontes de seus dados
31.12.18 16:51
Raul Jungmann criticou o que chamou de “senso comum brasileiro” de que prender bandido resolve o problema da segurança pública. O desembargador Edison Aparecido Brandão, do Tribunal de Justiça de São Paulo, como registramos, o chamou de desinformado ao tratar do número de presidiários no País.
Jungmann respondeu da seguinte forma:
“Senhor desembargador, abro minhas fontes sobre a população carcerária no Brasil. Elas são duas: o Departamento Penitenciário Nacional, que registra 726 mil apenados para 368 mil vagas; e o Conselho Nacional de Justiça, que registra 602 mil apenados (sem contar São Paulo e Rio Grande do Sul, números ainda não fechados).
Que o ‘informado’ senhor desembargador abra as suas fontes ou revele sua ignorância travestida de pretenso conhecimento…”
A equipe de Sachsida na Secretaria de Política Econômica
31.12.18 15:45
Por Claudio Dantas
Adolfo Sachsida contou a O Antagonista quem serão seus assessores na Secretaria de Política Econômica.
– subsecretário de Macroeconomia: Vladimir Kuhl Teles, professor da Escola de Economia da FGV;
– subsecretário de Micreconomia – Pedro Calhman, atual subsecretário de Energia e Estudos Quantitativos da Fazenda;
– subsecretário de Economia Agrícola – Rogério Boueri Miranda, doutor em Economia do Ipea;
– subsecretário de Política Fiscal – Mário Jorge Cardozo de Mendonça, pesquisador sênior do Ipea.
Resta definir apenas o subsecretário de Direito Econômico, que deverá vir do Senado.

Novo secretário de política econômica vai elaborar ‘narrativa’ para reformas
31.12.18 15:15
Por Claudio Dantas
O Antagonista entrevistou o futuro secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida.
Além de explicar que a SPE recobrará importância como centro de formulação da política econômica, o economista ressaltou que dedicará atenção especial na elaboração de narrativas que ajudem na aprovação das reformas.
“Como centro de formulação da política econômica do governo, a SPE será também a grande responsável pelas narrativas do governo. Não podemos só enviar ao Congresso uma reforma previdenciária e esperar que ela seja imediatamente compreendida pelos parlamentares e pela sociedade. Vamos preparar estudos que fundamentem as propostas, mostrando que práticas dão certo mundo afora. Colocar isso em linguagem acessível, com muita evidência técnica, empírica. Chega de achismos!”
Ele revelou que criará uma Subsecretaria de Direito Econômico, com coordenações responsáveis pela interlocução com o Legislativo e com o Judiciário.
“É fundamental evitar a judicialização das propostas de modernização do Estado brasileiro. Isso só é possível com a construção conjunta, um diálogo contínuo com representantes do Parlamento e do Judiciário. Queremos nos antecipar a eventuais demandas contrárias.”

“Se a facada não foi suficiente para matar Bolsonaro…”
31.12.18 10:12
A PF faz buscas contra o grupo Maldição Ancestral.
Em seu site, os delinquentes falaram em explodir bombas durante a posse de Jair Bolsonaro:
“Se a facada não foi suficiente para matar Bolsonaro, talvez ele venha a ter mais surpresas em algum outro momento, já que não somos os únicos a querer a sua cabeça (…).
Dia 01 de Janeiro de 2019 haverá aqui em Brasília a posse presidencial, e estamos em Brasília e temos armas e mais explosivos estocados”.

“Serão identificados e responsabilizados”, diz Etchegoyen sobre novas ameaças a Bolsonaro
31.12.18 15:45
O chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, disse à Rádio Gaúcha que os autores das novas ameaças a Jair Bolsonaro na posse presidencial serão encontrados.
“As pessoas que não se iludam. Ninguém passa pelo mundo cibernético sem deixar rastro. Serão identificados e responsabilizados. Não brinquemos com coisas sérias”.
Hoje, as Polícias Federal e Civil do DF fizeram operação de busca e apreensão sobre um grupo que diz ter colocado uma bomba na véspera do Natal numa igreja próxima de Brasília.
“Quem trabalha com segurança num evento desses não tem direito de achar que essa ameaça é maior ou menor. O que é feito é um processo, uma análise dos riscos. Todas as ameaças tem igual grau de importância”.

‘Snipers’ na Esplanada
31.12.18 13:33
Atiradores de elite vistoriaram, do alto dos prédios da Esplanada dos Ministérios, os lugares onde estarão posicionados na posse de Jair Bolsonaro, na manhã de domingo, mostra a Crusoé.
(...)

Manual de bombas
31.12.18 11:51
Em um dos endereços alvos da operação que mira o grupo que fez ameaças a Jair Bolsonaro, policiais encontraram um manual de como fazer bombas.

Lula acabou em 2018
31.12.18 13:30
O PT vai festejar o Ano Novo em frente à cadeia de Lula.
O evento tem um nome imponente: “Somos milhões de Lulas”.
Segundo a Folha de S. Paulo, porém, esses milhões de Lulas são, na verdade, 1.500 militantes, se todos eles comparecerem.
Por enquanto, só há 600 idiotas em Curitiba.
Lula acabou em 2018.

Bolsonaro faz ajustes em discurso de posse
31.12.18 12:30
Jair Bolsonaro passou a manhã na Granja do Torto fazendo ajustes no discurso de posse, segundo o irmão Renato – que circulou pela área externa, falou com jornalistas e posou para selfies.
Ele disse que Bolsonaro está tranquilo. 
“Está com a família, está preparando o discurso dele agora. Então, está normal, uma coisa simples. Igual à casa de vocês, não tem mistério.”

Os fantasmas do CCBB
31.12.18 12:24
Renato Naegele, ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, passou as últimas semanas rondando o CCBB, onde a equipe de transição se reuniu.
O Antagonista soube que ele queria uma vice-presidência do BB ou um cargo na Secretaria de Comunicação do novo governo.
Renato é irmão de Carlos Naegele, operador do Mensalão, e esteve envolvido em uma série de operações suspeitas quando atuou no banco.

Os voos de Onyx
31.12.18 09:36
Onyx Lorenzoni usou dinheiro público para fazer a campanha de Jair Bolsonaro.
Segundo a Folha de S. Paulo, ele pediu o reembolso de mais de 70 bilhetes aéreos para Rio de Janeiro e São Paulo, somando 100 mil reais.
Ele usou dinheiro público também para visitar Jair Bolsonaro em Juiz de Fora, depois da facada.
Onyx Lorenzoni vai acabar tatuando o corpo todo.

Onyx: “Eu não tenho que me defender”
31.12.18 11:58
Onyx Lorenzoni usou dinheiro público para fazer campanha para Jair Bolsonaro.
Em entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, o futuro ministro-chefe da Casa Civil confirmou as informações da Folha de S. Paulo e disse o seguinte:
“Eu não tenho que me defender de nada. Está tudo dentro, rigorosamente, dentro da legislação da Câmara dos Deputados. Enquanto congressista e deputado, eu tenho a prerrogativa e direito de andar no lugar do Brasil que eu quiser e eu estava ajudando a construir o que, hoje, nós estamos vivendo: a transição de um novo futuro para o nosso País.”
E mais:
“Bem-vindos ao terceiro turno. Mas a gente não se assusta, porque sabemos que estamos com a verdade. Eu tenho tranquilidade absoluta.”

Mourão critica sabatina de ministros do STF
31.12.18 11:38
Em entrevista ao site jurídico Jota, o general Hamilton Mourão disse que o STF tem ministros que não teria condições de ocupar a função que exercem.
Segundo ele, os senadores não sabatinam de forma eficiente os nomes indicados pelo presidente da República.

Oposição ferrenha
31.12.18 10:36
“Os aliados de Jair Bolsonaro calculam que a oposição ao novo governo pode chegar a 157 deputados”, diz a Folha de S. Paulo.
“Desses, 70 parlamentares estariam no que tem sido chamado de ‘oposição ferrenha’, composta por PT, PC do B e PSOL”.
O chefão do PT está na cadeia. E o PC do B teve de se fundir com outro partido para evitar o desaparecimento.
A oposição ferrenha não será tão ferrenha assim.

A boquinha de Marun
31.12.18 09:36
Itaipu binacional é o paraíso das boquinhas.
Dilma Rousseff nomeou João Vaccari Neto, Jacques Wagner e Roberto Amaral para cargos da usina hidrelétrica situada na fronteira entre Brasil e Paraguai, da qual até Gleisi Hoffmann já foi diretora, de 2003 a 2006.
O salário dos conselheiros era de R$ 20,8 mil. Vaccari, por exemplo, recebia esse valor mensalmente para aparecer a seis reuniões por ano.
Agora, no último dia de governo, como registramos, Michel Temer exonerou Carlos Marun do cargo de ministro da Secretaria de Governo e o nomeou para o Conselho de Itaipu.
Amigo é coisa para se guardar em empresa estatal.

Bolsonaro promete combater “lixo marxista” nas escolas
31.12.18 08:49
Jair Bolsonaro se comprometeu mais uma vez a combater o “lixo marxista” das escolas:
Uma das metas para tirarmos o Brasil das piores posições nos rankings de educação do mundo é combater o lixo marxista que se instalou nas instituições de ensino.
Junto com o Ministro de Educação e outros envolvidos vamos evoluir em formar cidadãos e não mais militantes políticos.”
Só se consegue fazer isso oferecendo mais gramática e mais aritmética.

A virada de Lula
31.12.18 08:31
Lula não vai festejar a virada sozinho.
O Estadão lembra que Sérgio Cabral, Eduardo Cunha, João Vaccari, Aldemir Bendine e Gim Argello, todos eles condenados pela Lava Jato, vão passar o réveillon atrás das grades.

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
É só o começo de uma nova era...
Por Luiz Carlos Nemetz
Segunda-feira, 31/12/2018 às 05:37
Então o Brasil voltou a sorrir. Nada está pronto, mas já temos um ótimo começo. Há um clima de esperança e de patriotismo no ar. Não foi fácil a luta. Nem pequeno o tamanho da vitória, fruto de uma árdua batalha. Talvez a mais dura da história da República.
Os adversários vencidos não foram poucos. Nem fracos. Nem desprezíveis. Famílias se dividiram. Amizades estremeceram. Há muito por ser feito, a ser construído e reconstruído. O exercício, agora, é de paciência. O comportamento é de perseverança! O embate é de convencimento, de enfrentamento ou de defesa da vontade da maioria - nessa ordem, sem recuos ou concessões no cumprimento dos princípios. A atitude é de ativa participação, ação, atitude e firmeza.
Haverá novos confrontos. Duros. Pesados. Vai vir o cansaço, a dúvida, o desânimo, a descrença e a crítica. Mas a ordem agora é ter fé. Mas fé com obras: cada um dos nossos que construímos esse cenário, que contribuímos na construção dessa nova ordem tem um compromisso de constância, firmeza e dedicação.
O estado de alegria também exige alerta e coragem. O Brasil é uma potência. Ele é o nosso lar, a nossa casa, a nossa Pátria amada. Nossa Mãe gentil, generosa e acolhedora. Merece - e terá - o melhor! Bolsonaro é um começo.
Só um no começo de uma nova era. Estamos dando o início a uma marcha - um mero primeiro passo - indo ao encontro da nossa grandeza.
O melhor propósito para o ano novo de 2019 e para os outros que se seguirem, é amar o Brasil com Ordem e Progresso!

Modesto Carvalhosa protocola notícia-crime contra Lewandowski por abuso de autoridade 
Domingo, 30/12/2018 às 13:47
O jurista Modesto Carvalhosa protocolou notícia-crime contra o ministro do STF, Ricardo Lewandowski por abuso de autoridade.
O fato em questão foi amplamente divulgado nas redes sociais quando o advogado Cristiano Caiado de Acioli abordou Lewandowski em um voo da Gol de São Paulo à Brasília, afirmando que o Supremo Tribunal Federal é "uma vergonha". Lewandowski retrucou perguntando se Cristiano "queria ser preso". Após o pouso, Cristiano foi conduzido ilegalmente por um técnico judiciário e ficou detido das 12:30 às 19:30 na Superintendência Regional da Polícia Federal, em Brasília.
Carvalhosa rebateu a tese de desacato afirmando que não se pode cogitar qualquer infração penal ante a assertiva de que "o STF é uma vergonha":
“Não se pode conjecturar ofensa à honra subjetiva/autoestima, uma vez ser inerente à pessoa física, estando afastada a hipótese de injúria (art. 140 do Código Penal). Tampouco há que falar em difamação, por se tratar de fato indeterminado (CP, art. 139). Não há dolo de ofender uma vez presente a intenção de crítica (animus criticandi). Os mesmos motivos afastam hipótese de desacato (CP, art. 331). Logo, a conduta da vítima [Acioli] revela-se manifestamente atípica e não se poderia restringir-lhe a liberdade tal como ocorrido.”
"A Autoridade Requerida em tese comete ato tipificado de abuso de autoridade ao ordenar a prisão em flagrante e a condução coercitiva para interrogatório da Vítima por fato manifestamente atípico. A Vítima não poderia ser presa pelo fato de exercer sua liberdade de expressão, ao externar seu sentimento crítico em relação a atuação de órgão do Estado, e liberdade de crença nos valores de um país democrático, que lhe autoriza a dirigir-se à autoridade no espaço público."
A íntegra da notícia-crime pode ser lida AQUI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA