PRIMEIRA EDIÇÃO DE SÁBADO, 06 DE OUTUBRO DE 2018

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
SÁBADO, 06 DE JUNHO DE 2018

Os milhões de seguidores de Jair Bolsonaro nas redes sociais ajudam a explicar seu amplo favoritismo em relação ao candidato petista Fernando Haddad. No Facebook, maior rede social do mundo, por exemplo, Haddad tem 700 mil seguidores na sua página oficial, enquanto Bolsonaro tem dez vezes mais: 7,2 milhões. A diferença se repete nas demais redes sociais. Bolsonaro humilha até Lula, o petista mais popular, que tem só metade dos seus seguidores no Facebook.

No Instagram, a rede social mais popular entre os jovens, Haddad tem 415 mil seguidores. Bolsonaro, 3,8 milhões.

No Twitter, a rede social predileta de viciados em notícias, Bolsonaro tem 1,6 milhão de seguidores. Haddad, menos da metade: 710 mil.

No YouTube, “TV aberta” do público jovem, Bolsonaro tem 1,3 milhão de assinantes. Haddad tem apenas 2.195 e o PT, raquíticos 41 mil.

A fuga da militância, envergonhada com escândalos, está clara: só um terço dos 2,1 milhões de filiados ao PT seguem Haddad no Facebook.

Na campanha deste ano, ex-ministros que se aproveitaram dos cargos para viabilizar os respectivos projetos eleitorais, esconderam dos eleitores sua ligação ao presidente Michel Temer. A ingratidão é a marca da maioria das campanhas de 18 ex-ministros, começar pelo candidato a presidente Henrique Meirelles, que chegou a dizer, sem ruborizar, não ser o candidato de Temer, que na verdade o escolheu.

No Pará, o ex-ministro da Integração Hélder Barbalho (MDB) chegou a dizer que não citava Temer porque “não preciso de padrinho politico”.

O ex-ministro dos Transportes Maurício Quintella usa como vitrine as várias obras federais em Alagoas, mas ignorou Temer na campanha.

Até Romero Jucá, ex-ministro de Planejamento, fingiu rompimento e saiu da liderança do governo para falar mal de Temer na campanha.

Este domingo é o dia em que o cidadão será juiz, negando voto àquele enrolado em safadezas, que responde a dois ou três ou a 13 processos por corrução, e que tenta se reeleger apenas para continuar a roubar.

Este sábado é aquele dia fatídico, véspera da eleição, em que a visita da Polícia Federal a qualquer comitê de candidatura majoritária do País é garantia de apreensão de milhões e milhões em dinheiro vivo.

Vídeo de Manuela D’Ávila, vice de Haddad, conclama a militância a sair às ruas agir com “amor e com a nossa hipocri…”. A confissão viralizou sob a legenda “Quando a língua é mais rápida que o cérebro”.

A Lava Jato já instaurou quase 2.500 procedimentos investigatórios, que renderam 215 condenações de 140 pessoas diferentes envolvidas na roubalheira dos governos do PT. Apesar disso, a Lava Jato foi ignorada por Alckmin, Haddad (claro), Ciro, Marina, Meirelles…

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) acabou nesta sexta (5) com a insólita candidatura de Delcídio do Amaral ao Senado, no Mato Grosso do Sul, que chegou a ser preso na Lava Jato.

Pesquisa Paraná revela aumento do voto feminino em Jair Bolsonaro (PSL). O candidato do PSL tem 28,4% contra 22,2% de Haddad (PT). No geral, são 34,9% contra 21,8%. Registro no TSE: BR-08437/18.

… a qualidade dos candidatos, este ano, tem feito muita gente substituir a “lei seca” por uma “lei molhada” para votar.

NO DIÁRIO DO PODER
INTOLERÂNCIA 
Professor preso na Bahia após atropelar pessoas comprando camisas de Bolsonaro 
Suspeito dá aulas de Ciência Política em universidade baiana 
Da Redação 
Sexta-feira, 05/10/2018 às 23:22 | Atualizado às 23:33 
Um professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Nelson Eugênio Pinheiro Montenegro, foi preso em Salvador, nesta sexta-feira (5), acusado de atropelar um camelô e pessoas que compravam camisetas do candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL). Segundo informações do repórter Marcelo Castro, da TV Record, o crime aconteceu na orla de Stella Maris, na capital baiana.
Nelson se formou em Ciência Política pela Universidade de Brasília (1998), tem mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente dá aulas sobre Estudos Legislativos, Comportamento Eleitoral e Políticas Públicas. Policiais da 15ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foi a responsável por realizar a prisão do professor, quando ele tentava fugir. Em seguida, Nelson foi encaminhado à 12ª Delegacia Territorial de Itapuã, onde foi lavrado o flagrante. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das pessoas atropeladas.

PRESIDENCIAIS
Conselheiro de Alckmin, Bornhausen diz que candidatura do PSDB morreu 
Bornhausen declara morte do projeto tucano e chama Haddad de preguiçoso 
Por Cláudio Humberto 
05/10/2018 às 22:24 | Atualizado às 23:55
Um dos principais conselheiros de Geraldo Alckmin, o ex-governador e ex-senador Jorge Bornhausen, disse, em mensagem enviada a seus irmãos, que a candidatura do tucano morreu após esfaqueamento do adversário do PSL, Jair Bolsonaro.
Na mensagem, enviada a dois dias das eleições, Bornhausen diz respeitar o voto de seus dois irmãos em Bolsonaro e afirma que votará em Alckmin, embora saiba “que sua candidatura morreu com a emoção que provocou a facada no Bolsonaro”. “Pior para o Brasil”, acrescenta. Criticando a administração de Fernando Haddad – a quem chama de preguiçoso – Bornhausen afirma que não há hipótese de votar no petista, especialmente por causa de seu apoio a Lula. Sobre Bolsonaro, Bornhausen diz esperar a clareza de suas propostas.

NO BLOG DO JOSIAS
Lula sairá de 2018 consagrado ou desmoralizado
Por Josias de Souza
Sábado, 06/10/2018 05:34
Seja qual for o resultado das eleições, a reconstituição da História passará pela cadeia. Se Fernando Haddad for eleito, Lula terá feito a campanha mais espetacular desde a chegada das caravelas, elegendo o inacreditável. Se Jair Bolsonaro vencer, Lula descerá ao verbete da enciclopédia como um manipulador fracassado que elegeu com sua taxa de rejeição um presidente da República inimaginável.
Lula chega à beira da urna em posição constrangedora. Realiza um derradeiro esforço para evitar um fiasco: a vitória de Bolsonaro no primeiro turno. Expediu mais uma de suas correspondências do cárcere. Endereçou-a ''ao meu querido povo brasileiro”. Anotou: “Dia 06 de outubro é meu aniversário oficial. Espero ganhar de presente no dia 07 de outubro o voto do povo brasileiro no Haddad para presidente. Haddad é 13. Haddad é Lula. Um grande abraço do Lula. Sem medo de ser feliz''.
Em verdade, Lula nasceu em 27 de outubro. Deve-se a menção ao dia 6 a um erro cometido na hora em que a certidão de nascimento foi lavrada. 
Com medo de que Bolsonaro o faça infeliz, Haddad apressou-se em trombetear a notícia falsa nas redes sociais nesta sexta-feira. ''Amanhã, se completam 73 anos do nascimento do maior líder brasileiro da História'', escreveu.
Haddad entrou na disputa tardiamente cantando como um tico-tico em terra que tem palmeiras e cabo eleitoral presidiário. De repente, caiu-lhe a ficha. Notou que a hospitalização não impediu que Bolsonaro voasse com o vigor de um sabiá que come o fubá do antipetismo pelas beiradas. O poste havia se programado para encerrar sua campanha em São Paulo. Na última hora, transferiu a agenda para o Nordeste. Teleguiado pelo controle remoto de Curitiba, tenta deter o avanço do capitão sobre uma cidadela do PT.
Não demora e todos saberão se Lula sairá de 2018 consagrado ou desmoralizado. Por ora, a única certeza à disposição é a seguinte: num Brasil 'empregocida', com quase 13 milhões de desempregados, a influência política da cadeia revela que o único empreendimento que prospera é a indústria da decadência.

Apreço do eleitor à democracia é doce paradoxo
Por Josias de Souza
Sexta-feira, 05/10/2018 21:18
A democracia, ensinou o velho Churchill, é o pior regime possível com exceção de todos os outros. Num instante em que o eleitor brasileiro parece empenhado em implementar as piores alternativas, o Datafolha trouxe à luz um dado alvissareiro: 69% dos eleitores consideram o regime democrático a melhor forma de governo para o País. Não se via um índice assim tão alto desde 1989.
O resultado é paradoxal, pois o mesmo Datafolha informa que continua na liderança da corrida presidencial, com índices de preferência cada vez mais vistosos, a chapa verde-oliva — na cabeça, o capitão Bolsonaro; na vice, o general Mourão. Ambos idolatram um torturador. E já defenderam intervenções militares. A boa notícia é que, mesmo entre os eleitores da chapa militar, a maioria (64%) considera a democracia o melhor regime.
Entre os eleitores do vice-líder Haddad, preposto do presidiário Lula, a opção pela democracia é ainda maior (77%). Muitos poderão dizer que a confirmação do apreço pela democracia serve apenas para demonstrar que o eleitor subverteu o brocardo. Segue a máxima segundo a qual é errando que se aprende… a errar. Mas seja como for, um erro democrático será sempre melhor do que um suposto acerto autoritário.

NO O ANTAGONISTA
No Nordeste, Bolsonaro tira votos de Ciro e Marina
Sábado, 06.10.18 07:00
Os analistas do mercado financeiro observam que o crescimento fulminante de Jair Bolsonaro no Nordeste ocorreu em detrimento de Ciro Gomes e Marina Silva, e não dos candidatos de centro-direita.
Ele ganhou também eleitores que diziam votar em branco.
Por isso mesmo, há bem pouco que o PT possa fazer para impedir uma virada nordestina.

A aposta no primeiro turno
06.10.18 06:45
O presidente de um importante instituto de pesquisas disse que, neste momento, apostaria em vitória de Jair Bolsonaro no primeiro turno.
Até quinta-feira, 04, ele praticamente descartava essa possibilidade.

O antilulismo de 2 em cada 3 eleitores
06.10.18 06:30
O antilulismo, medido em tempo real pelo Atlas Político, nunca foi tão acentuado quanto agora.
É o fator que pode decidir a disputa presidencial no primeiro turno.

Lula pede ao TRF-4 que retire delação de Palocci de ação penal
Sexta-feira, 05.10.18 22:35
A defesa de Lula entrou com habeas corpus no TRF-4 para tentar retirar o anexo 1 da delação de Antonio Palocci dos autos da ação penal que apura o pagamento de propina da Odebrecht, na forma de um terreno para o instituto do ex-presidente.
O trecho da delação foi divulgado por Sérgio Moro no início da semana.

PGR pede mais 15 dias para inquérito de Temer
05.10.18 22:07
Raquel Dodge enviou ao STF parecer recomendando a concessão de mais 15 dias para a Polícia Federal concluir o inquérito dos portos, que tem como alvo Michel Temer.
O pedido de prorrogação partiu da defesa de Temer, que considera importante ouvir o depoimento do ex-ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, que comandava a pasta na época dos fatos apurados.

'Sextou' para Gilmar
05.10.18 16:12
Em mais um capítulo da série “Gilmar Mendes manda soltar”, o ministro do STF acaba de revogar as prisões dos oito acusados na Operação Integração, entre eles Pepe Richa, o irmão do tucano Beto Richa.
Na operação, a força-tarefa da Lava Jato investiga irregularidades nas rodovias pedagiadas do Paraná.
Clique AQUI para ler o pedido dos advogados de Pepe Richa e, logo depois, a decisão de Gilmar.

LAVA JATO: PRECISAMOS FALAR SOBRE GILMAR MENDES
05.10.18 21:10
A força-tarefa do MPF em Curitiba soltou uma dura nota sobre a decisão de Gilmar Mendes de livrar Pepe Richa e demais presos da Operação Integração.
“A Lava Jato chama a atenção para a necessidade de a sociedade discutir com seriedade os excessos praticados pelo ministro Gilmar Mendes e expressa sua confiança de que o Supremo Tribunal Federal reverterá esta teratológica decisão”, dizem os procuradores.
Leiam a íntegra:
“Em relação à decisão de soltura de oito investigados presos na Operação Integração II proferida nesta sexta-feira, 5 de outubro, a força-tarefa Lava Jato do Ministério Público Federal no Paraná (MPF/PR) repudia a decisão proferida pelo ministro Gilmar Mendes, que:
1) Apoderou-se da jurisdição do ministro que seria o juiz natural competente por livre distribuição e sorteio. A decisão foi proferida mediante direcionamento do pedido ao ministro Gilmar, em processo que não diz respeito ao preso, José Richa Filho, irmão do ex-governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), ou aos demais investigados, e não diz respeito a prisões temporárias ou preventivas, sem qualquer identidade subjetiva ou objetiva que justificasse tal direcionamento. O argumento de que o juiz de Curitiba determinou prisões para burlar a vedação da condução coercitiva não tem qualquer sustentação na realidade. As medidas foram decretadas com base na presença concreta dos pressupostos das prisões temporária e preventiva;
2) Apoderou-se da jurisdição do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que seria a instância competente para julgar recurso ou habeas corpus contra a prisão;
3) Desrespeitou princípios básicos do devido processo legal, como a colegialidade, o descabimento da supressão de instância e o juiz natural, que visam justamente a impedir a escolha casuística de magistrados;
4) Desconsiderou a existência de evidências claras de corrupção sistêmica nos pedágios do governo do Paraná, vigente há mais de 19 anos e que importou no pagamento de dezenas de milhões de reais em propinas para majorar preços e suprimir obras necessárias, o que acarretou inúmeros acidentes e mortes;
5) Fechou os olhos para as razões da sua suspeição apresentadas pelo Ministério Público do Paraná e para os fundamentos da inadequação da decisão exarada apresentados pela Procuradoria-Geral da República, diante de decisão idêntica proferida no bojo da Operação Rádio Patrulha. Tais razões e fundamentos se aplicam a este caso e se somam a inúmeras declarações proferidas pelo Ministro contra a Lava Jato ao longo dos dois últimos anos, que reforçam sua suspeição.
Nesse contexto, a força-tarefa da Lava Jato chama a atenção para a necessidade de a sociedade discutir com seriedade os excessos praticados pelo ministro Gilmar Mendes e expressa sua confiança de que o Supremo Tribunal Federal reverterá esta teratológica decisão.”

Senador pode ser preso na semana que vem
05.10.18 19:20
O TSE informou ao STF ontem à noite que manteve a rejeição do registro de candidatura de Acir Gurgacz ao governo de Rondônia, registra o G1
Com isso, a expectativa é que uma ordem de prisão contra o senador do PDT de Rondônia seja expedida na semana que vem, depois das eleições.
Gurgacz foi condenado pelo Supremo em fevereiro, sob a acusação de obter mediante fraude financiamento no Banco da Amazônia para renovar a frota de ônibus de sua empresa, a Eucatur.
Em setembro, a Primeira Turma do Tribunal determinou o início do cumprimento da pena imposta ao senador – de quatro anos e seis meses, por crimes contra o sistema financeiro.

Desembargador solta aliado de Marconi Perillo
05.10.18 18:56
O desembargador Cândido Ribeiro também 'sextou' e resolveu soltar Jayme Rincón, preso na Operação Cash Delivery. Ele é aliado de Marconi Perillo e coordenador da campanha do tucano José Elinton.

“A onda Bolsonaro em redutos lulistas é um fato”
05.10.18 17:47
Por Diego Amorim
O deputado federal Guilherme Coelho, do PSDB de Pernambuco, disse a O Antagonista que rodou 16 municípios do estado nos últimos dias e pode atestar que “a onda Bolsonaro em redutos lulistas é um fato”.
“É uma onda forte. E, veja bem, muita gente não divulga voto ainda, principalmente aqui na região Nordeste. Porque como o camarada foi petista a vida toda, ele tem até vergonha de dizer que não é mais. Mas você nota que, de fato, existe uma onda Bolsonaro. É fato, é incontestável.”
O parlamentar acredita, inclusive, que a tal onda pode varrer também na reta final destas eleições candidatos da esquerda ao governo e ao Senado que aparecem bem nas pesquisas.
No próximo domingo, Coelho votará em Geraldo Alckmin.

Justiça condena filho de Cabral por ‘carteiradas’
05.10.18 17:27
O juiz Ricardo Levy Martins, da 11.ª Vara Federal do Rio de Janeiro, condenou o deputado Marco Antônio Cabral à perda da função pública, proibição de contratar com a administração pública por três anos e multa de R$ 337 mil, relata Fausto Macedo.
Marco Antônio, filho de Sérgio Cabral – preso e condenado a mais de 180 anos de prisão pela Lava Jato –, foi alvo de ação de improbidade administrativa movida pelo MPF no Rio.
Segundo a denúncia, Marco Antônio usou sua carteira de deputado federal por 23 vezes para entrar em Bangu 8, onde seu pai está, em dias e horários proibidos para visitação.
Em onze dessas visitas irregulares, diz o MPF, “o deputado [nem] sequer estava exercendo o mandato parlamentar, porque à época atuava como secretário estadual de Esporte e Lazer”.
O juiz acolheu a afirmação do MPF de que as visitas ao ex-governador “não tinham qualquer relação com o exercício do mandato de deputado e que representaram grave violação às regras de visitação das unidades prisionais do Estado do Rio”.
A defesa de Marco Antônio nega que ele tenha cometido ato de improbidade e diz que vai “ingressar com uma ação contra o MPF pela divulgação extraoficial de um ato que não é do Ministério Público”.

O jornalismo político subiu no monte
05.10.18 17:08
No início da campanha, analistas de grandes jornais diziam que Cabo Daciolo tiraria muitos votos de Jair Bolsonaro.
O jornalismo político subiu no monte.

Haddad é campeão de rejeição no Sul, Sudeste e Centro-Oeste
05.10.18 16:56
Outro desdobramento da pesquisa Datafolha de ontem mostra que Fernando Haddad é o campeão de rejeição nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, registra a Folha.
O Centro-Oeste é hoje a região que mais rejeita o poste de Lula – 48%, quatro pontos percentuais a mais que na pesquisa anterior.
No Sul, a rejeição a Haddad é de 46%, dez pontos acima da de Bolsonaro. No Sudeste, 47% dizem que não votam no petista de jeito nenhum, ante 40% que rejeitam o deputado.
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA