Pular para o conteúdo principal

TERCEIRA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 06 DE SETEMBRO DE 2018

NO O ANTAGONISTA
URGENTE: BOLSONARO É ESFAQUEADO
Quinta-feira, 06.09.18 16:14
Jair Bolsonaro foi esfaqueado durante comício em Juiz de Fora.
(...)
Bolsonaro tomou uma facada agora em Juiz de Fora. 

Bolsonaro passa bem após levar facada no abdômen, diz seu filho Flávio
06.09.18 16:12
Jair Bolsonaro levou uma “estocada de faca no abdômen” durante evento de campanha nas ruas de Juiz de Fora, em Minas Gerais, mas passa bem, informou seu filho Flávio a O Antagonista.
Ele também disse que a perfuração foi superficial, não atingiu nenhum órgão; que seu pai está em observação em hospital da cidade; e que o homem que o esfaqueou foi preso.

Quem cuida da segurança de Bolsonaro?
06.09.18 16:15
Antes do incidente, Jair Bolsonaro havia sido questionado em Juiz de Fora sobre de quem é a responsabilidade por sua integridade.
O candidato do PSL respondeu, segundo registro do jornal local Tribuna de Minas:
“É a Polícia Federal que está acompanhando todos os candidatos. São policiais federais voluntários, assim como vocês, que não integram força de segurança, mas, como civis, vieram aqui nos apoiar.”
A PF informou ao site mineiro que é, sim, uma das responsáveis pela segurança do presidenciável, mas ponderou que não há agentes voluntários no serviço. A legislação brasileira garante proteção policial de candidatos com registro no TSE durante atos de campanha.

TRF-4 nega pedido de Gleisi para ser ‘advogada eleitoral’ de Lula
06.09.18 15:46
O TRF-4 negou o mandado de segurança impetrado por Gleisi Hoffmann para atuar como advogada de Lula na Justiça Eleitoral.
Era uma estratégia da presidente do PT para continuar frequentando livremente a carceragem da Polícia Federal em Curitiba.
Segundo o juiz federal Nivaldo Brunoni, não há urgência para o deferimento liminar do pedido.
“O executado [Lula] tem representação nos autos e ainda que o objetivo seja a outorga de poderes para atuação perante a Justiça Eleitoral, não há risco de perecimento do direito e não foi indicado ato urgente a ser realizado.”
A decisão é válida até o julgamento do mérito pela 8ª Turma da Corte, sem data marcada.

Haddad terá última conversa com Lula
06.09.18 15:56
Fernando Haddad terá uma última conversa com Lula na segunda-feira, 10, antes do anúncio sobre a efetivação de sua candidatura na terça-feira.
A informação é do Broadcast do Estadão.

Lula cita ONU para escapar da multa de 31,1 milhões por corrupção no triplex
06.09.18 14:57
A defesa de Lula recorreu hoje da decisão da juíza Carolina Lebbos, da Vara de Execução Penal, que deu prazo de 15 dias para que o ex-presidente pague RS 31,1 milhões, a título de multa, reparação de dano e custas processuais decorrentes da condenação no caso do triplex.
No recurso, os advogados do condenado alegam que a decisão de Lebbos “desafia” a manifestação dos tais peritos do Comitê de Direitos Humanos da ONU.
Pelo visto, a ONU virou a tábua de salvação do petista.

Celso de Mello vai julgar recurso de Lula assinado por ex-assessora?
06.09.18 15:28
A advogada Maria Claudia Bucchianeri assina o terceiro recurso de Lula, que chegou ontem ao gabinete de Celso de Mello.
O Jota lembra que Bucchianeri foi assessora do decano, que se declarou suspeito para julgar casos da advogada em ocasiões anteriores.

Triplex de Lula no STJ
06.09.18 14:21
O processo do triplex chegou ao STJ.
Segundo o UOL, isso “pode dar ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma chance de suspender sua inelegibilidade, declarada pelo TSE na última sexta-feira, e até mesmo de ser absolvido da condenação imposta a ele na Lava Jato”.
Balela.
O STJ vai confirmar a pena imposta por Sergio Moro e aumentada pelo TRF-4. Depois disso, só uma anistia poderá tirar Lula da cadeia.

Ibope: Ciro sobe 6 pontos no Nordeste, Bolsonaro 2; Marina cai 4
06.09.18 12:56
Ciro Gomes subiu de 14% para 20% em intenções de voto no Nordeste, segundo o Ibope.
Jair Bolsonaro oscilou 2 pontos para cima na região: de 13% para 15%.
Geraldo Alckmin subiu de 4% para 8% e empatou com Fernando Haddad, que subiu de 5% para 8%.
Marina Silva caiu 4 pontos: de 17% para 13%.
Ciro, pelo visto, começou a atropelar Marina no Nordeste, mas resta saber se Haddad, uma vez assumida a cabeça de chapa, será capaz de reaver deles para o PT os votos de Lula.

“Deve ser isso aí que o Ibope está vendendo”
06.09.18 15:11
Jair Bolsonaro desconfia do Ibope.
Ele disse, segundo o Estadão:
“Não consigo entender. Como é que o Ibope diz que eu aumentei dois pontos, mas a rejeição aumentou também? Se eu passar para 30% das intenções de voto, a minha rejeição vai ser 110%. Deve ser isso aí que o Ibope está vendendo. No Brasil, se desconfia de tudo e com razão. Por que vamos confiar em institutos de pesquisa?”

TSE aceita registro de Bolsonaro
06.09.18 11:15
O TSE aceitou o registro de Jair Bolsonaro, embora ele seja réu no STF.
A decisão foi unânime.

Investidores retiram 9,8 bilhões de reais do Brasil
06.09.18 10:40
O desconforto dos investidores com o processo eleitoral e a turbulência que atingiu os países emergentes provocou a retirada de US$ 9,8 bilhões da economia brasileira em agosto, registra o Estadão.
A reportagem acrescenta que o resultado negativo da conta financeira – que inclui investimentos estrangeiros diretos e em carteira, remessas de lucro e pagamentos de juros, entre outras operações – é o maior desde março, quando US$ 10,5 bilhões deixaram o Brasil, depois que o governo de Michel Temer engavetou a reforma da Previdência.

“Militares aceitariam, passivamente, subordinação a Lula?”
06.09.18 10:32
Augusto Heleno voltou a comentar sobre como os militares reagiriam a um novo governo Lula.
Vejam a nota que o general distribuiu a jornalistas:
“Para reflexão dos juristas, advogados, petistas e assemelhados.
Nas escolas frequentadas por oficiais e graduados das Forças Armadas Brasileiras, não ‘colar’ é um dos preceitos do código de honra dos alunos. Na maioria delas, as provas são feitas sem fiscalização e os próprios alunos zelam pelo cumprimento desse postulado. Uso de meios ilícitos resulta em desligamento da escola e, portanto, fim de carreira.
Será que esses mesmos militares aceitariam, passivamente, a subordinação a um comandante supremo condenado por corrupção e lavagem de dinheiro?”


NO BLOG DO NOBLAT
Vinte e cinco dias de agonia
Fernando Haddad terá pouco mais de três semanas e nove ou dez programas na TV para operar o milagre da transferência de votos
Por Helena Chagas (*)
Quinta-feira, 06 de setembro 2018, 14h02
Serão 25 dias de campanha, a mais curta de que se tem notícia para um candidato à presidência da República conquistar o número de votos suficiente para chegar ao segundo turno. Do momento em que for oficializado como substituto de Lula na cabeça da chapa do PT, provavelmente no dia 11, até a eleição, Fernando Haddad terá pouco mais de três semanas e nove ou dez programas na TV para operar o milagre da transferência de votos.
Não há brasileiro, do cidadão que observa de longe a cena, ao mais bem informado e preparado especialista em pesquisas eleitorais, capaz hoje de dizer se ele conseguirá ou não. Tem condições objetivas – matemáticas e políticas - para isso, e quanto maior for o índice de Lula nas pesquisas no dia da passagem do bastão, mais previsível será a transferência de votos suficientes para chegar ao segundo turno.
A concretização desse projeto, porém, está em mãos humanas e submetida aos desígnios do imponderável. Vai depender também do comportamento de Haddad, de seus adversários e do eleitor. Exposto, o ex-prefeito de São Paulo terá que agradar no discurso e na imagem, e ter capacidade de convencer. Sem isso, a profecia da transferência de votos não se realiza.
Além da responsabilidade de ocupar o lugar de Lula sem ser Lula – e sem tentar ser -, Haddad será o saco de pancadas da temporada, unindo contra si os adversários e boa parte da mídia. Em sabatinas, entrevistas e debates, não poderá cometer erros, pois sabe-se de antemão que cada um deles será maximizado e exibido com lupa.
Em cada esquina haverá um adversário trabalhando para ficar com seus votos. Numa campanha agressiva – e muito bem feita – capaz de derrubar sua imagem de picolé de chuchu, Geraldo Alckmin pode voltar para Haddad suas baterias, se chegar à conclusão de que não terá conseguido desconstruir Jair Bolsonaro. Vai passar então a disputar a segunda vaga do segundo turno com o petista.
É também o caso de Ciro Gomes e Marina Silva, que abocanham fatias do eleitorado lulista no quadro em que Haddad não aparece explicitamente como candidato de Lula. Marina até hoje é quem mais se beneficia nas pesquisas com esse cenário.
Mas Ciro parece estar trabalhando mais animadamente para abocanhar esses votos. Nos últimos dias, acionou a metralhadora giratória em todas as direções, sobretudo a do PT. Em seu novo discurso, define-se como adversário do partido, embora assuma seu lado “mortadela”. Pode convencer o eleitor de que tem condições de levar adiante um projeto quase-petista de governo.
A única certeza dessa reta final de campanha é que ela será disputada palmo a palmo, em meio à incerteza e a grandes doses de emoção. É bem possível que, até o dia da eleição, não fique claro quem vai ao segundo turno.
Como costuma acontecer nesses casos, a campanha, que já começou quente com peças agressivas na TV e um festival de ações na Justiça Eleitoral, tende a esquentar mais ainda. Serão 25 dias de carnificina.
(*) Helena Chagas é jornalista desde 1983. Exerceu funções de repórter, colunista e direção em O Globo, Estado de S.Paulo, SBT e TV Brasil. Foi ministra chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (2011-2014). Hoje é consultora de comunicação.


NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
Grazziotin entra na onda do comício sem plateia em lugar cheio de gente
A senadora do PCdoB do Amazonas conseguiu reunir menos curiosos que Lindberg e Collor
Por Branca Nunes
Quinta-feira, 6 set 2018, 15h25
Provavelmente animada com o desempenho de Lindberg Farias e Fernando Collor, a senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, entrou na onda do comício sem plateia em lugar cheio de gente. Em cima de um palanque improvisado armado na caçamba de uma Saveiro, a candidata à reeleição conseguiu reunir ainda menos curiosos que os dois colegas. Ninguém parou para ouvi-la. O tamanho da plateia informa que o Senado perderá uma trinca cuja ausência preenche uma lacuna.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...