PRIMEIRA EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 18 DE SETEMBRO DE 2018

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
TERÇA-FEIRA, 18 DE SETEMBRO DE 2018

Apesar de ser a campanha mais curta da História, o período eleitoral teve grande impacto na redução do índice de eleitores indecisos, votos brancos ou nulos nas pesquisas. Segundo dados mais recentes do Ibope, Datafolha e Paraná Pesquisa e levantamentos anteriores à campanha, a queda no número de indecisos foi, em média, de 35%. Quem mais lucrou com a queda de indecisos foi Jair Bolsonaro (PSL).

Segundo Murilo Hidalgo, diretor do Paraná Pesquisas, o eleitor está adotando o voto útil já no 1º turno. “Indecisos podem cair a 10%”, diz.

O ministro Moreira Franco (Minas e Energia) causou estupefação ao almoçar nesta segunda (17) com os donos do grupo Cosan, um dos que mais se beneficiaram da política que favoreceu a formação de cartel na distribuição de combustíveis. Mas reafirmou posição sobre o tema, segundo ele “clara” desde que foi secretário-geral da Presidência da República. Moreira lembrou inclusive que mobilizou o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contra a ação dos cartéis.

Até parece combinado: a campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) para presidente não incomoda o PT, deixando de lembrar as ladroagens descobertas pela Lava Jato, enquanto ajuda a tirar votos de Bolsonaro.

Segundo levantamento do banco BTG Pactual/FSB (registro no TSE BR-06478/18) Jair Bolsonaro já ultrapassou a marca de 30% das intenções de voto, no cenário espontâneo. No estimulado, vai a 33%.

O pelanco de ditador da Guiné Equatorial, em poder de quem a Polícia Federal apreendeu valores e relógios que totalizam de R$68,2 milhões, é figura carimbada em hotéis de São Paulo pelas farras que promove.

Pesquisa do instituto Idea Internacional, de Estocolmo (Suécia), citada pelo TSE, mostra que 32 países se utilizaram de “partes” da tecnologia da urna eletrônica brasileira, incluindo Suíça, Canadá, Austrália e EUA.

O Esquadrão Tracajá da FAB resgatou neste sábado (15) um bebê prematuro em Conceição de Araguaia (PA). A equipe adaptou uma incubadora em um Cessna Caravan e o levou a uma UTI em Belém.

A candidata a vice-presidente na chapa de Fernando Haddad (PT) é Manuela D’Ávila (PCdoB), mas nas redes sociais da campanha petista o candidato de fato é Lula: só ele aparece nas peças publicitárias.

O Lula que presidente não sabia de nada é o mesmo que, agora presidiário, comanda a campanha do PT do xilindró?

NO DIÁRIO DO PODER
CANDIDATURA REJEITADA 
Por Davi Soares 
Segunda-feira, 17/09/2018 às 23:33 | Atualizado às 00:13
O Ministério Público Eleitoral obteve na sessão do pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) desta segunda-feira (17) o indeferimento do registro de candidatura do deputado federal Ronaldo Lessa (PDT), com base na Lei da Ficha Limpa. Na mesma sessão, o candidato a deputado estadual Jorge da Sorte (PRTB) também teve seu registro negado. Lessa é ex-governador de Alagoas e foi condenado pelo TRE, em face de calúnia eleitoral cometida na eleição de 2010 contra o então governador Teotônio Vilela Filho (PSDB). Seu pedido de registro de candidatura à reeleição para a Câmara dos Deputados foi indeferido nos termos da ação de impugnação impetrada pelo MP Eleitoral. 
A condenação do atual coordenador da bancada federal alagoana foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em razão do foro por prerrogativa de função do candidato, levou o candidato a incorrer nas limitações da Lei da Ficha Limpa. O caso envolveu o arrombamento do comitê de Lessa, que o então candidato a governador atribuiu ao seu adversário. 
A defesa alegou tratar-se de crime de menor potencial ofensivo, no entanto, por maioria de votos, cinco a um, o pleno do TRE reconheceu, por 5 a 1, que a condenação por calúnia eleitoral está entre as condenações que incorrem na Lei da Ficha Limpa, decidindo pelo indeferimento do registro da candidatura de Ronaldo Lessa, nos termos da ação de impugnação. 
“Vou recorrer e, amanhã, no Maceió Mar Hotel vou fazer uma coletiva, às nove horas”, disse Lessa, ao Diário do Poder. Antônio Jorge Gomes, conhecido por “Jorge da Sorte” (PRTB), também condenado pelo próprio TRE por uso de documento falso com fins eleitorais, teve seu registro de candidatura indeferido por unanimidade dos votos, em resposta à impugnação impetrada pelo MPE. 
Pulou fora 
Antes de o TRE julgar se aplicaria a Lei da Ficha Limpa com base em condenação criminal transitada em julgado, o candidato a deputado estadual  Dudu Holanda (PSD) desistiu da disputa e o pedido de registro de candidatura perdeu objeto, sendo arquivada a ação de impugnação. 
O caso que gerou a suspensão dos direitos políticos do parlamentar envolve a agressão brutal de Dudu contra o seu então colega vereador de Maceió  Paulo Corintho, que teve parte da orelha arrancada com uma mordida, em uma festa de natal em 2009. 
Dudu Holanda teve sua candidatura substituída pela de seu irmão, Marcos Antônio Macedo Holanda, que usará o mesmo número e nome de urna “Hollanda”. 
Outros casos 
O TRE de Alagoas levou a julgamento seis ações de impugnação a registro de candidaturas ajuizadas pelo MP Eleitoral. A primeira a ser apreciada pelo pleno do TRE foi a ação de impugnação contra Arthur Lira (PP), deputado federal candidato à reeleição. O MP Eleitoral baseou-se na Lei da Ficha Limpa, em face da condenação do candidato pelo Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas que o condenou à suspensão dos direitos políticos no caso da Operação Taturana. No entanto, a defesa de Arthur Lira alegou a existência de liminar suspendendo os efeitos da condenação do colegiado, a exemplo do que ocorreu na última semana quanto à candidatura de Cícero Almeida, também deferida pelo TRE/AL, pela mesma razão. 
O desembargador relator Pedro Augusto Mendonça de Araújo votou pelo indeferimento do registro da candidatura, nos termos da impugnação ajuizada pelo MP Eleitoral, e foi acompanhado pelo desembargador Paulo Zacarias, mas vencidos pelos demais quatro desembargadores. O julgamento referente à ação de impugnação contra pedido de candidatura de João Caldas (PSC), postulante ao cargo de deputado estadual, foi retirado de pauta, após pedido de vistas do desembargador Luiz Vasconcelos. 
Também foi julgada a ação de impugnação contra o pedido de registro de candidatura do Pastor João Luiz (PRTB), em face da Lei da Ficha Limpa tendo em vista que ele foi condenado por abuso de poder econômico, nas eleições de 2014, pelo TRE. 
A defesa alegou que, por existir Recurso Ordinário pendente de julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o efeito suspensivo impedia o reconhecimento da inelegibilidade do candidato. A tese foi reconhecida por unanimidade de votos pelo pleno do TRE, que deferiu o registro de candidatura do Pastor João Luiz. 
Uma das ações, contra o registro de candidatura de João Caldas, foi retirada de pauta por pedido de vistas e será reapresentado na sessão desta terça-feira (18). 
Também na sessão desta terça, será julgada a ação de impugnação contra o registro de candidatura do deputado federal Paulão (PT). 
Para próxima quarta-feira (19) está previsto o julgamento da ação de impugnação contra Jairzinho Lira (PRTB). 
(Com informações da Ascom do MPF em Alagoas)

SUSPENSÃO DE DIREITOS 
MP Eleitoral pede suspensão de direitos em outro processo de Garotinho 
Garotinho teve os direitos políticos suspensos em março, condenação do Tribunal Regional Federal da 2ª Região 
Da Redação 
17/09/2018 às 20:49 | Atualizado às 20:57
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) no Rio de Janeiro defendeu a suspensão dos direitos políticos do candidato a governador, Anthony Garotinho (PRP), em manifestação encaminhada hoje (17) ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ). Os procuradores eleitorais querem a execução imediata de uma condenação de Garotinho em processo por calúnia contra um juiz federal em seu blog e do qual não cabe mais recurso contra essa decisão.
Neste processo, Garotinho teve os direitos políticos suspensos em março, após condenação do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2). Com isso, o ex-governador pode ser, novamente, retirado da campanha eleitoral. Garotinho teve os direitos suspensos em outro processo no Rio de Janeiro, mas a decisão em segunda instância foi suspensa após decisão liminar tomada na noite de ontem (16) pelo ministro Og Fernandes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Neste caso, o ex-governador do Rio foi condenado em segunda instância em um caso de improbidade administrativa. 
No parecer divulgado hoje (17), a Procuradoria Regional Eleitoral do Rio discordou do recurso do candidato contra a execução da condenação definitiva no processo de calúnia contra o juiz federal. Além dessa suspensão, Garotinho foi punido com 2 anos e 8 meses de reclusão, pena já convertida em restrições de direitos como a prestação de serviço comunitário.
A Procuradoria mencionou súmula do TSE que indica que, nos processos de registro de candidatura, o juiz eleitoral pode admitir automaticamente a existência das causas de inelegibilidade e falta de condições de elegibilidade, resguardados os princípios do contraditório e da ampla defesa.
Além de se manifestar no processo do registro da candidatura de Garotinho, a PRE encaminhou à Procuradoria-Geral Eleitoral, em Brasília, um ofício com as argumentações já submetidas à análise do Tribunal Regional Eleitoral do Rio.
A defesa de Garotinho foi contatada pela Agência Brasil e disse que vai responder à manifestação da Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro. (ABr)

MANOBRA NÃO COLOU 
TSE ordena retirada de propaganda irregular do PT com Lula "Carta" de Lula excede o limite de 25% do tempo e ocupa cerca de metade da propaganda 
Da Redação 
17/09/2018 às 20:04 | Atualizado às 20:07
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ordenou a retirada do ar de propaganda do PT com carta de Lula com “apresentação” de Fernando Haddad como candidato a presidente da República. 
De acordo com o ministro Sérgio Banhos, a participação de Lula ultrapassa o limite de 25% permitidos para participação de apoiadores, apesar da manobra de usar atores para a fazer a leitura. 
“Ocorre, todavia, que, em desrespeito à legislação eleitoral, quase 50% do tempo da propaganda eleitoral restou dedicado à leitura, por terceiros, dos termos da referida carta de apoio, intitulada “Carta de Lula ao Povo Brasileiro”, disse Banhos.
O TSE ainda vai se debruçar sobre o tamanho do nome de Lula no material de campanha de Haddad. De acordo com a legislação eleitoral, o material deve trazer o nome do vice ou, no caso de senadores, dos suplentes em tamanho legível e, no mínimo, com 30% do tamanho do titular. Como não há regra explícita sobre apoiadores, a Corte vai analisar a situação. 

NO BLOG DO JOSIAS
Verba pública que bancou candidatura cenográfica de Lula não foi devolvida
Por Josias de Souza
Terça-feira, 18/09/2018 05:57
Até o momento o PT já gastou em sua campanha presidencial algo como R$ 26 milhões. Dinheiro majoritariamente público. O grosso serviu para cobrir despesas da candidatura-fantasma de Lula. E o partido trata a verba do contribuinte como pasta de dentes que deixou o tubo. Não cogita devolver. Incorporou as cifras à contabilidade da campanha do substituto Fernando Haddad. E espera que tudo fique por isso mesmo.
Todos no PT — do porteiro aos dirigentes — sabiam que Lula seria proibido de disputar o Planalto. O partido estava tão ciente de que a Justiça Eleitoral barraria o seu ficha-suja que enfiou na chapa um candidato-laranja: Fernando Haddad. A insistência de Lula em prolongar a polêmica sobre sua falsa candidatura teve o propósito de ludibriar o eleitor.
Sob instruções de Lula, mobilizou-se uma infantaria de advogados para esticar um processo sabidamente inviável. Por quê? A polêmica dava contornos emocionais ao caso, preparando o ambiente para a transferência de votos de Lula para Haddad. As pesquisas sinalizam que o cambalacho pode ser um sucesso.
Se nada for feito, o PT terá atingido o ápice da malandragem perfeita: retirou do bolso do eleitor o dinheiro usado para ludibriar o mesmo eleitor. É como se a verba pública, nas mãos do petismo, fosse dinheiro gratuito.

Banquete de Maduro em Istambul revolta venezuelanos, sob forte racionamento
Por Josias de Souza
18/09/2018 04:18
Ao retornar de uma viagem à China, encerrada no domingo passado, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez escala em Istambul. Ao lado de sua mulher, Cilia Flores, foi filmado desfrutando farta refeição no restaurante caro e badalado do chef turco Nusret Gökçe, conhecido como Salt Bae. 
Divulgadas nas redes sociais, as imagens causaram indignação entre os venezuelanos, submetidos ao flagelo da desnutrição, potencializado por um racionamento alimentar implacável.
Conhecido pelas coreografias que executa ao cortar as peças de carne que serve em sua casa de repastos, Salt Bae proporcionou ao casal Maduro um atendimento personalizado. “Isso é uma vez na vida!”, disse o mandachuva venezuelano, enquanto degustava fatias de uma carne suculenta indisponível nos açougues e supermercados da Venezuela. O próprio chef pendurou as imagens no Instagram e no Twitter. A coisa bombou. Os comentários exalavam indignação. Apagaram-se as cenas. Mas era tarde. Elas já haviam ganhado a Web.
Não bastasse o banquete, Maduro deixou-se filmar sorvendo um charuto cubano, retirado de uma caixa que tinha o seu nome gravado numa placa dourada. 
Enquanto soltava baforadas de fumaça, o gestor da falência venezuelana observava, junto com a mulher, camisetas presenteadas pelo anfitrião. As imagens também mostram que o restaurante estava sob a proteção de guardas com o distintivo da polícia turca. Alguns ostentavam armamento pesado.
Um detalhe injetou ironia nas cenas: Maduro viajara ao exterior com o pires na mão, atrás de financiamentos que atenuem a falência do Estado venezuelano. Antes da China, visitara a Rússia. Retornou a Caracas nesta segunda-feira. 
Ao desembarcar, comentou sua experiência gastronômica. Enviou saudações ao cozinheiro Nusret Gökçe. “Ele nos atendeu pessoalmente, estivemos conversando, desfrutando com ele. Um homem muito simpático, ama a Venezuela.”
A fome, como se sabe, é o mais antigo dos hábitos humanos. Se Deus tivesse que aparecer para os venezuelanos famintos, não ousaria aparecer em outra forma que não fosse a de um prato de comida. Mas a situação na Venezuela é tão diabólica que a comida só aparece nos pratos daquelas que a fizeram sumir.

Toffoli confunde realidade e lenda em entrevista
Por Josias de Souza
Segunda-feira, 17/09/2018 21:17
Dias Toffoli, o novo presidente do Supremo, disse que o Tribunal sempre deu suporte à Lava Jato. Qualquer afirmação em contrário é “lenda urbana”, ele declarou em entrevista. 
Sobre a hipótese de fraude nas urnas eletrônicas, levantada por Jair Bolsonaro, Toffoli ironizou: “Tem gente que acredita em saci-pererê”. De fato, não há razões para suspeitar das urnas. Mas a aversão de parte do Supremo à Lava Jato não é uma lenda. Ao contrário do saci, as togas que pulam contra a operação tem duas pernas.
Antes de assumir a presidência, Toffoli era membro da Segunda Turma do Supremo. Num colegiado de cinco ministros, ele compôs uma maioria com Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. A pretexto de preservar garantias individuais, o trio especializou-se em esvaziar celas e desmembrar inquéritos.
Na semana passada, com os dois pés no chão, Toffoli enviou da mesa de Sérgio Moro para a Justiça Eleitoral a ação penal contra o ex-ministro petista Guido Mantega e o casal do marketing, João Santana e Mônica Moura. 
O caso envolve a troca de medidas provisórias por propina de R$ 50 milhões da Odebrecht. O entendimento sustentado por Toffoli, que resume tudo a uma grande encrenca eleitoral, interessa a todos os delinquentes que desejam converter corrupção e lavagem de dinheiro numa lenda de caixa dois.

Pesquisa reforça a polarização hospital X cadeia
Por Josias de Souza
17/09/2018 16:24
Faltam 20 dias para o desfecho do primeiro turno da eleição presidencial. E são cada vez mais fortes os sinais de que o segundo turno pode ser extremista. De um lado, Bolsonaro. Do outro, Haddad. Pesquisa CNT/MDA atribui ao capitão 28,2% das intenções de voto. E acomoda o “poste” petista numa sólida segunda posição, com 17,6%, muito à frente de Ciro (10,8%), Alckmin (6,1%) e Marina (4,1%). Esboça-se uma polarização sui generis: Hospital X Cadeia.
Numa divisão grosseira, o eleitorado trincou em três pedaços. Um odeia o PT, tem ojeriza a Lula, e encontrou no ultra-conservadorismo de Bolsonaro a melhor tradução para sua raiva. Outro lembra com saudade do governo Lula, fecha os olhos para a decomposição ética e vota em quem o presidiário indicar. Um terceiro naco, no centro, pulveriza-se. Oscila entre os outros candidatos, a dúvida ou o voto em ninguém.
Suprema ironia: os dois personagens que mais movimentam o cenário eleitoral estão imobilizados. Um, hospitalizado, passa mais tempo deitado do que em pé. Comunica-se por meio de vídeos de UTI. Outro, encarcerado, teve o horizonte reduzido aos 15 m² de uma cela especial. Envia correspondências do cárcere. O risco que o País corre é o de sair da disputa presidencial dividido e, pior, agarrado a dois sinais trocados.
A turma que detesta Lula confunde populismo radical com solução. A banda que tem devoção pelo pajé do PT confunde urna com tribunal. O problema é que radicalismo não produz solução, gera mais radicalismo. E o voto, embora possa anestesiar culpas, não absolve réus. Os dois tipos de confusão têm algo em comum. Ambos costumam conduzir à decepção.

NO O ANTAGONISTA
PF na casa de Cedraz
Terça-feira, 18.09.18 07:12
A PF está revistando o apartamento e o escritório de Tiago Cedraz, filho do ministro do TCU, na quarta fase da Registro Espúrio.
O Antagonista publicou 178 posts sobre ele, que podem ser encontrados aqui.
O G1 informa que o sócio de Tiago Cedraz, Bruno Galeano, é alvo de mandado de prisão temporária.

O grande conchavo
18.09.18 06:46
Depois de exaltar o pragmatismo de Fernando Haddad, a Folha de S. Paulo, em editorial, defendeu o conchavo entre o candidato petista e os parlamentares de PSDB, MDB e DEM:
“Na situação calamitosa de hoje, ajustes dolorosos se mostram inevitáveis — e dependerão do apoio de siglas já tachadas de golpistas.”
A imprensa é muito pragmática.

“Esse general Mourão está escalando o golpe”
18.09.18 06:19
Ciro Gomes, no Jornal da Globo, chamou mais uma vez o general Mourão de “jumento de carga”.
Ele o acusou também de estar armando um golpe.
Ele disse:
“O General Villas-Bôas me convidou a conversar lá no quartel-general, durante esse processo eleitoral, eu respondi que não achava próprio. Ele perguntou se aceitaria conversar na casa dele. Aceitei. Tivemos uma conversa muito franca em que eu, claramente, anunciei para ele que esse general Mourão está escalando o golpe no Brasil e que eu ia enfrentá-lo. E o general Mourão considera o general Villas-Bôas amigo-irmão.”

O golpe de Ciro
18.09.18 06:29
Ciro Gomes voltou a insinuar, no Jornal da Globo, que mandaria prender o comandante do Exército.
Ele só está preparando o terreno para aderir à campanha de Fernando Haddad no segundo turno, com o pretexto de que os militares pretendem dar um golpe.

O vinho de 30 mil reais do irmão de Toffoli
Segunda-feira, 17.09.18 21:46
Igor Gadelha, na Crusoé, conversou com o irmão de Dias Toffoli sobre uma foto que circula no WhatsApp.
Nela, o irmão do presidente do STF aparece exibindo uma garrafa de Château Petrus, que custa 30 mil reais.
(...)

As creches russas de João Dória
17.09.18 21:45
O TRE-SP determinou a suspensão de uma propaganda de João Dória que mostrava vídeos com material de bancos de imagem, informa a rádio CBN.
O tucano usou imagens da Rússia e dos EUA para ilustrar trechos da propaganda que falavam das creches que ele fez em sua gestão na prefeitura de São Paulo.
A Corte Eleitoral atendeu a um pedido de liminar da campanha do petista Luiz Marinho.

Bolsonaro decide não ter substituto em debates
17.09.18 21:25
Jair Bolsonaro disse a seu vice, Hamilton Mourão, não querer que ninguém o substitua nos debates na TV. “Vamos permanecer fora até que ele se recupere”, afirmou o general a Crusoé.
A campanha espera que o presidenciável consiga participar do último debate antes do primeiro turno – o da Globo, marcado para 4 de outubro.
Clique AQUI para ler a íntegra da reportagem em Crusoé.

Viva Toffoli!
17.09.18 21:15
Um empreiteiro comemorou o fato de Dias Toffoli ter determinado o afastamento do promotor Eduardo Nepomuceno, que resolveu reabrir o inquérito que apurava a construção do aeroporto da cidade de Cláudio, durante a administração de Aécio Neves.

Decisão de Barroso dificulta indulto a Lula
17.09.18 20:45
O Estadão lembra que, mesmo que Fernando Haddad se eleja e queira indultar Lula, hoje o caminho para isso está impedido por quatro pontos de uma decisão de Luís Roberto Barroso.
Em março, o ministro do STF tornou sem efeito quatro pontos do decreto de indulto de Natal assinado por Michel Temer no ano passado.
Barroso proibiu o indulto para condenados por corrupção e lavagem de dinheiro, delitos pelos quais o ex-presidente foi preso. Além disso, exigiu que o instituto só seja concedido a presos que cumpriram um terço da pena, o que só deve ocorrer com Lula em maio de 2021.
Também limitou a concessão do benefício a quem tem pena inferior a 8 anos de prisão (o petista pegou mais de 12) e vetou o indulto para quem ainda tem recurso pendente – o de Lula ainda não foi julgado pelo STJ.
Mas também é bom lembrar que a decisão de Barroso, liminar, precisa ser referendada pelo plenário do Supremo –hoje comandado por Dias Toffoli.

Pimentel, o deficitário
17.09.18 20:30
Fernando Pimentel não tem apenas déficit nas intenções de votos — ele é deficitário também nas contas de campanha.
Segundo o TSE, ele gastou até agora 6,4 milhões de reais, apesar de ter arrecadado apenas 4,2 milhões.
Empreiteiras realmente fazem falta nessa hora.

Mulher ‘sem Bolsa Família’ do programa do PT recebia o benefício
17.09.18 20:15
No horário do PT, Fernando Haddad exibiu o depoimento de uma dona de casa que mostrava o cartão do Bolsa Família e dizia “quando Lula entrou, tinha esse benefício; agora, na gestão do Michel Temer, eu não estou tendo”.
O Globo localizou a dona de casa – Cleide da Rocha, de 43 anos – em Guaribas, no interior do Piauí, e obteve um extrato do seu cartão, que mostra que ela recebeu o Bolsa Família até agosto.
Questionada, Cleide, primeiro, disse que estava sem receber “há seis meses”. Depois, admitiu ter recebido em agosto e deu explicações confusas para o suposto bloqueio do benefício nos meses anteriores.
A campanha do PT alegou que “o depoimento da moradora de Guaribas foi tomado de boa-fé”.

Candidatura liberada
17.09.18 18:31
Joice Hasselmann atualizou sua documentação no TSE e teve seu pedido de registro de candidatura deferido pelo Tribunal, informa o BuzzFeed.
A ativista de direita é candidata a deputada federal pelo partido de Jair Bolsonaro, o PSL. Ela recorreu do indeferimento da candidatura pelo TRE-SP.

TRE-SP pune petista por propaganda irregular no Google
17.09.18 16:57
Jilmar Tatto, candidato do PT ao Senado, foi condenado pelo TRE-SP por propaganda impulsionada no Google de forma irregular contra o tucano Ricardo Trípoli, informa a Veja.
O petista foi acusado de empregar a palavra-chave “Ricardo Trípoli” para, por meio de publicidade paga, direcionar a pesquisa no Google para seu site. Já havia feito o mesmo com Mara Gabrilli, a outra candidata do PSDB ao Senado.
A Corte Eleitoral ordenou a Tatto exclusão definitiva do material na Internet e pagamento de multa de R$ 20 mil.

TSE manda Facebook remover vídeos de Lula
17.09.18 16:40
Em decisão liminar, Carlos Horbach, do TSE, determinou que o Facebook remova quatro postagens em que o PT promovia a candidatura de Lula, barrada pelo Tribunal em 1º de setembro.
O pedido foi feito pela campanha de Jair Bolsonaro. Segundo O Globo, duas dessas postagens estavam no próprio Facebook e duas no Instagram, que pertence ao Facebook.
Outro ministro do TSE, Luís Felipe Salomão, já tinha proibido esses vídeos na TV. Na terça-feira passada, o PT oficializou o poste Fernando Haddad como cabeça de chapa, mas não tirou das redes sociais as peças publicitárias com Lula.
 

 



 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA