PRIMEIRA EDIÇÃO DE SÁBADO, 29 DE SETEMBRO DE 2018

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
SÁBADO, 29 DE SETEMBRO DE 2018

Em todas as disputas presidenciais desde 1989, a primeira por voto direto após o regime militar, quem liderou as pesquisas do Datafolha até a uma semana do primeiro turno, tornou-se o presidente da República. O candidato do PSL, Jair Bolsonaro, lidera este ano com a menor margem no Datafolha (28%) desde Fernando Collor (25%) contra Lula (15%) e Brizola (14%), na eleição de novembro de 1989.

FHC foi o único presidente eleito em 1º turno. Tinha às vésperas da eleição 47% contra 23% de Lula em 1994, e 45% a 22% em 1998.

O petista Lula tinha 45% contra 21% de José Serra antes de vencer a eleição de 2002 e 49% a 33% contra Geraldo Alckmin, em 2006.

Dilma tinha 40% antes da eleição de 2014, contra 27% de Marina Silva. Aécio Neves era 3º com 20%. Em 2010, 46% contra 28% de Alckmin.

A decisão de autorizar entrevista do presidiário Lula abre um precedente absurdo: logo poderão ser vistas filas de repórteres à espera de coletivas de Palocci, Geddel, Beira-Mar etc.

A Petrobras concordou em pagar 853,2 milhões de dólares para acabar com investigações de autoridades americanas e brasileiras “do maior esquema de corrupção da História”, diz o Wall Street Journal.

…já passou da hora de Jair Bolsonaro dar uma de rei Juan Carlos e ligar para seu vice: “Por que não te calas?!!”

NO DIÁRIO DO PODER
JUSTIÇA SE IMPÕE
Fux acaba brincadeira e proíbe entrevista de político presidiário em Curitiba 
Vice-presidente do STF acata recurso e veta entrevista de Lula 
Da Redação
Sexta-feira, 29/09/2018 às 00:22 | Atualizado às 01:09
O ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu na noite desta sexta (28) uma liminar concedida mais cedo por seu colega Ricardo Lewandowski e proibiu o presidiário e ex-presidente Lula de dar entrevista à Folha de S.Paulo na prisão. Conforme a decisão de Fux, se a entrevista já tiver sido realizada, sua divulgação está censurada. Lula está preso desde abril depois de ter sido condenado em segundo grau por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP). 
A decisão de Fux vai ao plenário para ser ou não referendada. “Determino que o requerido Luiz Inácio Lula da Silva se abstenha de realizar entrevista ou declaração a qualquer meio de comunicação, seja a imprensa ou outro veículo destinado à transmissão de informação para o público em geral”, escreveu Fux. “Determino, ainda, caso qualquer entrevista ou declaração já tenha sido realizada por parte do aludido requerido, a proibição da divulgação do seu conteúdo por qualquer forma, sob pena da configuração de crime de desobediência”, completou. Fux atendeu a um pedido de suspensão de liminar formulado nesta sexta pelo partido Novo, adversário do PT nas eleições. O processo foi registrado para apreciação do presidente da Corte por volta das 19h. Fux é vice-presidente do STF.

IGNORA LEWANDOWSKI 
Apesar da pressão, Toffoli rearma que só analisará prisão em 2ª instância em 2019 
Nesta quinta, Lewandowski pediu que Toffoli julgue essas ações "o mais brevemente possível" 
Por Francine Marquez 
28/09/2018 às 20:42 | Atualizado às 20:45
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, voltou a reafirmar nesta sexta-feira (28) que a Corte só vai analisar prisão após condenação em segunda instância em 2019. “Eu já liberei a pauta até o final deste ano com vários casos. A princípio, eu não vejo ainda condições de julgar este caso. Vai ficar para o ano que vem”.
Toffoli não determinou uma data para que isso ocorra. “Não sei, ano que vem vamos analisar e avaliar. Este caso será julgado no ano que vem, não será julgado neste ano”. 
Nesta quinta-feira (27) o ministro Ricardo Lewandowski pediu que Toffoli julgue as ações que discutem a prisão de condenados em segunda instância “Permita-me sugerir a Vossa Excelência que restabeleça a ordem natural das coisas, pautando as ações declaratórias de constitucionalidade 43 e 44 o mais brevemente possível, na linha da jurisprudência cristalizada nesta Suprema Corte, no sentido de que a análise de processo de controle concentrado sempre deve preceder o exame de processos de índole subjetiva sobre o mesmo tema”.

NO BLOG DO JOSIAS
Pacificação virou a prioridade mais óbvia do País
Por Josias de Souza
Sábado, 29/09/2018 01:28
Chegamos à reta final do primeiro turno da sucessão presidencial. Até aqui, as estrelas da disputa são Bolsonaro, chamado de “mito” por seus apologistas, e Lula, que se autodefiniu como “uma idéia” antes de ser preso. O mito e a ideia conduzem à mesma ilusão — a ilusão do salvador da pátria. O engano de percepção será desfeito assim que as urnas se pronunciarem em definitivo. Seja quem for o eleito, o Brasil amanhecerá no dia seguinte como um país por fazer. A tarefa pede pacificação.
Na sucessão brasileira de 2018, as pesquisas eleitorais cumprem uma função que, em países menos atribulados, cabe às previsões meteorológicas. Ambas preparam as pessoas para fenômenos incontroláveis. A garota do tempo antevê no estrangeiro os tufões. As sondagens eleitorais antecipam no Brasil a tempestade resultante de uma disputa entre extremos. A diferença é que a agitação atmosférica brasileira é obra 100% produzida pela natureza humana.
Políticos e analistas torram os miolos à procura de explicações para a polarização entre Bolsonaro, o mito, e Haddad, o porta-voz da ideia presa em Curitiba. Falta à maioria das análises um personagem central. O perigo da eleição nunca se chamou Bolsonaro, Mourão, Lula ou Haddad.
Quem quiser entender o enredo de 2018 terá de chamar o protagonista da trama pelo nome certo: povo. Cutucado pelos políticos com o pé, o povo decidiu morder. O presidente eleito está condenado a ampliar seus horizontes políticos. Sob pena de impor ao País mais quatro anos de trovões e raios que os partam.

NO O ANTAGONISTA
FUX CONCEDE LIMINAR CONTRA ENTREVISTA DE LULA À FOLHA
Sexta-feira, 28.09.18 23:24
Luiz Fux acaba de deferir liminar contra a decisão de Ricardo Lewandowski de permitir que o presidiário Lula desse entrevista à Folha de S.Paulo.
O ministro atendeu a recurso do Partido Novo.
Eis o trecho mais importante da decisão:
“Defiro a liminar, ad referendum do Plenário, com fulcro no art. 4º da Lei n.º 8.437/92, para suspender ex tunc os efeitos da decisão proferida nos autos da Reclamação n.º 32.035, até que o Colegiado aprecie a matéria de forma definitiva. Por conseguinte, determino que o requerido Luiz Inácio Lula da Silva se abstenha de realizar entrevista ou declaração a qualquer meio de comunicação, seja a imprensa ou outro veículo destinado à transmissão de informação para o público em geral. Determino, ainda, caso qualquer entrevista ou declaração já tenha sido realizada por parte do aludido requerido, a proibição da divulgação do seu conteúdo por qualquer forma, sob pena da configuração de crime de desobediência (art. 536, § 3º, do novo Código de Processo Civil e art. 330 do Código Penal). Intimem-se com urgência, por meio eletrônico ou outro que garanta máxima celeridade, a 12ª Vara Federal de Curitiba, o Superintendente da Polícia Federal no Paraná, a Empresa Folha da Manhã S.A., Mônica Bergamo e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Dê-se ciência à Procuradora-Geral da República. Publique-se. Intimem-se.”

Ex de Bolsonaro e filho vão processar Veja
28.09.18 22:02
Ana Cristina, ex-mulher de Jair Bolsonaro, e Renan, filho do casal, vão processar a Editora Abril por causa da capa da Veja.
Eles prometem uma ação milionária.

Dias Toffoli se reúne com FHC fora da agenda
28.09.18 20:58
Por Claudio Dantas
O Antagonista apurou que Dias Toffoli, presidente do Supremo, esteve há pouco com FHC em São Paulo. A conversa durou cerca de duas horas.
Na agenda oficial de Toffoli, consta apenas uma visita institucional ao TRE-SP às 17h.

Polícia apreende material de campanha com ‘Lula candidato’
28.09.18 20:51
As sedes do PT e do PC do B em Belo Horizonte foram hoje alvos de uma operação das polícias Militar e Federal, registra o Estadão.
Os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão para recolher material de campanha com referências à “candidatura” de Lula, preso e barrado pela Lei da Ficha Limpa, na eleição presidencial.
Eles encontraram, segundo o TRE – que determinou a operação –, 20 caixas e pacotes contendo panfletos, adesivos e santinhos de candidatos com o nome do presidiário.

Lewandowski “jogou fora qualquer laivo de pudor”
28.09.18 20:15
Por falar em Ricardo Lewandowski, o jornalista José Nêumanne foi contundente no seu comentário na Rádio Eldorado, hoje:
“Ao pedir vistas do recurso da defesa de Lula contra decisão do STF de mantê-lo preso e ainda exigir do presidente, seu ex-colega do trio ‘deixa que eu solto’, da Primeira Turma, Dias Toffoli, que ponha em votação a mudança da jurisprudência da autorização para juiz mandar condenado em segunda instância começar a cumprir pena, Ricardo Lewandowski deixou claro a quem interessar possa que o plano de soltar o petista já está em marcha. A desfaçatez com que jogou fora qualquer laivo de pudor para cobrar do outro uma decisão que este já tinha dito que só tomaria a partir de março do ano que vem, o ex-revisor do Mensalão manda avisar ao cidadão impotente, que paga seus vencimentos, que pouco lhe importa sua vontade.”

Podemos abre processo de expulsão da ex de Bolsonaro
28.09.18 19:07
A executiva nacional do Podemos decidiu representar ao Conselho de Ética do partido para abrir um processo de expulsão contra Ana Cristina Valle, ex-mulher de Jair Bolsonaro, informa O Globo.
Ana Cristina, que se identifica como “Cristina Bolsonaro”, tenta se eleger deputada federal no Rio pelo partido de Álvaro Dias, mas tem feito campanha pelo ex-marido para a Presidência.
A iniciativa partiu do primeiro-secretário do Podemos, Gustavo Castro, que também apresentou ao partido denúncia contra Marco Feliciano por declarar apoio a Bolsonaro.

MPF pede prisão preventiva de irmão de Beto Richa
28.09.18 18:59
O MPF pediu hoje à Justiça a conversão das prisões temporárias de Pepe Richa, irmão de Beto Richa, e de mais oito investigados na 55ª fase da Lava Jato em prisões preventivas (sem prazo definido), informa o G1 PR.
Nessa etapa, batizada de Operação Integração II e deflagrada na quarta (26), a força-tarefa da Lava Jato investiga irregularidades nas rodovias pedagiadas do Paraná.
A defesa do irmão do tucano não quis se manifestar.

A conclusão da PF sobre o caso Adélio
28.09.18 18:45
Confira AQUI a íntegra do relatório da Polícia Federal com a conclusão das primeiras investigações sobre o atentado sofrido por Jair Bolsonaro no início em Juiz de Fora.
A PF, como registramos, concluiu que Adélio Bispo de Oliveira agiu sozinho.

BOLSONARO VAI AO MP PARA RECOLHER EXEMPLARES DA VEJA
28.09.18 18:33
Por Claudio Dantas
Jair Bolsonaro acaba de protocolar no Ministério Público do Rio de Janeiro notícia-crime contra a revista Veja pela publicação de matéria baseada num litígio com a ex-mulher.
No documento, assinado pelo advogado Gustavo Bebianno, presidente do PSL, o candidato pede que a Justiça recolha todos os exemplares da revista no País, assim como a apuração sobre como se deu o acesso da publicação ao processo de família, que tem caráter sigiloso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 30/10/2024 - QUARTA-FEIRA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 3ª EDIÇÃO DE 05/9/2024 - QUINTA-FEIRA