PRIMEIRA EDIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 12 DE SETEMBRO DE 2018

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
QUARTA-FEIRA, 12 DE SETEMBRO DE 2018

O ministro João Otavio de Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), disse ontem que a aplicação da Justiça pressupõe igualdade de tratamento, por isso defende que o ex-presidente Lula, condenado a pena de 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, deveria cumprir sua pena em um presídio, como qualquer apenado, sem a regalia da cela especial onde se encontra.

“Esse cidadão” – disse Noronha, referindo-se a Lula – “deveria cumprir sua pena normalmente, como qualquer outro, em uma prisão”.

O presidente do STJ ressalta que Lula não deve ser colocado “em um chiqueiro”. Para ele, as condições da prisão devem ser dignas.

A preocupação do ministro Noronha é com o precedente. Ou daqui a pouco “réus traficantes” podem pedir isonomia de tratamento.

Noronha acha exagerada a atenção que se dá a Lula, inclusive na imprensa, o que contribui para dificultar o cumprimento da pena.

Jair Bolsonaro subiu bem mais do que apontava pesquisas divulgadas segunda-feira (10), segundo o especialista Murilo Hidalgo, do instituto Paraná Pesquisa. Ele avalia que a facada reverteu uma curta trajetória de queda de Bolsonaro. O Ibope divulgou ontem nova pesquisa, 24 horas depois da primeira, “corrigindo” o crescimento de Bolsonaro de 20% para 26% e não 22%. A curva ascendente tende a continuar.

Bolsonaro “fez o mais importante”, diz Murilo Hidalgo: reverteu a curva declinante, provocada pelo tempo reduzido e a pancadaria do PSDB.

A rejeição de Bolsonaro caiu mais que entre adversários, e ele já não é aquele candidato que perderia para qualquer outro, no segundo turno.

Nenhum outro órgão de Direitos Humanos na ONU se meteu no “caso Lula”, além do comitê de ativistas. São 23 órgãos envolvidos no assunto, incluindo o Alto Comissariado e a própria Assembleia Geral.

Ainda bomba nas redes sociais o vídeo em que Dilma afirma, microfone em punho, que houve uma época em que no Brasil “os índios murriam sem assistência técnica”. E pensar que ela presidiu o Brasil…

Candidato ao governo do Pará, Hélder Barbalho (MDB) foi denunciado por roubar celulares de um eleitor de 25 anos que o indagou sobre as acusações contra ele. Consta do Boletim de Ocorrência que ele invadiu a casa do rapaz à força. O caso foi revelado no site Diário do Poder.

O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Jr., admitiu que a estatal tem “até 2.400 funcionários a mais” que o necessário e quer reduzir até o fim do ano para 12 mil funcionários, metade do que havia em 2016.

No dia em que foi substituído como candidato do PT a presidente, Lula foi apenas o 3º político mais citado relacionado às eleições no Twitter, segundo a FGV/DAPP. Perdeu feio para Ciro Gomes e Jair Bolsonaro.

…após o advogado de porta de cadeia, o PT inaugurou nesta terça- feira a modalidade candidato de porta de cadeia.

NO BLOG DO JOSIAS
PT inclui informação falsa em perfil de Haddad
Por Josias de Souza
Quarta-feira, 12/09/2018 05:21
O saite da coligação presidencial do PT contém uma página biográfica sobre o substituto de Lula. “Você Conhece Fernando Haddad?”, eis o título. Na sequência, há “um resumo do que você precisa saber”. Nele, injetou-se pelo menos uma informação inverídica. Num esforço para aproximar o personagem bem-nascido dos eleitores mais modestos, anotou-se que Haddad estudou “sempre em escola pública” (veja na ilustração abaixo). Fake News!
Fernando Haddad, ao lado da mulher Ana Estela e dos filhos Ana Carolina e Frederico

Haddad, 63, nunca foi rico. Mas seu pai, Khalil Haddad, de origem libanesa, ganhou a vida em São Paulo como um próspero atacadista de tecidos. Faturou o suficiente para prover os confortos da família que constituiu a partir do casamento com Norma, uma filha de libaneses nascida no Brasil. Matriculou os filhos — Haddad é o segundo de uma prole de três — em boas escolas privadas. Antes de prestar o vestibular, o agora presidenciável do PT passou pelos bancos do lendário Colégio Bandeirantes.
Em junho de 2012, quando disputava a Prefeitura de São Paulo, Haddad interrompeu a campanha para visitar o antigo colégio. Festejado como ex-aluno ilustre, deu uma palestra para os estudantes. Em setembro de 2014, já acomodado na poltrona de prefeito, visitou o Tribunal de Contas do Município, então presidido por um ex-professor. Na saída, declarou:
”Sempre que venho ao Tribunal me vejo na condição de estudante diante do presidente Edson Simões, que foi meu professor no ensino médio do Colégio Bandeirantes. É um encontro agradável de um ex-aluno com um dos seus professores preferidos.”
O PT não toma jeito. Demora a aprender um ensinamento básico da política: jamais conte uma mentira que não possa provar. Produzida no final de agosto, quando Haddad ainda era o fake vice do candidato-presidiário, a biografia do novo cabeça de chapa do PT segue o padrão Tim Maia: “Não fumo, não bebo e não cheiro. Só minto um pouco.”

Supremo dá a Bolsonaro imunidade para ofender
Por Josias de Souza
Terça-feira, 11/09/2018 19:33
Tomado por suas declarações, Jair Bolsonaro produz preconceito como a bananeira produz bananas. Mas a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal concedeu ao capitão, por 3 votos a 2, imunidade para manter sua produção de ofensas e incitações contra negros, refugiados, gays e mulheres.
A Procuradoria-Geral da República denunciara Bolsonaro por conta de uma palestra no Clube Hebraica do Rio de Janeiro. Coisa de abril de 2017. Durante o evento, o presidenciável contou que visitara um quilombo. “Olha, o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada! Eu acho que nem para procriador eles servem mais.”
Lero vai, lero vem, afirmou que, se viesse dois homens se beijando na rua, bateria em ambos. Mais: “Prefiro que um filho meu morra num acidente do que apareça com um bigodudo por aí. Para mim, ele vai ter morrido mesmo''. Sobre estrangeiros, disse que o Brasil não pode acolher todo mundo, pois não é “casa da mãe Joana”.
Os ministros Luiz Fux, Marco Aurélio Mello e Alexandre Moraes encaixaram as declarações de Bolsonaro sob o guarda chuva da liberdade de expressão e da imunidade parlamentar. Vencidos, Luis Roberto Barroso e Rosa Weber votaram a favor da conversão do palestrante em réu.
O indeferimento da denúncia vale por um atestado de idoneidade moral. Doravante, quando alguém tentar grudar em Bolsonaro a pecha de preconceituoso, o capitão invocará em seu benefício a imunidade do Supremo.
Há mais: com base nas mesmas declarações, a Justiça do Rio de Janeiro condenou Bolsonaro a pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais coletivos a comunidades quilombolas. A decisão do Supremo servirá de matéria-prima para que Bolsonaro recorra.
Há pior: Bolsonaro já responde a ação penal na Suprema Corte por ter afirmado que não estupraria a deputada Maria do Rosário (PT-RS) porque a colega é “muito feia.” Invocou em sua defesa o escudo da imunidade parlamentar. Já pode requerer ao Supremo que, por coerência, envie a ação para o arquivo. Instituiu-se uma espécie de vale-tudo comportamental.

NO O ANTAGONISTA
“Lá para 12 ou 13 de outubro”
Quarta-feira, 12.09.18 06:40
Jair Bolsonaro só vai voltar a fazer campanha no segundo turno.
O general Hamilton Mourão disse para o Valor:
“Lá para 12 ou 13 de outubro”.

O potencial do poste
12.09.18 06:35
A imprensa petista festeja o potencial de votos de Fernando Haddad.
O fato é que, depois de dez dias de propaganda ilegal na TV, apresentando-se como o poste de Lula, ele subiu de 6% dos votos para 8%.

“É fundamental a eleição do Haddad para a libertação do Lula”
12.09.18 06:23
O programa de governo de Fernando Haddad é tirar Lula da cadeia.
Um dos vice-presidentes do PT, Márcio Macedo, disse claramente:
“Queria dizer aos meus companheiros que é fundamental a eleição do Haddad, inclusive para a libertação do Lula.”

Desembargador transfere Beto Richa e mulher para quartel da PM
Terça-feira, 11.09.18 21:48
Por Claudio Dantas
O desembargador Laertes Ferreira Gomes determinou a transferência imediata de Beto Richa e de sua mulher, Fernanda Richa, do Complexo Médico Penal de Pinhais para o Regimento da Polícia Montada.
Suíte master?
(...)

MPF rejeita teste de sanidade mental em agressor de Bolsonaro
11.09.18 20:40
Por Claudio Dantas
O procurador Marcelo Medina rejeitou o pedido dos advogados de Adélio Bispo de Oliveira para a realização de um exame de sanidade mental.
Para Medina, a defesa “não forneceu qualquer elemento concreto – laudo, atestado, prescrição, prontuário, histórico de internações ou afastamentos do trabalho – que suscitasse dúvida fundada sobre a sanidade mental do investigado, como exige a lei”.
“A alegação da defesa prende-se, na essência, aos próprios motivos e circunstâncias do crime, o que, conforme a jurisprudência, não é suficiente.”
O procurador ressalta que a palavra final é do juiz.

Justiça nega pedido de liberdade de Suzane
11.09.18 20:15
A Justiça negou o pedido de Suzane von Richthofen, condenada a 39 anos de prisão por matar os pais em 2002, para que pudesse cumprir o restante da pena em liberdade, informa o Estadão.
A decisão da juíza Vânia Regina Gonçalves da Cunha, da Vara de Execuções Criminais de Taubaté, levou em conta parecer do MP-SP de que a assassina não reúne condições para voltar ao convívio social.
Suzane já cumpriu mais de 15 anos de prisão e, desde 2015, está no semiaberto da Penitenciária Feminina de Tremembé. A Defensoria Pública tenta conseguir sua progressão para o regime aberto.

Delator gravou Beto Richa
11.09.18 19:33
Por Claudio Dantas
Tony Garcia, delator de Beto Richa, gravou o então governador falando sobre entrega e cobrança de propina, que o tucano chama de ‘tico-tico’, fruto do esquema corrupto montado no programa Patrulha do Campo.
Essa é a gravação que levou o tucano para a cadeia.


TSE nega pedido do PT para tirar Lula da propaganda de Meirelles
11.09.18 19:38
Sérgio Banhos, do TSE, rejeitou pedido da coligação do PT para que a Corte proibisse Henrique Meirelles de exibir imagens de Lula no horário eleitoral, registra o Painel da Folha.
Meirelles, que foi presidente do BC no governo do hoje presidiário, mostra na propaganda na TV fotos e vídeos em que o ex-presidente elogia seu trabalho.
A coligação petista alegou que a veiculação da imagem de Lula poderia confundir o eleitor, indicando que o emedebista poderia ter o apoio do condenado. Banhos não viu nenhuma infração à lei eleitoral.

Bolsonaro tem alta da UTI
11.09.18 19:00
Boletim médico divulgado agora à noite pelo hospital Albert Einstein informa que Jair Bolsonaro recebeu alta da UTI, registra o G1.
Segundo o hospital, o presidenciável agora está numa unidade de cuidados semi-intensivos. O boletim também informa que foi iniciada “uma dieta leve, com boa tolerância do paciente, sem apresentar náuseas ou vômitos”.

“Parou a enganação”. Parou, Alckmin?
11.09.18 18:54
Como publicamos, Geraldo Alckmin disse o seguinte sobre a candidatura de Fernando Haddad:
“Parou a enganação. É inacreditável o que o PT fez esse tempo todo sabendo que o Lula não seria candidato e com dois objetivos. O primeiro é vitimização e o segundo é proteger o Haddad.”
Parou, Alckmin?
É só uma pergunta extensiva a todos.

CELSO DE MELLO REJEITA MAIS PRAZO PARA SUBSTITUIÇÃO DE LULA
11.09.18 18:18
Celso de Mello acaba de negar o pedido da defesa de Lula para suspender a decisão do TSE que rejeitou o recurso e barrou a candidatura do petista à Presidência.
Com isso, o prazo dos petistas para trocar o presidiário por seu novo poste, Fernando Haddad, se mantém: a mudança tem de ser feita hoje, até as 19h.

Sérgio Cabral acumula mais de 170 anos de prisão
11.09.18 18:12
Sérgio Cabral foi condenado hoje a mais 47 anos e 04 meses de prisão pelo juiz Marcelo Bretas, registra O Globo.
Desta vez, a condenação foi por crimes de corrupção, formação de quadrilha e pertinência a organização criminosa em obras realizadas com recursos federais.
Outras sete pessoas foram condenadas no mesmo processo, entre elas dois ex-secretários de Cabral em sua gestão no Rio: o de Governo, Wilson Carlos (21 anos e 8 meses de reclusão), e o de Obras, Hudson Braga (10 anos).
Foi a maior pena de Cabral na Lava Jato – até ontem, a mais alta era a da Operação Calicute, em que o ex-governador foi condenado a 45 anos e 02 meses de prisão. Somadas, as penas chegam a 170 anos e 4 meses.

NO BLOG ALERTA TOTAL
Bolsonaro melhora e adversários vão para UTI
Quarta-feira, 12 de setembro de 2018
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Em vez de promover a discussão de temas relevantes para solucionar problemas brasileiros, a sucessão presidencial 2018 se concentra no questionável sobe e desce de “pesquisas” de intenção de voto que ouvem fatias ínfimas do eleitorado e têm a pretensão de “medir a verdade”. O mais deplorável é que os candidatos e suas assessorias perdem tempo dando credibilidade para essas “enquetes” que, nas últimas eleições, erraram, vergonhosamente, os resultados finais. As pesquisas enganam tanto quanto marido mulherengo (ou esposa infiel)...
Novidade na eleição? Só se for no Hospital de campanha. Jair Bolsonaro melhorou. Saiu da Unidade de Terapia Intensiva para uma Unidade de cuidado Semi-intensivo no Hospital Israelita Albert Einstein. A sonda nasogástrica foi retirada. A candidatura fake de Lula, também. Bolsonaro não sente náusea, nem vômito. Não tem sinais de infecção ou febre. Faz tratamento para evitar e prevenir uma trombose venosa. Bolsonaro se recupera da facada de 6 de setembro. Já Lula deve estar, na cadeia, com vontade de praticar seppuku.
A 'petelândia' é quem entra na UTI eleitoreira. O partido foi obrigado a acabar com a farsa da candidatura Lula. O ministro Celso de Mello deu uma facada no plano de embromação judicial petista. O PT parou de raciocinar com o intestino e resolveu que o candidato oficial agora é Fernando Haddad. Lula é apenas 'presodentro'. Neste papel, comandará o destino de Haddad. Ou seja, o “poste” será um refém de Lula. Só a Velhinha de Taubaté acredita que Haddad está empoderado e com voz de comando na campanha. 
Outro sério candidato à UTI é Geraldo Alckmin. A prisão do aliado paranaense Beto Richa, por corrupção, foi uma facada com grande risco de morte para a vã esperança tucana de pousar no Palácio do Planalto a partir de 2019. A oficialização da candidatura de Haddad também rouba votos de Alckmin que não decola em nenhuma pesquisa. Geraldo ainda precisa torcer para a Lava Jato e afins não lhe causar problemas judiciais faltando 26 dias para a dedada eletrônica de 7 de outubro...
Ninguém vai morrer de tédio nesta eleição sob permanente risco de fraude, já que não existe recontagem do voto eletrônico pela impressão negada pela “Justiça” eleitoral.
O triste é que o País segue parado, esperando pelo resultado da eleição... Azar nosso...
(...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA