PRIMEIRA EDIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 15 DE AGOSTO DE 2018

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
QUARTA-FEIRA, 15 DE AGOSTO DE 2018

Petistas adoram usar “mortadelas”, mas detestam se misturar a eles. Certamente por isso, a senadora Gleisi Hoffmann e outras lideranças do PT pediram escolta da Polícia Militar do DF e entrada privilegiada no edifício do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para posarem para fotos no setor de protocolo, nesta quarta (15), no pedido simbólico de registro da candidatura de Lula, o presidiário. A PM negou a escolta.

Os dirigentes do PT pretendiam entrar no prédio do TSE em três automóveis Toyota Corolla, conduzidos por motoristas.

Eles pediram para serem escoltados do estacionamento externo, onde ficarão os mortadelas, até a garagem coberta do TSE. Foi negado.

Com o tratamento privilegiado pretendido, os petistas tentavam ser poupados do calor e da umidade de 10% que assolam Brasília.

Forças de segurança estão em alerta em razão do tipo de “mortadelas” recrutados pelo MST desta vez. Tem de tudo, até estuprador foi preso.

Um ano após sua morte em acidente com ultraleve em Brasília, em 16 de agosto de 2017, o ex-senador de oposição Roger Pinto Molina ainda está sob perseguição do ditador boliviano Evo Morales, que impede seus familiares de retornarem à Bolívia até para depositar as cinzas no mausoléu da família em Cobija. É a capital do Departamento de Pando, na fronteira com o Brasil, no Acre, onde Molina foi governador.

A família de Molina continua no desterro, no Acre, apesar do ente querido morto, à espera de autorização para atravessar a fronteira.

Molina se refugiou na embaixada do Brasil em La Paz, onde ficou 454 dias até fugir com ajuda do diplomata brasileiro Eduardo Saboia.

Evo Morales promove perseguição cruel à família porque tem medo da herança política de Roger Molina.

Interessa só a outros candidatos do PT a estratégia de tentar intimidar ministros levando “mortadelas” à porta do TSE. Os oportunistas sabem que suas imagens serão “coladas” à de Lula, o que pode render votos.

O maior prejudicado pela estratégia de intimidar os ministros do TSE é o próprio Lula, tanto no pretendido registro da candidatura, no qual nem ele acredita, como no processo criminal. A Justiça não tolera desaforo.

Durou só 27 segundos a nova tentativa do Conselho de Ética de tratar da cassação do deputado Nelson Meurer (PP-PR), condenado no STF por receber propina de R$29 milhões. Tempo necessário para o Elmar Nascimento (DEM-BA) abrir e encerrar a sessão por falta de quórum.

O New York Times publica lorota, ao afirmar ao pé de um texto em que Lula aparece como autor que o presidiário o escreveu de “dentro da cadeia”. E não informa que ele cumpre pena por corrupção e lavagem.

O que merece repercussão é o esclarecedor artigo do Prêmio Esso de Jornalismo, Jorge Oliveira, no site Diário do Poder, sobre a parcela indecente e corrupta do Brasil que prefere um presidiário presidente.

…se Ciro Gomes tirar todo mundo do SPC e Kátia Abreu ensinar a sua dieta milagrosa, não seriam candidato às eleições, mas à canonização.

NO BLOG O JOSIAS
Rosa sinaliza que TSE negará registro a inelegíveis mesmo sem ser provocado
Por Josias de Souza
Quarta-feira, 15/08/2018 03:27
Em rápida entrevista concedida após sua posse na presidência do Tribunal Superior Eleitoral, a ministra Rosa Weber declarou que qualquer ministro da Corte pode negar, em decisão solitária, o pedido de registro de um candidato ficha-suja. Não mencionou nomes. E fez questão de realçar que falava em tese. Mas o pano de fundo da conversa era o pedido de registro da candidatura presidencial de Lula, a ser formalizado pelo PT nesta quarta-feira.
Perguntou-se à ministra se o TSE pode negar prontamente o registro de candidatos que, condenados na segunda instância do Judiciário, estejam enquadrados na Lei da Ficha Limpa. E ela: “Pode haver ou não impugnação. Se não houver, há resolução no TSE de que pode haver o exame de ofício. Não será impugnação, será um indeferimento de ofício à compreensão de que não estão presentes ou as condições de elegibilidade ou alguma causa de inelegibilidade. Eu estou falando em tese e observados os termos legais. Agora, cada caso é um caso”.
Traduzindo para o Português do asfalto: a impugnação é a contestação que uma candidatura pode sofrer de adversários ou do Ministério Público. Mesmo que nenhum questionamento chegue ao TSE, esclareceu Rosa Weber, resolução do Tribunal autoriza o relator do pedido de registro de determinada candidatura a promover o indeferimento por conta própria. No jargão técnico, o ministro decidirá “de ofício.” Antecessor de Rosa no comando do TSE, o ministro Luiz Fux dissera que, no caso de Lula, a inelegibilidade é “chapada”. Ou seja: o indeferimento do registro é incontornável.
Antes da entrevista, Rosa Weber dissera, em discurso: “Os desvios, as deficiências na Educação e na Cultura, a desigual distribuição da riqueza, a corrupção de agentes públicos e privados não podem obscurecer a ideia de um poder que emana do povo e em seu nome será exercido.” Mencionou a necessidade de assegurar a “lisura” e a “transparência” do processo eleitoral. Emendou: ''A certeza que tenho é de que o TSE cumprirá a sua missão, com firmeza.'' (...)
A hipótese de um indeferimento rápido do registro da candidatura de Lula vai na contramão dos desejos do PT. Embora não admita, a cúpula do partido já trata a negativa da Justiça Eleitoral como fava contada. Mas a defesa de Lula equipou-se para empurrar a decisão do TSE com a barriga até meados de setembro. O petismo quer apresentar Lula como candidato na propaganda eleitoral da TV, que começa a ser exibida em 31 de agosto. No limite, o PT gostaria que a foto de Lula fosse implantada na urna eletrônica antes do indeferimento do pedido de registro.
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, também discursou na cerimônia de posse de Rosa Weber. Sem mencionar Lula nem o PT, ela deixou bem claro que a Procuradoria pegará em lanças contra a estratégia petista: “É tarefa da Justiça Eleitoral anunciar ao eleitor, o quanto antes e com segurança jurídica, quem são os reais concorrentes, ou seja, os que têm capacidade eleitoral passiva e podem ser votados.”
Nas palavras da chefe do Ministério Público Federal, ''recursos protelatórios também não podem ter efeitos suspensivos com o propósito de influenciar o resultado das eleições, sobretudo quando temos um calendário eleitoral tão curto.'' Para ela, a Lei da Ficha Limpa, chamada tecnicamente de Lei das Inelegibilidades, “deve ser assegurada, para que só os elegíveis concorram e os inelegíveis não financiem suas pretensões com recursos públicos.” (veja abaixo)

Lula monta no TSE um puxadinho do seu teatro
Por Josias de Souza
15/08/2018 01:14
O Brasil já conviveu com muitas anomalias políticas. Mas nunca um candidato cenográfico havia se apresentado formalmente como pretendente ao Planalto. Lula rompeu todos os paradigmas. Tornou-se um personagem curioso. Com o pedido de registro de sua candidatura no TSE ele dá sequência à representação da pior encenação de si mesmo.
Lula nunca prestou depoimentos, sempre deu espetáculos. Ele jamais se explicou, apenas desconversou. Ainda hoje, Lula não se defende, ataca. O personagem imaginava-se invulnerável. Achava que não seria denunciado. Foi. As denúncias não virariam ações penais. Viraram. Não seria condenado. Foi, em duas instância. Não teriam a coragem de prendê-lo. Está em cana.
O pedido de registro do candidato ficcional do PT monta no TSE um puxadinho do teatro. Ali, Lula joga um jogo que considera jogado. A encenação dentro do Tribunal é apenas parte de um espetáculo maior. Indeferido o registro da candidatura, Lula vestirá o figurino de mártir e escreverá na cadeia uma carta de lançamento do seu novo poste: Fernando Haddad. Considerando o que aconteceu com o poste anterior, Dilma Rousseff, verifica-se que a cadeia inspirou em Lula apenas o ímpeto da reincidência.

Com MST na porta, Haddad aconselha presidente do TSE a ignorar pressões
Por Josias de Souza
Terça-feira, 14/08/2018 20:39
No exercício do papel de porta-voz de Lula, Fernando Haddad dedicou-se nesta terça-feita à prática de um esporte que tem muitos adeptos no PT: o tiro contra o próprio pé. Horas antes da posse de Rosa Weber na presidência do TSE, Haddad aconselhou a ministra a não se submeter a pressões no julgamento do pedido de registro da candidatura presidencial de Lula.
''O Judiciário não deveria sofrer pressão de tipo nenhum”, declarou Haddad. “Quem é que está fazendo pressão? Os adversários do Lula? Quem é que está fazendo pressão? A mídia? Ela tem de julgar de acordo com a lei, não de acordo com a pressão que ela venha a receber, com os telefonemas que ela venha a receber. É uma ministra respeitável, não tem que se sujeitar a pressão de ninguém.''
Hoje, o grande adversário de Lula é a Lei da Ficha Limpa. A mídia esforça-se para relatar os esforços do ex-presidente para contornar sua condição de ficha-suja. No momento, quem está fazendo pressão de verdade são os aliados do petismo nos movimentos sociais, que marcham sobre Brasília. Nesta quarta-feira, puxados pelo MST, militantes companheiros gritarão “Lula Livre” defronte da sede do TSE.
O próprio Haddad, ao pedir à ministra que não aceite pressão, já está pressionando. O futuro 'poste' de Lula ainda não notou. Mas sua preocupação em relação à nova presidente do TSE talvez seja desnecessária. Rosa Weber tem um perfil conhecido. Votou a favor da cassação da chapa Dilma-Temer, juntando-se à minoria derrotada. No Supremo, deu o voto decisivo para a formação da maioria de 6 a 5 que abriu o caminho para que Lula fosse passado na tranca.
Há seis anos, quando a Lei da Ficha Limpa foi questionada na Suprema Corte, Rosa Weber ajudou a salvá-la. A ministra declarou em seu voto: “A Lei da Ficha Limpa foi gestada no ventre moralizante da sociedade brasileira, que está agora a exigir dos poderes instituídos um basta.” Em vez de pressionar, Haddad deveria ecoar a nova chefe do TSE. Afinal, foi Lula quem sancionou a lei que o PT agora tenta driblar.

2ª Turma limpa gavetas antes de Cármen chegar
Por Josias de Souza
14/08/2018 19:35
Uma dança de cadeiras modificará a correlação de forças na Segunda Turma do Supremo. Em setembro, Cármen Lúcia trocará de assento com Dias Toffoli. Ele assumirá a poltrona de presidente da Corte. E ela o substituirá na cadeira da Segundona. O colegiado deve perder a aparência de Jardim do Éden dos encrencados. Com os dias contados, a maioria provisória limpa as gavetas, impondo suas derradeiras maldades à Lava Jato.
Nesta terça-feira, o Éden supremo decidiu, pela segunda vez, retirar das mãos de Sérgio Moro pedaços das delações da Odebrecht que recheiam inquéritos contra Lula. O material será remetido para a Justiça Federal em Brasília. Se Moro quiser usar, terá de requerer o compartilhamento dos dados. Abriu-se uma avenida para a evolução dos advogados. Ao menor sinal de interesse de Moro, alegarão que um acusado não pode ser processado em praças diferentes com base nos mesmos fatos.
Há na Segundona cinco ministros. A banda anti-Lava Jato prevaleceu pelo placar de 3 a 1. De um lado, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. Do outro, o minoritário crônico Edson Fachin. Celso de Mello faltou à sessão. Quando chegar, Cármen Lúcia tende a votar com Fachin, o relator da Lava Jato. Sempre que conseguir atrair o voto de Celso de Mello, a ala pró-Lava Jato prevalecerá por 3 a 2, isolando Gilmar e Lewandowski.
Noutra decisão tóxica tomada nesta terça, a Segundona enviou para o arquivo a denúncia que acusava o senador Ciro Nogueira, presidente do PP, de receber propinas de R$ 1,8 milhões da construtora UTC. Alegou-se que as acusações basearam-se apenas na palavras de delatores. Na dúvida, optou-se por beneficiar o réu. Vencido uma vez mais, Fachin discorda. Para o relator da Lava Jato, na fase de recebimento da denúncia, a dúvida milita a favor da sociedade. Havendo indícios mínimos de autoria de um crime, deve-se abrir a ação penal. Por ora, Fachin prega no deserto. Ou no Éden.

Haddad nos debates não é um direito, é bagunça
Por Josias de Souza
14/08/2018 15:56
O PT ensinou a Ciro Gomes que só existe um amigo verdadeiramente sincero numa campanha eleitoral: o amigo do alheio. A despeito da suposta amizade que nutre por Ciro, Fernando Haddad, o “poste” de Lula, assistiu em silêncio à emboscada que o petismo preparou para o candidato do PDT, retirando-lhe o PSB da coligação como quem rouba pirulito de criança. Agora, Haddad reivindica o apoio de Ciro à sua participação nos debates presidenciais. Recebeu o troco.
''O PT é meu adversário'', declarou Ciro nesta terça-feira, antes de indagar o óbvio: “Quem é o candidato do PT à Presidência? É o Lula. Por que o Haddad vai para os debates? Compreende o que eu estou dizendo? Isso depende de mim? Então o Bolsonaro pode mandar o general [Hamilton Mourão]. É cada uma…''.
Ciro tem razão. Não se deve confundir ex-presidente com divindade nem pose com dignidade. Tampouco convém tratar candidatura como propriedade. Condenado em segunda instância, Lula tornou-se um ficha-suja inelegível. Se quisesse, o PT acomodaria Haddad em todos os debates. Bastaria registrá-lo na Justiça Eleitoral como cabeça de chapa. Qualquer coisa diferente disso é bagunça.

NO O ANTAGONISTA
SEGUNDONA DECRETA O FIM DAS DELAÇÕES
Terça-feira, 14.08.18 22:44
Por Claudio Dantas
Ao rejeitar mais cedo a denúncia contra Ciro Nogueira, Dias Toffoli levantou a tese de que o Supremo não deve abrir uma ação penal com base apenas em delações premiadas.
A tese foi imediatamente corroborada por Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, que resolveram alargar o artigo 4º, parágrafo 16, da Lei 12.850 (lei das delações).
Lá está escrito que “nenhuma sentença condenatória será proferida com fundamento apenas nas declarações de agente colaborador.” O conceito, portanto, não se aplica a denúncias. Edson Fachin argumentou, mas foi voto vencido.
Se essa nova interpretação prevalecer, o MPF firmará um acordo de colaboração premiada, o delator apresentará as provas de corroboração, mas isso não será suficiente para a abertura de uma ação penal.
Ou seja, nenhum criminoso mais vai correr o risco de romper o ‘Pacto de Omertà’ para negociar um acordo.
A partir de hoje, o Congresso não precisa se preocupar em “aperfeiçoar” o instituto da colaboração premiada, pois o Supremo acaba de enterrá-la.

STJ solta deputado-presidiário e permite sua candidatura
14.08.18 21:34
Enquanto Raquel Dodge falava sobre garantir que fichas-sujas não disputem a eleição, o STJ decidiu soltar o deputado João Rodrigues, informa o BuzzFeed.
Rodrigues, do PSD de Santa Catarina, foi condenado por crimes contra a Lei de Licitações quando era prefeito de Pinhalzinho. Estava preso na Papuda, mas havia sido autorizado pelo STF a comparecer ao trabalho na Câmara.
A liminar do ministro Rogério Schietti Cruz, do STJ, suspendeu os efeitos da condenação, permitindo assim que o deputado se candidate à reeleição.
Os advogados de certo presidiário em Curitiba devem ter ficado esperançosos.

Réu no caso JBS, Marcello Miller é aprovado em concurso para juiz
14.08.18 21:30
O Antagonista soube que Marcello Miller, cujo nome completo é Marcello Paranhos de Oliveira Miller, foi aprovado na primeira fase de concurso público para juiz federal substituto no TRF-3, com sede em São Paulo.
Desde junho, o ex-procurador é réu na Justiça Federal em Brasília, juntamente com Joesley Batista e Francisco de Assis, da JBS, e a advogada Esther Flesch.
Miller é acusado de receber R$ 700 mil do escritório em que Esther trabalhava, contratado pela JBS, para auxiliar os delatores da empresa enquanto ainda era membro do Ministério Público.

NYT tem de publicar errata de artigo de Lula
14.08.18 21:15
Entre as inúmeras vigarices do artigo de Lula publicado hoje pelo New York Times, há um erro factual – na verdade, uma mentira – facilmente verificável pelo jornal americano.
No sexto parágrafo do texto, o ghost-writer do presidiário escreve o seguinte (traduzimos do Inglês):
“Eles [os ‘inimigos’ de Lula] criaram um espetáculo midiático ao me prender e me submeter a um ‘perp walk’, pois me acusaram de ser o ‘mentor’ de um vasto esquema de corrupção.”
“Perp walk” é uma expressão que pode ser traduzida como “desfile do acusado”. É usada nas ocasiões em que a Polícia prende alguém e expõe o prisioneiro, geralmente algemado, para que a imprensa faça imagens.
Ora, isso não aconteceu em nenhum momento com Lula. Pelo contrário: tanto Sérgio Moro quanto a Polícia cuidaram para que o corrupto e lavador de dinheiro não fosse exposto preso. Deram tempo a Lula para se entregar, e o juiz ordenou que ele fosse detido em sala reservada na PF em razão da “dignidade do cargo”.
Os editores do New York Times poderiam ter verificado que não há imagem alguma do alegado “perp walk” de Lula. Agora, o mínimo que se espera deles é que redijam uma errata. Mas não deve acontecer.

Álvaro Dias e sua BMW
14.08.18 20:40
Álvaro Dias registrou hoje sua candidatura à Presidência e declarou à Justiça Eleitoral ter um patrimônio de R$ 2,8 milhões.
Entre os bens do senador, uma BMW 2003 no valor de R$ 128 mil.
Clique AQUI para ler a íntegra da nota em Crusoé.

Viaduto de Gênova será demolido
14.08.18 18:10
O viaduto de Gênova que ruiu será demolido, disse o ministro da Infra-Estrutura da Itália.
O número oficial de mortos é 26, mas o Corriere della Sera continua a cravar que são ao menos 35.

Toffoli, o esquartejador da Lava Jato
14.08.18 18:06
Por Claudio Dantas
Ao esquartejar a delação da Odebrecht, Dias Toffoli e seus colegas na Segundona promovem um tumulto jurídico inaceitável nos processos que correm na Justiça Federal no Paraná.
Ontem, por exemplo, Guido Mantega virou réu pelas mãos de Sérgio Moro após denúncia do MPF da Lava Jato baseada nessa delação e nos documentos apresentados.
Segundo os procuradores, o ex-ministro da Fazenda de Dilma negociou com Marcelo Odebrecht a edição das medidas provisórias 470 e 472, em troca de propina. Essa ação acabará saindo das mãos de Moro, caso a defesa suscite conflito de competência.
Quando diz que não há relação com o Petrolão, o futuro presidente do Supremo pisoteia a lógica da instrução processual, uma vez que a MP 470 foi feita para beneficiar a Braskem – petroquímica em que a Odebrecht é sócia da Petrobras.
O mesmo raciocínio se aplica na decisão que retira de Curitiba as delações que tratam do “pacto de sangue” de Lula com Emílio Odebrecht – corroborado por Antonio Palocci.
Os executivos da Odebrecht também sairão perdendo, pois o fatiamento dos fatos acaba por afetar a efetividade da colaboração premiada.

Acusado de estupro perto da Granja do Torto diz ser do MST
14.08.18 17:53
Um homem identificado como Robson dos Santos, 23, foi preso hoje acusado de estuprar e tentar enforcar uma mulher perto da Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência em Brasília.
A vítima, informa o UOL, trabalha como empregada doméstica. Segundo a PM do Distrito Federal, Santos declarou que é do MST e foi à capital para participar das manifestações pró-Lula.
O MST negou que o acusado de estupro seja do movimento.

Cármen Lúcia recebe lulistas
14.08.18 17:47
Cármen Lúcia recebeu hoje no STF um grupo de lulistas.
A comitiva de quase 20 pessoas, registra o Valor, foi encabeçada pelo argentino Adolfo Pérez Esquivel. Caroline Proner, namorada de Chico Buarque, também participou do encontro.
Um dos grevistas de fome de Lula chegou ao prédio de cadeira de rodas, acompanhado de um médico de jaleco.
Depois da foto para a militância tirada nas escadarias do STF, Esquivel disse a jornalistas ter contado à presidente do STF que está fazendo campanha para indicar o presidiário ao Nobel da Paz.

Moro manda Vaccarezza pagar fiança
14.08.18 17:46
Sérgio Moro atendeu ao pedido da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba e, em despacho de hoje, mandou Cândido Vaccarezza pagar a fiança de R$ 1,5 milhão que está devendo, registra o G1 Paraná.
A quantia foi definida em agosto do ano passado, quando o juiz mandou soltar o político, preso na Operação Abate, a 44ª fase da Lava Jato.
A defesa deve ser intimada no prazo de cinco dias. Se não pagar, o ex-líder dos governos Lula e Dilma na Câmara e ex-petista volta para a cadeia.

STF também retira de Moro trechos de delações sobre Mantega
14.08.18 17:42
Na mesma decisão sobre Lula, o Trio Parada Dura da Segunda Turma do STF tirou de Sérgio Moro trechos da delação da Odebrecht que citam Guido Mantega, informa a Folha.
O argumento foi o mesmo: os advogados do ex-ministro da Fazenda alegam que trechos dos depoimentos dos delatores da empreiteira não têm relação com o esquema da Petrobras e, portanto, não devem ficar com o juiz federal em Curitiba.
O pedido de Mantega referiu-se às investigações da planilha “Pós-Itália”, registrada no setor de propinas da Odebrecht.
Com isso, a Segunda Turma decidiu remeter à Justiça Eleitoral em Brasília trechos da delação de Fernando Migliaccio, ex-executivo da construtora.

Dória declara patrimônio de R$ 189 milhões
14.08.18 17:21
João Dória declarou patrimônio de R$ 189 milhões ao TSE ao registrar sua candidatura ao governo de São Paulo, informa a Folha.
Na prática, o ex-prefeito tucano ficou “mais pobre” desde a eleição de 2016, em que declarou patrimônio de R$ 180 milhões – hoje, com a atualização pelo IPCA, esse valor seria de R$ 193 milhões.
Dória também divulgou um plano de governo de 20 páginas em que promete dar continuidade a programas de Geraldo Alckmin e levar para o Estado iniciativas que implantou na capital paulista, como o Corujão da Saúde.

PT quer registrar candidatura de Lula ‘sem antecedentes criminais’
14.08.18 16:28
O PT quer registrar a candidatura de Lula sem apresentar a certidão de antecedentes criminais com a condenação que sofreu no processo do triplex do Guarujá, informa o G1.
Qual o truque? De acordo com o site, o TSE exige certidões criminais emitidas pela Justiça Federal de primeira e segunda instâncias, onde o candidato “tenha o seu domicílio eleitoral”.
Os advogados do PT vão alegar que Lula tem seu domicílio eleitoral em São Bernardo do Campo, mas a condenação que o torna inelegível pela Ficha Limpa foi a de Sergio Moro em Curitiba, confirmada pelo TRF-4 em Porto Alegre.
A defesa do presidiário avalia que não é obrigada a entregar as certidões criminais emitidas pela Justiça Federal do PR e do RS, nas quais Lula aparece como condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
E, assim, Lula vira “ficha-limpa” magicamente. Nunca menospreze a capacidade dos petistas para o trambique e a chicana.

Casal tenta usar Bolsa Família para pagar motel
14.08.18 16:10
Um casal tentou pagar despesas de consumo em um motel de Maringá, ontem à noite, com um cartão do Bolsa Família, informa o G1 Paraná.
Segundo a gerente do lugar, Luzia Nogueira Batista, o casal queria pagar com o cartão do benefício R$ 45,80 em produtos consumidos.
O motel chamou a Polícia, mas ninguém foi preso – houve só um registro de comunicação de ocorrência. Agora, o motel tem cinco dias para fazer o BO e tentar reaver o dinheiro.
Ouvido pelo G1, o governo explicou que o cartão do Bolsa Família só serve para sacar dinheiro em bancos e lotéricas – não pode ser usado como cartão de crédito ou de débito.
O Antagonista acha que o casal poderia ter argumentado com a tentativa de expandir a família.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA