SEGUNDA EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 12-6-2018

NO O ANTAGONISTA
A CPI do golpe
Brasil Terça-feira, 12.06.18 09:51
José Casado, em O Globo, disse que Lula e Michel Temer se uniram para dar um golpe na Lava Jato.
Leia aqui:
“Em meio à campanha eleitoral surgiu uma estranha aliança: o PT de Lula, o PDT de Ciro Gomes, o PSOL de Guilherme Boulos e o PCdoB de Manuela D’Ávila se uniram ao MDB de Michel Temer, o PP de Ciro Nogueira e o PSD de Gilberto Kassab. O acordo foi selado dias atrás na Câmara, com adesão posterior do PR de Valdemar da Costa Neto e do PSB, que ainda não definiram o rumo na sucessão.
O objetivo comum é usar o Legislativo para instigar a anulação, ao menos parcial, de processos criminais abertos na Operação Lava Jato. A manobra prevê a contestação da integridade da atuação de procuradores e juízes federais da primeira instância, do STJ e do STF em acordos de delação premiada.
Pretende-se instalação imediata de uma CPI na Câmara para investigar especulações, assim descritas: ‘Possibilidade de manipulação das colaborações premiadas, e possibilidade do envolvimento de agentes públicos’”.

O instinto de Marun
Brasil 12.06.18 09:38
Carlos Marun descartou mais uma vez a candidatura de Henrique Meirelles.
Ele disse para O Globo que, por “instinto de sobrevivência”, os partidos governistas deveriam apoiar um candidato “mais competitivo”.

O rosário do presidiário
Brasil 12.06.18 08:25
Lula espalhou que o papa Francisco enviou-lhe um rosário de presente.
Agora se sabe que é mentira, mas Fernando Morais já deve ter incluído o episódio na biografia do presidiário.

O assessor do papa não é assessor do papa
Brasil 12.06.18 10:07
Lula não mentiu apenas a respeito do falso rosário enviado pelo papa.
Ele mentiu também a respeito de seu portador.
Ontem à tarde, o PT disse que “o assessor do papa” havia sido impedido de visitar o presidiário em sua cela.
O Vaticano esclareceu que o advogado argentino Juan Gabrois viajou a Curitiba “a título pessoal” e que ele é “ex-consultor do Pontifício Conselho de Justiça e Paz”.
O resto é mentira propagada pelo PT (e não pelo advogado argentino).


Lula passa a perna em Ciro
Brasil 12.06.18 09:25
Lula tenta passar a perna em Ciro Gomes roubando-lhe o PSB.
Sem o partido, o candidato do PDT tende a desaparecer, sobretudo depois de seu comentário sobre a inferioridade moral e intelectual de DEM e PP.

O Brasil já perdeu
Copa 12.06.18 08:07
O Datafolha analisou os motivos do desinteresse dos brasileiros pela Copa do Mundo.
“O primeiro é o pessimismo em relação à economia (…). A expectativa sobre o aumento da inflação entre os que não têm interesse pela Copa supera em 12 pontos percentuais a verificada entre os que têm algum interesse”.
Em segundo lugar, “aparecem os aspectos citados pelos brasileiros como principais problemas do País — corrupção, saúde, desemprego e violência”.
Em terceiro, “o descrédito em relação às instituições do País. Os que não demonstram interesse pela Copa compõem um dos estratos da população que menos confiam nos diferentes níveis do Judiciário, na Presidência da República, no Congresso Nacional, nos partidos políticos, na imprensa e também nas Forças Armadas”.
Em quarto lugar, “a reprovação a Michel Temer é ainda maior entre os que não querem saber da Copa — supera em seis pontos percentuais a do estrato dos que têm interesse pelo evento”.
O interesse pela Copa diminuiu porque os brasileiros já se sentem derrotados.

Bancos se adaptam à Copa
Copa 12.06.18 10:23
Os bancos vão atender em horário diferenciado nos dias de jogo do Brasil na Copa.
A Febraban alega que a mudança é necessária “por motivos de segurança das agências e de transporte de valores”.

PF no gabinete de Cristiane Brasil
Brasil 12.06.18 07:52
A PF está vasculhando o gabinete de Cristiane Brasil.
Além disso, o STF autorizou “medidas cautelares consistentes em proibição de frequentar o Ministério do Trabalho e de manter contato com os demais investigados” da Registro Espúrio.

A vaquinha de Lula murchou
Brasil 12.06.18 07:35
A vaquinha virtual de Lula empacou.
De ontem para hoje, o presidiário arrecadou apenas 10 mil reais, passando de 136 mil reais para 146 mil.
É o que ocorre com todas as iniciativas de Lula na internet, como o abaixo-assinado pelo Nobel da Paz ou o manifesto contra Sergio Moro.
Inicialmente, os militantes petistas impulsionam aquelas porcarias; depois de uma semana, tudo murcha.
A vaquinha de Lula murchou.

O calendário da propina
Brasil 12.06.18 07:20
Em 3 de junho de 2013, os cariocas foram às ruas para protestar contra os 20 centavos de aumento na tarifa de ônibus.
Naquele mesmo dia, Sérgio Cabral recebeu uma propina de 1,4 milhão de reais dos proprietários das empresas de ônibus.
A coincidência foi notada pelo G1, que fez um excelente paralelo entre os eventos de cinco anos atrás.

E alguns dias depois:


NO BLOG DO FAUSTO MACEDO
PF faz buscas em endereços de Cristiane Brasil
Deputada é alvo da segunda fase da Operação Registro Espúrio, que mira supostas fraudes em registros sindicais junto ao Ministério do Trabalho
Por Fabio Serapião, Igor Gadelha e Breno Pires/BRASÍLIA
Terça-feira, 12 Junho 2018 | 07h37
Endereços da deputada federal Cristiane Brasil (PTB) são alvo de busca e apreensão na segunda fase da Operação Registro Espúrio, que mira suposta organização criminosa que investigada concessão fraudulenta de registros sindicais junto ao Ministério do Trabalho. Entre os locais vasculhados pela PF estão o gabinete e o apartamento funcional da parlamentar.
A deputada chegou a ser cotada para o cargo de ministra da Pasta. No entanto, diversas decisões da Justiça Federal e uma liminar da presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, suspenderam sua posse. O governo acabou desistindo de seu nome para o cargo.
Policiais Federais cumprem três mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STF, em Brasília e Rio de Janeiro.
“Além das buscas, a pedido da Policia Federal e da PGR, serão impostas medidas cautelares consistentes em proibição de frequentar o Ministério do trabalho e de manter contato com os demais investigados ou servidores do Ministério”, afirmou a PF, por meio de nota.
A PF já havia afirmado, na representação que baseou a primeira fase da operação, que iria investigar a “possível participação” de Cristiane Brasil e outros deputados do PTB no esquema criminoso envolvendo a concessão de registros sindicais. Cristiane Brasil foi citada em uma conversa travada entre Renato Araújo Júnior, então servidor do Ministério do Trabalho, membro do núcleo administrativo da suposta organização criminosa, e o suplente de deputado federal Wilson Santiago Filho (PTB-PB).
De acordo com relatório de análise telemática, o servidor da secretaria de Relações do Trabalho, que atendia a interesses de membros do PTB, disse a Wilson Filho que tinha “priorizado ao máximo o senhor, Deley e Cristiane Brasil”. O pedido do servidor Renato era que petebistas reforçassem o “protagonismo” dele na Secretaria de Relações do Trabalho. A sustentação dele vinha do apoio do partido, incluindo do presidente, Roberto Jefferson, pai da deputada.
O delegado Léo Garrido, na ocasião, ao falar sobre Cristiane Brasil, Deley e o deputado estadual de São Paulo, Campos Machado, todos petebistas, disse que “os indícios constantes nos autos ainda não são aptos a comprovar o envolvimento deles com a Orcrim (organização criminosa)”. “Faz-se necessário o aprofundamento das investigações, com vistas a aferir a possível participação de tais parlamentares neste esquema criminoso”, afirmou o delegado Léo Garrido no documento datado de 2 de maio deste ano.
Cristiane é filha do presidente do PTB Nacional, Roberto Jefferson, que também é alvo da Registro Espúrio. Pivô do escândalo do Mensalão do PT, o ex-deputado também teve seus endereços vasculhados pela PF.
Além de Jefferson, foram alvo de busca na primeira fase da Registro Espúrio os gabinetes dos deputados Jovair Arantes (PTB), Paulinho da Força (Solidariedade) e Wilson Filho (PTB). A sede da Força Sindical também foi alvo da ação da PF. Todos são apontados como integrantes do núcleo político da suposta organização criminosa que atuava na pasta.

NA COLUNA DO ESTADÃO
Deputado admite relatar projeto que o beneficia
Coluna do Estadão
Terça-feira, 12 Junho 2018 | 05h30
O deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), que articula emenda para anistiar as multas aplicadas durante a greve dos caminhoneiros e relata o projeto de lei que cria um marco regulatório para o transporte de cargas, é dono de uma frota de 120 caminhões. Sua firma faz a distribuição de produtos Ambev. Questionado se será beneficiado pelas duas medidas, vai direto ao ponto: “Beneficia a mim e a todos. O meu motorista, em vez de perder a carteira com 20 pontos, perderá com 40”, disse à Coluna, sobre um dos pontos que incluiu no projeto.

Quero mais
Marquezelli não desistiu de anistiar caminhoneiros e empresas multadas na greve. Garante que só mudou de estratégia. No lugar de projeto, que tem aprovação demorada, vai incluir um “jabuti” numa medida provisória.

Não pode! 
O Artigo 180 do Regimento Interno da Câmara diz que o deputado deve se declarar impedido de votar temas que tratem de causa própria ou sobre o qual tenha interesse individual. O Código de Ética veda a relatoria. Marquezelli justifica que o projeto não atende só ele.

Pior que tá… 
A medida provisória que transferiu recursos das loterias esportivas para o fundo de segurança pública tirou dinheiro dos atletas paralímpicos.

…fica. Cerca de 95% do orçamento do Comitê Paralímpico do Brasil (CPB) vem do governo federal. Em 2017, o CPB recebeu R$ 130 milhões das loterias. Cálculos iniciais indicam que a MP deve tirar R$ 11 milhões do comitê.
(COM REPORTAGEM DE NAIRA TRINDADE. COLABORARAM ANDRÉ BORGES E PEDRO VENCESLAU)

NA FOLHA DE SÃO PAULO
Para manter influência após Temer, MDB prepara loteamento de agências
Há 15 cargos disponíveis nos organismos que regulam setores como Saúde, Energia e Mineração
Por Julio Wiziack
BRASÍLIA
Terça-feira, 12 jun.2018 às 2h00
Para tentar manter sua influência quando o presidente Michel Temer deixar o cargo, o MDB decidiu incorporar todas as vagas de diretorias disponíveis nas agências reguladoras. O partido escolherá 15 nomes até o fim deste ano — sete para o comando das autarquias.
As indicações serão feitas pelo Senado e as negociações são conduzidas pelo ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun (MDB-RS).
Procurado pela Folha, Marun nega que esteja liderando o processo e lembra que todos os nomes indicados terão de ser referendados pelo Senado.
A decisão de Temer é uma forma de compensar o MDB, partido que mais perdeu espaço no Congresso. Por causa da migração partidária encerrada em abril, são seis vagas a menos na Câmara.
O MDB deixou de ser a maior bancada — o líder é o PT — e empatou com o PP (Partido Progressista), com 51 deputados na segunda colocação.
A ideia de Temer é deixar que cada senador emedebista apadrinhe uma indicação, uma forma de tentar recompor a relação do presidente com senadores descontentes com o partido, como Renan Calheiros (AL) e Eunício Oliveira (CE).
O órgão mais disputado é a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que terá três de suas cinco vagas abertas — incluindo o comando.
O atual diretor-geral, Romeu Rufino, encerra seu segundo mandato em agosto e não poderá ser reconduzido.
O MDB quer o diretor André Pepitone no comando da Aneel. Ele está na agência desde 2010, é um dos técnicos mais conhecidos do setor e tem forte ligação com o partido.
No fim de 2017, Temer já havia indicado Rodrigo Limp e Sandoval Feitosa para ocupar duas vagas da agência.
Consultor legislativo, Limp foi uma sugestão do DEM, partido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ). Feitosa foi conduzido pelo senador emedebista Edson Lobão (MA) e pelo ex-senador José Sarney (MDB-MA). Ambos atuam para fazer mais indicações em outras agências.
Para a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Lobão e Sarney recebem visitas de diversos postulantes ao comando do órgão, que estará vago a partir de novembro, quando vence o mandato do presidente Juarez Quadros.
Ele foi indicado pelo ministro das Comunicações, Gilberto Kassab (PSD-SP), mas sofreu desgastes com o ministro e o Planalto ao longo de seu mandato. Mesmo assim, senadores do MDB e de outros partidos tentam viabilizar sua recondução ao cargo.
Também disputam o posto o atual secretário de Inovação, Maximiliano Martinhão, e o atual conselheiro da Anatel Leonardo Euler. No entanto, líderes do MDB do Senado trabalham por outro nome que já chegou até Marun, mas ainda está sob sigilo.
Criada no fim do ano passado, a ANM (Agência Nacional de Mineração) terá cinco postos a serem preenchidos.
Na área de transporte e logística, o MDB indicará o presidente da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e o diretor-geral da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).
Ambos os nomes mais cotados são ligados ao MDB e já exercem mandatos. São eles: Marcelo Vinaud (ANTT) e Adalberto Tokarski (Antaq).
Na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o atual diretor-geral, Jarbas Barbosa, terá seu primeiro mandato vencido em julho e não deverá ser reconduzido.
Na ANS (Agência Nacional de Saúde) há duas vagas na diretoria — uma delas de presidente —, e na Ancine (Agência Nacional do Cinema), uma diretoria.
Aprovada no Senado há mais de um ano, a Lei Geral das Agências Reguladoras define critérios para dificultar as indicações políticas. O projeto, porém, parou na Câmara.
Para minimizar ingerências, a proposta prevê experiência técnica, amplia o mandato para cinco anos (hoje são quatro) e impede a recondução.
Os nomes continuarão a ser uma indicação do presidente da República e caberá ao Senado sabatiná-los.
Decisões importantes passam pelo crivo das agências, que, pela regra, devem ser independentes de influência política para tomar decisões.
A Aneel, por exemplo, conduzirá a capitalização da Eletrobras e a venda de suas seis distribuidoras.
A ANM vai implementar o novo marco legal da mineração para atrair investimentos.
A Anatel aguarda a aprovação da nova legislação do setor que deve mudar os contratos de concessão para priorizar investimentos estimados em R$ 34 bilhões, principalmente em banda larga.

NO O GLOBO
Visita de advogado a Lula não foi em nome do Papa, diz saite do Vaticano
PT afirmou que emissário do Santo Padre levou terço de presente para ex-presidente; Santa Sé nega e esclarece que rosário foi apenas abençoado
POR GUSTAVO SCHMITT/TIAGO AGUIAR
Terça-feira, 12/06/2018 9:35/atualizado 12/06/2018 9:45
SÃO PAULO - O saite Vatican News esclareceu que o advogado argentino Juan Grabois, impedido de encontrar o ex-presidente Lula na prisão, na tarde desta segunda-feira, fez a visita "a título pessoal" e não em nome do Papa Francisco. Segundo a nota, o terço levado por Grabois ao petista não foi enviado pelo Santo Padre, apenas "abençoado pelo" Papa.
"Em mérito às notícias circuladas sobre o suposto envio de um terço pelo Papa Francisco ao ex-presidente Lula, esclarecemos que o advogado argentino Juan Grabois, fundador do Movimento dos Trabalhadores Excluídos e ex-consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz, tentou fazer uma visita - a título pessoal - ao ex-presidente", diz a nota do Vatican News.
Segundo a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Vatican News representa a comunicação da Santa Sé. A CNBB, por sua vez, também disse desconhecer o envio do terço pelo Papa ao ex-presidente.
O Partido dos Trabalhadores (PT) havia divulgado em seu saite oficial que Grabois era um emissário do Papa para assuntos de Justiça e Paz. Segundo o partido, o advogado tinha a missão de entregar um rosário a Lula.
Após tentar visitar o ex-presidente, Grabois deu entrevistas na porta da PF e não disse ser um emissário do Papa. Apenas lamentou seu impedimento e fez críticas ao Judiciário e disse que a democracia brasileira está em risco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA