TERCEIRA EDIÇÃO DE 09-5-2018

NO O ANTAGONISTA
112 viagens da família de Lula ao sítio que não é de Lula
Brasil Quarta-feira, 09.05.18 14:34
Como publicamos mais cedo, Gilberto Carvalho disse a Sergio Moro que Lula “queria comprar” o sítio de Atibaia, mas achava “muito longe”.
Carvalho alegou também que o hóspede ilustre da carceragem da PF em Curitiba só soube do sítio em 15 de janeiro de 2011, depois que deixou o mandato.
Documentos de pedágio coletados pela força-tarefa da Lava Jato mostram, porém, que a família de Lula viajou 112 vezes ao sítio desde 2012.
Isso é que é “interesse em comprar”.

Falsos depoimentos sobre o sítio de Lula
Brasil 09.05.18 15:02
Na segunda-feira, 08, Paulo Okamotto disse que Lula queria comprar o sítio de Atibaia.
Hoje foi a vez de Gilberto Carvalho.
Trata-se de um engodo orquestrado pelos advogados do presidiário e repercutido alegremente pela imprensa.
A Lava Jato não denunciou Lula pela propriedade do sítio, e sim pelas reformas pagas com a propina das empreiteiras.
É só sobre isso que seus operadores deveriam falar.

Toffoli agora quer ampliar restrição a foro privilegiado
Brasil 09.05.18 13:44
Dias Toffoli enviou um ofício a Cármen Lúcia, segundo o G1, propondo que duas súmulas vinculantes estendessem a restrição de foro privilegiado a autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário em todas as esferas.

Privatização dos Correios sai da pauta do governo
Brasil 09.05.18 14:17
O ministro Gilberto Kassab disse, em audiência na Câmara dos Deputados, que a ideia de privatizar os Correios saiu da pauta do governo, publica o Estadão.
Segundo Kassab, a privatização deixou de ser debatida porque a empresa teve um lucro de mais de R$ 600 milhões em 2017 e se mostrou “viável”.
“Se tivéssemos entregando um balanço negativo, não há candidato a presidente que não assumiria o compromisso de privatizar ou pelo menos estudar a privatização.”

“Corta a carne, fornece ovo para essas crianças”
Brasil 09.05.18 13:54
Um dos canalhas que roubaram dinheiro da merenda escolar, apanhados pela 'Operação Prato Feito', foi apanhado num grampo dizendo “Corta a carne, fornece ovos para essas crianças”.
E mais:
“O que é chocante foram os registros na inexecução contratual da merenda escolar. Nós tivemos registro, ao longo destes anos, do fornecimento de lanche de uma bolacha maisena com leite diluído e suco substituindo leite”, disse a delegada Melissa Maximino Pastor.

Segurança afastada de Marcela Temer trabalhava para Dilma
Brasil 09.05.18 13:22
Antes de integrar a equipe de segurança de Marcela Temer, a agente do Gabinete de Segurança Institucional afastada, da primeira-dama, fazia a segurança pessoal de Dilma Rousseff, publica a Veja.
“A servidora ficou com a ex-presidente até meados do ano passado, quando foi deslocada a Brasília para acompanhar Marcela.”

Uma Lava Jato para o Sistema 'S'
Brasil 09.05.18 12:34
Por Claudio Dantas
O Sistema Sesc-Senac passou a figurar nas páginas policiais desde que a Lava Jato do Rio prendeu Orlando Diniz, presidente afastado da Fecomércio-RJ. Diniz é acusado de repassar para grandes bancas de advocacia, inclusive para o escritório do compadre-advogado de Lula, cerca de 200 milhões drenados do Sistema 'S'.
Dias atrás, a Justiça determinou intervenção na Fecomércio-MG, dirigida por Lázaro Gonzaga, enquanto o TCU condenou o presidente da Fecomércio-AM, José Roberto Tadros.
Em 2014, a IstoÉ denunciou uma negociata imobiliária envolvendo o presidente da Fecomércio-MT, Pedro Nadaf – preso e condenado na Operação Sodoma. A transação de Nadaf foi aprovada pelo presidente da CNC, Antonio Oliveira Santos, e pelo então presidente do conselheiro fiscal, o petista Carlos Gabas.
Oliveira Santos, que comanda a Confederação Nacional do Comércio (CNC) há mais de três décadas, faz o que quer. Por exemplo, ele comprou com dinheiro da entidade um Passat alemão blindado para a esposa, Maria das Graças de Oliveira Santos.
Como as contas da entidade nacional e de suas filiadas são guardadas a sete chaves, O Antagonista só descobriu porque a mulher se envolveu num acidente automobilístico, devidamente registrado pela Polícia Militar. O maridão já mandou comprar outro, aliás.
A CNC/Sesc-Senac terá eleições em setembro. É urgente uma devassa em suas contas e nas das regionais.

Lula pensou em pagar Lula
Brasil 09.05.18 12:29
Gilberto Carvalho, o Seminarista, disse em depoimento a Sergio Moro que Lula pensou em comprar o sítio de Atibaia, registrado em nome de seus laranjas.
Por outro lado, Lula jamais pensou em tirar dinheiro do bolso para pagar as reformas feitas pela Odebrecht, pela OAS e por José Carlos Bumlai.
E é isso que está em julgamento.

Vereador se defende de relato de testemunha que o envolveu na morte de Marielle
Brasil 09.05.18 11:43
O vereador Marcello Siciliano deu uma entrevista esta manhã a O Globo e se defendeu da acusação de envolvimento na morte de Marielle:
“Gostaria de esclarecer, antes de mais nada, a minha surpresa com relação ao que aconteceu ontem, a minha indignação como ser humano. Minha relação era muito boa (com Marielle Franco), tinha um carinho muito grande. Agora, mais do que nunca, faço questão de que esse crime seja esclarecido mais rápido que nunca. Estou sendo massacrado nas redes sociais por algo que foi supostamente dito por uma pessoa que a gente nem sabe a credibilidade que tem. Marielle participou da festa do meu aniversário. A região da Cidade de Deus nunca foi meu reduto. Em Curicica, também não tive votos. Coisas totalmente sem pé nem cabeça. Já prestei meu depoimento. Vim me colocar à disposição. Mais do que nunca, quero que esse caso seja resolvido e tenha oportunidade de acabar isso aí porque foi horrível. Estou muito chateado.”

O golpe para salvar Lula e Temer
Brasil 09.05.18 10:24
Gerson Camarotti, na GloboNews, disse que, para salvar Lula e Michel Temer, “parlamentares tentam criar foro privilegiado para ex-presidentes”.
O Antagonista avisou aqui e aqui.

NO DIÁRIO DO PODER
OPERAÇÃO BÔNUS
PRESOS POR CORRUPÇÃO EM CUIABÁ DEPUTADO E SECRETÁRIO QUE É PRIMO DO GOVERNADOR
PAULO TAQUES E DEPUTADO SÃO ACUSADOS DE ROUBAR O DETRAN-MT
Publicado quarta-feira, 09 de maio de 2018 às 09:29 - Atualizado às 11:46
O deputado estadual Mauro Savia (PSB) e o ex-chefe da Casa Civil, Paulo César Zamar Taques, primo do atual governador Pedro Taques (PSDB), foram presos na manhã desta quarta (9). A ação faz parte da segunda fase da 'Operação Bereré', deflagrada em fevereiro deste ano, que investiga um esquema que desviou dinheiro do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).
O esquema foi denunciado pelo irmão do ex-governador do Mato Grosso, Silval Barbosa (MDB). Antônio Barbosa já teve sua delação homologada no Supremo Tribunal Federal (STF), no ano passado.
Segundo o irmão do ex-governador, o esquema permitia fraude no serviço de registro de contratos de financiamento de veículos, por meio de uma empresa ligada a ele. Mauro Savia e Paulo Taques foram apontados como integrantes do esquema.
Seis mandados de prisão foram expedidos. Desse total, cinco já foram cumpridos. Além de Savia e Taques, um dos alvos da operação é o empresário José Kobori, preso em Brasília. Cinco mandados de busca e apreensão são cumpridos em Cuiabá, São Paulo e no Distrito Federal.
A ação é liderada pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO), Criminal e pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público Estadual (MPE).

NO CEARÁ NEWS 7
Chefona da propaganda de Cid viajou a SP com verba pública para pegar propina da JBS
Diário Oficial do Estado revelou os rastros deixados por Daniella Navarro para conseguir dinheiro irregular das mãos dos irmãos Batista
Quarta-feira, 09/05/2018 11:07 
A ex-toda-poderosa da publicidade das gestões Cid Gomes (PDT) e Camilo Santana (PT), Daniella Navarro, recebeu dinheiro do Governo do Estado do Ceará para ir a São Paulo em 2014 ”a fim de tratar de assuntos do governador”. Isso aconteceu no mês de maio, mesmo período em que os irmãos Batista disseram que Cid enviou representantes à JBS, na capital paulista, para pegar propina de R$ 20 milhões. O dinheiro foi usado na campanha que levou Camilo ao Abolição.
Em tempo
Daniella não faz mais parte do Palácio do Abolição, saiu no final do ano passado. Muitos acreditam que ela vai integrar a equipe do marketeiro Manoel Canabarro na campanha do presidenciável Ciro Gomes.

Governador tem aval do TCE para comprar armas que podem causar morte de policiais
Tribunal de Contas do Estado do Ceará negou liminar que pedia a suspensão imediata da aquisição de pistolas sem travas que podem disparar acidentalmente, causando ferimentos graves e mortes dos agentes. Em outros Estados, os governos recolheram tal armamento
Por: Fernando Ribeiro 
Quarta-feira, 09/05/2018 12:56 
O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCEC) negou liminar para a suspensão da compra de armas de fogo para as Polícias Civil e Militar. Com a decisão, as duas corporações vão entregar aos seus novos integrantes para o serviço de rua e de combate à violência, pistolas de calibres Ponto 40 e 9 milímetros que podem disparar acidentalmente, e, portanto, ferir gravemente e até matar os próprios policiais assim como os cidadãos.
Sob o argumento de que, “o Estado do Ceará passa por uma grave crise na Segurança Pública, envolvendo disputas de facções criminosas”, o governo decidiu comprar um lote inicial de 1.300 pistolas de calibre Ponto 40 (.40S&W) e de 840 pistolas de calibre 9 milímetros (9x19mm Parabellum) para as Polícias Civil e Militar. No entanto, a fabricante vencedora da licitação – a empresa alemã Sig Sauer – vai entregar ao Estado pistolas que não possuem travas de segurança que impeçam tiros acidentais, como os decorrentes da queda da arma.
Em um documento despachado no último dia 2, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Rholden Botelho de Queiroz, indeferiu um pedido de liminar para que a compra do arsenal fosse imediatamente suspensa, portanto, liberando o governo a prosseguir na aquisição das armas que podem matar os próprios policiais e quem estiver perto deles em caso de disparos acidentais.
O pedido de suspensão imediata da compra (liminar) foi feito pela também fabricante de armas Glock América, que foi vencida no processo de licitação. Em um embasado laudo pericial, a Glock sustenta que as armas fabricadas por sua concorrente não atendem às exigências constantes no próprio edital da licitação, o de “mecanismos de segurança na arma, imprescindível para que está manejando o equipamento e também para quem está ao seu redor”.
A licitação exigiu que as armas a serem compradas pelo Estado deveriam “possuir trava de segurança, interna ou externa, seja manual ou integrada ou não no gatilho, bem como, possuir um sistema que impeça disparo acidental da arma em caso de queda ou sem que o gatilho seja pressionado”. A vencedora da licitação, no entanto, fornecerá ao Estado, pistolas sem as travas.
“Assim, resta claro o descumprimento de requisito de extrema importância previsto no edital”, assinalou a Glock em seu recurso de liminar junto ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará. Um robusto laudo técnico assinado por dois peritos em armamentos foi anexado ao recurso, mas foi desconsiderado pelo TCEC. “O próprio Manual do proprietário produzido pela empresa Sig Sauer ressalta que a pistola poderá disparar em caso de queda”, afirmam os peritos criminais Celso Nevnê e José Oliveira Yared.
Nega
Em sua defesa, a empresa Sig Sauer assegurou que “os modelos ofertados efetivamente possuem trava de segurança interna”, e que os argumentos apresentados pela Glock, “são afirmações mentirosas”.
Já a Comissão Técnica designada para auxiliar no pregão da aquisição das armas reitera a existência da trava interna e declara que a empresa vencedora da licitação cumpriu as exigências do edital.
O governo do Estado, por sua vez, além de ressaltar no documento encaminhado ao Tribunal de Contas “a grave crise na Segurança Pública do Ceará” como argumento para aquisição urgente da compra do armamento, alega que, “o material licitado” torna-se necessário diante “da chegada no mês de maio de cerca de 2.500 novos policiais civis e militares”.
Bons exemplos
Em vários Estados brasileiros, os constantes acidentes envolvendo armas nas mãos de policiais civis e militares – causando lesões graves e mortes – levaram os governos a recolher as armas sem as devidas travas, bem como tornar mais rígidas as exigências na compra do arsenal para as corporações da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário.
Em São Paulo, o governo mantém nas caixas cerca de 6 mil submetralhadoras que apresentaram defeitos de fabricação e causaram ferimentos e mortes de agentes. Já em Goiás, o Ministério do Trabalho impediu que a Polícia Militar utilizasse 2,5 mil pistolas que também apresentaram falhas de segurança. Naquele Estado, em quatro anos, 23 policiais ficaram gravemente feridos por conta dos defeitos no armamento.
No Ceará, além do lote inicial de 1.300 pistolas que, segundo laudo, oferecem grande perigo de acidentes (tiros acidentais), o governo já  anunciou que comprará mais 13 mil.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA