SEGUNDA EDIÇÃO DE 09-5-2018

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
QUARTA-FEIRA, 09 DE MAIO DE 2018
Pré-candidatos, Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede) serão os maiores “herdeiros” dos votos abandonados pelo ministro aposentado do STF, Joaquim Barbosa. Estima-se que Joaquim “roubava” ao menos três pontos percentuais de Bolsonaro e outros dois de Marina. A avaliação é de especialistas em levantamentos eleitorais, como Murilo Hidalgo, do Paraná Pesquisa. Agora, ambos devem recuperar aqueles votos perdidos e ganhar a maior parte do restante do eleitorado órfão.

Geraldo Alckmin apalavrou com Márcio França, em 2014, que o PSB indicaria seu vice em 2108. Mas Joaquim fez o PSB sonhar mais alto.

O ex-ministro Aldo Rebelo era opção do PSB para vice de Alckmin. Com a chegada de Joaquim, Aldo saiu. E o PSB perdeu os dois.

Nenhum inimigo faria tanto mal ao PSB: Joaquim deixou o partido sem opções relevantes, para presidente ou para vice, na eleição de 2018.

Em escala muito menor, Ciro Gomes (PDT) também herdará uma beirada dos votos. Já o PT, que odeia Joaquim, não estará no espólio.

Acordão no governo Dilma, prorrogado no governo Temer, liberou empresas aéreas da retenção de tributos na fonte, na venda de passagens ao governo, usando uma medida provisória malandra e sofisticada. Foram R$45 milhões não retidos na fonte em quatro anos, dinheiro em caixa, para giro, como queriam as empresas aéreas. A MP é malandra porque o governo não fiscaliza tributos pagos depois. A Latam se manifestou: garante honrar todas as obrigações tributárias.

A MP de Dilma dispensou a retenção até dezembro de 2017 e o lobby das aéreas garantiu outra MP, de Temer, estendendo o prazo até 2022.

A liberação vale só para venda direta de passagens, mas a compra é feita por uma empresa de tecnologia, usando o cartão corporativo.

Além de não reter impostos, o uso de cartão corporativo no pagamento faz das empresas aéreas os únicos fornecedores a receberem à vista.

Parecer da procuradora-geral Raquel Dodge, ao Supremo, é contrário à pretensão da estatal Telebras de manter o suspeitíssimo contrato com a americana Viasat para explorar (e ganhar bilhões) o satélite que custou R$ 2,8 bilhões ao Brasil. A Telebras já perdeu quatro recursos.

Perdendo todas na Justiça, Lula anda tão mal assessorado que achou relevante acusar o juiz Sérgio Moro de “desacatar” o STF. Os ministros não caíram na tola tentativa de cizânia. E perdeu de novo.

Presidente da “agência reguladora” ANS, Leandro Fonseca irá nesta quarta à Câmara. Os deputados deveriam chamá-lo na chincha para explicar por que ANS alegra planos de saúde martirizando os clientes.

Além do prejuízo bilionário ao País, os Correios lesam os cidadãos na pessoa física. Os cariocas do CEP 22030-001 e de dezenas de outros ficaram doze dias sem receber correspondência, sob alegação risível de “falta de pessoal”. Terão de pagar suas contas com atraso. E juros.

A BR Distribuidora, que atua como atravessadora como qualquer outra do ramo, contribuindo para aumentar o valor final dos combustíveis, teve no primeiro trimestre de 2018 lucro de 58% maior que em 2017.

Um debate com o ex-presidente do STF, Sepúlveda Pertence, nesta quarta (9), na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em Brasília, às 19h, marcará um lançamentos editorial fundamental: o livro “Tanques e Togas - O STF e a Ditadura Militar”, do jornalista Felipe Recondo.

Empolgou o governo o desempenho do ministro Eduardo Guardia (Fazenda) na audiência de ontem, sobre a privatização da Eletrobras. “Diminui mitos e cresce a verdade”, disse Darcísio Perondi (MDB-RS).

João Amoêdo, do partido Novo, será o terceiro pré-candidato a debater na Câmara de Comércio Brasil-EUA. Está marcado para segunda-feira (14), às 10h, na sede da Amcham em São Paulo.

…o eleitorado de Joaquim Barbosa é a viúva Porcina, aquela que foi sem nunca ter sido: abandonados pelo candidato antes da campanha.

NO O ANTAGONISTA
Assessora do PT cobra aluguel dos sem-teto
Brasil Quarta-feira, 09.05.18 08:54
Assessora do PT cobra aluguel dos sem-teto.
Leandro Narloch, da Folha de S. Paulo, reproduziu mensagens de WhatsApp de Ednalva Franco, filiada ao PT desde 1990 e assessora da deputada estadual Márcia Lia.
Ela diz:
“Quem está aberto em abril, eu aconselho vir urgente acertar. Quem não vier, à noite estarei na porta. Nem se for 2h da manhã eu vou bater para cobrar.”
E também:
“Senhores porteiros da rua Marconi: a Conceição, do 4º andar, o prazo dela acaba no domingo. A partir de segunda ela não entra mais no prédio, só se for para retirar as coisas.”
Ednalva Franco controla quatro prédios ocupados pelo MMPT e cobra aluguel dos sem-teto. Um deles disse para a reportagem:
“Além do aluguel, a coordenadora sempre inventa uma taxa nova para o pessoal pagar.”

Os sem-teto eram obrigados a participar dos atos em defesa de Lula
Brasil 09.05.18 09:02
Além de pagar aluguel para a assessora do PT, Ednalva Franco, os sem-teto eram obrigados a participar também dos atos em defesa de Lula.
Um deles disse para a Folha de S. Paulo:
“Quando tinha um ato, eu colocava a camiseta do movimento e ficava perto dela. Fazia questão que ela me visse várias vezes, para eu marcar presença. Depois trocava a camiseta e ia embora.”
A assessora do PT admitiu candidamente o achaque:
“Cada movimento social tem suas regras. Apresentamos nossa rotina quando a pessoa ingressa no movimento. A partir de então, se quiser continuar, precisa seguir as regras do grupo.”

O cidadão curitibano
Brasil 09.05.18 09:27
Lula pode perder o título de cidadão paulistano.
Como diz Sonia Racy, os vereadores votam hoje o projeto que revoga honrarias de criminosos condenados em segundo grau.
Lula é um verdadeiro cidadão curitibano.

Operação Prato Feito ataca desvios na merenda escolar em quatro Estados
Brasil 09.05.18 09:50
A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje a operação Prato Feito, em parceria com a Controladoria Geral da União, para desarticular cinco grupos criminosos suspeitos de desviar recursos da União destinados à educação em Municípios dos Estados de São Paulo, Paraná, Bahia e Distrito Federal.
As equipes cumprem 154 mandados de busca e apreensão, além de afastamentos preventivos de agentes públicos e decisões de suspensão de contratação com o Poder Público referentes a 29 empresas e seus sócios.
Todas as medidas foram expedidas, a pedido da PF, pela 1ª Vara Criminal Federal de São Paulo e pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

Pudim de Deus
Brasil 09.05.18 08:39
O homem de Michel Temer na Praia Grande, conhecido como Pudim, esteve ontem no Palácio do Planalto.
Ele foi visto no carro oficial da chefe de gabinete, Nara de Deus.

O delator Paulo Preto
Brasil 09.05.18 08:33
Paulo Preto está disposto a delatar.
Segundo a Folha de S. Paulo, ele “tem pensado muito no assunto diante da celeridade das investigações de contas atribuídas a ele na Suíça.
Documentos que estão chegando ao Brasil provariam que o engenheiro era o titular delas”.
José Serra e Aloysio Nunes são os tucanos mais associados a Paulo Preto.
Mas ele tem tudo para pegar também o governo de Geraldo Alckmin.

O candidato único da esquerda
Brasil 09.05.18 07:22
A renúncia de Joaquim Barbosa deve empurrar o PT para Ciro Gomes, enterrando de uma vez por todas a candidatura de Lula.
Diz O Globo:
“Com a saída de cena do ex-ministro do Supremo, o PSB ficou mais próximo de se juntar a Ciro Gomes.
O casamento reuniria de cara dois dos três maiores partidos de centro-esquerda. A expectativa é que o PCdoB, que hoje mantém a pré-candidatura de Manuela d´Ávila, seria facilmente atraído para essa união. Com as três legendas, a chapa teria de cara um tempo de televisão semelhante ao do PT e uma quantia razoável de recursos dos fundos Eleitoral e Partidário.
O isolamento e a força da chapa formada pelos antigos aliados seria um importante argumento para lideranças petistas, como ex-prefeito Fernando Haddad e Jaques Wagner, driblarem a patrulha que têm enfrentado para iniciar um debate sobre caminhos alternativos à candidatura de Lula.”

Golpe de 2018
Brasil 09.05.18 07:14
Fernando Pimentel usou a imprensa para sabotar a candidatura de Dilma Rousseff.
Aparentemente, a tática deu resultado: ou ela aceita uma vaga como deputada federal, ou vai para casa.
Os petistas já podem fazer um curso sobre o Golpe de 2018.

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
Decadência política no caminho do xilindró
Da Redação
Quarta-feira, 09/05/2018 às 08:51
Mesmo ainda solta, Gleisi Hoffmann vai trilhando o caminho do pleno isolamento político.
Ninguém mais, nem no próprio PT, suporta a truculência da senadora.
Gleisi tem uma enorme dificuldade de dialogar e age preocupada tão somente com o seu futuro, nada promissor, principalmente na esfera criminal.
Com isso, em poucos dias, a parlamentar conseguiu fechar várias portas e praticamente pôs um fim às conversações do PT com os demais partidos de esquerda.
Deu porrada até mesmo em Jaques Wagner, causando enorme constrangimento.
Tudo isto, sem falar em seus pronunciamentos agressivos e insanos, que despertaram inclusive a ira do Judiciário, fato que no PT consideram que prejudicou a defesa de Lula.
Pelo sim, pelo não, dizem que Gleisi não tem mais nem o apoio do marido, cansado de levar bordoada por sua causa.
A conferir.

NO CEARÁ NEWS 7
Camilo manda PM botar grades no Abolição para impedir protesto contra a violência
Manifestação reuniu centenas de pessoas indignadas com a violência nas ruas de Fortaleza, fato que tem causado a morte de cidadãos, pessoas inocentes mortas diante do fracasso da gestão da Segurança Pública
Quarta-feira, 09/05/2018 8:56 
A Polícia Militar usou grades de ferro para barrar a presença de centenas de manifestantes na porta do Palácio da Abolição na noite dessa terça-feira (8). A manifestação havia sido organizada por amigos e familiares de pessoas vítimas da violência sem controle que domina o Estado. A Casa Militar reforçou a segurança no perímetro do Palácio e impediu a aproximação dos cidadãos.
O protesto reuniu uma multidão que partiu de vários pontos da Capital, desde a Avenida Washington Soares, próximo ao Centro de Eventos do Ceará, no bairro Água Fria, à Aldeota. A pé, de carro e mesmo de bicicleta, os cidadãos foram às ruas exigir do governo medidas eficazes que possam barrar a matança nas ruas, fato que já deixou mais de 1.800 pessoas mortas no Ceará em menos de cinco meses. A matança é “turbinada” pela guerra entre facções criminosas.
Com faixas, cartazes e alguns até vestindo fantasia de palhaço, os manifestantes marcharam em direção ao Palácio da Abolição por volta de 19 horas, mas ao chegar na Avenida Barão de Studart, a passeata, mesmo sendo pacífica, encontrou o trecho fechado com barreiras metálicas, impedindo que houvesse uma aproximação à sede do governo.
Mesmo com as restrições, os manifestantes mostraram a indignação da população diante dos trágicos números da violência no Ceará, com cidadãos mortos em assaltos, como o caso da universitária Cecília Rachel Gonçalves Moura e o empresário e desportista Roberto Mamede Studart Soares; e a matança decorrente da guerra entre facções que também mata inocentes, como o humorista Francisco Fonseca Neto, o “Fonsequinha”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA