SEGUNDA EDIÇÃO DE 30-5-2018

NO O ANTAGONISTA
URGENTE: PAULO PRETO É PRESO NOVAMENTE
Brasil Quarta-feira, 30.05.18 07:49
O ex-diretor do Dersa, Paulo Viera de Souza, o Paulo Preto, acaba de ser preso novamente por descumprir ordem judicial.
O operador do PSDB havia sido liberado dias atrás por decisão de Gilmar Mendes.

PF PRENDEU DOIS SOBRINHOS DE JOVAIR ARANTES, LÍDER DO PTB
Brasil 30.05.18 09:46
Por Claudio Dantas
O ministro Edson Fachin autorizou a prisão preventiva de Leonardo Arantes, secretário-executivo do Ministério do Trabalho, e Rogério Papalardo Arantes, diretor de Orçamento e Estrutura Fundiária do Incra, mas com influência direta na Secretaria de Relações do Trabalho.
Ambos são sobrinhos de Jovair Arantes (líder do PTB). Léo Arantes já foi alvo de outras denúncias envolvendo contratos de informática no Ministério do Trabalho e comanda o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que tem orçamento de R$ 20 bilhões.
O Antagonista obteve a íntegra dos alvos da Operação Registro Espúrio, que desbaratou esquema de corrupção na liberação de registros sindicais pelo Ministério do Trabalho.
Os demais presos preventivamente são: Carlos Cavalcante Lacerda, secretário de Relações do Trabalho; Renato Araújo Jr., coordenador-geral de Registro Sindical; Renata Frias Pimentel, chefe da Divisão de Registro Sindical; os ex-funcionários comissionados Leonardo Dias Cabral e Jéssica Mattos Rosseti, além da lobista Verusca Peixoto da Silva.
Já os presos temporários são Norberto Martins (secretário-geral do PTB), Maurício Moreira da Costa Júnior, Marcelo de Lima Cavalcanti (chefe de gabinete de Paulinho da Força), Paulo Roberto Ferrari, Ruy Queiroz Amorim, Sílvio de Barbosa Assis, Carlos Artur Barboza, Cláudio Mendes Neto, Daniel Rodrigo Vesely, Guilherme Simão dos Santos, Hudson, Marcelo da Silva, João Alberto Graça, Luciano Estevam Rodrigues, Amabile Biancardi Augusto Fernandes e Bruno de Andrade Silva.

Sílvio de Barbosa Assis, preso hoje pela PF, é um velho conhecido
Brasil 30.05.18 10:34
Sílvio de Barbosa Assis, um dos presos temporariamente pela Polícia Federal na Operação Registro Espúrio, é um velho conhecido da Polícia, da Justiça, de políticos e jornalistas.
Em reportagem sobre o esquema do PTB e do Solidariedade para a cobrança de propina na liberação de registros sindicais no Ministério do Trabalho, a Veja estampou, em março, a foto de Sílvio, flagrado acertando com outra lobista presa hoje, Verusca Peixoto da Silva, o recebimento de 3,2 milhões de reais para ajudar na liberação de registro do Sindicato das Pequenas e Micro Empresas de Transporte Rodoviário de Veículos Novos do Estado de Goiás (Sintrave).
Sílvio começou como dono de jornal no Amapá, mas se mandou para Brasília depois de uma série de denúncias de envolvimento com o crime organizado no Estado — acabou indiciado e preso pela CPI do Narcotráfico.
Na capital federal, passou a atuar em esquemões da República, sempre se apresentando como “operador do mercado financeiro” e dizendo ser afilhado de caciques políticos, como José Sarney. É muito próximo do governador Rodrigo Rollemberg e da deputada distrital Celina Leão. Ainda faz questão de deixar claro que é amigo de Carlinhos Cachoeira.
Chegou a ser apontado como um dos financiadores de passagens aéreas usadas por Vavá, irmão de Lula.
Em 2015, Sílvio lançou um site de notícias, o Fato Online, que não durou mais de um ano. Mais de 100 pessoas foram dispensadas, sem receberem pelo menos quatro salários.

PF PEDIU PRISÃO DE BOB JEFF E DEMAIS DEPUTADOS
Brasil 30.05.18 08:59
Por Claudio Dantas
O Antagonista apurou que a Polícia Federal chegou a pedir a prisão de Roberto Jefferson, presidente do PTB, por envolvimento no esquema criminoso de concessão de registros sindicais.
A PGR, porém, foi contra a medida. Edson Fachin permitiu busca e apreensão em endereços relacionados a ele.
A PF também pediu a prisão dos demais deputados envolvidos, enquanto a PGR defendeu medidas cautelares. Ao final, Fachin só autorizou mandados de busca e apreensãocom exceção de Ademir Camilo e Wilson Filho.

Tudo mais claro, Bob
Brasil 30.05.18 10:21
Agora fica mais claro por que Roberto Jefferson chorou quando a sua filha foi nomeada para o Ministério do Trabalho.

PF matou o PTB de Bob Jeff
Brasil 30.05.18 10:21
A operação de hoje da Polícia Federal atingiu o coração do PTB de Roberto Jefferson, prova viva de que não existe ex-corrupto.
Os tentáculos da corrupção do PTB são visíveis e personificados na figura de Jovair Arantes, deputado goiano que vê em Carlinhos Cachoeira um modelo de empresário.
Bob Jeff e Arantes continuam livres, lamentavelmente.

PF atirou no Ministério do Trabalho e acertou também a Embratur, o Incra e o INSS
Brasil 30.05.18 09:53
Por Claudio Dantas
Como revelamos em post anterior, a Operação Registro Espúrio prendeu dois sobrinhos do deputado Jovair Arantes (um deles diretor do Incra) que estavam envolvidos em outros esquemas de corrupção.
Mas também prendeu Daniel Vesely, citado por O Antagonista em denúncia sobre a empresa RSX na Embratur.
O escândalo da RSX, que funcionava num depósito de bebidas, levou à queda do presidente do INSS por suspeita de corrupção.

Quem são os integrantes do ‘núcleo político’ do esquema da Registro Espúrio
Brasil 30.05.18 09:15
Por Claudio Dantas
A Operação Registro Espúrio, que desbaratou esquema de corrupção na liberação de registros sindicais no Ministério do Trabalho, identificou que a quadrilha se organizava em cinco núcleos: administrativo, político, sindical, captador e financeiro.
Na decisão de Edson Fachin, obtida com exclusividade por O Antagonista, o MPF arrola no núcleo político o presidente do PTB, Roberto Jefferson; os deputados Paulinho da Força (Solidariedade), Ademir Camilo (licenciado), Jovair Arantes e Wilson Filho (PTB); além dos senadores Dalírio Beber (PSDB) e Cidinho Santos (PR).
Também integram o núcleo Norberto Martins, secretário nacional do PTB, e Marcelo Cavalcanti, chefe de gabinete de Paulinho.
Fachin optou por não autorizar medidas contra os senadores, entendendo que não haveria ainda indícios conclusivos de participação deles no esquema criminoso.
(...)

STF suspende vice-presidente da UGT e proíbe deputado de frequentar Ministério do Trabalho
Brasil 30.05.18 08:46
Por Claudio Dantas
Na decisão referente à Operação Registro Espúrio, obtida com exclusividade por O Antagonista, o ministro Edson Fachin determinou medidas cautelares contra o deputados Wilson Filho, do PTB, e o vice-presidente da UGT, Ademir Camilo, licenciado do mandado parlamentar pelo MDB.
Ambos estão proibidos de frequentar o Ministério do Trabalho ou manter contatos com outros investigados. Fachin também determinou a suspensão de Camilo do cargo de vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT).
Segundo o relator, Ademir Camilo e Wilson Filho “exercem forte influência sobre Renato Araújo Júnior, mediante promessas de sustentação política para a permanência no cargo em comissão na Secretaria de Relações de Trabalho, circunstância que atesta suas participações ativas no esquema delituoso”.
Araújo Júnior foi nomeado por Temer no mês passado como coordenador-geral de Registro Sindical.

O sindicalismo é totalmente espúrio
Brasil 30.05.18 08:15
Ontem, a Força Sindical, de Paulinho da Força, comemorou a inclusão do Brasil na lista suja da OIT, manobra espúria do corporativismo sindicalista contra a reforma trabalhista.
Hoje, a PF entrou no gabinete de Paulinho da Força, em busca de registros sindicais espúrios.
O sindicalismo brasileiro é totalmente espúrio.

A crise virá
Economia 30.05.18 08:59
Acabou o dinheiro.
Sem reformas estruturais, não há saída para a economia, diz Vinicius Torres Freire, na Folha de S. Paulo:
“O paradão caminhoneiro e suas repercussões são um ensaio geral para a crise fiscal que virá.
Pode ser uma explosão, se tentarem resolvê-la por meio de mais endividamento. Pode ser uma agonia crônica, morte nacional lenta, se for resolvida apenas no corte de gastos, sem mudanças estruturais. Pode ser uma inflação, com o que a vida será um inferno, mas um tanto mais fresco para os ricos e a miséria para os mais pobres.
Mas a crise virá.”

Quem é Lula?
Brasil 30.05.18 08:50
Lula foi esquecido.
Segundo O Globo, “o entorno da sede da PF em Curitiba, atual moradia do preso mais famoso do Brasil, voltou praticamente ao normal”.
Só O Antagonista ainda se lembra dele.

NO DIÁRIO DO NORDESTE
Primeira-dama de Uruburetama é condenada a 14 anos de prisão
Tribunal de Justiça do Estado do Ceará considerou a prescrição de um dos crimes e diminuiu a pena dada pela Primeira Instância
Terça-feira, 17:50 · 29.05.2018/atualizado às 20:49
A atual primeira-dama da cidade de Uruburetama, Graça Paiva, cujo marido gere o Município do Norte do Ceará, a 120 Km de Fortaleza, foi condenada, na Segunda Instância, a 14 anos e 4 meses de prisão, inicialmente em regime fechado, pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). 
Os desembargadores integrantes da 3ª Câmara Criminal do TJCE votaram por unanimidade pela condenação de Graça Paiva, a quem foram imputados os crimes contra a Administração Pública. 
"Deverá a acusada cumprir a pena total e definitiva de 14 (quatorze) anos e 04 (quatro) meses de reclusão, cumulado com o pagamento de 600 (seiscentos) dias-multa", escreveu o desembargador José Tarcílio Souza da Silva, presidente da 3ª Câmara Criminal, em acórdão dos integrantes do Colegiado. A relatoria do recurso foi do desembargador Antônio Pádua Silva.
A defesa da ex-prefeita, exercida pelo criminalista Paulo Quezado, disse que irá recorrer da sentença ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) assim que a decisão for publicada pela Corte do Estado. O advogado questionou ainda a abrangência da pena, considerada por ele como "exacerbada". O criminalista ressaltou que, na sentença, a 3ª Câmara Criminal decidiu que a prisão de Graça Paiva só pode ocorrer após trânsito em julgado, ou seja, quando acabarem todas as instâncias recursais. 
As denúncias
As denúncias apuradas pelo extinto Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM) indicam que Graça Paiva havia deixado de repassar cerca de R$ 300 mil ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), enquanto era prefeita de Uruburetama. 
Além disso, ela teria contratado empresas sem licitação 45 vezes, por meio de modalidades na Lei das Licitações que permitem a contratação direta, sem concorrência. As acusações do TCM apontam que os crimes geraram prejuízos de mais de R$ 3 milhões aos cofres do Município. Do montante, mais de R$ 1 milhão foram gastos com combustível e contratos de profissionais de Saúde, sem licitação.
A ex-prefeita havia sido condenada na Primeira Instância a 19 anos e 01  mês de pena em razão dos três crimes, supracitados, mas apelou ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) e conseguiu redução da pena por conta da prescrição do crime contra a Ordem Financeira atribuído a ela. 
O marido
Atual prefeito da cidade do Norte do Estado e marido de Graça Paiva, José Hilson Paiva, conhecido como Doutor Hilson foi alvo de denúncias de moradoras de Uruburetama. Três mulheres relataram ter sido abusadas sexualmente por ele, que é médico ginecologista. Em depoimentos a reportagem do Diário do Nordeste, as mulheres pediram justiça, disseram que estão sofrendo ameaças de morte e pediram que o homem seja punido. A defesa do médico, por sua vez, negou as acusações e disse que está processando quem está por trás das "denúncias caluniosas".

NO O GLOBO
Tribunal restabelece direito a segurança, motorista e assessores ao ex-Presidente Lula
Decisão do TRF-3 atendeu a recurso da defesa do petista
POR MARTA SZPACENKOPF/RAYANDERSON GUERRA
Terça-feira, 29/05/2018 17:42/atualizado 29/05/2018 18:05
RIO — O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) decidiu, na tarde esta terça-feira, restabelecer os direitos que o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha por ter ocupado a Presidência da República, como segurança, transporte e assessoria.
“A simples leitura dos dispositivos mencionados evidencia que, aos ex-Presidentes da República são conferidos direitos e prerrogativas (e não benesses) decorrentes do exercício do mais alto cargo da República e que não encontram nenhuma limitação legal, o que obsta o seu afastamento pelo Poder Judiciário, sob pena de violação ao princípio da separação dos Poderes, eis que haveria evidente invasão da competência legislativa”, decidiu.
A defesa do ex-Presidente recorreu contra a decisão que suspendeu uma série de benefícios a que Lula tem direito como ex-Presidente da República. Na quarta-feira, dia 23, o Juiz Federal Haroldo Nader, da 6ª Vara Federal de Campinas,SP, concedeu uma liminar para que a União suspenda imediatamente direitos como segurança, transporte e assessoria para o petista, dada a sua reclusão, sob o argumento de que lesam o Erário sem ter finalidade.
A decisão desta terça-feira suspendeu os efeitos da liminar que havia sido pedida em uma ação popular movida pelo coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL) Rubens Nunes. Na liminar, o Magistrado ressaltou que o autor da ação não questiona o direito em si, mas a manutenção dos auxílios em vista de prisão. O fundamento do pedido é a condenação do petista em Segunda Instância e o início do cumprimento de pena de reclusão. O Juiz argumentou a "evidência indiscutível" de não haver motivos para manter os serviços, custeados por dinheiro público, a um ex-Presidente preso.
De acordo com a defesa de Lula, os benefícios são "prerrogativas e direitos assegurados em lei para todos os ex-Presidentes da República" e que esses benefícios "não são privilégios, favores ou benesses, mas sim direitos que determinam um tratamento legal diferenciado em razão de uma situação jurídica também diferenciada".

NO BLOG DO MERVAL PEREIRA
Mentes analógicas
POR MERVAL PEREIRA
Quarta-feira, 30/05/2018 06:30
A pouco menos de cinco meses das eleições, não há no horizonte dos candidatos uma perspectiva de solução para os nossos graves problemas. Ao contrário, candidatos e parlamentares procuram se proteger de previsíveis confrontos com a população, irritada com desgovernos sucessivos nos planos federal, estadual, e municipal, e com os péssimos serviços que são gerados pela alta carga tributária.
Esse ambiente de revolta permanente, como definiu o cientista político Sérgio Abranches, latente desde as manifestações de 2013, gera movimentos reivindicatórios legítimos e outros meramente políticos, e sem um Governo para mediar esses conflitos a instabilidade se instala.
O apoio à greve dos caminhoneiros nos primeiros momentos já vai refluindo, e os que apoiam não entendem que serão eles que pagarão a conta das mudanças negociadas por um Governo fraco, que não teve condições de impor limites na ação dos grevistas.
O economista Marcos Lisboa diz que regredimos vinte anos em dois, parafraseando o infeliz mote publicitário do Governo Temer, “o País voltou, 20 anos em 2”. A vírgula não impediu que o ato falho freudiano fosse compreendido pela população, um tiro que saiu pela culatra, revelando a verdadeira situação do País.
Vivemos nos últimos seis anos com governos cujos incumbentes, Dilma e Temer, dedicaram a maior parte de seus tempos a salvar a própria pele. A petista não conseguiu, foi impedida pelo Congresso. E até mesmo a aberração que foi feita, com a complacência do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, de fazer uma interpretação casuística da Constituição para permitir que a Presidente cassada mantivesse seus direitos políticos intactos não lhe serviu de nada. Até o momento nenhuma direção regional do PT a quer como candidata ao Senado, o que demonstra que a realidade sempre se impõe aos arranjos políticos ilegítimos.
O mesmo aconteceu com seu companheiro de chapa, que se safou de duas tentativas de processos por parte da Procuradoria-Geral da República à custa de desgaste político que o transformou em mais que um pato manco, como a ciência política chama os dirigentes que não têm condições de se reeleger e permanecem no cargo como sombras de si mesmos. 
Temer hoje é um fardo para seus antigos aliados, que o querem longe de seus palanques. A mudança radical do Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que de aliado irrestrito passou a oposicionista virulento, é exemplar desse estado de espírito oportunista.
O mais grave, porém, é que as eleições não prometem uma reversão de expectativas. A maioria dos partidos está mais preocupada em eleger uma bancada forte para se impor ao próximo Presidente da República a ser eleito em outubro, seja ele qual for.
E os candidatos a candidatos abrem mão de fazerem um diagnóstico realista para tentar viabilizar suas ambições políticas, fingindo que terão condições de governar o País fazendo uma campanha que apenas tangencie os graves problemas que terão pela frente para solucionar.
Nenhum Presidente eleito terá apoio para fazer as dolorosas medidas que são necessárias para que não nos transformemos em uma nova Grécia, antes de virarmos um Portugal, sonho de consumo das classes abastadas brasileira. Portugal, antes de virar o que é hoje, passou por graves problemas financeiros e teve que cortar na própria carne para se recuperar, coisa que nos recusamos a fazer.
Com o avanço da tecnologia de informação e comunicação, o próximo Presidente não terá o primeiro ano com a graça da população para fazer o que tem que ser feito. Terá que convencê-la a aceitar sacrifícios, que serão muito mais difíceis de serem aceitos se a campanha presidencial for feita como se estivéssemos na ilha da fantasia.  
Até o momento, à exceção de Lula que é um fenômeno político, - o que não o absolve dos crimes que cometeu - apenas os que nada têm a dever à Justiça estão na frente: Bolsonaro, Marina e Ciro Gomes. A maioria dos candidatos, com uma ou outra exceção, tem cabeças analógicas num mundo digital. 
Os que entenderam os novos mecanismos, como Bolsonaro, os utilizam para defender um programa retrógrado. Marina, a que mais se aproxima de um modelo de fazer política consentâneo com os novos tempos, não tem estrutura partidária e nem tempo de televisão, além de necessitar convencer o eleitorado de que terá capacidade para montar um governo sem apoio partidário. Ciro Gomes tenta herdar os votos do lulismo com seu estilo populista, o que não se coaduna com as necessidades do País.

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
Gleisi, a louca, quer que a Justiça permita que a cela de Lula vire estúdio de TV
Terça-feira, 29/05/2018 às 06:29
Lula já é coisa do passado. Um reles presidiário, que cometeu crimes gravíssimos e que tem que cumprir a sua pena. Ninguém mais tem dúvida disso.
Aliás, é necessário que Lula seja enviado imediatamente para um presídio comum, acabando de vez com essa regalia de mantê-lo encarcerado na superintendência da Policia Federal, em Curitiba.
Esse tratamento diferenciado é que faz aflorar a insanidade de Gleisi, a ponto de pretender ingressar na Justiça para pedir autorização no sentido de que Lula possa gravar vídeos com mensagens políticas, durante o período em que for mantido encarcerado.
Ora a pena do meliante é de 12 anos, sem considerar outras condenações que ainda advirão.
Lula já era, perdeu, acabou. A sua liderança para manter alguns ‘militontos’ lhe dando ‘bom dia’ todos os dias, não resistiu ao primeiro ‘frio’ do inverno paranaense.
Portanto, que a juíza responsável pela Vara de Execução Penal, Carolina Lebbos, corajosa e austera, encerre definitivamente esse capítulo e envie o meliante para o local onde deverá ficar até o total cumprimento de sua pena.
Quanto a ação da doidivanas, é óbvio que a Justiça não irá permitir. Será fatalmente mais uma derrota para o incompetente Cristiano Zanin.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA