SEGUNDA EDIÇÃO DE 24-5-2018

NO O ANTAGONISTA
“Descobrir um santo para cobrir outro”
Brasil Quinta-feira, 24.05.18 10:28
Caso o Congresso zere a cobrança da Cide para o óleo diesel, os governadores de Rio, Minas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Acre e Mato Grosso disseram que entrarão com uma ação no STF, publica a Coluna do Estadão.
O governador o Piauí, Wellington Dias, disse que a medida é inconstitucional:
“Isso é descobrir um santo para cobrir outro”.

Caminhoneiros achacam o Senado
Brasil 24.05.18 09:39
O Presidente do Sindicato dos Caminhoneiros, José da Fonseca Lopes, agora achaca o Senado.
Ele disse que a greve só será suspensa se os senadores aprovarem, ainda nesta quinta-feira, o projeto que elimina a cobrança de PIS/COFINS sobre o diesel até o fim do ano.

Governo e Petrobras são uma coisa só
Brasil 24.05.18 09:38
A greve dos caminhoneiros revelou a farsa: Governo e Petrobras são uma coisa só.
A diminuição do tamanho do Governo passa pela pela privatização da Petrobras.

Parente Petrobras x Parente BR Foods
Brasil 24.05.18 10:19
Pedro Parente, presidente da Petrobras, tornou-se recentemente presidente do Conselho de Administração da BR Foods.
Deve ser duro conseguir manter a política de preços da Petrobras e, ao mesmo tempo, cuidar dos interesses de uma companhia que tem os seus custos aumentados pela política de preços da Petrobras e também se vê afetada pela greve dos caminhoneiros.

Pedro Parente no Planalto
Brasil 24.05.18 09:13
Pedro Parente se desmoralizou completamente.
Ele está reunido com Michel Temer, submetendo-se à pressão do Governo.
Diz a Folha de S. Paulo:
“No quarto dia de paralisação dos caminhoneiros, o Governo realiza na manhã desta quinta-feira uma reunião estendida no Palácio do Planalto para discutir saídas para reduzir o preço do diesel.
Além do Presidente Michel Temer, estarão presentes os Ministros Moreira Franco (Minas e Energia), Valter Casimiro (Transportes), Eduardo Guardia (Fazenda), o Secretário da Receita, Jorge Rachid, e o Presidente da Petrobras, Pedro Parente.”

Transporte aquaviário de Niterói interrompido
Brasil 24.05.18 10:17
Com a paralisação dos caminhoneiros, alguns serviços da CCR Barcas, que atende Niterói, serão suspensos no próximo fim de semana, publica o G1.
“A linha Araribóia, que faz o trajeto de ida e volta até a Praça XV, terá o serviço interrompido. Já nas linhas Charitas, Cocotá e Paquetá alguns horários terão viagens suspensas.”

Brasil parado
Brasil 24.05.18 08:40
O Brasil está parando.
Depois dos caminhoneiros, diz a Folha de S. Paulo, motoboys e taxistas também prometem entrar em greve.

O humanismo petista
Brasil 24.05.18 09:22
José Eduardo Cardozo lamentou a prisão de Eduardo Azeredo.
Ele disse à Folha de S. Paulo:
“A prisão de alguém, mesmo quando devida, nunca deve ser comemorada. Mas se realizada com a violação do princípio constitucional da presunção de inocência, deve ser sempre recebida com grande frustração humanística.”
O humanismo de JEC agora está sendo remunerado pela Rodrimar.

Um acampamento para Delúbio Soares
Brasil 24.05.18 08:28
O PT se orgulha de Delúbio Soares.
Leia a nota do partido, publicada ontem à noite:
“A prisão do companheiro Delúbio Soares é mais uma arbitrariedade do Juiz de Primeira Instância Sergio Moro e dos Desembargadores do TRF-4. Não há no processo nenhuma prova de suposto empréstimo ou fraude envolvendo o PT. Delúbio foi condenado sem provas, por meras suposições da Lava Jato. E foi preso ilegalmente, pois tem o direito constitucional de recorrer em liberdade da sentença injusta.
Está cada vez mais claro para a sociedade brasileira que o sistema judicial está sendo manipulado para perseguir o PT e seus dirigentes. A Lava Jato é o maior instrumento desta perseguição, porque conta com a cumplicidade da Rede Globo para transgredir a lei e atropelar o direito, sempre que o alvo é o PT.”

Gilmar Mendes solta ladrão de galinhas
Brasil 24.05.18 07:40
O Estadão conta que Gilmar Mendes, no mesmo dia em que mandou soltar Paulo Preto, absolveu um ladrão de galinhas.
Sessenta milhões de galinhas?

Vai piorar em 2019
Brasil 24.05.18 07:19
“A crise de agora é uma amostra pequena do que virá em 2019”, diz Vinicius Torres Freire.
Leia aqui:
“Bastou uma greve de caminhoneiros de três dias para que ficasse explícito o emaranhado de crises brasileiras.
É um laboratório do que está por vir em 2019, ano em que começa o conflito aberto em um País de cobertores curtos e de reis nus, de lideranças políticas com vergonhas expostas.
Um conflito que seria de natureza privada, no fundo, imediatamente explodiu no colo de um governo falido. A reação da elite política à crise ressaltou seu oportunismo limítrofe.
Caminhoneiros e transportadores em geral se queixam no fundo de que não conseguem repassar o aumento do custo de combustíveis, do diesel, para seus preços, os fretes.”

NO DIÁRIO DO NORDESTE
Desembargador acusado por venda de liminar é aposentado
O Magistrado Francisco Pedrosa Teixeira foi denunciado por corrupção passiva na Operação Expresso 150 
Por Cadu Freitas - Repórter
Quinta-feira, 01:00 · 24.05.2018 
A decisão foi publicada na edição de terça-feira (22) no Diário da Justiça. Segundo a Portaria nº 951/2018, que trata do assunto, Francisco Pedrosa foi aposentado, a pedido, por tempo de contribuição. De acordo com o Desembargador, o pedido foi feito na intenção de que o processo seja apurado no Ceará e não mais em Brasília
Um dos desembargadores acusados pelo esquema de venda de liminares nos plantões do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Francisco Pedrosa Teixeira, foi aposentado voluntariamente ontem (22) pelo Presidente desse Órgão, o desembargador Francisco Gladyson Pontes. A decisão foi publicada na edição de terça-feira (22) do Diário da Justiça. 
Segundo a Portaria nº 951/2018, que trata do assunto, Francisco Pedrosa foi aposentado, a pedido, por tempo de contribuição, sendo garantido ao magistrado o salário mensal de R$ 30.471,11, garantido por uma Lei Estadual datada de 2015, por coincidência, mesmo ano em que as investigações acerca da Operação "Expresso 150" foram iniciadas pela Polícia Federal (PF) e Ministério Público Federal (MPF). 
De acordo com o próprio Desembargador, o pedido da aposentadoria foi feito na intenção de que o processo seja apurado no Ceará e não mais em Brasília - como vem ocorrendo no Superior Tribunal de Justiça (STJ) em razão do foro privilegiado dos acusados pelo esquema; desta forma, o processo cairia para a 1ª Instância, recomeçando tudo novamente. Contudo, isso só será efetivado após decisão do Ministro Relator daquela Corte, Herman Benjamin. 
"Me aposentei para vir tudo para cá, me evita despesas, estresse, as coisas são mais fáceis, não preciso viajar, o advogado não precisa viajar", explicou o Magistrado agora aposentado, ao destacar que está "cansado" e as idas à Capital Federal estavam "incomodando demais". 
De acordo com Francisco Pedrosa Teixeira, o pedido enviado ao Tribunal de Justiça para sua aposentadoria requereu que a vinda do processo ao Ceará "sem que isso signifique o fim das incriminações", pois a "absolvição será uma definição natural". O Desembargador destacou ainda estar de consciência tranquila e ter convicção de que a investigação não passa de "leviandade". 
Em sua vaga, na 1ª Câmara de Direito Privado, agora responderá o Desembargador Francisco Mauro Ferreira Liberato que, após ser aprovado por unanimidade por um colegiado da Corte de Justiça, deixará a 2ª Câmara Criminal. A substituição também foi publicada no Diário da Justiça do Ceará. 
De acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça, a aposentadoria concedida ao Desembargador não representa "interrupção ou arquivamento das apurações no âmbito criminal e disciplinar, as quais seguem o seu trâmite regular". 
Antecedentes 
No início das investigações, o Desembargador Paulo Camelo Timbó, também envolvido no esquema de venda de liminares nos plantões do TJCE, requereu a aposentadoria junto ao Tribunal e teve as acusações transferidas a uma das Varas criminais do Estado após ter perdido o foro privilegiado. 
No entanto, desde que o processo começou a correr no âmbito estadual, dez juízes se declararam impedidos alegando motivos de foro íntimo, até ter parado na 15ª Vara Criminal do Fórum Clóvis Beviláqua. Uma das últimas movimentações ocorridas no processo foi a autorização judicial para a quebra de sigilo bancário e fiscal de Paulo Timbó e de dois ex-assessores também investigados. 
Apesar das 10 mil páginas do processo, o Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Marcelo Gomes Maia Pires, considerou que o material não era suficiente para denunciar o Paulo Timbó. O Promotor solicitou esclarecimento de forma objetiva sobre quais processos criminais as vendas de liminares ocorreram e quais foram os valores negociados. 
Por outro lado, os autos do processo nos quais aparecem as investigações acerca do Desembargador Váldsen da Silva Alves Pereira - também aposentado voluntariamente e denunciado pelo esquema de venda de liminares - não voltaram à 1ª Instância por ordem do Ministro relator, Herman Benjamin. 
Histórico 
A Operação "Expresso 150" descobriu um esquema de venda de liminares patrocinado por desembargadores, advogados, juízes e outros servidores do Tribunal de Justiça em 2015. Considerado o maior escândalo de corrupção do Poder Judiciário, quatro dos cinco desembargadores respondem no STJ pela apuração da Polícia Federal. 
Além de Francisco Pedrosa, Váldsen Pereira e Paulo Timbó, foram investigados Sérgia Maria Mendonça Miranda e Carlos Rodrigues Feitosa. Este tornou-se réu em março de 2017 junto a oito advogados e um homem apontado como integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC). Sérgia Miranda teve três denúncias suas arquivadas em decorrência de prescrição.

NO BLOG ALERTA TOTAL
Quinta-feira, 24 de maio de 2018
Farinha pouca, meu combustível primeiro...
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Parafraseando o 'kamarada' Karl Marx, bisavô do Delfim Netto, no Brasil, tudo que parece sólido (mas não é) se desmancha no ar. Bastaram quatro dias de greve dos caminhoneiros para comprovar quão frágil é a economia brasileira – em estagflação ou em ritmo de depressão. A galinha econômica nem voa, nem sai de cima. O desemprego é gigantesco (fala-se em 24 milhões). A inadimplência subindo novamente. A indústria fulminada. Especuladores prontos para comprar estatais na bacia das almas. A única coisa boa? A população acorda para a realidade crítica que parecia mascarada pelo discurso e propaganda oficiais.
Foi só faltar combustível, para gerar um tumulto de dimensão inimaginável. O problema tirou o temerário desgoverno do sério e levou o cidadão comum a correr para os postos e proclamar, no desespero: “Farinha pouca, meu combustível primeiro”. Alguns postos aproveitaram a correria para aumentar, na malandragem canalha, o preço da gasolina, do diesel e até do álcool. Basta botar a culpa nos caminhoneiros e faturar alto em cima dos otários precipitados ou dos realmente necessitados por combustível. Não há previsão de quando os postos voltam a ser abastecidos. That’s Brazil...
O movimento grevista dos caminhoneiros era sucesso na divulgação via Internet. A paralisação foi ignorada até ontem pela patética mídia tradicional. Foi só ganhar destaque no noticiário para o desespero ser instaurado. O caos logístico chegou rapidinho. O impacto já é direto na distribuição de alimentos – sobretudo os perecíveis. Frigoríficos e abatedouros estão "na roça" (paralisados)... Depressa, começam a faltar produtos básicos. Rapidamente, o preço de tudo começa a subir. O fantasma do retorno da inflação já ronda e apavora o mercado. Ações de estatais despencam, para serem vendidas, brevemente, a preço de banana. 
O efeito político da greve dos caminhoneiros se tornou desastroso. A Câmara dos Deputados aprovou a retirada da PIS/COFINS do diesel até o final do ano. O Governo prometeu a retirada da CIDE sobre o Diesel. A Petrobras deu uma baixada de 10% no preço do diesel nas refinarias. O impacto é de menos R$ 0,23 nas refinarias e menos R$ 0,25 no preço final da bomba para o consumidor. Por trás da medida, os parlamentares resolveram aumentar outros impostos, com a desculpa esfarrapada de compensar a eventual perda na arrecadação federal. A tal “reoneração” vai ferrar empresários e, no final das contas, o povão assalariado.
O movimento dos caminhoneiros tem tudo para ficar mais forte nesta quinta e na sexta-feira. E tudo indica que vai muito além do mero preço dos combustíveis. Basta observar uma das pautas de reivindicação: “Cumprimento integral da lei do voto impresso em urnas eletrônicas ou adoção do voto impresso em urnas de lona, com apuração a cargo das Forças Armadas. Em caso de descumprimento, nos somaremos ao clamor popular por intervenção militar”.
Só falta combinar com os russos... ops, com os militares... Enquanto isso, vamos curtindo ou suportando nossa temporada pré-venezuelana... Mas, como diz um amigo, não pode é faltar álcool nos botecos... Aí a revolução começa...
(...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA