Pular para o conteúdo principal

TERCEIRA EDIÇÃO DE 05-4-2018 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO BLOG DO JOSIAS
Autores de ação contra prisão em segunda instância pedem liminar no Supremo
Por Josias de Souza
Quinta-feira, 05/04/2018 13:35
Os autores da Ação Direta de Constitucionalidade número 43, que questiona a prisão na segunda instância, entraram nesta quinta-feira com um pedido de liminar. Alegam que o resultado da sessão que negou por 6 votos a 5 o pedido de Lula para não ser preso projetou uma maioria favorável à possibilidade de os condenados recorrerem em liberdade a instâncias superiores do Judiciário. Realçaram a hipótese de prevalecer no plenário da Suprema Corte a proposta intermediária, que prevê o início da execução das penas não na segunda, mas na terceira instância, ou seja, no Superior Tribunal de Justiça.
Assinam a petição os advogados Antônio Carlos de Almeida Castro, Cláudio Pereira de Souza Neto e Ademar Borges de Sousa Filho. Eles repisaram a tese segundo a qual a polêmica teria sido pacificada se o Supremo tivesse julgado as ações que questionam a prisão em segunda instância em termos abstratos antes de deliberar sobre o caso concreto de Lula. Sustentaram que a Corte poderia atribuir às ações genéricas o “efeito erga omnes”, termo jurídico em Latim que significa que uma determinada decisão judicial terá efeito vinculante, ou seja, valerá para todos.
Deve-se a insistência dos advogados à posição da ministra Rosa Weber, que foi decisiva na composição da maioria precária que se formou no Supremo contra a concessão do Habeas Corpus a Lula. Ao votar, Rosa ressalvou sua posição conceitual contrária à prisão na segunda instância. Esclareceu que negou o pedido de Lula em respeito à decisão colegiada do Supremo, que alterou sua jurisprudência sobre a matéria em 2016.
Relator das ações que questionam no Supremo a constitucionalidade da prisão em segundo grau, Marco Aurélio liberou-as para julgamento em dezembro do ano passado. Mas Cármen Lúcia, presidente do Supremo e dona da pauta de julgamentos, absteve-se de levar a polêmica ao plenário.
Na sessão encerrada na madrugada desta quinta-feira, Marco Aurélio lamentou a decisão. Chegou mesmo a trocar farpas com Cármen Lúcia (...). Segundo Marco Aurélio, a maioria contra a antecipação do encarceramento ficou clara a partir da ressalva feita por Rosa Weber e da mudança de posição de Gilmar Mendes, que aprovara a prisão em segundo grau em 2016 e evoluiu para a tese de que a pena deve ser executada apenas na terceira instância (STJ).
O novo pedido de liminar deve ser apreciado justamente por Marco Aurélio. Os advogados que assinam a petição sustentam que, “diante da manifestação de entendimento declarada ontem pelos ministros, a concessão de uma liminar neste momento certamente impedirá a injusta prisão de inúmeras pessoas.” Embora não mencionem, entre os beneficiários de uma eventual decisão individual do relator estaria Lula.

NO O ANTAGONISTA
PF já prepara cela exclusiva para Lula
Brasil Quinta-feira, 05.04.18 15:24
Depois da decisão de ontem no STF, a Polícia Federal intensificou os preparativos para receber o criminoso Lula na sua sede em Curitiba, informa Bela Megale em O Globo.
Já foi definido que o petista, a princípio, não ficará na custódia do prédio, área onde Antonio Palocci e Léo Pinheiro estão presos.
O plano da PF, prossegue o jornal, é colocar Lula em uma sala do prédio que será adaptada para recebê-lo isoladamente e dar a ele duas horas diárias para o banho de sol – diferente dos outros detentos.
“Outra distinção é que, pelo menos nos primeiros meses, Lula não receberá visitas de familiares em conjunto com os outros detentos”, acrescenta O Globo. Hoje, quem está na PF em Curitiba vê a família todas as quartas, simultaneamente, em um mesmo espaço.
Lula não se mistura. Nem quando estiver preso.

Financial Times elogia decisão sobre Lula
Brasil 05.04.18 15:10
O jornal britânico Financial Times publicou hoje em seu site um artigo em que louva o julgamento do STF que negou habeas corpus preventivo ao criminoso Lula.
“Luiz Inácio Lula da Silva tirou milhões da pobreza em seus dois mandatos como presidente do Brasil. O herói dos trabalhadores também comandou o governo mais corrupto da história de seu país – segundo um de seus próprios ministros. Na noite de quarta-feira, o sr. Lula da Silva recebeu seu castigo quando a Suprema Corte rejeitou seu recurso para evitar a cadeia depois de ter sido condenado por corrupção.”
O FT também diz que a decisão marca a “triste e ignominiosa queda de um político notável”, mas também mostra que ninguém está acima da lei.
E faz altos elogios à Lava Jato.
“Talvez nenhum outro país emergente tenha ido tão longe em erradicar o flagelo da corrupção – e tudo através do Estado de Direito. Assim como a denúncia contra o ditador chileno Augusto Pinochet marcou um ponto de inflexão para os defensores dos direitos humanos, o mesmo pode acontecer com a limpeza anticorrupção na América Latina. Os juízes e promotores do Brasil merecem todo o crédito.”

Os pobres de Lula
Economia 05.04.18 15:24
O Financial Times só esqueceu de dizer que, se Lula tirou milhões de brasileiros da pobreza, os jogou de volta ao desespero quando escolheu Dilma Roussef para ser a sua sucessora.
Dilma, não se pode esquecer, é responsável pela recessão mais profunda da História do Brasil.

A comoção social da mortadela
Brasil 05.04.18 15:13
A balela da “comoção social” por causa da prisão de Lula fica mais evidente a cada hora que passa.
“Comoção social” só se for provocada com mortadela.

PGR DEVOLVE PEDIDO DE SUSPEIÇÃO DE GILMAR
Brasil 05.04.18 13:59
Depois de seis meses, Raquel Dodge resolveu devolver ao STF o pedido de suspeição de Gilmar Mendes no caso Jacob Barata Filho.
Para a PGR, cabe ao plenário do STF avaliar se há impedimento de Mendes para ser relator dos processos ligados à Operação Ponto Final, desdobramento da Lava Jato no Rio.
No parecer, Dodge diz que situação de impedimento está contemplada no art. 144–VIII do Código de Processo Civil e não há idêntica previsão no artigo 252 do Código de Processo Penal.

Fachin: não há ‘clima’ para julgar ADCs
Brasil 05.04.18 14:28
Edson Fachin minimizou hoje o pedido do PEN para suspender a exceção provisória da pena até julgamento no STJ, informou o site Jota. “Uma coisa é pedir, outra é acatar”.
O relator da Lava Jato disse ainda não ver “clima” para o plenário tratar uma questão de ordem para marcar o julgamento das ADCs sobre prisão após segunda instância.
Ecoa, assim, a disposição de Rosa Weber e Dias Toffoli –para a tristeza dos lulistas.

A novidade de Gleisi
Brasil 05.04.18 13:39
Gleisi Hoffmann acaba de dizer a jornalistas que Lula será candidato.
É a novidade de Gleisi.

Que tal uma força-tarefa de chicaneiros do bem?
Brasil 05.04.18 13:31
Estivessem mesmo preocupados com as prisões injustas, os chicaneiros de Lula e adjacências formariam uma força-tarefa para ajudar a regularizar a situação dos 236 mil presos provisórios existentes no Brasil.
Pretos, pobres e putas ficariam agradecidos.

Desistam, chicaneiros
Brasil 05.04.18 13:09
A nova manobra para tirar da cadeia os condenados em segundo grau vai fracassar.
Cármen Lúcia não pauta.
E Rosa Weber e Dias Toffoli não querem mais tocar no assunto, que já foi decidido ontem.

Justiça do Paraná determina bloqueio das contas de Gleisi
Brasil 05.04.18 12:40
A Justiça do Paraná determinou o bloqueio das contas de Gleisi Hoffmann.
O juiz Maurício Doutor quer garantir o pagamento de uma indenização de R$ 162.199,53 ao secretário de Saúde do Estado, Michele Caputo Neto.
Em 2008, a senadora disse em seu blog que Michele Caputo era “o maior operador de sacanagem do PSDB do Paraná”.

A bronca da mulher de Marco Aurélio
Brasil 05.04.18 12:31
Marco Aurélio Mello disse à Rádio Gaúcha que levou uma bronca da esposa — a desembargadora Sandra de Santis Mendes de Farias Mello –, após o julgamento de ontem.
“A minha mulher disse que eu fui muito agressivo, indelicado com as duas mulheres [Cármen Lúcia e Rosa Weber].”

Torturar não pode, Suplicy
Brasil 05.04.18 12:21
Eduardo Suplicy propôs trancafiar-se com Lula na prisão.
O Antagonista é contra a tortura.

Vídeo: Tudo pronto, Ciro?
TV 05.04.18 12:17
Ciro Gomes disse, certa vez, que quando Lula fosse ser preso, ele formaria um grupo para sequestrá-lo e entregá-lo em uma embaixada.
Relembrem:
Lula comenta voto de Rosa Weber
Brasil 05.04.18 12:16
De acordo com Cátia Seabra, depois do voto de Rosa Weber, o condenado Lula disse aos companheiros:
“Só vocês acreditaram nisso (que ela votaria a favor do HC).”
Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski também.

Gilmar não leu o que escreveu sobre prisão em segunda instância
Brasil 05.04.18 11:57
Gilmar Mendes não leu o que escreveu em “Curso de Direito Constitucional”.
No livro, Gilmar e o co-autor, Paulo Gustavo Gonet Branco, dizem o seguinte:
“Esgotadas as instâncias ordinárias com a condenação à pena privativa de liberdade, tem-se uma declaração, com considerável força de que o réu é culpado e a sua prisão necessária.
Neste estágio, é compatível com a presunção de não-culpabilidade determinar o cumprimento das penas, ainda que pendentes recursos.”

Lula não tem uma segunda chance
Brasil 05.04.18 11:40
O que Lula pode esperar agora?
Rosa Weber e Dias Toffoli, como disse Andréia Sadi, se recusam a acompanhar uma eventual questão de ordem de Marco Aurélio Mello para retomar a discussão sobre a prisão dos condenados em segunda instância.
O máximo que o chefe da ORCRIM pode obter na Segunda Turma do STF é a prisão domiciliar, mas apenas depois de passar pelo STJ.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...