TERCEIRA EDIÇÃO DE 25-01-2018 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO DIÁRIO DO PODER
'EM NOME DA SOCIEDADE'
ADVOGADO PEDE QUE TRF-4 INTIME LULA A ENTREGAR PASSAPORTE
APÓS SER CONDENADO PELO TRIBUNAL, LULA VIAJA A ETIÓPIA PARA EVENTO DA FAO
Publicado quinta-feira, 25 de janeiro de 2018 às 14:21
O advogado Carlos Alexandre Klomfahs pediu ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), nesta quinta (25) que intime o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a entregar o passaporte em 24 horas. O petista foi condenado no processo do tríplex do Guarujá pelos desembargadores da 8ª Turma do Tribunal da Lava Jato, na quarta (24) e teve sua pena aumentada para 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado – ele ainda pode recorrer em liberdade.
“Requer o recebimento desta petição de representação, com os fundamentos já arrolados, para no mérito determinar que o condenado Luiz Inácio Lula da Silva seja proibido de ausentar-se do País, sendo comunicada pelo presidente desta Egrégia Turma às autoridades encarregadas de fiscalizar as saídas do território nacional, intimando-se o condenado para entregar o passaporte, no prazo de 24 horas”, requereu. A solicitação do advogado preenche oito páginas.
Klomfahs informou ao Tribunal da Lava Jato que faz o pedido ‘em nome da sociedade brasileira’. O advogado não tem nenhuma relação com o processo do tríplex.
Lula informou ao TRF-4 na semana passada que viaja para a Etiópia nesta sexta-feira (26) para participar de um evento da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A defesa do ex-presidente declarou que o petista retorna dia 29 de janeiro.
O advogado diz ver ‘risco de que o condenado requeira asilo político no país de destino’. Segundo Klomfahs, ‘a FAO não informou em sua agenda que o ex-presidente vai participar do encontro’.
“Esses são os fatos gravíssimos que nos levam a representar a esta Egrégia Turma, a provocação processual para que, de ofício, decrete a entrega do passaporte ao juízo de 1º Grau, como medida preventiva, em face das circunstâncias e peculiaridades do caso e das condições pessoais do condenado em segunda instância de ter sido presidente da República e de ter grande probabilidade de articulação com personagens e políticos esquerdistas de outros países, para a concessão de asilo político, escapando assim e frustrando toda a aplicação da Lei Penal e Processual Penal aos crimes confirmado em segunda instância”, requereu o advogado.
No documento, o autor da petição pede, alternativamente à entrega do passaporte, ‘que seja determinado o acompanhamento de uma equipe de policiais federais do condenado ao país de destino’. (AE)

NO O ANTAGONISTA
PT já vive guerra interna por espólio de Lula
Brasil Quinta-feira, 25.01.18 17:01
O Antagonista sabe que o PT rachou após a condenação de Lula no TRF-4 e já está em curso uma guerra fratricida pelo comando do partido e seu espólio político.
Internamente, caciques petistas consideram que a legenda precisa virar a página para não morrer politicamente e que Gleisi Hoffmann não tem força, equilíbrio ou legitimidade para conduzir o partido nesse processo.
Gleisi foi uma imposição de Lula, assim como Dilma. “Mas a época das imposições de Lula acabou ontem”, garante um observador.
A indignação contra a decisão de Cármen Lúcia de tentar salvar Lula
Brasil 25.01.18 15:33
Juízes federais estão indignados com a decisão de Cármen Lúcia de colocar logo na pauta do STF se condenados em segunda instância podem começar a cumprir pena. Eles não têm dúvida de que é para tentar evitar a prisão de Lula, determinada pelos desembargadores do TRF-4, e também blindar caciques de outros partidos implicados na Lava Jato.
Segundo esse juízes, independentemente do resultado do STF, trata-se de uma iniciativa que mostra, mais uma vez, que os tribunais superiores estão a serviço dos poderosos, e não dos interesses do País.
Cármen Lúcia deveria resistir às pressões de colegas seus, para não sair desmoralizada da presidência do STF — e mostrar que o seu discurso em prol da moralidade no trato da coisa pública não é blá-blá-blá.
John Lennon tenta salvar Lula no STJ
Brasil 25.01.18 16:38
O STJ recebeu há pouco o primeiro pedido de habeas corpus em favor de Lula, protocolado por um certo John Lennon Silvestre de Melo.
O próximo será o Elvis.
Quem vai derramar sangue por Lula?
Brasil 25.01.18 16:37
Aliados de Lula dizem que, nos bastidores, o petista — após a derrota de ontem — estaria costurando “um pacto” com a esquerda para as eleições de outubro.
Guilherme Boulos, Manuela D’Ávila e Ciro Gomes vão derramar sangue pelo condenado?
Adivinha quem está dando o maior apoio a Lula
Mundo 25.01.18 16:40
Nicolás Maduro divulgou nota dando “absoluta solidariedade e respaldo” ao “companheiro Luiz Inácio Lula da Silva” e chamando de “claramente política e antijurídica” a decisão do TRF-4.
O ditador da Venezuela, é claro, não faz a menor ideia do que seja um Judiciário independente. No país dele, está tudo dominado pelo chavismo.
Cardápio do jantar dos poderosos: passar a mão nas moças
Mundo 25.01.18 16:34
Isso, sim, é escândalo sexual: o Financial Times revelou que, no jantar de caridade anual do Presidents Club, uma espécie de clube do Bolinha integrado pelos homens mais poderosos das finanças, da política e do entretenimento no Reino Unido, o prato principal foi o assédio sexual das 130, digamos, recepcionistas. Foi assim que o jornal definiu as contratadas.
No relato dos jornalistas do Financial Times que entraram disfarçados no jantar — um dos dois era uma repórter –, os 390 convidados levantavam a saia das moças, passavam a mão nas suas nádegas e lhes diziam toda a sorte de amabilidades exaladas por várias doses de whisky. Um deles optou pelo clássico exibicionismo de exibir o pênis.
Depois da publicação da reportagem, o Presidents Club, que se reunia uma vez por ano para o tal jantar, foi dissolvido. Mas continuará a recolher dinheiro para as crianças pobres. Uma atitude bastante presidencial.
Malas de Geddel no STF
Brasil 25.01.18 16:12
A PF entregou ao hoje ao Supremo as nove malas recolhidas no bunker mantido por Geddel Vieira Lima em Salvador, registra a Época.
São as malas que continham os R$ 51 milhões apreendidos pelos investigadores.
Geddel, que não tem foro privilegiado, continua preso. O irmão Lúcio, que tem, está solto. Ambos são investigados pelo STF.
Cabral continuará em Curitiba
Brasil 25.01.18 16:04
O TRF-2 acaba de negar habeas corpus em que a defesa de Sérgio Cabral pedia sua transferência de Curitiba para o Rio, informa a Veja.
Segundo o juiz Flávio Oliveira Lucas, a transferência de Cabral para o Paraná aconteceu após denúncias fartamente documentadas feitas pelo MP-RJ.
Não é desta vez que o ex-governador vai matar saudade do cineminha de Benfica.
O beijo de Dilma para os baderneiros
Brasil 25.01.18 15:47
Em um vídeo gravado para um site da esgotosfera, Dilma Rousseff disse que a prisão de baderneiros em Porto Alegre mostra “o caráter repressivo do golpe de Estado”.
A petista disse que se solidariza com “os jovens, por seus atos de rebeldia” — eles tacaram fogo em pneus e fecharam avenidas na capital gaúcha, ontem à noite, após a confirmação da condenação de Lula.
“Eu já estive nessa situação”, disse Dilma, que ainda mandou um beijo para os baderneiros.
Baderneiros no presídio
Brasil 25.01.18 15:02
A Polícia Civil de Porto Alegre informou que as 13 mulheres e os 3 homens presos ontem em protestos após a confirmação da condenação de Lula foram encaminhados para presídios.
Todos foram indiciados pelos crimes de incêndio e associação criminosa.
Defensores públicos — com o apoio de uma comissão de direitos humanos da Assembleia Legislativa (presidida por um petista) — disseram que já conseguiram alvarás de soltura.
‘Este cidadão não tem nenhuma razão para respeitar a decisão de ontem’
Brasil 25.01.18 13:27
Lula acaba de dizer que não vai respeitar a decisão do TRF-4 de condená-lo a 12 anos e 1 mês de cadeia por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
“Nada de abaixar a cabeça.”
Lula diz que o Judiciário é golpista
Brasil 25.01.18 13:18
Depois de atacar os desembargadores do TRF-4, dizendo que eles combinaram seus votos, Lula disse que o Judiciário resolveu dar um golpe junto com a mídia:
“Eles não precisam mais de militares com canhão na frente do Congresso Nacional, agora eles fazem através das instituições. A construção de um pacto entre o Judiciário e a mídia.”
Se continuar assim, nenhum ministro do STJ ou do STF terá coragem de tirá-lo da cadeia.
Palocci agora só tem uma saída
Economia 25.01.18 12:52
Com a condenação de Lula em segunda instância, a delação de Antonio Palocci perdeu imensamente o valor para a força-tarefa de Curitiba.
Palocci concentrou suas baterias no ex-presidente, que deixou de ser o “grande prêmio”. Caso queira renegociar sua colaboração, o ex-ministro terá de entregar bancos e banqueiros.
Choro e vela por Lula
Brasil 25.01.18 12:06
O petista Camilo Santana, governador do Ceará, disse que muitos brasileiros estão chorando a condenação de Lula, e rezando por ele.
“Força, Lula”, desejou Santana, na reunião da executiva nacional do PT, em São Paulo.
Um ministro anti-Lava Jato
Brasil 25.01.18 11:48
Torquato Jardim engavetou as nomeações de Luciano Flores para a Superintendência da PF no Mato Grosso do Sul e de Erika Marena para o comando em Sergipe.
Os dois tiveram importante atuação na Lava Jato em Curitiba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA