SEGUNDA EDIÇÃO DE 04-12-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO BLOG DO NOBLAT
Lula, O Protagonista

Segunda-feira, 04/12/2017 - 03h00
Por Ricardo Noblat
A mais recente pesquisa de intenção de votos do Datafolha reforça a convicção da esmagadora maioria dos políticos de todas as cores de que vivo ou morto, preso ou solto, candidato ou não, Lula será o protagonista da próxima eleição presidencial. Como foi de todas de 1989 para cá, à exceção da de 2014 quando Dilma preferiu caminhar com as próprias pernas e por pouco não acabou derrotada.
Cada eleição é uma, com suas particularidades. Mas nada impede que determinados axiomas influenciem os resultados de quase todas. Quando a economia vai mal, por exemplo, vota-se contra o candidato apoiado pela situação. Ou contra aqueles que a ela não se oponham de maneira decisiva. Não basta opor-se, claro. É preciso encarnar a esperança de que tudo poderá mudar.
Em 1989 foi assim. Fernando Collor de Melo, o “caçador de marajás”, Leonel Brizola, a besta-fera do regime militar de 64, e Luiz Inácio Lula da Silva, o operário que ameaçava o status quo, prometeram romper com “tudo isso que está aí” – a inflação galopante, a corrupção em alta, um governo inerte, sem rumo. Os três foram os mais votados no primeiro turno.
A corrupção, o fracasso da política econômica e a falta de apoio do Congresso derrubaram Collor à metade do seu mandato. O sucesso do Plano Real no combate à inflação elegeu e reelegeu Fernando Henrique Cardoso em 1994 e 1998. A “esperança venceu o medo” em 2002 elegendo Lulinha Paz e Amor quando o Real começava a farrapar. Lula reelegeu-se apesar do Mensalão. E elegeu Dilma, seu poste.
Num país onde a renda familiar de 67% da população fica abaixo de três salários mínimos, a Era Lula é lembrada por muitos como de relativa paz, estabilidade e um pouco mais de dinheiro no bolso. O Datafolha perguntou aos entrevistados se a corrupção é tolerável caso venha acompanhada de benefícios sociais. Para pouco mais de 50%, é sim. Não é para 45%. Os demais não souberam responder.
Lula estava no patamar dos 30% das intenções de voto quando foi levado coercitivamente a depor à Lava Jato em março de 2016, e depois ao juiz Sérgio Moro em maio deste ano. Agora, aparece com 36% em todos os cenários de primeiro turno considerados pelo Datafolha. Na simulação de segundo turno, a vantagem dele sobre seus adversários aumentou em quatro pontos percentuais.
Cada processo tem um número. Lula soube transformar os processos a que responde em uma causa – a defesa do perseguido que, se incorreu em má conduta foi em poucas e insignificantes. Impedi-lo de disputar eleições seria um crime contra uma parcela expressiva de brasileiros. É razoável supor que assim pensem os que votam nele, e garantem votar em um eventual candidato por ele indicado.
Sempre haverá a possibilidade de que a Justiça em segunda instância se apresse e confirme a sentença de Moro que condenou Lula. Mas caberão recursos às instâncias seguintes, e essas costumam ser lentas e generosas com políticos poderosos.
A sombra de Lula, ou ele de corpo presente, determinará a sorte da escolha do sucessor de Temer.

Lava-Jato diz que Gilmar extrapolou competência ao soltar Barata
Por Fernanda Krakovics e Gabriel Cariello, no O Globo
Segunda-feira, 04/12/2017 - 07h42
Integrantes da força-tarefa da Lava-Jato no Rio contestam a competência do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para julgar monocraticamente fatos relacionados à Operação Cadeia Velha e afirmam que o habeas corpus concedido por ele, na última sexta-feira, para libertar os empresários do setor de ônibus do Rio, Jacob Barata Filho e Lélis Teixeira precisa ser revisto.
Foi a terceira vez que Gilmar libertou Barata. Segundo procuradores do Ministério Público Federal (MPF) do Rio, o ministro Dias Toffoli, do STF, é quem tem atribuição para decidir sobre as investigações dessa operação. Ontem, uma equipe da Procuradoria-Geral da República analisava o caso. A procuradora-geral, Raquel Dodge, deve decidir hoje se questiona ou não a decisão de Gilmar.
O pedido feito pela defesa dos empresários dizia respeito à prisão decretada pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio, comandada pelo juiz Marcelo Bretas, na Operação Ponto Final. Porém, Gilmar reviu ainda decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), onde tramita a Cadeia Velha, que também decretou a prisão preventiva de Barata e Teixeira. O ministro decidiu que, embora não sejam idênticas, as investigações têm semelhanças. E afirmou que a decisão do TRF-2 foi uma maneira de “contornar a decisão do STF” de conceder habeas corpus a Barata e Teixeira.
Saiba mais:
Lava-Jato diz que Gilmar extrapolou competência ao soltar Barata


NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
URGENTE: Relator conclui voto em recurso de Lula no TRF-4
 
Da Redação
Segunda-feira, 04/12/2017 às 01:20
O voto do relator está pronto. O desembargador João Pedro Gebran Neto concluiu seu voto às 14h16min da última sexta-feira.
O conteúdo do voto fica sob sigilo até o dia do julgamento.
O processo já foi encaminhado para o desembargador Leandro Paulsen, o revisor, que deve proferir seu voto nos próximos dias e encaminhar os autos para serem pautados para julgamento.
Fonte do Tribunal Regional Federal (TRF-4) garante que a sessão de julgamento deve ocorrer no mais tardar em março de 2018.
Percebe-se que o processo de Lula está caminhando com bastante agilidade, característica da 8ª Turma do TRF-4.
Se a expectativa com relação ao resultado do julgamento efetivamente acontecer, Lula fatalmente terá sua pena aumentada, poderá ser preso e certamente estará inelegível.
(...)

Estou sendo processada por Gilmar Mendes. Será que é ele que vai julgar?
Por Amanda Acosta - Articulista e repórter
amanda@jornaldacidadeonline.com.br
Sexta-feira, 02/12/2017 às 08:09
Nesta sexta-feira (1º), véspera de fim de semana, o ministro Gilmar Mendes mandou soltar pela terceira vez o empresário Jacob Barata Filho.
Um juiz federal respeitabilíssimo, Marcelo Bretas decretou pela primeira vez a prisão do homem conhecido com ‘rei do ônibus’, tido como comparsa do ex-governador Sérgio Cabral Filho.
Gilmar mandou soltar, sem pestanejar.
Novos motivos sobrevieram, justificando novamente a prisão do empresário. O mesmo juiz, com rigorosa fundamentação, novamente mandou prender o homem que teve ativa participação no processo de destruição do Rio de Janeiro.
Gilmar, sempre supremo, possivelmente nem leu o decreto prisional. Mandou soltar pela segunda vez.
Eis que neste mês de novembro, tudo indicava que o ‘protegido’ do ministro estava definitivamente encurralado. Dois decretos de prisão. Um expedido por uma juíza, Caroline Vieira Figueiredo, e outro por determinação da 2ª instância, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).
O ministro, comprovadamente amigo íntimo e com laços familiares com o empresário, suspeitíssimo para julgá-lo com isenção, conforme entendimento do próprio Ministério Público Federal, novamente mandou soltá-lo, derrubando numa tacada só dois mandados de prisão preventiva.
Gilmar é fantástico! Soltou três vezes o amigo.
Diante desta situação, fico extremamente receosa com a minha situação no processo que enfrento contra Gilmar Mendes. Sim, estou sendo processada por este cidadão superior e inatingível (veja aqui).
Receio que ele próprio avoque o processo para o seu gabinete supremo e prolate a sentença, me condenando a pagar uma indenização de R$ 100 mil reais.
É o que ele pede a titulo de danos morais por ter criticado a sua atuação.
É lamentável!

NO O ANTAGONISTA
O golpe de Lula fracassou
Brasil Segunda-feira, 04.12.17 08:51
O TRF-4 sabotou os planos de Lula.
O comandante máximo da ORCRIM pretendia arrastar sua candidatura até setembro, com chicanas jurídicas no STJ, no STF e no TSE.
Se ele fosse cassado, transferiria uma parte de seus votos para o poste Jaques Warner.
A rapidez do desembargador João Pedro Gebran Neto, porém, desarmou esse golpe, porque o discurso vitimista de Lula vai esfriar até o início da campanha eleitoral.
Além disso, ele corre o risco de ser preso – e, com isso, tornar-se um cabo eleitoral ainda mais tóxico.
O PT tem de refazer seus planos. Rapidamente.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA