TERCEIRA EDIÇÃO DE 25-9-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
Pagar Mico
Depois do sucesso estrondoso do filme King Kong, quando o vexame é muito grande, diz-se também que foi pago, não apenas o mico, mas o gorila gigante
Por Deonísio da Silva
Domingo, 24 set 2017, 11h52
Pagar mico é ficar em má situação. A frase nasceu de um curioso baralho infantojuvenil. Todo animal faz par com a figura de outra carta, menos o mico, palavra que veio do Caraíba miko e é representada pelo mico-preto, semelhando um macaquinho. Perde o jogo aquele que fica com a carta solitária na mão, que não faz par com nenhuma outra.
Mas é um jogo de adolescentes, que macaco velho evita, pois, como se sabe, macaco velho não mete a mão em cumbuca. Se instado a fazê-lo, manda pentear outros macacos. Se duvidarem de sua decisão, exclama “macacos me mordam“. Deixa claro que, se não for verdade o que diz, submete-se a mordidas de macaco, doloridas, como sabe quem foi mordido, já as presenciou ou conhece o bicho.
Depois do sucesso estrondoso do filme King Kong, quando o vexame é muito grande, diz-se também que foi pago, não apenas o mico, mas o gorila gigante. Aliás, no filme, King Kong devasta Nova York em busca da bela por quem a fera se apaixonara. A cena final foi muito reproduzida, chegando inclusive às histórias infantojuvenis.
Muitos têm pago mico no Brasil atual. Façam suas listas, prezados leitores. Talvez seja mais prático organizar o elenco por área de atuação: política, economia, esportes, cinema, teatro etc.

NO O ANTAGONISTA
MPF quer mais anos para Cabral
Brasil Segunda-feira, 25.09.17 16:45
O MPF no Rio de Janeiro vai recorrer da sentença de Marcelo Bretas que condenou Sérgio Cabral a 45 anos de cadeia.
Os procuradores querem aumentar sua pena. Cabral também foi proibido por Bretas de voltar à vida pública até os 80 anos.
Moro: “Quem critica a colaboração premiada é, aparentemente, a favor da omertà
Brasil 25.09.17 16:44
Ao condenar o ex-gerente da Petrobras, Roberto Gonçalves, o juiz Sérgio Moro mais uma vez defendeu as delações premiadas, sob ataque em Brasília:
“Crimes não são cometidos no céu e, em muitos casos, as únicas pessoas que podem servir como testemunhas são igualmente criminosos”.
E ainda:
“Quem, em geral, vem criticando a colaboração premiada é, aparentemente, favorável à regra do silêncio, a omertà das organizações criminosas, isso sim reprovável”.
Democracia está sendo desafiada, diz Dodge
Brasil 25.09.17 15:32
No discurso de posse de dez novos integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público, Raquel Dodge disse que a democracia está sendo “desafiada”.
Segundo a nova procuradora-geral da República, estudos apontam que cresce o número dos apoiadores de posições totalitárias.
O fortalecimento do Ministério Público, discursou, deve contribuir para aumentar a confiança na democracia e repudiar “quaisquer cogitações” de retrocesso.
Mais bambu, Raquel
Brasil 25.09.17 15:45
Se Raquel Dodge não quer retrocessos na democracia, que siga denunciando quem tem de ser denunciado, não importa o partido.
Não pode faltar bambu na democracia.
OCDE cobra explicação sobre corte de verba da Lava Jato
Brasil 25.09.17 16:21
No Estadão, Jamil Chade registra que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico cobra resposta do governo brasileiro sobre o corte de verbas da Lava Jato.
O Brasil não faz parte da OCDE, mas a sua entrada nesse clube de países ricos está sendo avaliada e uma explicação terá de ser dada na reunião marcada para 17 de outubro.
O governo de Michel Temer reduziu a equipe da Polícia Federal destacada para a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba e cortou 44% do orçamento de custeio previsto para este ano.
O que cheira mal de verdade
Brasil 25.09.17 16:10
Quase 60% do esgoto corre a céu aberto no Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Águas.
E tem gente por aqui que acha que “o avanço da extrema-direita” na Alemanha é que cheira mal.
Francamente.
Palocci liberado para ir ao dentista
Brasil 25.09.17 16:08
Sérgio Moro autorizou que Antonio Palocci vá ao dentista – com escolta da Polícia Federal.
A defesa pediu que o ex-ministro de Lula e Dilma fosse liberado para “tratar de fratura dentária e outros tratamentos de natureza urgente”. A visita ao dentista está marcada para 2 de outubro próximo.
Preso em setembro do ano passado, Palocci está na carceragem da PF em Curitiba.
Exclusivo: Palocci na geladeira de novo
Brasil 25.09.17 11:45
O MPF resolveu colocar Antonio Palocci de volta na geladeira. O ex-ministro resiste a contar onde está guardado o dinheiro roubado pelo PT.
Investigadores estimam que o partido mantenha pelo menos R$ 1 bilhão longe do alcance das autoridades.
É mais um item na lista de fatos que ainda precisam ser esclarecidos por Palocci.
Guerra, que guerra?
Mundo 25.09.17 15:38
Sarah Sanders, a porta-voz da Casa Branca, acaba de negar que os EUA tenham declarado “guerra” à Coreia do Norte, como querem os norte-coreanos.
“Francamente, uma sugestão dessas é absurda”, disse Sanders, em entrevista coletiva.
Sucessor de Barusco é condenado a 15 anos
Brasil 25.09.17 13:08
Sergio Moro condenou Roberto Gonçalves, ex-gerente da Petrobras, a 15 anos e 02 meses de cadeia pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Gonçalves sucedeu Pedro Barusco na Gerência Executiva da Diretoria de Serviços da Petrobras.
Ele terá de pagar multa de R$ 4 milhões.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA