SEGUNDA EDIÇÃO DE 28-9-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO BLOG DO NOBLAT
Ministros do STF estimulam o Senado a afrontar decisão do... STF

Quinta-feira, 28/09/2017 - 04h41
Por Ricardo Noblat
Zorra quer dizer desordem, bagunça, zona, segundo o Dicionário do Aurélio. Pensando bem, haverá expressão melhor para definir o que tem se passado no Supremo Tribunal Federal (STF) de algum tempo para cá?
A Primeira Turma do STF, formada por cinco ministros, decidiu suspender o mandato de senador Aécio Neves (PSDB-MG), obrigando-o a recolher-se todas as noites à sua casa sem direito a sair dali.
Menos de 24 horas depois, dois ministros do STF, se apressaram a criticar a decisão, estimulando indiretamente o Senado a desautorizá-la. Como se isso fosse possível sem deflagrar uma crise.
Como de costume, Gilmar Mendes foi o mais cáustico. Chamou a decisão de “populismo institucional”. Disse que a Primeira Turma estava reescrevendo a Constituição, e que seu comportamento era suspeito.
Suspeito de quê? Não explicou. Mas aduziu: “Certamente seria bom que a matéria viesse ao plenário. Matérias controvertidas devem vir a plenário”. Esqueceu que a Primeira Turma poderia decidir sozinha, como o fez.
Voto vencido na Primeira Turma, o ministro Marco Aurélio Mello comentou assim a decisão: “O que nós tivemos foi a decretação de uma prisão preventiva em regime aberto. Vamos usar o Português”.
E acrescentou: “Como o Senado pode rever uma prisão determinada pelo Supremo, ele pode rever uma medida acauteladora, a suspensão do exercício do mandato”.
Causa espécie ver ministros togados discutirem em público decisões tomadas por alguns dos seus pares. Se não se respeitam, se não respeitam decisões do Tribunal, quem haverá de respeitá-los, e às decisões?
Em maio último, o ministro Edson Fachin, um dos relatores da Lava Jato no STF, suspendeu o mandato de Aécio e decretou sua prisão preventiva. O Senado sequer assanhou-se a rever a decisão de Fachin, por incabível.
A decisão de Fachin foi revogada por outra tomada por Marco Aurélio. Desta vez, o Senado está nos cascos para rever a decisão da Primeira Turma. Poderá fazê-lo ainda esta tarde. Se o fizer, cometerá grave erro.
A reclusão noturna obrigatória é diferente de uma prisão preventiva domiciliar. Trata-se de uma medida cautelar prevista no Código de Processo Penal. Foi aprovada pelo Congresso em 2011.
Somente o STF pode dar por não dito o que ele mesmo disse. O Senado tanto não pode que nada ousou fazer no ano passado quando o senador Delcídio Amaral (PT-MS) foi preso por ordem do ministro Teori Zavaski.

NO BLOG DO MERVAL PEREIRA
Julgamento de Dirceu complica defesa de Lula
Por Merval Pereira
Quarta-feira, 27/09/2017 20:51
José Dirceu deve voltar para a cadeia e o critério de julgamento do processo dele no TRF 4 pode trazer um grande problema para a defesa de Lula. De acordo com o Tribunal de recursos, quando todos os indícios apontam na mesma direção, não é preciso ter a prova factual, a partir do momento em que se sabe que bandido não assina documento, nem faz declaração formal. Para Aécio Neves, mesmo que o Senado revogue a decisão do STF, politicamente é um desastre. São fatos que mostram que os partidos brasileiros estão todos envolvidos, de uma maneira ou de outra, nessa corrupção que tomou conta da nossa política diária e agem com um corporativismo monumental, assim como a Câmara e o Senado, que se protegem o tempo todo. Todos fazem regras para se proteger, para se auto anistiar. Mas vai chegar o momento em que o cidadão não vai mais aceitar esse tipo de atitude. Em 2018, ou talvez antes, vai haver uma reação muito forte. Não é possível que continue assim.

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
Roberto Teixeira levou um calhamaço de recibos para Glaucos assinar no hospital
Da Redação
Quinta-feira, 28/09/2017 às 08:59
A picaretagem dos recibos de aluguel do apartamento vizinho ao que o ex-presidente Lula reside, na Avenida Prestes Maia, em São Bernardo do Campo, será totalmente desmascarada.
Roberto Teixeira, o advogado e comparsa do meliante Lula levou os 26 recibos de aluguel para Glaucos Costamarques assinar dentro de um hospital em São Paulo.
O empresário, dublê de ‘laranja’, está disposto a contar todo o malfeito para o juiz Sérgio Moro.
Por outro lado, os recibos deverão ser submetidos a uma perícia da Polícia Federal, que certamente irá identificar com facilidade a falcatrua.
E um laudo da PF anexado ao processo já provou que Glaucos não recebeu pagamentos de Lula.
A corda foi dada e Zanin e Teixeira, depois de inúmeras atitudes aéticas, falta de respeito e deselegância, finalmente se enforcaram. 

O perigo é que Lula proveu de armamento os grupos de esquerda 
Quinta-feira, 28/09/2017 às 06:16
Com a aproximação do já inevitável momento em que Lula será preso, o Estado brasileiro precisa tomar cuidado e precauções.
Existe uma fundada suspeita de que os grupos de esquerda, apêndices do Partido dos Trabalhadores, possuem um verdadeiro arsenal de armamento.
Enquanto o PT desarmava a população, abastecia de armas os grupos que o apoiam, notadamente o MST e possivelmente até a própria CUT.
No dia 12 de agosto de 2016, em um evento no Palácio do Planalto, o presidente da CUT, Vagner Freitas, partiu para o radicalismo ao discursar em apoio a então presidente Dilma Rousseff. Ele alertou estar preparado com ‘armas’ e com um ‘exército’ para barrar qualquer tentativa de ‘coxinhas’ de tirá-la do poder.
Ele blefou ou essas armas realmente existem?
É muito provável que estejam armados, pois esta foi sempre uma preocupação dos movimentos de esquerda.
Todavia, na queda de Dilma não tiveram coragem para ‘ir às ruas com armas na mãos’, conforme houvera prometido o meliante da CUT.
Ensandecidos, enlouquecidos e entendendo que não há mais nada a perder com a prisão de Lula, poderão evidentemente cumprir a promessa.

NO O ANTAGONISTA
O recado de Dida
Brasil Quinta-feira, 28.09.17 09:51
Aldemir Bendine mandou um recado pela Folha de S. Paulo.
O jornal publicou:
“A dificuldade em obter habeas corpus para sair da prisão estaria empurrando o ex-presidente do Banco do Brasil para a delação premiada”.
Ele quer que alguém o ajude no STF ou no STJ.
O recreio de Jucá
Brasil 28.09.17 08:45
Como O Antagonista publicou mais cedo, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão e condução coercitiva contra os filhos de Romero Jucá.
O G1 informa agora que a PF pegou também os enteados do líder do governo no Senado.
Eles são suspeitos de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa envolvendo a Fazenda Recreio.
Meu Jucá, Minha Vida
Brasil 28.09.17 08:57
A PF investiga os filhos e os enteados de Romero Jucá por um desvio de 32 milhões de reais dos cofres públicos por meio do superfaturamento na compra da Fazenda Recreio e na construção do empreendimento Vila Jardim, projeto financiado com recursos do Minha Casa, Minha Vida.
A fraude desmascarada
Brasil 28.09.17 08:38
Glaucos Costamarques vai dizer duas coisas a Sergio Moro:
1 – O advogado de Lula, Roberto Teixeira, mandou-o assinar, de uma só vez, 26 recibos de aluguel, em novembro de 2015.
2 – Os recibos anteriores àquela data são forjados, porque até então ele nunca havia recebido um tostão de Lula.
Os peritos da PF não terão a menor dificuldade para demonstrar que os recibos foram assinados de uma só vez.
E um laudo da PF anexado a esse processo já provou que Glaucos Costamarques não recebeu pagamentos de Lula.
FARSA DOS RECIBOS: O CONTADOR É A CHAVE
Brasil 28.09.17 08:26
João Muniz Leite é o contador que ajudou Roberto Teixeira com os recibos de aluguel assinados de uma só vez por Glaucos Costamarques no Sírio-Libanês.
Muniz Leite foi quem emitiu uma certidão da Junta Comercial de São Paulo da L.L.S Palestras, sociedade entre Lula e Paulo Okamotto.
Muniz Leite é o contador da empresa Mito Participações (o nome não é piada), de Roberto Teixeira.
Muniz Leite abriu uma empresa de Fernando Bittar, “dono” do sítio em Atibaia.
Há um contador no caminho de Lula. Um clássico.
Lula vai ser preso?
Brasil 28.09.17 08:22
Roberto Teixeira, o advogado de Lula, mandou o laranja da cobertura em São Bernardo, Glaucos Costamarques, assinar 26 recibos falsos depois da prisão de José Carlos Bumlai.
Investigadores da Lava Jato, segundo O Globo, “avaliam o episódio como uma possível tentativa de obstrução à Justiça por parte de Lula, uma vez que a defesa procurou um dos réus ainda com as investigações em curso”.
E o que dizer da entrega de documentos falsos à Lava Jato, nesta segunda-feira? Se a fraude processual for comprovada pelos peritos da PF, o juiz Sergio Moro tem de mandar prender Lula imediatamente.
“DOCUMENTOS CONFECCIONADOS PELA DEFESA DE LULA”
Brasil 28.09.17 07:56
Os advogados de Glaucos Costamarques querem provar que os recibos da cobertura de São Bernanrdo “foram confeccionados pela defesa de Lula”, diz O Globo.
Eles pretendem solicitar acesso às imagens do circuito interno do hospital. “O objetivo é comprovar as visitas feitas a Glaucos Costamarques pelo compadre de Lula – Roberto Teixeira – e o contador”.
DEFESA DE COSTAMARQUES DIZ QUE RECIBOS FORAM FORJADOS
Brasil 28.09.17 07:43
“Glaucos da Costamarques assinou, de uma vez só, todos os recibos de aluguel referentes ao ano de 2015”, diz O Globo.
Os documentos, prossegue a reportagem, “foram assinados pelo empresário quando ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em novembro daquele ano.
A defesa de Lula apresentou, na segunda-feira, 26 comprovantes de aluguel entre agosto de 2011 e novembro de 2015. Todos com a letra de Costamarques.
Segundo a defesa do empresário, os recibos foram levados ao hospital pelo contador financeiro João Muniz Leite, a pedido de Roberto Teixeira, advogado e compadre de Lula.”

Primo de Bumlai diz que advogado de Lula mandou-o assinar recibos falsos
Brasil 28.09.17 07:36
Glaucos Costamarques, segundo o Valor, vai declarar ao juiz Sergio Moro que, em novembro de 2015, o advogado de Lula, Roberto Teixeira, visitou-o no hospital e mandou-o assinar retroativamente 26 recibos.
Até aquela data, de acordo com o primo de José Carlos Bumlai, Lula jamais pagara um aluguel.
Os recibos apresentados por Cristiano Zanin, com datas entre 2011 e 2015, foram forjados, portanto.
PF vai rastrear propina de Geddel
Brasil 28.09.17 07:14
A PF vai rastrear algumas das cédulas encontradas no esconderijo de Geddel Vieira Lima.
A Folha de S. Paulo diz que “parte do dinheiro ainda estava embalado em pequenos maços, dando a impressão de não ter sido mexido. Com o número de série das notas, a polícia pode descobrir, via Banco Central, as datas de retiradas”.
Isso só não foi feito até agora porque Edson Fachin paralisou o caso.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA