SEGUNDA EDIÇÃO DE 08-9-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO BLOG DO MERVAL PEREIRA
O realismo mágico
Por Merval Pereira
Sexta-feira, 08/09/2017 06:30
As próximas cenas do drama político brasileiro em curso terão o Supremo Tribunal Federal como protagonista, seja na definição de punições rigorosas aos irmãos Batista e seus delatores, um bando de caipiras metidos a espertos que tentaram desfazer do sistema jurídico brasileiro, quanto na decisão sobre o prosseguimento de processos contra o presidente Michel Temer baseados nas delações da JBS.
A defesa do presidente já entrou com um pedido, mesmo antes que a segunda denúncia se materializasse, para que ela não seja aceita enquanto não houver uma definição sobre a validade como prova do primeiro áudio. Tudo indica que há uma tendência majoritária no STF a favor da manutenção das provas, o que não quer dizer que uma eventual segunda denúncia venha a ser aceita pelo Congresso.
Já era muito difícil que isso acontecesse mesmo sem esse novo áudio que reproduz “uma conversa de bêbados”, na definição do próprio Joesley. A Operação Lava Jato, por sinal, está servindo, entre outras coisas, para revelar as entranhas de nossas elites dirigentes em linguagem crua e vulgar.
Já tínhamos ouvido diálogos inacreditáveis envolvendo Lula e seus petistas prediletos, com o mesmo tipo de machismo presente na “conversa de bêbado”. Ouvimos também trocas de palavrões e impropérios em conversas entre políticos, entre políticos e empresários, com uma falta de educação apartidária comum a todos.
E vimos, estarrecidos, como os personagens desse dramalhão que mais parece saído das páginas de realismo mágico de Gabriel Garcia Marques podem chorar de um falso arrependimento, podem se rebaixar diante de um Juiz, podem mentir para se safar, podem omitir informações para proteger seus protetores e a si mesmos. Nada mais devastador do que as malas e caixas com dinheiro vivo encontrados no apartamento de Geddel Vieira Lima, o mesmo que, dias antes, chorara feito criança para sair da cadeia.
Nada mais patético do que ouvir aquela “conversa de bêbados” e saber que ela se dá entre o proprietário e executivos de uma das maiores empresas brasileiras, fundada em valores como os revelados, guiada por espertezas como as bravateadas entre ruído de gelo nos copos.
O sucesso desse tipo de empresário é fruto direto do capitalismo selvagem à custa da proteção estatal que vigora há muitos anos no País, aprofundada, e por isso mesmo desmoralizada, nos governos petistas.
O depoimento do ex-todo-poderoso Antonio Palocci, desnudando conversas de bastidores entre Lula e empresários como Emilio Odebrecht (que também já dera mostra de uma insensibilidade notável em depoimento anterior) onde a sorte do País estava sendo jogada, é exemplar do momento decisivo em que o delinquente escolhe entre contar tudo ou mofar na cadeia.
Um militante político como José Dirceu, ou João Vaccari, num plano hierárquico inferior, jamais abrirá o jogo. Vaccari provavelmente por equívocos ideológicos próprios, Dirceu na doce ilusão de manter para a posteridade uma lenda em torno de sua atuação, a única esperança que lhe resta de não passar para a História como um reles ladrão, de sonhos e de pecúnia.
Palocci, um ex-trotkista tomado pela ganância que o tirou duas vezes de governos e encerrou a possibilidade de vir a ser presidente da República, foi bastante sincero em seu depoimento. Estava ali para se aproveitar dos benefícios que a lei outorga aos colaboradores.
Uma passagem digna de registro é quando ele se desculpa com Moro por não chamar propina de propina. Ele diz que está acostumado a esconder na linguagem essas ações transgressoras, e resolve chamar as coisas pelos nomes. “Lula recebia propina da Odebrecht”, falou a certa altura, escandindo as palavras como se as vomitasse.
Se, como tudo indica, o império petista ruir, estará a salvo com sua delação premiada. Se porventura Lula voltar ao poder, o que a cada dia está mais difícil, bastará que Palocci confirme o que os petistas mais renitentes estão alegando. Que sofreu tortura psicológica na prisão e inventou tudo para se livrar das garras de Moro.
Como sua história coincide com dezenas de outras e é corroborada por fatos e provas abundantes, é mais provável que um político arguto como Palocci já notou que a brincadeira chegou ao fim.


NO BLOG DO NOBLAT
Exclusivo: Saud gravou Joesley
Sexta-feira, 08/09/2017 - 03h48
Por Ricardo Noblat
Havia até ontem uma pergunta que não queria calar: por que Joesley Batista, dono do Grupo JBS, despacharia para a Procuradoria Geral da República uma gravação que poderá lhe custar, e a executivos de sua empresa, a perda dos benefícios da delação premiada e, quiçá, a liberdade?
A resposta à pergunta é esta: não foi Joesley que despachou a gravação para a Procuradoria. O que ele chamou de conversa de bêbados foi gravada por Ricardo Saud, diretor de relações institucionais do grupo. Saud meteu a gravação em meio a documentos enviados recentemente ao procurador Rodrigo Janot.
Não foi também uma conversa de bêbados. O único bêbado era Joesley, que não sabia que estava sendo gravado. Na maior parte das 4 horas de gravação, Saud pouco falou para não se comprometer. Desde que a gravação foi feita em meados de março último, se deterioram as relações entre Saud e Joesley.
Joesley gravou o presidente Michel Temer no porão do Palácio do Jaburu em 7 de março. A gravação deu no que deu – quase derrubou Temer, paralisou o governo por alguns meses e enfraqueceu-o ao ponto de tornar improvável a aprovação pelo Congresso do cardápio de reformas formatado pelo presidente.
Saud gravou Joesley e agora tem esperança de não ser punido porque nada disse de grave durante a conversa, quase um monólogo do seu patrão. Foi Joesley, ele não, quem soltou uma nota pedindo desculpas aos atingidos pelo que disse – entre outros, três ou quatro ministros do Supremo Tribunal Federal (STF)
A respeito da ministra Cármen Lúcia, Joesley disse que ela fora namorada do ex-presidente Itamar Franco, a quem serviu quando ele era governador de Minas Gerais. Mentiu, e em tom de deboche. Os dois jamais namoraram. Joesley foi também desrespeitoso ao fazer referências à vida particular de outras autoridades.
A Polícia Federal está à caça de informações sobre um voo do jatinho de Joesley com destino a Miami que teria proporcionado a políticos a experiência pouco usual de uma suruba aérea. Pelo menos um senador do Nordeste estava a bordo, mas, segundo confidenciou a um amigo, recusou-se a participar da folia.
Se não hoje, o que parece mais provável, até o início da próxima semana Janot deverá propor ao STF a anulação dos benefícios concedidos a Joesley e a executivos do seu grupo por conta da delação que fizeram. Não descarta pedir também a prisão deles. Uma vez que o faça, será atendido.

NO O ANTAGONISTA
Vallisney: Apartamento da propina fica perto da casa de Geddel
Brasil 08.09.17 10:31
Em seu despacho, Vallisney de Oliveira aproveita para criticar a decisão do desembargador Ney Belo, responsável por mandar Geddel Vieira Lima para casa sem tornozeleira eletrônica.
O juiz ressalta que o apartamento da propina é próximo à residência de Geddel.
Ele afirma que a descoberta dos R$ 51 milhões indicam que a medida deferida pelo TRF da 1ª Região “é completamente ineficaz diante desse novo quadro, como se pode notar pela dinheirama encontrada perto da residência em que se encontra cumprindo a prisão domiciliar decretada”.
Uma injustiça contra Geddel
Brasil 08.09.17 10:13
Agora está claro que cometeram uma injustiça contra Geddel Vieira Lima.
Geddel não foi incluído no processo do Quadrilhão do PMDB, apesar de Lúcio Funaro estar no meio.
O Quadrilhão do PMDB é aquele do qual Edson Fachin tirou Michel Temer.
PF SALVA O BRASIL DO ‘FUNDÃO ELEITORAL’
Brasil 08.09.17 09:52
Lúcio Vieira Lima, que pegou emprestado o apartamento dos R$ 51 milhões, preside a comissão da reforma política que criou aberrações, como o bilionário fundo para campanhas eleitorais e o distritão, além das doações ocultas, a emenda Lula e etc.
As fotos das malas e caixas abarrotadas de dinheiro indicam qual seria o destino dos recursos públicos para financiar eleições.
A PF acaba de enterrar definitivamente essa iniciativa macabra, que foi engendrada em parceria com o relator petista Vicente Cândido, homem do condenado Lula.
Como se livrar de Lula?
Brasil 08.09.17 09:17
O PT está pensando em candidatar Fernando Haddad ou Jaques Wagner em 2018.
O fundamental, porém, é encontrar uma maneira de se livrar de Lula.
Como disse a Folha de S. Paulo, o partido espera que o TRF-4 resolva logo esse pepino, tirando Lula do páreo.
PT quer que Lula seja condenado antes de abril
Brasil 08.09.17 09:13
O PT quer que Lula seja condenado logo.
Diz a Folha de S. Paulo:
“Considerando a batalha jurídica para evitar a inelegibilidade de Luiz Inácio Lula da Silva virtualmente perdida, o PT agora torce para que a decisão sobre o caso ocorra no máximo até abril (…).
Reservadamente, líderes petistas temem que o julgamento ocorra mais perto da convenção que irá definir a candidatura, no fim de julho.
Assim, ficaria mais difícil a nacionalização do novo nome.”
PF ENCONTROU ELO DO APARTAMENTO DA PROPINA COM IRMÃO DE GEDDEL
Sem categoria 08.09.17 09:17
No despacho da prisão de Geddel Vieira Lima, obtido por O Antagonista, a PF apresenta outras provas encontradas no apartamento dos 51 milhões de reais.
Dentre elas, uma fatura em nome de Marinalva Teixeira de Jesus, funcionária do deputado Lúcio Vieira Lima, irmão de Geddel Vieira Lima.
A PF ressalta ainda que o empresário Sílvio Silveira, dono do apartamento, contou em seu depoimento que emprestou o imóvel a Lúcio, e não a Geddel, versão que foi corroborada pela administradora do condomínio.
A trama de Lula e Dilma para obstruir a Lava Jato
Brasil 08.09.17 09:05
Antonio Palocci ofereceu ao MPF algumas provas de que Lula e Dilma Rousseff tentaram obstruir a Lava Jato.
Diz o Valor:
“Aos anexos de informações foram juntados registros oficiais de reuniões que Palocci afirma ter mantido com Lula e com pessoas ligadas ao governo Dilma Rousseff. Nessas ocasiões, se teria discutido ‘opções’ para barrar o andamento da Lava Jato.
Ao explicar como Lula teria tramado para tentar parar a Lava Jato, Palocci apontou ainda a participação de outras pessoas ligadas ao petista e à ex-presidente Dilma Rousseff.”
“A chance de Lula é próxima de zero”
Brasil 08.09.17 08:43
Antonio Lavareda disse à IstoÉ que a chance de Lula se candidatar em 2018 é “próxima de zero”.
Leia aqui:
“Ao refletirmos sobre eleições, devemos trabalhar com cenários plausíveis. Sem fazer nenhuma avaliação sobre a pertinência das decisões judiciais, acredito que a probabilidade de Lula vir a ser candidato é próxima de zero. Terá com certeza a sentença condenatória do tríplex confirmada na segunda instância antes do prazo de inscrição das chapas e, talvez, já uma próxima condenação em primeira instância no processo relativo ao sítio.”
O Antagonista acrescenta também que Lula deve se tornar réu no STF.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA