SEGUNDA EDIÇÃO DE 02-8-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO O ANTAGONISTA
O ombro de Rodrigo Maia
Brasil Quarta-feira, 02.08.17 09:35
Rodrigo Maia desistiu de ser presidente da República.
Ele tatuou o nome de Michel Temer no ombro e prometeu engavetar ainda hoje a denúncia da PGR:
“Ninguém está animado com a votação de uma denúncia contra o presidente da República, mas é o nosso papel institucional fazer essa votação hoje e encerrar esse assunto na tarde, início da noite de hoje”.
PT colabora com Temer
Brasil 02.08.17 09:24
Os petistas foram os primeiros a chegar à Câmara dos Deputados.
A estratégia é clara: garantir o quorum para que Michel Temer possa permanecer no Palácio do Planalto e melar a Lava Jato.
Madrugadores
Brasil 02.08.17 09:02
O quórum mínimo de 51 deputados para abertura da sessão da Câmara dos Deputados foi atingido às 8h45.
O painel foi aberto às 7h, mas teve deputado que chegou à 4h30.
Ministros-deputados
Brasil 02.08.17 08:29
Michel Temer exonerou dez ministros, para que eles possam votar (contra a denúncia, é claro) na Câmara.
Nada que Dilma Rousseff não tenha feito.
Melhor subir ao 5º andar (de escada) do que cair da Presidência
Brasil 02.08.17 06:50
Michel Temer faz qualquer negócio para não sair da Presidência.
No jantar na casa de Fábio Ramalho, ontem, por exemplo, ele subiu cinco andares de escada para não perder a conversa com os parlamentares.
O elevador do prédio estava quebrado, com o deputado André Fufuca dentro, relata o G1.
A "ingenuidade" aliada ao "banditismo negativo"
Brasil 02.08.17 06:40
Michel Temer jantou com deputados ontem, véspera da votação da denúncia contra ele na Câmara, e acrescentou criatividade à ladainha acerca da conversa gravada por Joesley Batista.
O relato é do Estadão: “Provocações que são feitas fruto, convenhamos, de um acidente e uma certa ingenuidade, mas fruto, fundamentalmente, de um banditismo muito negativo. Sou obrigado a dizer isso em voz alta e em letras garrafais para que as pessoas saibam com que estamos lidando.”
Sabemos com quem estamos lidando.
O segundo tiro contra Temer
Brasil 02.08.17 06:26
Michel Temer terá pouco tempo para respirar após a provável vitória na Câmara hoje.
A segunda denúncia de Rodrigo Janot, informa a Coluna do Estadão, deverá ser feita na segunda quinzena deste mês.
O Estado do Sogro
Brasil Terça-feira, 01.08.17 22:23
Cristiano Zanin Martins soltou uma nota burlesca sobre o novo processo de Lula.
Ele não mencionou seu sogro, réu no mesmo processo.
Anotações de Bendine têm Joesley, Anastasia e "caixa" de Aécio
Brasil 01.08.17 21:21
A página abaixo, retirada das anotações de Aldemir Bendine apreendidas pela PF, mostra seu interesse sobre diferentes temas.
Ele escreve sobre o empresário Joesley Batista, o senador Anastasia, o ministro Bruno Araújo e até Dimas Toledo, ex-diretor de Furnas ligado a Aécio Neves. Na mesma anotação, Bendine registra "caixa de AN".
Confira AQUI a íntegra das anotações do ex-presidente do Banco do Brasil que, em depoimento ontem, disse "não ter ideologias".
BENDINE RASCUNHOU ESTRATÉGIA CONTRA MOTORISTA
Brasil 01.08.17 20:18
O Antagonista obteve a íntegra do bloco de anotações de Aldemir Bendine apreendido pela Polícia Federal.
Nele há uma espécie de rascunho da estratégia do ex-presidente do Banco do Brasil para rebater a versão do motorista Sebastião Ferreira sobre as entregas de dinheiro vivo e as caronas de Val-Marchiori, assim como a própria investigação do MPF.
Bendine questiona, por exemplo, se o MPF teria jurisdição sobre o BB. Ele se refere à entrevista que Ferreirinha deu à Folha e escreve sobre "direito de resposta". 
Em outra parte da mesma página, há a anotação "Fator M" associada à "única verdade" e "erro". Em outra, a palavra "motorista" aparece acima de "demitido", "amigo e trab. p/ a fonte" e "o que falou?".
O ex-presidente do BB também escreve numa das páginas a pergunta: "É legítimo combinar/acertar com a procuradora e 'levar' testemunha e pedir para depor s/ outros termos?"
Bendine terá bastante tempo para explicar tudo ao MPF.
LULA É SEMPRE O CHEFE
Brasil 01.08.17 18:38
No despacho em que tornou Lula réu pela terceira vez na Lava Jato, Sérgio Moro reproduz as acusações individualizadas feitas pelo MPF contra cada um dos investigados no caso do sítio de Atibaia.
Lula é novamente apontado como o "responsável pelo esquema de corrupção instaurado na Petrobras", além de beneficiário das reformas do sítio.
Lula vota a favor de Temer
Brasil 01.08.17 18:34
Lula, encurralado pela Lava Jato, alia-se a Michel Temer.
O Estadão informa que o governador da Bahia, o petista Rui Costa, "exonerou dois secretários estaduais para que retomem os mandatos de deputado federal e ajudem a barrar a denúncia por corrupção passiva contra o presidente Michel Temer".
Rui Costa é o poste baiano de Jaques Wagner, um dos principais coronéis de Lula.
As macacas de auditório de Michel Temer espalharam na internet que a queda de Michel Temer é boa para Lula; Lula, que não é idiota, sabe que isso é uma idiotice.

NO BLOG DO MERVAL PEREIRA
Trinca em Curitiba
POR MERVAL PEREIRA
Quarta-feira, 02/08/2017 06:30
Tornado réu pela terceira vez pelo juiz Sérgio Moro, Lula já pode pedir música no Fantástico, diz o povo. Além do triplex no Guarujá e o sítio de Atibaia, o outro processo a que Lula responde é sobre o terreno que teria sido oferecido pela Odebrecht ao Instituto Lula, e o aluguel de um apartamento vizinho ao do ex-presidente em São Bernardo, que teria sido pago pela empreiteira para uso de assessores do ex-presidente.
Condenado a nove anos e meio por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo triplex, Lula caminha para outra condenação no caso do sítio com a ajuda decisiva de seu advogado Cristiano Zanin.
No interrogatório de Léo Pinheiro, da OAS, o advogado do ex-presidente a certa altura perguntou se Lula havia deixado algum objeto pessoal no triplex. Uma resposta evidentemente negativa, pois o apartamento ainda estava em obras, demonstraria, a seu ver, que Lula não seria o dono.
Mas ele esqueceu que também defende Lula no processo do sítio de Atibaia, onde há objetos pessoais de sobra da família Lula o que, no seu modo de ver, prova a propriedade. 
O Juiz Moro se convenceu de que Lula é o verdadeiro dono do triplex do Guarujá, e o condenou por esconder essa propriedade através de artifícios que caracterizam lavagem de dinheiro. Quanto ao sítio de Atibaia, Moro diz no seu despacho que a aceitação da denúncia do Ministério Público não significa que a acusação esteja comprovada, o que acontecerá ou não depois de ouvidos os acusados.
O relatório da Polícia Federal sobre o sitio de Atibaia é formidável em provas documentais da presença da família Lula em todas as dependências do sítio, e nenhuma dos donos teóricos do imóvel. Dos objetos pessoais a uma adega bem equipada, até fotos de Lula bebendo uma cachacinha com o engenheiro da Odebrecht que coordenou a obra, está tudo lá. Além do mais, os depoimentos dos funcionários da OAS e da Odebrecht confirmam o que se vê por todos os lados: obras feitas a pedido de Lula e de dona Marisa, uma cozinha da mesma marca da instalada no triplex do Guarujá, compradas na mesma ocasião a mando da OAS.
O segredo de Polichinelo, como já chamei aqui, chegou ao fim com os depoimentos do ex-presidente da empreiteira OAS, Léo Pinheiro e as delações dos executivos da Odebrecht. Em seu depoimento, Léo Pinheiro disse que tratou diretamente com o ex-presidente Lula de reformas no sitio de Atibaia, e descontou o dinheiro gasto na reforma do triplex do Guarujá e a reforma no sitio da conta de propina do PT.
As obras não agradaram dona Marisa, que pediu ao diretor da Odebrecht, Alexandrino Alencar, que mandasse seus homens completarem as reformas necessárias. O patriarca da Odebrecht, Emilio, ainda contou uma passagem quase cômica sobre o sitio de Atibaia em sua delação. Disse que a família queria que as obras ficassem prontas logo que Lula deixasse a presidência, em 2009, para que ele já pudesse aproveitar o lugar de que tanto gostava.
Emílio, então, deu a boa-nova para Lula num encontro no Palácio do Planalto, anunciando que as obras estariam prontas a tempo. Lula não fez comentário algum, e Emílio viu que havia estragado a surpresa.
Assim como Léo Pinheiro da OAS teve dificuldades para regularizar a propriedade do triplex do Guarujá, também Alexandrino Alencar, da Odebrecht, não tinha como explicar o gasto de quase R$ 1 milhão no sítio de Atibaia. O amigo de Lula, Roberto Teixeira, sogro do advogado Cristiano Zanin, que também consta do rol dos acusados pelo Ministério Público, combinou fazerem notas frias para regularizar as despesas.

NO BLOG DO NOBLAT
A retaguarda do atraso
Quarta-feira, 02/08/2017 - 03h44
Por Ricardo Noblat
Ministro da Justiça escolhido pelo presidente eleito Tancredo Neves e mantido no cargo pelo presidente empossado José Sarney, o pernambucano Fernando Lyra, um dos líderes do PMDB na luta contra a ditadura militar de 64, era capaz de arriscar o emprego por causa de uma boa frase.
Em 1985, na cerimônia do Teatro Casa Grande, no Rio, em que anunciou o fim da censura, Lyra elogiou Sarney definindo-o com uma frase que se tornou célebre:
- Sarney é a vanguarda do atraso.
Queria dizer que o presidente era o político mais avançado entre aqueles que até pouco antes haviam sustentado o regime dos generais. Sarney jamais perdoou Lyra. Demitiu-o meses depois.
Se fosse vivo, é bem possível que Lyra se arriscasse a brigar com Temer qualificando de “vitória da retaguarda do atraso” o que deverá se consumar logo mais na Câmara dos Deputados.
Faltarão votos para aprovar a denúncia contra o presidente por crime de corrupção. Temer será salvo por uma aliança firmada entre os políticos mais fisiológicos da Câmara e os encrencados com a Lava Jato e outras operações da Polícia Federal.
Mas não só. Cabeças coroadas dos partidos de oposição conspiraram em segredo para manter Temer no cargo. Apostam que é melhor tê-lo onde está, e cada vez mais fraco, do que trocá-lo por não se sabe quem. De resto, Temer não nega favores a quem lhe pede.
Pareceu difícil derrubar os ex-presidentes Fernando Collor e Dilma Rousseff, mas não foi. Seus eventuais sucessores eram conhecidos – Itamar Franco e Michel Temer. O ronco das ruas fez o resto do serviço.
Quase cinco meses depois do empresário Joesley Batista ter gravado Temer no porão do Palácio do Jaburu, sabe-se quem substituiria Temer provisoriamente – Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara. Mas não se sabe quem o sucederia em definitivo.
De resto, as ruas não roncaram. Mais de 80% dos brasileiros gostariam de ver Temer processado. Mesmo assim preferiram ficar em casa em sinal de protesto contra todos os políticos, partidos e instituições desacreditadas.
As urnas roncarão em 2018.

Por decurso de prazo
Por Tânia Fusco
Terça-feira, 01/08/2017 - 01h25
Não há glamour na velhice. Com bom ou mau humor, alegre ou triste, velhice implica decadência. Física principalmente. O que, aos inconformados, pode acrescentar dose extra de amargura. Não há botox que amenize a amargura, que, felizmente, não é inerente à velhice.
Doçura também não é privilégio da juventude. Há doces e amargos de todas as idades. Safos e tontos também.
Por piedade ou vício social, a velhice merece constante dourar a pílula – ela acalma o espirito, acaba com a ansiedade, torna as pessoas melhores, bem resolvidas. Balela. O cruel será um velho cruel. Vale o mesmo para os invejosos, cínicos, falsos, loucos – do bem e do mal -, resolvidos ou não, covardes, egoístas e etc.
Velhice não melhora o caráter de ninguém. Mauca é mauca. Jovem ou velho. Já soube de algum “recuperado” pelo passar dos anos?
A velhice, inclusive, pode até apurar defeitos – também qualidades -, acrescentando doses extras de tudo. Até de sonsice. Quem não conhece um exemplar desses?
Velhice não cura. Rugas e cabelos brancos não são álibis, nem passe de mágica para a bondade ou a sabedoria.
O que melhora as pessoas é o esforço pessoal e contínuo de encarar, domar, acomodar ou vencer nossos demônios. (Quem não os tem?)
Parte da humanidade faz isso. Outra não. Há ainda os fingidores que, mais velhos ficam, mais rezam e aumentam as oferendas. Fazem um de tudo para conservar, cevar, seus demos. Sem dar bandeira. Afinal, já é um habitante da maravilhosa melhor idade.
E, orando, tenta ganhar, quem sabe um dia, o Céu prometido. Ou mais um tempinho por aqui. Vai que cola? Quem nunca cruzou um desses?
Parte da humanidade chega à velhice melhor como pessoa. Outra não. Assim como uns são velhos saudáveis e outros não. Felizes ou não.
Mas a velhice segue merecendo condescendência e eufemismos nada originais, nada criativos. Melhor idade, tempo de paz, terceira idade, sábia maioridade, plenitude da vida. Ou idoso, que é o politicamente correto da vez.
Melhor para quem e em quê? Terceira por que mesmo? Pleno, sábio e resolvido por decurso de prazo?
Se a velhice é tão magica, quase divina, por que tanto abrandar a qualificação? Velho não é defeito. É circunstância. Se chegou lá é porque não morreu ainda. Elementar.
Idealizamos a velhice como idealizamos o amor. Nem um, nem outro é perfeito. Ambos são sujeitos (ou vítimas) constantes desse adoçamento, um tatibitate com som de consolo.
Envelhecer é só a continuidade da vida, com todas as consequências do desgaste natural do viver.
E viver gasta, desgasta. Processo normal que não poupa nem pedras, nem metais. Inexorável. Melhor para uns, pior para outros, mais ou menos para alguns. Como tudo nesta pouco santa vida.
Mais desgastado, viveu mais intensamente? Menos gasto, viveu melhor? Quem desses foi, é mais feliz na velhice? Responda quem puder. O desgaste inclui até a genética. Brevemente também o algoritmo. Não sabe o que é? Ixi! Ta out. Bugado. O software não fala mais com hardware. Não há eufemismo que mude esse status.
PS.: E o deputado Wladimir Costa (SD-PA) que, de tanta “paixão”, tatuou o nome Temer no ombro direito? Jura. Não foi de hena. Dessa vez, foram duas tatuagens – a bandeira brasileira e o nome amado. Em preto e branco. Diz que pagou R$ 1.200, parcelados no CC. Promete, fará outras. Nas costelas. Coloridas. “Temer, o maior estadista do Brasil”. E “Marcela, um exemplo de mulher bonita, mulher guerreira”.
Não revelou o custo estimado das futuras artes. Mas alardeou perolas da paixão. 
“Quem é Temer é temer, não tem medo. Amigo é amigo, filho da puta é filho da puta”....
”Temer é muito homem para assumir suas responsabilidades.”...
“Este crimezinho de merda, que estão querendo colocar nele, nunca aconteceu.”...
E por ai foi. Bombou nas mídias.
Em sua página oficial, Costa não revela idade. Só entrega que nasceu em 16/1. Será da primeira, segunda ou de terceira (idade)? Será, um dia, talvez quem sabe, um velho sábio, pleno, bem resolvido? Alguém sabê-lo-ia?
(Tânia Fusco é jornalista, mineira, observadora, curiosa, risonha e palpiteira, mãe de três filhos, avó de dois netos. Vive em Brasília. Às terças escreve sobre comportamentos e coisinhas do cotidiano – relevantes ou nem tanto)

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
Quando um copo de suco é negado a um médico cansado e faminto
Por Roberto Corrêa Ribeiro de Oliveira
Terça-feira, 01/08/2017 às 21:28
Quando um funcionário da cozinha de um hospital público, nega um copo de suco a um cirurgião que perdeu a hora do almoço porque estava há horas operando um paciente moribundo, precisamos rever os nossos valores e as nossas atitudes.
A sociedade brasileira está doente.
Pode parecer brincadeira, um desses "MIMIMIs" que a esquerda utiliza de forma despudorada para se vitimizar e ganhar a opinião pública, mas pode acreditar, para nossa infelicidade, o relato é verdadeiro.
Hoje o presidente Temer inaugurou mais 11 faculdades de Medicina no Brasil, outra dezena aguarda autorização de funcionamento. Será que o problema da saúde pública brasileira é realmente falta de médicos?
Anos e anos de desvio de dinheiro público, má gestão financeira e de uma política populista e demagógica conseguiram destruir não só o sistema de saúde público como também a relação entre os indivíduos de nossa sociedade.
Tentam a todo instante jogar negros contra brancos, indígenas contra não indígenas, ateus contra religiosos, gays contra heterossexuais, feministas contra homens, empregados contra patrões e todos contra os médicos.
É muito triste, mas é isso o que acaba acontecendo. Para a população em geral, o médico tem que trabalhar muito, ganhar pouco, ser atencioso e sensível com todos os seus pacientes, não pode falhar nunca, à despeito da falta de condições de trabalho e quando necessita de alguma contra partida, o que recebe em troca? A negativa de um mero copo de suco ou uma conta super faturada, quando precisa de qualquer tipo de serviço da sociedade, pois afinal de contas, o homem é "dotor".
Sinceramente, precisarmos rever os nossos conceitos. Não pedimos nada demais, apenas condições adequadas de trabalho, para melhor atender a sociedade, pagamento em dia, pois também temos família para sustentar e um pouquinho de carinho e consideração.
O Brasil precisa realmente mudar, mas para que isso realmente aconteça, a mudança precisa começar dentro de cada um de nós.
Obs.1: Hoje conversei com vários bons médicos que estão se preparando para deixar o nosso País. Uma lástima.
Obs. 2: Fato ocorrido em um hospital público do TO.

Após postagem na Web, esposa de Evaristo Costa é achincalhada por internautas: ‘velha, feia’
Por Da Redação
Quarta-feira, 02/08/2017 às 06:37
A saída de Evaristo Costa da bancada do Jornal Hoje, da Rede Globo, que ele dividiu durante 14 anos com Sandra Annenberg, transformou-se em ‘notícia principal’ de inúmeras publicações.
Com todo o respeito ao profissional, parece que lhe foi dada uma importância extremamente exagerada.
De qualquer forma, para o seu lugar já está devidamente escalado o jornalista Dony De Nuccio.
Entretanto, em todo esse episódio, nada foi mais deprimente do que o ‘bullyng’ virtual sofrido pela esposa do jornalista, a administradora de empresas Amália Stringhini, após uma postagem feita de Cambridge, na Inglaterra, denominada ‘Esperando Você’, que na realidade não foi dirigida ao marido, mas a um amigo do casal.
Bastou para que a esposa de Evaristo fosse detonada por expressões como ‘velha’, ‘feia’, ‘essa é a mãe dele’ e coisas do tipo. Além de insinuações maldosas pela mensagem dirigida ao amigo.
Apesar da aparência mais velha, em razão de uma série de três AVCs sofridos em 2015, Amália tem a mesma idade de Evaristo, 40 anos, que, em contrapartida, não aparenta a idade que tem.
O casal tem duas filhas, Francesca e Antonella, de 5 e 4 anos, respectivamente.
Parece que chegou a hora de deixá-los em paz.
Que sejam felizes na Inglaterra.

NA TRIBUNA DA INTERNET
Quando era ministro, Pimentel exigiu propina de R$ 12 milhões à Odebrecht
Por Bernardo Miranda
No O Tempo
O Ministério Público Federal (MPF) pediu a condenação do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), por improbidade administrativa. O MPF entrou com uma proposta de ação na Justiça Federal ainda baseado em informações coletadas durante a operação Acrônimo. Os procuradores afirmam que Pimentel cobrou R$ 12 milhões da construtora Odebrecht. A propina teria sido exigida para aprovação de seguros de garantia de financiamento de obras na Argentina e Moçambique. Os fatos ocorreram no primeiro mandato de Dilma Rousseff, quando o governador era o então Ministro de Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior.
Além de Pimentel, outras cinco pessoas são citadas na ação pelo mesmo crime. São o empresário Marcelo Odebrecht, o diretor da construtora João Carlos Maris Nogueira, o então chefe de gabinete de Pimentel no ministério, Eduardo Lucas Silva Serrano, e os empresários Pedro Augusto Medeiros e Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, o Bené.
DELAÇÃO – O que motivou as investigações foram informações repassadas por Bené e por diretores da Odebrecht, que firmaram acordo de delação premiada com o MPF. Segundo as investigações, a liberação da cobertura dos seguros viabilizou negócios de R$ 1,7 bilhão para Odebrecht nos dois países. As obras foram um soterramento de linha férrea em Buenos Aires e um corredor de ônibus em Maputo.
O acerto dos pagamentos teria sido realizado em três encontros, em Brasília, entre Fernando Pimentel e Marcelo Odebrecht. Essas reuniões ocorreram entre 2012 e 2013.
O MPF afirma que o pagamento da propina foi feito em espécie, em pelo menos oito parcelas. Bené era quem fazia a intermediação para entrega do dinheiro junto ao diretor da construtora João Nogueira.
DINHEIRO VIVO“Cada entrega correspondeu à quantia de, pelo menos, quinhentos mil reais em espécie, dinheiro que foi transportado por Pedro Augusto para Brasília (DF) e estocado por Benedito, atendendo às determinações de Fernando Pimentel”, afirma um dos trechos da ação.
A ação explica que o dinheiro foi utilizado para o pagamento de despesas pessoais de Pimentel e a outra parte para caixa dois de sua campanha a governador.
O advogado de Fernando Pimentel (PT), Eugênio Pacelli, nega todos os fatos e afirma que a acusação erra ao utilizar provas obtidas com delação de interessados no processo, como Bené e a construtora Odebrecht. Se condenado, Pimentel pode ter que pagar multa de até R$ 48 milhões, perder o cargo público e os direitos políticos por até dez anos.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Faltou explicar que as obras no exterior eram financiadas pelo BNDES, que era subordinado justamente ao ministro do Desenvolvimento, que à época se chamava Fernando Pimentel, um verdadeiro abutre de recursos públicos. (C.N.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA