SEGUNDA EDIÇÃO DE 04-7-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO BLOG DO MERVAL PEREIRA
Cúpula do PMDB não vai resistir
POR MERVAL PEREIRA
Terça-feira, 04/07/2017 13:25
A delação de Lucio Funaro, doleiro do PMDB e operador de Eduardo Cunha, que levou Geddel Vieira Lima à cadeia, vai envolver toda a cúpula do PMDB, inclusive o presidente Michel Temer. Esse grupo do PMDB não escapa do tiroteio e no final morrem todos - como no filme de Tarantino “Cāes de Aluguel" em que todos os pistoleiros atiram contra todos e todos morrem - porque vão entrar tanto na delação do Funaro quanto na do Eduardo Cunha. Geddel é um político experiente, com vários processos na Justiça envolvendo cargos públicos e tem estrutura psicológica para resistir aos primeiros meses de cadeia, mas chega uma hora em que acaba falando. Acho que vai esperar um pouco para ver o que vai acontecer com Michel Temer, antes de tomar uma decisão.

NO BLOG DO JOSIAS
Geddel encontrará acusador Funaro na Papuda
Josias de Souza
Terça-feira, 04/07/2017 14:04
Depois de passar a noite na carceragem da superintendência da Polícia Federal em Brasília, o ex-ministro Geddel Vieira Lima será transferido nesta terça-feira para a penitenciária da Papuda. É neste presídio que está encarcerado o doleiro Lúcio Funaro — o operador financeiro que forneceu, em depoimento no mês passado, informações que fundamentaram a ordem de prisão expedida contra Geddel. Antes da transferência, o ex-articulador político do governo, amigo de Michel Temer há três décadas, deve ser interrogado.
A situação está crivada de ironias. Investigado por suspeita de desviar verbas da Caixa Econômica Federal, Geddel foi preso preventivamente, sem prazo para sair, porque os investigadores o acusaram de tentar obstruir a Justiça. Ele estaria se mexendo à sombra para evitar que Lúcio Funaro e o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, fizessem acordos de delação. No depoimento que prestou em junho, Funaro contou que Geddel procurou sua mulher várias vezes.
Para reforçar sua versão, o doleiro, apontado como operador financeiro dos negócios ilícitos de Cunha e de outros pajés do PMDB, entregou imagens de telas do celular de sua mulher. Identificado na agenda do aparelho pelo apelido de “Caraínho”, Geddel fez ligações e enviou mensagens nas quais buscava informaçoes sobre a disposição de Funaro de tornar-se um delator. O aparelho celular do ex-minsitro, apreendido no momento da prisão, passa por uma perícia.
Signatário do mandado de prisão de Geddel, o juiz federal Vallisney de Oliveira considerou o fato “gravíssimo”. Levou em conta também declarações de Funaro sobre supostos repasses de R$ 20 milhões em propinas para Geddel. A defesa do ex-ministro nega.
O esforço de Geddel foi infrutífero. Encontra-se em estágio avançado a costura do acordo de colaboração judicial de Funaro. Na Papuda, o ex-ministro de Temer terá a oportunidade de conversar diretamente com o doleiro, sem intermediários. Se não ficarem na mesma cela, dividirão o pátio na hora do banho de Sol. O novo preso talvez se anime a perguntar por que foi identificado na agenda eletrônica da mulher do operador como ''Caraínho''.

NO BLOG ALERTA TOTAL
Terça-feira, 4 de julho de 2017
O temerário futebol da Corrupção
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Já pensou se os políticos ou servidores públicos corruptos e/ou incompetentes fossem afastados e punidos da mesma forma como acontece com os técnicos de futebol? Rogério Ceni, ídolo de seu time como goleiro recordista mundial de gols, foi demitido do São Paulo porque não conseguiu resultados imediatos com uma equipe limitada. A galera não exerce a mesma pressão para detonar Michel Temer, Lula da Silva e tantos outros “craques” da politicagem tupiniquim que, além de não apresentarem bons resultados, ainda arrasam com a moral institucional, gerando prejuízos morais, políticos, econômicos e sociais.
O time da corrupção institucionalizada segue ganhando, de goleada, da fraca equipe da cidadania. Usando a metáfora futebolística que o craque $talinácio tanto adora, nosso time parece ter poder ofensivo apenas nas redes sociais. Somos uma tragédia na defensiva, porque os juízes do jogo beneficiam os infratores. A falha gritante de arbitragem acontece graças ao excesso de regras do jogo. Mas, também, porque muitos deles torcem para o time da bandidagem. Afinal, os magistrados que apitam os grandes jogos são escolhidos pelos criminosos institucionais. Os gols contra a sociedade acontecem natural e facilmente. No entanto, demitir o “técnico” é muito difícil...
No futebol, seguimos com inveja da Alemanha. O país que nos massacrou com o vergonhoso 7 a 1 no Mineirão, durante aquela Copa do Mundo superfaturada realizada aqui, segue vencendo. Com um time jovem, porém com o mesmo treinador que ninguém ousa demitir (porque é muito bom), os alemães faturaram a Copa das Confederações, na Rússia. Na política, entretanto, a gente devia morrer de inveja da França. O jovem presidente Emmanuel Macron propôs ontem uma reforma política que cairia muito bem em Bruzunganda, se aqui houvesse um mínimo de bom senso e vergonha na cara.
Dando uma de monarca democrático, o presidente da sexta República francesa convocou parlamentares para uma inédita sessão extraordinária da Assembléia Nacional Francesa, em pleno Palácio de Versailles. Macron sugeriu uma redução de um terço no número de deputados (atualmente 577, mais que os 513 do Brasil) e Senadores (hoje 348, muito mais que os nossos 81). Macron pregou que é preciso acabar com a proliferação legislativa. O presidente-garotão já avisou que pode usar o instrumento do referendo popular, se o parlamento não quiser fazer as reformas propostas... Vive la France!
Imagina se o Michel Temer convocar os deputados e senadores para fazer uma proposta parecida com a do Macron, em uma reunião especialmente convocada - no Presídio da Papuda (lugar perfeito para a maioria) ou no Estádio do Maracanã (abandonado e sem futebol, graças ao desgoverno do Rio de Janeiro e à concessionária Odebrecht)? Com certeza, o treinador Michel Temer seria demitido sumariamente pela vontade cínica-canalha-soberana de seus próprios jogadores. Só tem craque: Moreira Franco, Eliseu Padilha, Romero Jucá,,, Geddel Vieira Lima, Rodrigo Rocha Loures, Eduardo Cunha... O time da Penitenciária é imbatível... Deve ser por isso que o treinador não cai, embora seja o desejo da torcida do Flamengo, do Corinthians e do Renan Calheiros... Viva Bruzundanga!
Notícia boa é que a Coréia do Norte, presidida pelo jovem ditador Kim Jong Um, acaba de testar um míssil intercontinental que promete atingir qualquer lugar do mundo. Já pensou se o maluco mirar no centro político de Washington e acertar Brasília, mais precisamente a Praça dos Três Poderes? A galera fica torcendo: “Aperta o botão, Kim”... Por que quem tem Cui Buono tem medo...
(...)

NO O ANTAGONISTA
MARCELO É O PRIMEIRO
Brasil Terça-feira, 04.07.17 14:46
Marcelo Odebrecht é o primeiro a falar como testemunha de Lúcio Funaro. Como réu colaborador, o juiz Vallisney de Oliveira dispensou o registro de imagens. Haverá apenas o registro de voz.
MARCELO TRATOU COM MOREIRA, ANDREZINHO E LUPI NO FGTS
Brasil 04.07.17 15:26
Marcelo Odebrecht disse que para conseguir um parecer favorável do comitê de investimento do FI-FGTS era necessário atuar sobre cada um dos membros, direta ou indiretamente.
"Tinha que influenciar vários membros do comitê, ou se buscava a pessoa diretamente ou o padrinho político, pois todos tinham padrinhos."
Ele explicou que interagia com Moreira Franco, representante do PMDB; Andrezinho, no âmbito do PT, e Carlos Lupi pelo PDT. "Tive encontros institucionais com esses três, mas quem pode falar da natureza ilícita ou ilícita é o Claudio Melo."
Marcelo: "Michel Temer fazia parte do grupo de Cunha no FGTS"
Brasil 04.07.17 15:12
Marcelo Odebrecht disse também que o grupo de Eduardo Cunha com influência no FI-FGTS era integrado também por Henrique Alves e Michel Temer.
"O Claudio Melo dizia que Michel Temer fazia parte desse grupo, mas a pessoa que tem essa informação direta é ele. Ele sabia que tinha essa relação. A única pessoa que lembro que o Claudio dizia que fazia parte era o Temer."
Homem de Henrique Alves vai delatar
Brasil 04.07.17 14:29
Valor Econômico:
"O ex-secretário de obras de Natal Fred Queiroz, preso na mesma operação que levou o ex-ministro Henrique Eduardo Alves para a cadeia em junho, fechou acordo de delação premiada. O acordo é classificado por investigadores como fatal para Alves, já que Queiroz é dono da empresa Pratika Locações, apontada como a principal responsável pela lavagem de dinheiro vindo de doações legais e ilegais de campanhas do ex-ministro. Alves, que sempre fez parte do núcleo de confiança do presidente Michel Temer, pediu demissão em junho de 2016, após ser citado em delações."
Não vai sobrar nada do entorno de Temer.
"Para chegar e resolver"
Brasil 04.07.17 13:53
Campanha de Geddel Vieira Lima ao governo da Bahia em 2010:
O cacique
Brasil 04.07.17 12:48
Valor Econômico:
"Dono de empresas de terceirização de vigilância e limpeza do País, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, pressiona o governo a criar uma regra para restringir o número de empresas do setor e, principalmente, a participação delas em licitações públicas, relataram quatro fontes ao Valor. A ideia seria publicar a norma na medida provisória da reforma trabalhista ou em uma específica para tratar exclusivamente da terceirização de mão de obra."
Índio é o cacique.
250 MILHÕES ANTES DE QUEBRAR
Brasil 04.07.17 12:46
Além dos 13 gestores do BNDES que aprovaram o aporte de R$ 250 milhões no Frigorífico Independência, o TCU também pediu a responsabilização dos administradores Miguel Graziano Russo e Roberto Graziano Russo.
Roberto Russo costuma dizer que o Independência é um "perdedor nacional", mas não explica como conseguiu o aporte milionário três meses antes de pedir recuperação judicial.
CHURRASCO DE LULA
Brasil 04.07.17 13:02
O ex-senador Antonio Russo Neto, o Toninho Russo, fundador do Frigorífico Independência, foi um dos primeiros a declarar apoio à candidatura de Lula em 2002. Ele fez um grande churrasco para o petista em sua fazenda no Mato Grosso.
TCU DESCOBRIU QUE BNDES NÃO É SANTO
Brasil 04.07.17 12:43
Ao concluir que houve fraude e prejuízo de R$ 418 milhões em aporte feito pelo BNDES no Frigorífico Independência, o TCU pede a responsabilização de 13 gestores do banco estatal que aprovaram uma "operação inviável".
Segundo os auditores do tribunal, a análise do negócio foi "superficial". Dentre os implicados, estão Armando Mariante Carvalho, ex-VP do BNDES, e Eduardo Rath Fingerl, ex-diretor das Áreas Industrial, de Capital Empreendedor e Mercado de Capitais.
O Independência conseguiu aporte inicial de R$ 250 milhões apresentando informações enganosas para maquiar sua situação falimentar. O TCU diz que os diretores e gerentes foram "negligentes" ao aprovar o empréstimo porque tinham condições de detectar a "iminente possibilidade de insolvência" da empresa.
Amigo é coisa para se guardar
Brasil 04.07.17 12:30
Romero Jucá disse hoje lamentar a prisão de Geddel Vieira Lima, "um amigo querido".
A Folha registra a declaração de Jucá:
"É uma pessoa que tem grandes serviços prestados ao País e, é claro, não gostaríamos de ver ele (sic) nessa situação."
Temer, o presidente da Câmara
Brasil 04.07.17 11:09
Michel Temer está focado em seus eleitores: os deputados.
Em Brasília, parlamentares comentam que Michel voltou a ser o presidente da Câmara, cargo que ocupou por quase seis anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA