SEGUNDA EDIÇÃO DE 03-7-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO BLOG DO JOSIAS
Planalto usa frase de Janot para barrar denúncia
Josias de Souza
Segunda-feira, 03/07/2017 04:54
Os operadores políticos de Michel Temer utilizarão um comentário feito por Rodrigo Janot para reforçar na Câmara a pregação a favor do arquivamento da denúncia do procurador-geral da República contra o presidente. ''Enquanto houver bambu, lá vai flecha”, disse Janot no último sábado, num congresso de jornalismo. “Até 17 de setembro, a caneta está na minha mão.'' Aproveitando-se do fato de que há seis dezenas de deputados enrolados na Lava na Jato, o Planalto difunde a tese de que a Câmara precisa impor limites ao ânimo de Janot. E aposta que o medo coletivo potencializará a tendência de sepultamento da denúncia.
O governo age em duas frentes. Numa, realiza o mapeamento dos votos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), palco da primeira batalha. Tenta identificar potenciais traidores e isolar a oposição. Noutra, aposta no potencial da defesa preparada pelo advogado Antônio Cláudio Mariz, para desqualificar juridicamente a acusação de corrupção passiva. No front político, a prioridade fixada em conversas que Temer manteve no final de semana é conter os arroubos do presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), convencendo-o a nomear como realtor do processo o preferido do Planalto: Jones Martins (PMDB-RS).
Diante do risco real de conversão da primeira denúncia em pó antes que o Supremo Tribunal Federal possa se debruçar sobre a peça, a Procuradoria-Geral da República prepara as próximas flechadas. Equipa-se para acusar Temer de obstrução de Justiça. A flecha deve ser disparada em agosto. E virá com a ponta molhada no curare, um veneno paralisante. Os índios extraem a substância das plantas. Janot espera obtê-la da delação do doleiro Lúcio Funaro, que negocia os termos de sua colaboração com a força-tarefa da Lava Jato, em Brasília.
Operador financeiro de Eduardo Cunha, Funaro foi mencionado na conversa gravada de Joesley Batista, da JBS, com Temer. Na visão de Janot, contestada pela defesa do presidente, o áudio comprovaria que o inquilino do Jaburu avalizou a compra do silêncio dos presidiários Cunha e Funaro. Espera-se que o novo delator reforce essa linha de argumentação. De resto, Janot terá até setembro para concluir pelo menos mais uma denúncia contra Temer, por formação de organização criminosa junto com outos pajés do PMDB.

Rocha Loures furou a fila para obter tornozeleira
Josias de Souza
Segunda-feira, 03/07/2017 03:35
Libertado no último sábado por ordem do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, Rodrigo Rocha Loures furou a fila para obter uma tornozeleira eletrônica. A peça foi cedida pelo governo de Goiás – um Estado onde mais de 100 presos esperam pelo mesmo equipamento para migrar da cadeia à prisão domiciliar. A informação foi veiculada pelo site Metróploles.
A empresa que fabrica as tornozeleiras utilizadas em Goiás (Spacecom S.A.) reclama o pagamento de uma dívida atrasada. Coisa de R$ 3 milhões. Por isso, parou de fornecer o equipamento. Para remediar o problema, um lote de 20 tornozeleiras foi enviado da cidade goiana de Itumbiara para a capital do Estado, Goiânia.
A quantidade é insuficiente para zerar a fila de uma centena de presos que obtiveram na Justiça o direito à liberdade monitorada. E um desses detentos terá de esperar um pouco mais depois que Rocha Loures passou à frente. Atendeu-se a um pedido do Departamento Penitenciário (Depen), órgão do Ministério da Justiça.
Ouvida, a Secretaria de Segurança Pública de Goiás informou que os pagamentos à empresa estão em processo de regularização. O contrato de fornecimento das tornozeleiras, vencido em fevereiro, será prorrogado.
A Polícia Federal teve de transportar Rocha Loures de Brasília até Goiânia. A distância entre as duas cidades é de 209 quilômetros. Antes de receber a tornozeleira, o homem da mala foi fotografado e fichado na Casa de Prisão Provisória de Goiás, de onde passará a ser supostamente monitorado.
Anotou-se na ficha do homem da mala: “Branco, 1,77 m, cabelos grisalhos, olhos castanhos médios”. No meio da tarde de sábado, o ex-assessor de Michel Temer, filmado recebendo propina de R$ 500 mil da JBS, já estava em sua casa, num condomínio do Lago Sul, bairro chique de Brasília. Conforme a decisão do Supremo, ele poderá sair à vontade durante o dia, permanecendo em casa à noite, nos finais de semana e nos feriados.

NO O ANTAGONISTA
Jura dizer a verdade?
Brasil Segunda-feira, 03.07.17 08:08
A PF perguntou a Eliseu Padilha se Michel Temer pediu 10 milhões de reais para a Odebrecht, em 2014, em jantar no Jaburu.
Padilha não respondeu.
Um estágio superior de roubo
Brasil 03.07.17 07:58
Não é só o esquema de Sérgio Cabral com os empresários de ônibus que demonstra como políticos brasileiros alcançaram um estágio superior de roubo.
A Folha noticia que, "ao lado de valores milionários e nomes de políticos dos mais variados partidos, estão os supermercados. Planilhas de pagamentos do frigorífico JBS listam diversos redes varejistas pelo País como fontes de pagamentos em dinheiro vivo para campanhas eleitorais".
Roubar diretamente dos cidadãos, sem a intermediação de impostos ou caixa 2 de campanha: como é que ninguém havia pensado nisso antes?
Dinheiro roubado dos pobres ia diretamente para o exterior
Brasil 03.07.17 07:48
Os seis principais presos pela Lava Jato no Rio, entre ontem e hoje, são: os empresários de ônibus Jacob Barata Filho, José Carlos Reis Lavouras, Amaury Andrade e Marcelo Traça Gonçalves; o presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), Lélis Marcos Teixeira; o presidente do Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Detro), Rogério Onofre.
A propina para Sérgio Cabral e o seu bando ficava no cofre de uma transportadora de valores chamada Trans-Expert, que recolhia o dinheiro arrecadado nos ônibus -- dos pobres -- e reservava uma parte para o ex-governador e outros agentes públicos. De lá, o dinheiro roubado seguia diretamente para contas no exterior.
Não se pode roubar... pouco
Brasil 03.07.17 07:41
Em fevereiro, Edson Fachin, que libertou Rodrigo Rocha Loures, negou habeas corpus a uma mulher que havia sido presa em 2011, por tentativa de furto de dois desodorantes e cinco embalagens de chicletes.
Os brasileiros precisam entender que não se pode roubar... pouco.
Elogiável
Brasil 03.07.17 07:15
O Estadão descobriu que, mesmo afastado das atividades partidárias, Aécio Neves continuou a praticar atividades partidárias.
A sua assinatura eletrônica está no documento que afastou o deputado federal Major Rocha da presidência do PSDB no Acre.
No lugar de Major Rocha, foi colocado um aliado de Aécio no Estado, segundo o destituído.
Elogiável.
Agora, sim
Brasil 03.07.17 07:09
Agora que Rodrigo Rocha Loures foi solto, Aécio Neves está de volta ao Senado, Edson Fachin tirou quatro ações contra Lula das mão de Sérgio Moro e Raquel Dodge foi indicada para substituir Rodrigo Janot, o editorialista do Estadão concede méritos à Lava Jato:
"Portanto, para o bem do País e valorização do importante papel desempenhado pela própria operação, é preciso virar a página e superar de uma vez por todas a contraproducente e paralisante cantilena das 'ameaças' à Lava Jato. A distorção chegou a tal ponto que uma mera decisão administrativa, por mais comezinha que seja, pode ser tomada como um ataque pessoal aos responsáveis pelo andamento das investigações ou uma manobra espúria com o fito de travar seu andamento ou impedir a produção dos resultados almejados. A Lava Jato não está sob ameaça pelas razões que vêm sendo alardeadas ultimamente.
Se algo, de fato, ameaça a continuidade da Operação Lava Jato e põe sob risco a produção de seus benfazejos resultados para a vida institucional do País, não é a substituição de alguns servidores públicos a ela vinculados, mas o descumprimento da lei, seja por estes que hoje estão à frente das investigações, seja por quaisquer outros que porventura lhes sucedam."
É nisso que dá receber gente durante o dia
Brasil 03.07.17 07:05
Matheus Leitão revelou ontem no G1, o Fantástico filmou e este site reproduz a novidade paisagística do Jaburu: vasos de plantas para esconder quem entra e sai da residência oficial de Michel Temer.
É nisso que dá receber gente durante o dia.

Se depender dessa gente, sempre poder piorar
Brasil 03.07.17 07:00
O editorial da Folha faz um sobrevoo sobre as diversas malandragens em andamento em Brasília, do fundo eleitoral de 3,5 bilhões de reais ao tal distritão:
"Já o desejável sistema distrital misto deve ficar para 2022, se tanto. No lugar, ameaça-se aprovar o chamado distritão, sistema em que os nomes mais votados em cada Estado levam as cadeiras da Câmara, sem levar em conta o desempenho de partidos ou coligações.
O mecanismo, nota-se, favorece os políticos já estabelecidos e as celebridades oportunistas, em prejuízo da identidade partidária.
Entende-se a mudança. A imagem dos partidos afunda no lodaçal de escândalos. Melhor não fazer alarde da filiação, mas antes safar-se de modo individualista."
Se depender dessa gente, sempre pode piorar.
O que Lula precisa tanto alinhar com o PT?
Brasil 03.07.17 06:55
A única questão que interessa, nesta semana e na História do Brasil, é se Sérgio Moro vai absolver ou condenar Lula no caso do triplex do Guarujá.
De acordo com o Painel da Folha, Lula quer alinhar o seu discurso de defesa com os parlamentares do PT.
Mas, se for condenado, não terá sido para evitar que ele seja candidato a presidente da República? O que Lula precisa tanto alinhar com o PT?
Use o SUS
Brasil Domingo, 02.07.17 17:56
O empresário Ildefonso Colares Filho, ligado à empreiteira Queiroz Galvão, pediu liberação parcial de valores bloqueados pela Justiça para pagar suas despesas "com custoso tratamento de saúde".
Sabe o que o procurador Januário Paludo, da Lava Jato, sugeriu?
O mesmo que se cobra de Lula na internet quando ele recorre ao Sírio Libanês: que use o Sistema Único de Saúde (SUS).
A Sérgio Moro, segundo o Estadão, o executivo havia apresentado uma tabela com despesas médicas que somaram R$ 391.352,90 em 2016.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA