Pular para o conteúdo principal

QUARTA EDIÇÃO DE 27-7-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA EXPRESSO (ÉPOCA)
Enquanto Bendine está preso em Curitiba, Val Marchiori ostenta em Angra dos Reis
Ex-presidente do Banco do Brasil, preso na Lava Jato, foi acusado de ter favorecido socialite com empréstimo
Por MURILO RAMOS
27/07/2017 - 15h05 - Atualizado 27/07/2017 15h14
Val Marchiori (à dir.) em Angra dos Reis (Foto: Reprodução)

Tão logo o ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil foi preso nesta quinta-feira (27) pela Lava Jato, a socialite Val Marchiori tratou de publicar uma nota para negar ter sido favorecida por ele com empréstimos milionários com condições para lá de camaradas. O assunto, revelado anos atrás, voltou à tona com a prisão de Bendine, que chegou a Curitiba no começo da tarde.
No fim da manhã, Marchiori parecia ter superado completamente o tema. Postou numa rede social foto em que aparece num passeio de barco por Angra dos Reis. Ela disse: “#sol #mar #angrabeach #family #amigos obrigada Deus”.

Bendine deverá esclarecer injeção de dinheiro da Previ em obra da Odebrecht
Prisão nesta quinta-feira (27), no entanto, está relacionada a pedido de recursos para facilitar situação da empreiteira na Petrobras 
Por MURILO RAMOS
Quinta-feira, 27/07/2017 - 09h56 - Atualizado 27/07/2017 12h37
A prisão do ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine nesta quinta-feira (27) pela Operação Lava Jato está relacionada a depoimentos de delatores da Odebrecht sobre o pedido de propina feito por ele para facilitar a situação da empreiteira na estatal. A Odebrecht, enrolada na Lava Jato, estava sem receber da Petrobras. Mas há outro capítulo da ligação de Bendine com a Odebrecht que precisa ser melhor esclarecido: a injeção de recursos, mais de R$ 800 milhões, da Previ – fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil –, em um empreendimento imobiliário da Odebrecht em São Paulo em 2012. No período, Bendine era presidente do Banco do Brasil. O fundo de pensão – que havia tomado um prejuízo gigantesco com a Odebrecht após investir recursos no complexo turístico da Costa do Sauípe – voltou a aportar recursos num projeto da empreiteira.
A participação do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega no episódio, conforme antecipou EXPRESSO em setembro do ano passado, também precisa ser melhor apurada.


Prisão de publicitário assusta políticos do PT e do PMDB
André Gustavo Vieira da Silva é acusado de intermediar repasse de propina ao ex-presidente do BB e da Petrobras Aldemir Bendine
Por MURILO RAMOS
Quinta-feira, 27/07/2017 - 11h01 - Atualizado 27/07/2017 12h54
A prisão do publicitário André Gustavo Vieira da Silva, alvo da Operação Cobra, 42ª fase da Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal, assusta políticos do PT e do PMDB. Vieira da Silva é compadre do ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, enrolado no Mensalão e no Petrolão. O publicitário ganhou projeção e contratos durante o mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Vieira da Silva mantém ligações também com caciques do PMDB.

NO O ANTAGONISTA
Sabe de tudo esse Berzoini
Brasil Quinta-feira, 27.07.17 15:38
Ricardo Berzoini elogiou a escolha de Aldemir Bendine para a Petrobras, em 2015:
"O critério para escolha é da presidente (Dilma Rousseff) e eu creio que ela avaliou bem e fez uma escolha adequada."
Na época, o então ministro das Comunicações acrescentou que Dida era "um presidente para gerir a Petrobras e para tomar todas as providências cabíveis para e empresa se fortalecer ainda mais".
Sabe de tudo esse Berzoini.
Torquato se diz defensor da Lava Jato
Brasil 27.07.17 15:28
Em coletiva agora no Ministério da Justiça, Torquato Jardim voltou a dizer que defende a Lava Jato.
"Nenhum ato meu justificou gesto, atitude ou decisão que possa interferir na operação."
E acrescentou:
"Hoje a Lava Jato é maior em Brasília e em São Paulo do que em Curitiba."
Pela manhã, durante coletiva da Operação Cobra, o procurador Athayde Ribeiro Costa criticou o ministro.
Bumlai esteve com Lulinha no gabinete de Bendine em São Paulo
Brasil 27.07.17 15:22
No final de 2011, a Gamecorp, de Lulinha, recebeu 190 mil reais do Banco do Brasil.
Em agosto de 2012, a Folha publicou uma reportagem sobre as dívidas da Gamecorp, que totalizavam 6,1 milhões de reais, e citou o caso da Gamecorp.
Um diretor do banco, que não quis revelar o nome, disse ao jornal que o dinheiro do BB foi dado a Lulinha a pedido de José Carlos Bumlai, o amigão do peito de Lula.
Procurada pelo Folha, a assessoria de imprensa do banco negou que tivesse havido ingerência política: "Todas as campanhas publicitárias do Banco do Brasil envolvem planejamentos de mídia realizados pelas agências de publicidade. Os veículos e canais selecionados atendem a critérios como target (público a que se destina a campanha), aderência da programação aos objetivos da campanha, circulação, audiência e outros."
Houve ingerência política.
O Antagonista apurou que, em 2011, José Carlos Bumlai acompanhou Lulinha numa visita ao gabinete paulista de Aldemir Bendine, então presidente do BB. O gabinete sem câmeras de segurança, como revelamos em fevereiro.
Logo depois da ida de Bumlai e Lulinha ao gabinete de Bendine, o Banco do Brasil divulgou filmes publicitários, da campanha "BB Universitários/Fies", na PlayTV, da Gamecorp.
Por que Bendine ia ao Instituto Lula?
Brasil 27.07.17 14:49
Quando era presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine esteve várias vezes no Instituto Lula, para conversar com o ex-chefe.
Agora talvez ele possa contar o motivo das suas visitas. Se foi apenas por cortesia, por exemplo.
A capacidade de Dida
Brasil 27.07.17 14:58
Quando Dilma Rousseff nomeou Aldemir Bendine para a Petrobras, em fevereiro de 2015, um ministro do então governo disse que a escolha de um nome "alinhado ao PT" seria importante naquele momento. E que Bendine teria a capacidade de "suportar pressões".
A passagem de volta de Dida
Brasil 27.07.17 13:54
A defesa de Aldemir Bendine apresentou a passagem de volta de Lisboa.
Como revelamos mais cedo, a Lava Jato temia que Bendine fugisse do País. Ele tinha passagem de ida para Lisboa marcada para amanhã.
Bye bye, Bendine
Brasil 27.07.17 13:11
Val Marchiori acabou de negar em seu blog que tenha sido favorecida por Aldemir Bendine, preso hoje pela Lava Jato:
Hello!
"Gostaria de esclarecer o que diversos veículos de comunicação publicaram hoje, envolvendo a prisão do senhor Aldemir Bendine.
Com esse fato, alguns levianamente voltaram a divulgar que existiria suspeita sobre supostos benefícios que ele teria oferecido, na condição de Presidente do Banco do Brasil, à minha empresa
Tais notícias são falsas, uma vez que, como já informado à imprensa, o Juízo da 10ª Vara Criminal Federal de São Paulo apreciou esses fatos e rejeitou a denúncia do Ministério Público Federal, pois entendeu que não pratiquei qualquer fraude com relação ao empréstimo concedido à empresa Torke pelo Banco do Brasil. Essa operação foi absolutamente regular e transparente, conforme a defesa elaborada pelo escritório Azevedo e Piccelli Advogados Associados já havia demonstrado durante a investigação policial."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)