TERCEIRA EDIÇÃO DE 1º-6-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO DIÁRIO DO PODER
PANATENAICO
PF CUMPRE MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO NA NOVACAP
AÇÃO AJUDA NA INVESTIGAÇÃO DE DESVIO DE DINHEIRO DO MANÉ
Publicado: quinta-feira,1º de junho de 2017 às 13:23 - Atualizado às 13:24
A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na sede da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), nesta quinta (1º). Ação é um desdobramento das investigações da Operação Panatenaico, que investiga o superfaturamento das obras do Estádio Mané Garrincha, estimado em R$ 900 milhões.
De acordo com a PF, a busca e apreensão tem como objetivo coletar mais informações sobre a participação de servidores no esquema.
Todos soltos
Presos na operação da PF, os ex-governadores Agnelo Queiros (PT) e José Roberto Arruda (PR), ex-vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB) e sete ex-gestores foram liberados nesta quarta (31). A decisão foi do desembargador Néviton Guedes, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
José Nêumanne: A República dos compadres
Chicanas e negaças não impedem o mau cheiro das manobras da máfia que ainda nos governa
Por Augusto Nunes
Quinta-feira, 1º jun 2017, 15h04 - Publicado em 1º jun 2017, 14h25
Lula recebe Dilma Rousseff e Michel Temer (Adriano Machado/AFP/VEJA)

Publicado no Estadão
Em nossa capital dos convescotes, onde os três Poderes da República confraternizam nos fins de semana e passam os dias úteis conspirando para salvar a própria pele e esfolar a Nação, a máfia dos compadritos – malfeitores portenhos na ficção genial de Jorge Luis Borges – se esfalfa para não ser extinta.
No Poder Legislativo, bocas malditas dão conta à boca pequena de que se conspira para dar de mão beijada aos ex-presidentes José Sarney, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff (por que não Fernando Collor?) indulgência perpétua para manter Michel Temer solto, caso seja defenestrado, como o major boliviano Gualberto Villarroel – este foi atirado pela janela do Palacio Quemado e linchado pela malta enfurecida, em 21 de julho de 1946. Ninguém espera que Temer seja atirado vidraça afora do Palácio do Planalto, tendo a palavra defenestrado sido usada apenas como um reforço de linguagem, uma metáfora do desejo da quase totalidade da população brasileira, que o prefere sem poder. Mas que saia inteiro, como a rainha da sofrência Roberta Miranda se dirige ao ex-amor no sucesso Vá com Deus. Embora seja mais difícil querer que ele saia íntegro desde a explosão sobre a faixa presidencial da bomba H da delação de Joesley Batista, o marchante de Anápolis que virou tranchã do próspero negócio da proteína animal no mundo.
Passadas duas semanas das revelações do delator premiado, Temer não contestou nenhuma das acusações que lhe faz, com base na delação, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no pedido de abertura de inquérito encaminhado ao relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Edson Fachin: corrupção passiva, organização criminosa e obstrução da investigação. Em vez disso, contratou o perito Ricardo Molina para acusar a gravação da conversa nada republicana de delator com delatado de má qualidade e de prova de incompetência e ingenuidade dos procuradores que a negociaram. OK. E daí?
O Palácio do Planalto já desmentiu o procurador-geral. Mas juntamente com o desmentido foi dada a prova mais evidente – para qualquer cidadão com quociente de inteligência superior a 50 – de culpa do chefe do governo ao introduzir o roque do xadrez na gestão pública. Insatisfeito com a “timidez” de seu ministro da Justiça na direção da Polícia Federal (PF), ele demitiu o deputado Osmar Serraglio (PMDB) e o substituiu pelo jurista Torquato Jardim, cuja opinião depende tanto do interesse do patrão quanto a do atrapalhado legista. Renan Truffi revelou neste jornal que, em texto escrito em julho de 2015, ele escreveu que, “desconstituído o diploma da presidente Dilma, cassado estará o do vice Michel”.
Como se sabe, em maio de 2016, dez meses depois, o vice Michel era presidente e, no mês seguinte, o renomado causídico assumiu a pasta da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União. Desde então, tornou-se um devoto discípulo do “Velho Capitão” Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello, cujo engenho, mesclado à flexibilidade ética que praticava, produziu a pérola que pode servir de lema para o brasão do mais ilustre membro do clã Jardim: “A coerência é a virtude dos imbecis”. É ou não é?
Segundo relato de Felipe Luchete, do site de notícias jurídicas Conjur, o ministro criticou, em 21 de fevereiro passado, procedimentos da Operação Lava Jato: Jardim “listou problemas como as longas prisões provisórias, com duração de até 30 meses, e condenações sem provas, já reconhecidas pela Justiça. Ao comentar a operação, ele afirmou ainda que vazamentos seletivos geram ‘nulidade absoluta’ de processos”. O jornal Diário do Povo do Piauí publicou no dia de sua posse no Ministério de Temer sua profecia de que a Lava Jato teria destino igual ao das operações anteriores da Polícia Federal, caso da Castelo de Areia, sepultada no STF. Bidu!
Fiel ao brocardo de Chatô professado pelo chefe, sua assessoria tentou negar os fatos acima revelados, contrários à opinião da maioria da população, em nota ao Fantástico, que os noticiara. Mas isso não quer dizer que a troca de Osmar Serraglio por ele difira da substituição, feita por Dilma, do advogado José Eduardo Martins Cardozo pelo procurador Eugênio Aragão, alcunhado de “Arengão” por seu chefe, ex-amigo e agora desafeto, Janot.
Mais pernóstica do que a missão que ele nega, contudo, é a tentativa de transferir o antecessor para a pasta que antes o incoerente ocupava. O boquirroto Serraglio se jactava para quem se dispusesse a dar-lhe um minuto de atenção de que não era “pato manco” no governo Temer. E todos sabemos que isso se devia a que sua permanência na pasta garantia o salvo-conduto para o suplente Rodrigo da Rocha Loures continuar no lado bom do dilema “ou foro ou Moro”, mantendo o foro privilegiado na cadeira para a qual o ex-futuro ministro da Transparência foi eleito.
O episódio encerrado com a recusa de Serraglio de ocupar o novo cargo cancela os significados de transparência, fiscalização, controle, justiça e outras já expelidas da gestão pública e da política do País: ética, decoro, vergonha… Mas essa consequência é menor do que o motivo real do frustrado “movimento combinado do rei e de uma das torres, que se desloca para uma posição mais atuante para dar mais segurança ao rei”, como o Dicionário Houaiss define o roque, aquela jogada de xadrez acima citada.
Assim como a tentativa de desqualificar o depoimento do marchante delinquente por causa de seus crimes pregressos ou da má qualidade da gravação que ele fez nos porões do palácio, o odor infecto da matéria orgânica à tona de 17 de maio para cá já ficou insuportável. E exige mais atenção às manobras com que os compadritos da política tentam manter seus privilégios no status quo. Desfaçatez, chicanas e negaças não perfumam o ar apodrecido das catacumbas da máfia multipartidária que nos governa.

NO O ANTAGONISTA
Certamente não
Brasil Quinta-feira, 01.06.17 15:57
Certamente não há relação entre a soltura da irmã de Lúcio Funaro e a notícia de que o operador do PMDB pretende delatar.
Foro privilegiado: Alexandre de Moraes pede vista
Brasil 01.06.17 15:54
O ministro Alexandre de Moraes, depois de mais de uma hora de fala, pediu vista.
Não há data para que o julgamento da ação sobre a extensão do foro privilegiado volte à pauta do STF.
Irmã de Funaro vai para casa
Brasil 01.06.17 15:41
Edson Fachin transformou em domiciliar a prisão preventiva de Roberta Funaro, irmã de Lucio Bolonha Funaro, operador de Eduardo Cunha e do PMDB da Câmara.
Roberta foi filmada pela PF recebendo valores da J&F em nome do irmão.
Os demais devedores milionários (ou bilionários)
Brasil 01.06.17 15:50
Além da lista dos maiores devedores da Previdência, O Antagonista obteve a relação dos campeões de débitos com o FGTS e de obrigações não previdenciárias.
O pedido de acesso aos dados do Ministério da Fazenda foi feito pelo deputado Sandro Alex.
Abaixo, a relação dos dez maiores devedores em cada categoria:

JBS deve R$ 2,4 bilhões à Previdência
Brasil 01.06.17 15:36
O Antagonista obteve com exclusividade a relação dos 500 maiores devedores da Previdência brasileira.
A JBS, no dia 18 de abril, aparecia em segundo lugar na lista, atrás apenas da falida Varig.
O pedido de acesso aos dados do Ministério da Fazenda foi feito pelo deputado Sandro Alex.
Haddad oculto
Brasil 01.06.17 15:37
A PF queria conduzir coercitivamente Fernando Haddad, diz o Estadão, mas o juiz Márcio Antônio Boscaro negou o pedido.
Fernando Haddad será intimado a prestar depoimento na Operação Cifra Oculta, que apura o pagamento de propina da UTC para sua campanha à prefeitura de São Paulo, em 2012.
Gilmar critica inquérito de ministros do STJ
Brasil 01.06.17 14:56
Gilmar Mendes atacou agora a PGR por ter pedido a abertura de inquérito para investigar suspeita de obstrução de Justiça envolvendo Dilma, Lula e os ministros Navarro Ribeiro e Francisco Falcão.
"O objetivo é amedrontar o STJ e manter Dilma e Lula no STF. Não podemos permitir que esses inquéritos tramitem, pois não vão chegar a lugar nenhum."
As provas dos 173 milhões de reais do operador de Temer
Brasil 01.06.17 14:27
A JBS repassou 173 milhões de reais para Lucio Funaro.
Joesley Batista explicou os pagamentos:
“O Lucio Funaro é o operador financeiro do Eduardo do esquema PMDB da Câmara. O esquema PMDB da Câmara é composto pelo presidente Michel (Temer), Eduardo, enfim, e alguns outros membros”.
Ele apresentou à PGR um contrato fajuto da empresa de fachada de Lucio Funaro:
O contrato tinha o valor de 100 milhões de reais:
Joesley Batista anexou ao processo as notas fiscais dos pagamentos:
E as planilhas de remessas:
Repetindo: foram 173 milhões de reais, desembolsados entre 2011 e 2014:
Provas e mais provas e mais provas
Brasil 01.06.17 14:16
O Estadão, em editorial, alegou que a Lava Jato se baseia apenas em relatos de delatores, sem provas – exatamente o mesmo argumento usado por Lula.
O repórter Fausto Macedo, do mesmo jornal, acaba de publicar uma montanha de provas de pagamentos da JBS para o grupo de Michel Temer, formado por Eduardo Cunha e Lúcio Funaro.
São contratos fraudados, notas fiscais e planilhas de propina.

NA VEJA.COM
Serraglio retoma o mandato e PGR deve pedir prisão de Loures
Amigo de Michel Temer perde o broche de parlamentar
Por Gabriel Mascarenhas
Quinta-feira, 1º jun 2017, 11h32 - Publicado em 1 jun 2017, 11h28
Osmar Serraglio acaba de retomar o mandato na Câmara. Com isso, a PGR deverá entrar com novo pedido de prisão contra Rodrigo Rocha Loures. Agora, será difícil compreender se o Supremo o mantiver fora da clausura, uma vez que não pode mais ostentar o broche de parlamentar que lhe garantia a liberdade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA