SEGUNDA EDIÇÃO DE 08-6-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO BLOG DO ALUIZIO AMORIM
Quarta-feira, junho 07, 2017
CONEXÃO ANGOLA: NOVOS DEPOIMENTOS DA ODEBRECHT APERTAM O CERCO A LULA E SEUS SEQUAZES
Lula faz palestra em Angola bancada pela Odebrecht em 2014 - Foto IstoÉ by Ricardo Stuckert

Executivos da empreiteira Odebrecht prestaram novos depoimentos, após seus acordos de delação premiada, a investigadores da Operação Janus no mês de maio e abril, o que pode ampliar o foco sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu “sobrinho” Taiguara Rodrigues Santos. Segundo ISTOÉ apurou, o patriarca da família, Emílio Odebrecht, foi confrontado com emails de seus subordinados e mudou versão que ele próprio fizera à Procuradoria Geral da República: agora, ele diz que Taiguara fez serviços ruins e imprestáveis para a empresa – o que, para o Ministério Público, significa que serviram apenas para mascarar propinas para Lula. O tio, o sobrinho e os funcionários da empreiteira, incluindo Marcelo Odebrecht, já respondem a ação penal na 10ª Vara Federal de Curitiba.
Emílio disse que, em uma das palestras bancadas pela empresa para Lula falar em Angola, ele apresentou Taiguara a um subordinado da empresa como fornecedor da empreiteira. Em 2011 e 2015, o ex-presidente fez duas palestras no país africano onde a construtora tem negócios bilionários financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A Odebrecht repassou R$ 20 milhões à empresa de Taiguara, a Exergia. Segundo o Ministério Público, essa foi a forma de a empresa pagar corrupção ao ex-presidente.
Na segunda palestra, em 2014, também bancada pela Odebrecht, há fotos e vídeos de Lula e Emílio. O computador de Taiguara apreendido pela Polícia Federal mostra ainda fotos do petista e do sobrinho no país africano. Todos já foram denunciados criminalmente na 10ª Vara Federal de Brasília na Operação Janus, uma das mais documentadas acusações contra o petista feita ainda no ano passado. Mas advogados das defesas pediram ao juiz Vallisney Oliveira para que as delações da Odebrecht fossem acrescentadas ao caso.
Semanas depois do pedido dos advogados – coincidência ou não – novos depoimentos foram prestados por executivos da empreiteira em abril e maio em Brasília, incluindo Emílio e Alexandrino Alencar. Eles indicam que o sobrinho de Lula fez um trabalho ruim e mal feito, apurou ISTOÉ após ouvir seis fontes ligadas ao caso. Num caso específico, sequer serviço prestou, de acordo com as fontes ouvidas. Eles afirmaram ainda a autoridades que foi Lula quem pediu para contratar Taiguara e que, se ele não fosse parente do petista, jamais conseguiria o trabalho, para o qual recebeu os US$ 20 milhões por meio da empresa Exergia. Do site de IstoÉ - Clique aqui para ler a reportagem completa


NO BLOG ALERTA TOTAL
Apesar de novas denúncias, Temer tem apoio parlamentar para barrar denúncias de Janot ao STF
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
A classe política, craque no toma-lá-dá-cá, já se articula para uma negociação mais urgente e “lucrativa” que a aprovação das tais “reformas”. Será a Câmara dos Deputados quem aceitará (ou não) a denúncia pesada que o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, oferecerá contra Michel Temer no Supremo Tribunal Federal. A temporada de negociatas fica mais escancarada que nunca, porque apenas 100 a 110 parlamentares da “oposição” tenderiam a ferrar Temer. É muito pouco. Não dá nem para saída...
O Presidente teria 400 votos para se blindar e ficar onde está, mesmo que desmoralizadíssimo... O Procurador-Geral precisa “encontrar” pelo menos 342 votos do total de 513 da Câmara Federal para conseguir que Temer seja formalmente denunciado ao STF. Apesar da gravidade de “fatos novos” que surgem a cada segundo, Temer teria uma maioria folgada para sobreviver. Tudo dependerá de quanto ainda tem para “investir” na consolidação de apoio parlamentar... Os deuses do mercado torcem, envergonhados, para que ele siga no comando do titanic chamado Palácio do Planalto.
Desenhando, para quem ainda não entendeu que, depois do roubo, é possível conter a “roubada”: Michel Temer tem apoio parlamentar de sobra para barrar as denúncias de Janot ao STF. Exatamente por tal “vantagem”, assessores próximos de Temer têm certeza de que enfrentarão um tsunami de denúncias nunca antes visto na História desse País desgovernado por canalhas. A tendência é que o Ministério Público Federal deixe vazar para a mídia amestrada todo o arsenal até agora oculto nas graves delações premiadas que enojam os cidadãos de bem. Amigos e ministros queridos de Temer vão sofrer infernalmente. Festa para os advogados – inclusive os do diabo.
Mais focada em negociar com a base parlamentar do que aprovar as “reformas meia-boca” e garantir a blindagem contra Janot, a turma temerária já teme menos o julgamento da chapa PT/PMDB no Tribunal Superior Eleitoral. A previsão realista e otimista é que ocorrerá uma “vitória” apertadinha por 4 a 3 (ou até uma “goleada” de 5 a 2), derrubando a denúncia apresentada pelos tucanos, dois anos atrás (em 2014), para anular o triunfo reeleitoral da dupla Dilma/Temer. Muito provavelmente até sexta-feira à noite ou no máximo até sábado, os sete ministros do TSE tomam a decisão, sob a presidência do supremo-ministro Gilmar Mendes.
A eventual decisão do TSE, deixando tudo do jeitinho temerário, vai ampliar a crise institucional. A guerra de todos contra todos os Poderes também vai se agravar com a programada rejeição das denúncias de Rodrigo Janot contra Michel Temer e a turma dele. A caneta dourada que assina tudo que vai parar no Diário Oficial da União parece não ter pleno poder para conter o frenético tsunami de delações premiadas. O poder de retaliação do Palácio do Planalto ainda parece limitado. Cortar o crédito da JBS nos bancos oficiais, por exemplo, ou reduzir a publicidade oficial na mídia amiga do clientelismo, não passam de atitudes infantis e (por que não trocadilhar?) temerárias...
Tem um outro fator de instabilidade que pode ser agravado pela manutenção forçadíssima de Temer no poder. As centrais sindicais preparam seu arsenal radical e profissional de protestos violentos contra a aprovação dos “remendos” trabalhista e previdenciário. A previsão, inclusive no meio militar, é de manifestações mais violentas que a do mês de maio em Brasília. A petelândia fará o diabo para arrasar com Temer e antecipar a campanha reeleitoral. O problema é o que pode acontecer com Lula... E Aécio Neves também tem tudo para dançar... Isonomia...
O decadente chefão da petralhada ainda segue “poupado” até que se defina o destino de Temer. Assim que ficar acertado que Temer continua na Presidência, chegará a hora do “juízo final” para Lula. Já Michel Temer tem tudo para seguir morando com a Marcela no Palácio do Jaburu, apesar da gravação clandestina de conversa com Joesley Batista, apesar dos passeios no jatinho da JBS, apesar dos depósitos de propinas para aliados em suas contas correntes, apesar dos amigos próximos serem alvos dos rigores seletivos e apesar de tudo de ruim que ainda vem por aí contra a figura presidencial.
E assim o Brasil segue no regime Capimunista Rentista e Corrupto, com a maioria da população indignada alimentando a ilusão de que a salvação da Pátria será conquistada na próxima eleição... Luz no final do túnel? Só se for a daquela famosa locomotiva estatal que vem para atropelar os cidadãos de bem...
(...)

NO BLOG DO NOBLAT
Para não saber mais do que já se sabe
Quinta-feira, 08/06/2017 - 03h23
Por Ricardo Noblat
Está para ser consumada, hoje, uma das maiores desfaçatezes chancelada por um tribunal superior de justiça: a exclusão de provas colhidas para o julgamento de ações que pedem a impugnação da chapa Dilma-Temer, acusada de ter abusado do poder político e do poder econômico em 2014.
O ministro Herman Benjamim, relator do processo, ganhou nos últimos dois dias todas as batalhas travadas em torno de preliminares apresentadas pelas defesas que poderiam ter estancado o julgamento. Arrisca-se a perder a última e a mais decisiva. Se perder, o processo será arquivado.
As defesas de Dilma e de Temer querem mandar para o lixo os depoimentos de executivos da Odebrecht e do casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura sobre dinheiro omitido à Justiça que abasteceu a campanha de Dilma e de Temer. Alegam que foram tomados irregularmente.
Dos sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral, pelo menos três já deram indicações de que votarão de acordo com a tese das duas defesas, entre eles Gilmar Mendes que preside o julgamento. Haverá três votos contra. Um ainda parecia indeciso até ontem no início da tarde.
Se tal coisa de fato acontecer, Benjamim, sequer, poderá ler o resto do seu voto onde expõe todas as bandalheiras que garantiram a reeleição de Dilma e de Temer. É isso o que as defesas dos dois querem impedir para poupar o País de um grande choque, e a eles de uma enorme vergonha.
O resultado então será o seguinte: tudo o que já se sabe até aqui, ignorado apenas pelos que vivem isolados em regiões remotas do País, deverá ser esquecido ou desconsiderado uma vez que a Justiça o desconsiderou. Temer manterá o mandato. E Dilma não perderá os direitos políticos.
Por pouco, não fosse a oportuna intervenção de Gilmar, o caso não acabou arquivado lá atrás quando a ministra relatora do processo à época assim queria. Dilma ainda era presidente da República, recém-eleita. Seu segundo governo mal começara – embora tivesse começado mal.
No que Dilma caiu, e o novo relator do processo, Benjamim, deu sinais de que iria investigar tudo até o fim, Gilmar passou a se preocupar com o destino de Temer e a dar declarações contrárias a uma eventual decisão favorável à cassação do mandato dele.
A segurança institucional deveria ser preservada. Bastaria expor os erros, vícios e deformações do sistema eleitoral. O voto de Benjamim revelará tais erros, vícios e deformações. Para em seguida sugerir a realização de novas eleições. Por isso não deve ser lido. Não pode ser lido.

NO ANTAGONISTA
"Se há ilicitude na alimentação dos partidos não há como separar das campanhas"
Brasil Quinta-feira, 08.06.17 15:46
Herman Benjamin, sobre o fato de recursos partidários alimentarem campanhas eleitorais:
"Tal cenário demonstra total intercomunicação entre recursos partidários e das campanhas. Eu analiso isso tudo com dados. Chamo a atenção para o PMDB, para que não fique apenas em um dos partidos. O PMDB, segundo demonstrativo de despesas de 2014, de uma receita de R$ 288.566.000, aproximadamente, mais de 60% da arrecadação partidária em 2014 foi direcionada à campanha eleitoral. Isso tudo para dizer que se há ilicitude na alimentação dos partidos não há como separar essa ilicitude da alimentação das campanhas."
Nova versão de Temer sobre jatinho confirma delação de Joesley
Brasil 08.06.17 15:12
A novíssima versão de Michel Temer sobre o uso do jatinho da JBS é pior que as anteriores. Segundo ele, Wagner Rossi foi quem arrumou a aeronave.
Além de ter acolhido dias depois, no Ministério da Agricultura, o executivo Ricardo Saud, homem da mala da JBS, Rossi é apontado por Joesley Batista como responsável por aproximá-lo de Temer.
Em sua delação, Joesley contou que Rossi lhe confidenciou que operava com Temer no Porto de Santos - a PGR investiga edição de MP que beneficiou a Rodrimar, que opera naquele porto.
Joesley também contou em sua delação que, quando Rossi caiu da Agricultura em meio a outras denúncias de corrupção, Temer lhe pediu que pagasse ao ex-ministro um 'mensalinho' de R$ 100 mil.
Tem que manter isso, viu!
Temer inventa outra versão para a viagem no avião de Joesley
Brasil 08.06.17 14:12
Michel Temer inventou outra versão para o uso do jatinho de Joesley Batista.
Andréia Sadi publica que o presidente "disse a aliados e auxiliares" que foi Wagner Rossi quem ofereceu a ele o avião, para a viagem à Bahia em janeiro de 2011.
"Temer teria pedido a Rossi, que é seu amigo e era ministro da Agricultura na ocasião, uma aeronave para a viagem a Comandatuba. O presidente relatou a auxiliares que Rossi providenciou um jato particular, mas alegou que não foi informado de que o avião era de Joesley."
O nariz de Pinóquio está cada vez maior.
Quanto custou o voo de Temer no jatinho da JBS
Brasil 08.06.17 15:00
Como O Antagonista revelou, o primeiro voo de Michel Temer no jatinho da JBS foi em 12 de janeiro de 2011.
Nove dias depois, Ricardo Saud, o homem da mala da JBS, foi nomeado diretor no Ministério da Agricultura comandado por Wagner Rossi, que, segundo a novíssima versão de Temer, foi quem conseguiu o jatinho.
As desculpas de Barroso
Brasil 08.06.17 15:06
Eis o pedido de desculpas, reproduzido pelo JOTA, de Luís Roberto Barroso, que havia dito que Joaquim Barbosa é um "negro de primeira linha":
Barroso precisa pedir desculpas públicas a Joaquim Barbosa
Brasil 08.06.17 14:45
Ontem, na inauguração de um retrato de Joaquim Barbosa na galeria de ex-presidentes do STF, Luís Roberto Barroso disse:
"A universidade (UERJ) teve o prazer e a honra de receber um professor negro, um negro de primeira linha vindo de um doutorado de Paris."
Hoje, Luís Roberto Barroso não sabe onde enfiar a cara. Precisa pedir desculpas públicas.
Gilmar x Gilmar
Brasil 08.06.17 15:06
Repetindo: o Gilmar Mendes que disse que o TSE não pode produzir "instabilidade política" é o mesmo que, em 29 de maio, afirmou que "não cabe ao TSE resolver crise política".
Gilmar quer calar Gilmar
Brasil 08.06.17 11:58
Gilmar Mendes estrebucha porque Herman Benjamin cita literalmente suas decisões anteriores.
Gilmar Mendes quer calar Gilmar Mendes.
Enquanto Brasília sabota, Curitiba trabalha
Brasil 08.06.17 14:30
A Lava Jato denunciou Márcio de Almeida Ferreira, ex-gerente da Petrobras, por lavagem de 48 milhões de reais através da Lei de Repatriação.
O dinheiro da propina estava nas Bahamas.
Enquanto Brasília segue sabotando, Curitiba continua trabalhando.
"A espiral de descrédito"
Brasil 08.06.17 13:09
O TSE está enlameando todo o Judiciário.
Leia o que diz o Valor:
“A iminente exclusão das provas de Caixa 2 da Odebrecht no financiamento da campanha presidencial da chapa vitoriosa em 2014 prenuncia a absolvição de Dilma Rousseff e Michel Temer e talvez se torne a mais impopular decisão judicial da História recente do País.
É alta a chance de o Judiciário enveredar pela mesma espiral de descrédito que a que afeta os poderes Legislativo e Executivo desde o início do noticiário sobre corrupção produzido pela Lava Jato”.
Os delatores de Gilmar Mendes
Brasil 08.06.17 12:11
Herman Benjamin ironizou a manobra de Gilmar Mendes, dizendo:
“De onde saiu Pedro Barusco? Ele não estava na petição inicial. Ricardo Pessoa também não estava”.
Os depoimentos dos dois delatores – Pedro Barusco e Ricardo Pessoa – foram incluídos no processo por Gilmar Mendes.
Sim, o TSE está fazendo de conta que a Lava Jato não existe
Brasil 08.06.17 11:29
O artigo da procuradora Silvana Batini, publicado pelo JOTA e citado por Joaquim Barbosa no Twitter, é um primor. Intitula-se "O TSE pode fazer de conta que a Lava Jato não existe?" e desmonta o teatro encenado pelo TSE para livrar Michel Temer da cassação.
Diz Silvana:
"A Lava Jato se encarregou de produzir provas devastadoras dos abusos genericamente alegados na ação do PSDB. E o TSE, por pelo menos duas vezes, deliberou expressamente pela possibilidade de que estas provas produzidas em Curitiba e em Brasília, sob a homologação do Supremo, fossem compartilhadas e trazidas para a seara eleitoral.
A última vez em que isto aconteceu, em abril passado, a corte unanimemente considerou relevante trazer aos autos depoimentos de novos delatores (João Santana e Mônica Moura), além de conceder mais prazo para as defesas se manifestarem sobre os documentos trazidos pela colaboração da Odebrecht.
Em outras palavras, a Lava Jato já havia entrado oficialmente nas ações eleitorais. O TSE há muito já entendeu que, para decidir se houve ou não abuso nas eleições de 2014, precisaria levar em conta aquele acervo imenso de provas. Por isso mesmo, aliás, que esse processo vem se arrastando por tanto tempo: para que os dados fossem processados nas ações eleitorais, dentro das regras.
Recuar agora seria, no mínimo, contraditório. Para não dizer leviano. Desmoralizaria a Justiça Eleitoral como um todo, em um momento delicado da democracia brasileira."
Sim, o TSE está fazendo de conta que a Lava Jato não existe.
Leia a íntegra do artigo aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA