SEGUNDA EDIÇÃO DE 12-5-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO ESTADÃO
Palocci é alvo da Operação Bullish da PF
Andreza Matais
Sexta-feira, 12 Maio 2017 | 07h52
O ex-ministro Antonio Palocci é alvo da Operação Bullish deflagrada nesta sexta-feira pela Polícia Federal. Palocci está preso em Curitiba pela Operação Lava Jato. A nova frente de investigação contra o petista não tem relação com a Lava Jato.
Ex-ministro da Fazenda de Lula e da Casa Civil no governo Dilma, Palocci deve fazer delação premiada, como revelou a Coluna. Ele está preso na superintendência da PF em Curitiba.
A Operação Bullish investiga fraudes e irregularidades em aportes concedidos pelo BNDES, por meio da subsidiária BNDESPar, a uma grande empresa do ramo de proteína animal. Segundo fontes, a empresa seria a JBS, do grupo J&F.
Os aportes, realizados a partir de junho de 2007, tinham como objetivo a aquisição de empresas também do ramo de frigoríficos no valor total de R$ 8,1 bilhões.
Realizadas após a contratação de empresa de consultoria do ex-ministro, a Projeto, as operações de desembolso dos recursos públicos tiveram tramitação recorde.
Além disso, essas transações foram executadas sem a exigência de garantias e com a dispensa indevida de prêmio contratualmente previsto, gerando um prejuízo de aproximadamente R$ 1,2 bilhão aos cofres públicos.

NO O ANTAGONISTA
A campanha de Dilma Bolada
Brasil 12.05.17 13:58
Os 400 mil reais em propinas para Dilma Bolada foram repartidos entre Mônica Moura e Danielle Fonteles, da Pepper.
Espantosamente - e isso dá uma ideia da miséria intelectual dessa gente -, o assunto foi tratado numa reunião dos coordenadores da campanha de Dilma Rousseff, com Rui Falcão, Edinho Silva, Franklin Martins, João Santana e Danielle Fonteles, além da própria Mônica Moura.
Com Lava Jato nas ruas, Feira recusou campanhas em Gana e no Peru
Brasil 12.05.17 13:46
Com intermediação do PT, a Odebrecht convidou João Santana para fazer campanhas em "vários países", como Angola, Panamá e Venezuela.
Emilio Odebrecht geralmente pedia para Lula contactá-lo.
Feira contou em sua delação que costumava aceitar todos esses convites. Não topou, porém, trabalhar em Gana e no Peru, "porque as pressões ocorriam exatamente em 2015, quando já estava em andamento a Lava Jato".
Dedicação exclusiva
Brasil 12.05.17 13:49
O PT exigia de João Santana dedicação exclusiva.
Em algumas ocasiões, o marqueteiro ensaiou fazer campanhas municipais do PMDB, mas logo a cúpula petista descobria e o impedia de realizar o serviço.
Os cabelos de Iolanda
Brasil 12.05.17 13:41
Dilma Rousseff mandou Mônica Moura pagar o cabeleireiro Celso Kamura porque ela "não tinha rubrica" para isso.
Foram 40 mil reais em dinheiro.
Iolanda mandou Mônica Moura pagar também sua camareira, "Rose alguma-coisa", que morava com ela e "fazia seu cabelo, fazia unha, fazia maquiagem".
Foram 4 mil reais por mês, por quase um ano.
Lula desolado
Brasil 12.05.17 13:28
Quando estourou o Mensalão, em 2005, Lula mandou chamar João Santana para pedir ajuda na recuperação de sua imagem. O petista estava em dúvida se tentava ou não a reeleição.
"Há muito tempo eu não via um político tão desolado", contou Feira em sua delação.
A LISTA DE IRREGULARIDADES DA JBS NO BNDES
Brasil 12.05.17 12:10
Na decisão que autorizou a Operação Bullish, o juiz Ricardo Leite faz referência a todas as irregularidades narradas pelo MPF.
A JBS, por exemplo, não devolveu o dinheiro que pegou do BNDES para comprar a National Beef, apesar de ter desistido da aquisição.
Os procuradores também destacam a compra de ações da JBS pelo BNDESPar por preço superior à média do mercado, assim como a dispensa de garantias na subscrição de debêntures da JBS.
O MPF ressalta também que o dinheiro para o grupo de Joesley Batista era liberado bem mais rápido do que para outras empresas. Ele contava com a mãozinha de Antonio Palocci, é claro.
Exclusivo: Delator da Carne Fraca envolve ministro da Justiça
Brasil 12.05.17 12:04
O Antagonista apurou que Daniel Gonçalves Filho, delator da Operação Carne Fraca, revelou que a JBS fazia repasses regulares a parlamentares da bancada do Paraná, entre eles Osmar Serraglio, atual ministro da Justiça.
PF DEMOROU QUASE DOIS MESES PARA DEFLAGRAR OPERAÇÃO CONTRA JBS
Brasil 12.05.17 12:00
A Operação Bullish, que investiga a liberação ilegal de bilhões do BNDES para a JBS comprar frigoríficos foi autorizada pelo juiz Ricardo Leite em 22 de março, quase dois meses atrás.
A Polícia Federal precisa explicar à sociedade por que levou tanto tempo para cumprir as diligências contra Joesley Batista e sua turma.
Esse lapso temporal favorece vazamentos e não é a primeira vez que isso ocorre. A última fase da Operação Greenfield, que prendeu por algumas horas um ex-sócio de Joesley, só foi deflagrada passado um mês da decisão do juiz.
O povo condenou Lula
Brasil 12.05.17 11:44
O Instituto Paraná perguntou a mais de 2,5 mil brasileiros se o triplex do Guarujá é ou não de Lula.
Lula disse que, se fosse para ser julgado, gostaria de ser julgado pelo povo.
Aí está:
A pista BNDES - JBS - Lula
Brasil 12.05.17 08:34
Um dos negócios investigados pela PF é a compra do grupo Bertin por parte da JBS, com dinheiro do BNDES.
O Antagonista, um ano e meio atrás, já seguia essa pista.
Releia aqui:

As descobertas do Antagonista sobre a intricada relação de José Carlos Bumlai com os grupos Bertin e JBS só nos leva a questionar de forma mais veemente a relação de Lula com o 'pecuarista' e como ele se beneficiou dessa jogatina com dinheiro do BNDES.
O roteiro para a investigação da Lava Jato sobre Bumlai está posto.
Veja as notas exclusivas:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA