QUARTA EDIÇÃO DE 08-5-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA VEJA.COM
Defesa de Lula tenta adiar depoimento a Moro
Pedido ao TRF-4 é para suspender ação que apura se o petista foi beneficiado com 3,7 milhões de reais da OAS, incluindo um tríplex no Guarujá
Por Da redação
Segunda-feira, 08 maio 2017, 14h45 - Atualizado em 8 maio 2017, 15h42
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu por meio de habeas corpus a imediata suspensão do processo criminal em que ele é réu por corrupção e lavagem de dinheiro no caso tríplex – imóvel no Guarujá, litoral de São Paulo, que o Ministério Público Federal diz pertencer a Lula, o que sempre foi negado por ele. A defesa alega ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), sediado em Porto Alegre, que não dispõe de tempo suficiente para analisar o conteúdo de uma “supermídia” com 5,42 gigabytes com documentos que a Petrobras anexou aos autos – estima-se que o arquivo tenha 100.000 páginas.
O ex-presidente vai ser interrogado nesta quarta-feira (10) pelo juiz federal Sergio Moro. Na ação, ele é acusado de ter recebido 3,7 milhões de reais em propinas da OAS que, em troca, teria fechado três contratos com a estatal petrolífera, supostamente por ingerência do petista. Se a Corte federal acolher a liminar, o interrogatório de Lula terá de ser adiado.
A defesa quer que “seja concedido prazo razoável para a análise dos documentos, além da apresentação da íntegra da relação antes requerida e deferida pelo Juízo, com a eventual renovação dos atos processuais subsequentes que tenham sido prejudicados pela decisão ilegal”.
Segundo os advogados de Lula – os criminalistas Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira -, os documentos da Petrobras foram solicitados desde 10 de outubro de 2016, mas “foram levados – em parte – ao processo somente nos dias 28 de abril e 2 de maio de 2017, por meio digital”.
“A mídia apresentada perfaz 5,42 gigabytes e foi levada aos autos sem índice e de forma desorganizada. Há cerca de 5.000 documentos (técnicos, negociais e jurídicos) e são estimadas cerca de 100.000 páginas. É materialmente impossível a defesa analisar toda essa documentação até o próximo dia 10, quando haverá o interrogatório do ex-presidente e será aberto o prazo para requerimento de novas provas (Código de Processo Penal, artigo 402)”, escreveram. Segundo os advogados de Lula, “sequer a impressão foi concluída a despeito da contratação de uma gráfica para essa finalidade”.
“Mas o juízo da 13.ª Vara Federal de Curitiba negou prazo adicional por nós requerido e também negou a entrega do restante da documentação não apresentada, contrariando sua própria decisão anterior e o compromisso assumido pela Petrobras em audiência de disponibilizar tudo o que havia sido solicitado”, argumenta a defesa do petista.
“A negativa do juiz causa inequívoco prejuízo à defesa de Lula, pois a acusação faz referência a três contratos firmados entre a Petrobráas e a OAS e ao processo de contratação que o antecedeu, mas somente algumas peças foram anexadas à denúncia após terem sido selecionadas pelo Ministério Público Federal.”
Os advogados de Lula sustentam que “a decisão fere a garantia da paridade de armas, pois, além de os documentos negados serem do conhecimento da acusação, que fez diversas requisições diretamente à Petrobrás e foi atendida, a petrolífera pediu e obteve no processo a função de assistente de acusação”.
(com Estadão Conteúdo)

PF faz busca e apreensão em imóveis de ex-mulher de Cabral
Susana Neves é suspeita de ocultação de patrimônio. Os mandados estão sendo cumpridos em Araras, no Rio, e São João del-Rei, em Minas Gerais
Por Da redação
Segunda-feira, 08 maio 2017, 11h06 - Atualizado em 8 maio 2017, 11h49
A Polícia Federal (PF) cumpre na manhã desta segunda-feira mandado de busca e apreensão em imóveis de Susana Neves, ex-mulher do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. Ela é acusada de ocultação de patrimônio e foi conduzida coercitivamente em janeiro, no âmbito da Operação Eficiência.
Os mandados estão sendo cumpridos em Araras, no Rio, e São João del-Rei, em Minas Gerais. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Suzana comprou, em nome de sua empresa Araras Empreendimentos Consultoria e Serviços Ltda, um imóvel em São João del-Rei por 600 mil reais sem que, aparentemente, tivesse recursos de origem lícita compatível.
O MPF apura se o imóvel está sendo utilizado para guardar bens de valor adquiridos com recursos ilícitos da organização chefiada por Cabral, como obras de arte. Informantes relataram que, nos meses de janeiro e fevereiro de 2017, houve o descarregamento de um “contêiner de quadros” na casa.
Segundo as investigações, a Receita Federal detectou que a empresa da ex-mulher de Cabral teve movimentação financeira incompatível com a receita bruta declarada e “distribuiu lucros e dividendos incompatíveis com as receitas auferidas, nos exercícios de 2007 a 2009 e de 2011 a 2015”. De acordo com o MPF, as investigações revelaram que a sede da empresa é a própria residência de Suzana, na Lagoa, Zona Sul do Rio, e que não há nenhum empregado registrado.
Pensão milionária
Delatores da Operação Lava Jato no Rio, os irmãos Marcelo e Renato Chebar, entregaram uma planilha detalhando pagamentos de “pensão” e admitiram que pagaram até contas de cartão de crédito de Susana, no valor de 50.000 reais, além de outras despesas como IPVA, conta de luz, gás e escola. Os repasses dos delatores para a ex-mulher de Cabral entre 2014 e 2015 somam 274.000 reais.
Nas anotações, Susana era identificada como “manoel”, “manuel” ou até “motorista-manuel” para se referir aos repasses em dinheiro em espécie para ela buscados pelo motorista da família, Manoel. Susana também aparece com o codinome “Susi” nas planilhas de pagamentos dos operadores de Cabral, que somavam 883.000 reais entre 2014 e 2016.
Diante disso, o MPF pediu e o juiz Marcelo Bretas autorizou a condução coercitiva de Susana em janeiro para descobrirem o nível de conhecimento que ela tinha da organização criminosa. O advogado Sérgio Riera, defensor da ex-mulher de Cabral, afirmou que ela não sabia a origem dos valores a ela repassados.

NO BLOG DO JOSIAS
Atrasar Moro é vital para projeto político de Lula
Josias de Souza
Segunda-feira, 08/05/2017 16:09
Lula repete há semanas estar “ansioso” pelo encontro com Sergio Moro. “É a primeira oportunidade que eu vou ter de saber qual é a prova que eles têm contra mim.” De repente, a menos de 72 horas da audiência, o réu pede o adiamento. Seus advogados alegam que não houve tempo para examinar um papelório requisitado à Petrobras. Lorota. A protelação tornou-se a principal carta do baralho da defesa — uma espécie de curinga, que será lançado sobre o pano verde várias vezes, sempre que o jogo apertar.
Lula precisa ganhar tempo. Do contrário, arrisca-se a virar um ficha-suja antes que sua candidatura presidencial seja homologada formalmente. Indefeso, sabe que é alto o risco de ser condenado pelo juiz da Lava Jato. Equipa-se para travar uma guerra judicial. Esboçou a estratégia ao discursar na noite da última sexta-feira, na abertura da etapa paulista do 6º Congresso do PT.
Disse Lula: “Hoje, aos 71 anos, eu tô com mais tesão para ser candidato do que antes. Quero ser candidato para provar que, se a elite brasileira não tem condições de consertar esse país, nós temos. Se querem tentar me impedir legalmente, que tentem. Nós vamos brigar na Justiça. Mas eu vou andar por esse país. Eu vou dizer pra quem quiser ouvir: se quiserem me pegar nesse país, se quiserem evitar que eu seja candidato, vão ter que competir comigo andando nas ruas desse país.”
Supondo-se que Moro condene Lula, a defesa recorrerá ao Tribunal Regional Federal (TRF-4), sediado em Porto Alegre. Se a sentença for confirmada, Lula ficará inelegível. Estará mais próximo da cadeia do que das urnas. Seus advogados tentaram levar os processos para o Supremo Tribunal Federal. Não colou. Na falta de matéria-prima para uma absolvição, resta-lhes agora tentar atrasar o relógio de Sergio Moro.

NO O ANTAGONISTA
O vermelho amarelou?
Brasil Segunda-feira, 08.05.17 16:06
Pela manhã, o site de Lula trazia como 'manchete' o reforço da convocação da militância por Rui Falcão, que criticava a decisão da Justiça de impedir os acampamentos.
O texto sumiu?
Boca Maldita
Brasil 08.05.17 16:19
Até agora Gleisi Hoffmann não desmarcou o ato que vai comandar às 18h de quarta-feira, na Boca Maldita, em Curitiba.
Gleisi quer porque quer suceder Rui Falcão.
Ironicamente, a Boca Maldita é um conhecido ponto de encontro de aposentados na capital paranaense.
Nove acusados no Cartel do Metrô paulista
Brasil 08.05.17 15:50
A Justiça abriu ação penal contra nove acusados de lavagem dinheiro no esquema do Cartel do Metrô de São Paulo, entre 1999 e 2000, quando o tucano Mário Covas governava o estado.
São eles: João Roberto Zaniboni, Ademir Venâncio de Araújo, Ronaldo Cavalieri, Paulo José de Carvalho Borges Júnior, Carlos Alberto Cardoso de Almeida, Daniel Maurice Elie Huet, Isidro Ramon Fondevilla Quiñonero, Maso Suzuki e Arthur Gomes Teixeira.
Ele disse "gráfica"?
Brasil 08.05.17 15:45
Cristiano Zanin, justificando o pedido de suspensão do processo do triplex:
"É materialmente impossível a defesa analisar toda essa documentação até o próximo dia 10, quando haverá o interrogatório do ex-Presidente e será aberto o prazo para requerimento de novas provas. Sequer a impressão foi concluída a despeito da contratação de uma gráfica para essa finalidade”.
Zanin disse "gráfica"?
Então há documentos
Brasil 08.05.17 15:43
A alegação dos advogados de Lula para a suspensão do processo do triplex é que documentos da Petrobras foram recém-anexados ao cartapácio.
Bom saber que eles já reconhecem a existência de documentos.
Programa C
Brasil 08.05.17 15:40
Branislav Kontic, codinome Programa B, o assessor de Antonio Palocci que sacou 13 milhões de reais da conta de Lula no departamento de propinas da Odebrecht, disse que não pode participar dos interrogatórios em Curitiba porque não tem dinheiro para comprar a passagem de avião, segundo a Veja.
O PT tem razão: pobre não consegue mais viajar de avião.
A farsa lulista (2)
Brasil 08.05.17 15:21
O PCdoB está convocando seus militantes. Mas, insistimos, o amarelão fugiu do ringue.
A farsa lulista
Brasil 08.05.17 14:58
O PT ainda está convocando seus militantes para a "lucha libre", como disse a Veja.
Mas o amarelão fugiu do ringue.
Lula em fuga
Brasil 08.05.17 14:00
Lula disse que estava doido para prestar depoimento a Sérgio Moro e esclarecer as denúncias da Lava Jato.
Foi por esse motivo que ele pediu ao TRF-4 para suspender o processo?
A chanchada continua
Brasil 08.05.17 13:40
A defesa de Lula recorreu ao TRF da 4ª Região para suspender o processo do triplex.
Se o recurso for deferido, o depoimento desta quarta-feira será, por óbvio, igualmente suspenso.
Erenice perdeu a guerra
Brasil 08.05.17 12:39
Erenice Guerra, a principal assessora de Dilma Rousseff, fechou seu escritório de advocacia, diz a Época.
Os clientes minguaram depois que ela foi acusada na Zelotes e na Lava Jato.
Moro dá aval para OAB em depoimento de Lula
Brasil 08.05.17 12:27
No mesmo despacho em que nega o pedido da defesa de Lula para fazer filmagem própria do depoimento desta quarta-feira, Sérgio Morou decidiu autorizar a presença de um representante da OAB do Paraná.
O pedido partiu de Cristiano Zanin Martins, advogado de Lula.
"Muito embora inexista qualquer razão concreta para que a OAB/PR esteja presente, resolvo deferir o requerido, sem maiores considerações", sentenciou Moro.
Moro nega pedido de Lula para gravar depoimento
Brasil 08.05.17 11:57
Sérgio Moro negou o pedido da defesa de Lula para que o depoimento da próxima quarta-feira fosse gravado por Ricardo Stuckert, do Instituto Lula.
Trecho do despacho do juiz:
"Há um risco de que o acusado e sua defesa pretendam igualmente gravar a audiência, áudio e vídeo, não com finalidade privadas ou com propósitos compatíveis com os admitidos pelo processo, por exemplo permitir o registro fidedigno do ocorrido para finalidades processuais, mas sim com propósitos político-partidários, absolutamente estranhos à finalidade do processo."
Moro informou, porém, que haverá "gravação adicional do depoimento". Além da câmara focada em Lula, haverá uma câmara lateral, "que retratará a sala de audiência com um ângulo mais amplo".



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA