SEGUNDA EDIÇÃO DE 11-4-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO O ANTAGONISTA
Mais PowerPoint's
Brasil Terça-feira, 11.04.17 09:12
A BBC Brasil reprovou o PowerPoint sobre Lula.
Seu repórter perguntou a Deltan Dallagnol:
“A percepção em redes sociais especialmente era de que o debate gerado pela coletiva não foi exatamente oriundo das denúncias presentes naquela apresentação, mas sim do formato da apresentação em si com o nome Lula no centro. Hoje os senhores teriam feito diferente? O que ficou de lição desse episódio?”
Dallagnol respondeu:
“Vivemos um tempo em que se tornou famosa a expressão pós-verdade, um tempo em que narrativas são construídas e muitas vezes substituem o que aconteceu na realidade. Nessa coletiva saiu como se tivesse sido dita a frase: ‘Nós temos convicções, nós não temos provas’.
Aquela frase, como alguns veículos bem reportaram, jamais foi dita na coletiva, pelo contrário. O que se fez foi mostrar que existiam provas e elas nos levaram à convicção de que era o caso de oferecer uma acusação criminal. Sempre os gráficos buscaram tornar mais didática a complexidade da matéria que estava sendo apresentada.
Na acusação oferecida em relação ao ex-presidente Lula, existia aquilo que em Direito se chama de convergência de indícios”.
Depois do depoimento de Marcelo Odebrecht, ontem à tarde, pode-se dizer que Deltan Dallagnol precisa fazer mais uns quatro PowerPoint's para abarcar todo o esquema de propinas do comandante máximo da ORCRIM.
A BBC é uma piada
Brasil 11.04.17 08:52
A BBC Brasil perguntou a Deltan Dallagnol:
“Talvez o auge da especulação sobre espetacularização tenha acontecido naquela apresentação famosa de Power-point sobre o ex-presidente Lula. Este, talvez, tenha sido o momento de mais críticas e piadas em relação à Lava Jato. Como foi a produção daquela apresentação e dessa coletiva de imprensa, e por que a escolha por aquele formato?”
Deltan Dallagnol respondeu simplesmente:
“Coletivas como aquela já tinham sido feitas em muitos momentos anteriores. Por exemplo, quando foi feita uma coletiva sobre executivos da empresa Odebrecht, nós mostramos gráficos, mostramos como o dinheiro fluía de um lado para o outro por meio de contas no exterior, empresas offshore controladas pela Odebrecht, e o dinheiro fluía por uma série de camadas de lavagem de dinheiro até as contas dos agentes públicos.
Naquela oportunidade, os advogados da Odebrecht fizeram uma coletiva dizendo que havia espetacularização. Mas isso não repercutiu de modo negativo.
Entendemos que a sociedade quer a informação de modo transparente. Se o objetivo da comunicação é fazer com que o seu ouvinte compreenda o que você está falando e se você está tratando de uma matéria complexa, com sofisticados esquemas de lavagem de dinheiro, você precisa apresentar isso de modo didático.
E o visual hoje faz parte não só do ensino, mas da comunicação, da transmissão do conhecimento. O que aconteceu especificamente nesta entrevista coletiva é exatamente um alcance maior em função da relevância pública dos fatos apresentados. Talvez por se ter oferecido uma acusação contra um ex-presidente da República, isso tenha tomado uma dimensão muito maior".
Lula e FHC "falam sobre caixa 2"
Brasil 11.04.17 08:41
Gilberto Carvalho, codinome Seminarista, está entusiasmado com a possibilidade de diálogo entre Lula e FHC.
Ele disse ao Estadão:
“Vejo com bons olhos. Neste clima de terra arrasada não vai ter outro jeito. Temos de falar sobre o que é caixa 2, como financiar as campanhas, quais serão as regras da política. Mas tem de ficar bem claro desde o início que não é para abafar nada. Isso é um entrave que faz as pessoas desconfiarem”.
Quando é que vamos nos livrar de Lula e FHC?
O total de Lula: 29,4 milhões de reais
Brasil 11.04.17 08:16
Vera Magalhães, do Estadão, diz que o depoimento de Marcelo Odebrecht "torna potencialmente mais explosiva para Lula — e estratégica para a Lava Jato — uma delação de Antonio Palocci, que pode confirmar que entregou R$ 13 milhões em dinheiro vivo ao ex-presidente".
Na verdade, a conta corrente administrada por Antonio Palocci, em nome de Lula, sacou 133 milhões de reais.
Além dos 13 milhões de reais sacados pelo Programa B, foram diretamente para Lula 12,4 milhões de reais para a compra do terreno de seu instituto e outros 4 milhões de reais doados com dinheiro de propina.
Total: 29,4 milhões de reais.
Mas O Antagonista não sabe se os 58 milhões de reais sacados por Juscelino Dourado também foram para ele.
Vigário vigarista
Brasil 11.04.17 08:08
Vejam abaixo o que a igreja Nossa Senhora do Carmo, em Itaquera, distribui nas suas missas.
O vigário é um vigarista ideológico.

A verdade vaza
Brasil 11.04.17 07:57
A imprensa lulista está mais interessada em comentar o vazamento do depoimento de Marcelo Odebrecht do que o depoimento em si.
Vamos lá:
- Havia 26 advogados na sala. 
- Aquele de ontem não era o julgamento de Lula, e sim de Antonio Palocci e do próprio Marcelo Odebrecht.
- Os depoimentos não vão parar. Na semana que vem, vão falar João Santana e Léo Pinheiro.
- Antonio Palocci sabe que não tem saída.
Do Programa B ao Plano B
Brasil 11.04.17 07:45
Lula é o Plano A do PT em 2018.
A descoberta de que o Programa B sacou 13 milhões de reais em dinheiro vivo da conta corrente de Lula na Odebrecht mostra que o partido precisa urgentemente de um Plano B.
Lava Jato já pode prender Lula
Brasil 11.04.17 07:36
A conta corrente de Lula no departamento de propinas da Odebrecht foi revelada por O Antagonista em 2 de outubro do ano passado.
Como se viu no depoimento de Marcelo Odebrecht, ontem à tarde, foi um dos maiores acertos do site.
Seis meses atrás, dissemos que Lula seria preso por causa dessa conta corrente.
Considerando tudo o que a Lava Jato descobriu de lá para cá, podemos dizer que chegou a hora.
O que falta descobrir sobre a conta corrente de Lula
Brasil 11.04.17 07:17
Duas semanas atrás, depois de analisar as planilhas entregues pela Odebrecht ao TSE, O Antagonista revelou os saques de 13 milhões de reais em nome de Lula.
O que falta descobrir:
1 – O depósito inicial em nome de Lula foi de 23 milhões de reais, como consta da planilha de 31 de junho de 2012, ou ele já havia sacado dinheiro naquela data?
2 – Quanto ele mandou sacar depois de 31 de março de 2014, data da última planilha apresentada pela Odebrecht? Ele continuou com um saldo de 10 milhões de reais?
Releia aqui o post publicado duas semanas atrás:
EXCLUSIVO: LULA SACOU R$ 13 MILHÕES DA CONTA DA PROPINA
Brasil 24.03.17 08:08
O Antagonista é capaz de reconstruir a contabilidade exata da propina destinada a Lula, codinome Amigo.
Fazer contas é aborrecido, mas é o que vai mandar Lula para a cadeia.
Em 31 de junho de 2012, conforme a planilha recuperada no ano passado pela PF, Lula tinha 23 milhões de reais depositados em sua conta corrente no departamento de propinas da empreiteira.
Entre novembro e dezembro de 2012, ele retirou 3 milhões de reais através do Programa B – ou Branislav Kontic, o assessor de Antonio Palocci.
No ano seguinte, entre janeiro e outubro, Lula retirou mais 5 milhões de reais de sua conta corrente, sempre pelo Programa B.
Seu saldo, documentado na planilha de 22 de outubro de 2013, era de 15 milhões de reais.
Em dezembro de 2013, segundo a planilha que publicamos ontem, ele retirou mais um milhão de reais.
E em 2014, finalmente, houve um saque de 4 milhões de reais em nome do Instituto Lula.
O saldo final, em 31 de março de 2014, era de 10 milhões de reais.
Em menos de dois anos, portanto, Lula sacou 13 milhões de reais de sua conta corrente no departamento de propinas da Odebrecht.
Em dinheiro vivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA