SEGUNDA EDIÇÃO DE 07-4-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO DIÁRIO DO NORDESTE
CE tem melhor situação fiscal; Camilo comemora
Estado foi o primeiro em investimento, segundo mostrou o estudo divulgado na última terça-feira
Sexta-feira, 00:00 · 07.04.2017
O Diário do Nordeste noticiou, com exclusividade, o bom desempenho do Estado em notícia publicada na última quarta-feira (5)
Ao garantir 11,1% da receita líquida estadual para investimentos, o Ceará conquistou a primeira colocação no ranking da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que anualmente analisa cinco indicadores das contas públicas de todos os estados brasileiros. Além disso, o governo cearense garantiu-se abaixo dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade fiscal (LRF), ao destinar 49,3% da receita líquida de 2016 para o gasto com pessoal e 44% para as dívidas. Assim, o Ceará figurou como o Estado com melhor situação fiscal do Brasil, segundo a Firjan.
"Ficamos à frente de Estados ricos, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. Mesmo com todas as dificuldades financeiras, o estudo mostra que estamos no caminho certo. Nossa ideia é manter o ritmo de investimentos, sempre com muita responsabilidade, para que o Ceará possa gerar mais emprego e renda e siga no caminho do crescimento", festejou o governador Camilo Santana em publicação feita na tarde ontem no perfil dele em uma rede social.
Abaixo das palavras, Camilo destacou os indicadores cearenses, os quais também mostram que a dívida consolidada líquida do Ceará em 2016 responde por 44% da receita líquida do governo, número bem abaixo do limite de endividamento que consta na LRF, de 200% da receita líquida. Caso o Estado ultrapasse esse percentual, fica impedido de fazer novos financiamentos enquanto o quadro permanecer desta forma.
O dados foram noticiados com exclusividade no Estado, na última quarta-feira (5), pelo Diário do Nordeste.
Reconhecimento
"Eu trabalhei minha vida inteira para chegar a isso: ver o Ceará como o Estado de maior recurso fiscal de todo o País", declarou o titular da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), Mauro Benevides Filho, ao relembrar seu trabalho ao longo dos "oito anos de governo Cid Gomes e, agora, sob a liderança do governador Camilo". "O Ceará vem tomando duas medidas que são fundamentais. Primeiro, vem assegurando um controle das despesas públicas. Ou seja, o custeio da máquina vem sendo muito bem acompanhado pelo comitê gestor do Estado em parceria com todos os secretários para que estas despesas não gerem desperdício. E segundo, a receita, para que pudesse aumentar mesmo em uma situação de dificuldade, organizamos fazendo ela crescer", disse.
"Foi colocado um padrão gerencial para aumentar e eficiência da arrecadação e ao mesmo tempo controlar a despesa muito firmemente, que fez aparecer os investimentos", afirmou o titular da SEFAZ sobre a estratégia montada para conseguir que o Ceará fosse o maior investidor sobre receita corrente líquida. Em Cuiabá, na reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária, Mauro Filho disse ainda que todos os demais secretários da Fazenda pautaram o tema fiscal, "pois é um assunto que impacta todos os Estados e todos querem saber das posições".
Continuidade
"Nossa ideia é manter o ritmo de investimentos (...) para que o Ceará possa gerar mais emprego e renda".

NO BLOG ALERTA TOTAL
Sexta-feira, 07 de abril de 2017
“Reforma” da Previdência passará, e Temer não cairá
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
O “golpe” já está cantado previamente. Dificilmente, Michel Temer será derrubado, sob alegação de que sua queda “atrapalharia a retomada da economia”. Se os “deuses” do mercado protegem Temer, também preparam mais uma pancada na 'incompetenta' Dilma. A tendência é que apenas ela seja punida pelo Tribunal Superior Eleitoral no julgamento da chapa reeleitoral de 2014. Dilma já perdeu a Presidência, e agora corre risco de ficar inelegível por boa temporada. Já Temer deverá ficar onde está...
A bola já foi cantada pelo advogado e futuro ministro do TSE, Admar Gonzaga, que toma posse dia 16 de abril. Embora tenha sido advogado da chapa Dilma-Temer na eleição de 2010, ele já avisa que não se considerará impedido de julgar a de 2014. Em recente entrevista à Reuters, Admar Gonzaga citou o artigo 23 da Lei Complementar 64 de 1990 (mais conhecida como Lei da Inelegibilidade) para antecipar: "O tribunal formará a sua convicção pelo livre convencimento de fatos públicos e notórios, desde que preservem o interesse público e lisura eleitoral. Isso deve ser aplicado a todos, a gente tem que julgar diante da nossa visão do ambiente político."
Gonzaga admite que o depoimento do casal de marketeiros da campanha de 2014, João Santana e Mônica Moura, pode trazer "elementos fundamentais" para o julgamento. Ambos teriam deixado claro em delações premiadas que não houve participação de Temer nas supostas irregularidades. O futuro ministro do TSE ressalta que o tribunal terá de analisar tal circunstância no julgamento. Por outro lado, Gonzaga avalia que a Corte também vai analisar uma eventual exclusão de provas do processo, como a delação feita por executivos da Odebrecht, por não constar do objeto inicial do pedido, segundo alegam as defesas de Dilma e Temer.
Outra vitória previsível de Temer é na “reforma” previdenciária. Os “deuses” mercadológicos repetem o mantra de que a mudança é considerada como essencial para o ajuste fiscal do Brasil e para que a dívida pública do país volte a cair como proporção do PIB. Temer opta claramente pelo pragmatismo. O relator da reforma, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA) declarou que o Presidente autorizou modificações na proposta em relação a cinco temas, incluindo a regra de transição e a aposentadoria rural, para garantir que se chegue a uma aprovação.
O mais engraçado no noticiário econômico é a relação que os “deuses” rentistas estabelecem entre a aprovação da reforma e o aumento da dívida pública. Fala sério... Não é a Previdência a maior responsável pelo descontrole do endividamento. Existem dois culpados bem evidentes: a gastança governamental e os juros estratosféricos (que o Banco Central vem baixando, mas que seguem altíssimos, porque a prioridade real é remunerar os “investidores” que ajudam o governo a rolar os débitos...
Em meio a uma discussão que ultrapassa as raias da babaquice, fica uma fortíssima impressão de que a “reforma” da Previdência é apenas um “burrinho de Tróia”. O assunto polêmico é usado pelo governo para desviar o foco sobre a real intenção da equipe econômica e dos políticos que dão sustentação a Temer. O objetivo principal é fechar grandes negócios, com privatizações e concessões.
Qualquer idiota sabe que muito dinheiro roubado dos cofres públicos, remetido ilegalmente ao exterior retornará para as “compras” por aqui. O vil metal virá disfarçado de “investimentos estrangeiros diretos”, ou legalizado pela repatriação, ou por intermédio de “fundos abutres”... É por tais motivos que Michel Temer “não pode cair”... Depois que ele fizer o dever de casa, já terá acabado o mandato... E PT saudações...
(...)

NO O ANTAGONISTA
O remendo de Temer
Economia 07.04.17 09:17
Michel Temer desistiu da reforma previdenciária. O que ele está tentando fazer agora é um remendo.
Leia um trecho do artigo de Fernando Dantas, no Estadão:
“O Brasil diagnosticou um problema previdenciário profundo há mais de 20 anos, e, de lá para cá, fez alguns remendos, mas sem jamais atacar as raízes do desequilíbrio de forma contundente. No fim dos anos 90, assim como hoje, técnicos ‘neoliberais’, que ‘só pensam em números’, defendiam uma reforma para valer, que era rejeitada pelos políticos e pela população em geral (…).
O Brasil está de novo diante do dilema entre atacar o problema ou apenas fazer mais um remendo. Na verdade, o envelhecimento acelerado da população agravou muito a situação. Os técnicos de novo estão alertando que sem a reforma o País não tem condição de se desenvolver satisfatoriamente. Os políticos e a população de novo parecem fingir que existe uma solução sem dor. Daqui a 20 anos, pode ser que de novo se constate que o ‘terrorismo’ era verdadeiro”.
A prisão de Gleisi
Brasil 07.04.17 08:28
Gleisi Hoffmann, codinome Coxa, será presa nos próximos meses.
Segundo Lauro Jardim, o STF pretende julgá-la no fim do ano.
“Se Lula insistir em fazer Gleisi de presidente do PT, portanto, é grande a chance de o partido fechar 2017 com sua presidente nacional atrás das grades”.
"A tentativa de sequestro do Presidente Lula"
Brasil 07.04.17 07:24
A mulher de Delúbio Soares apresentou um documento durante o debate do 6° Congresso do PT.
Ela disse:
“A direita nas ruas, com apoio político e financeiro da oposição, da mídia empresarial, de setores do empresariado e de ONGs internacionais ao lado dos panelaços, sob o manto da luta anticorrupção sustentaram o impedimento da presidenta Dilma. As sucessivas ações espetaculares da Lava Jato e a tentativa de sequestro do Presidente Lula no aeroporto de Congonhas configuraram o cenário do golpe”.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA