TERCEIRA EDIÇÃO DE 19-12-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO ESTADÃO
Embaixador da Rússia na Turquia é assassinado em Ancara
Andrei Karlov estava hospitalizado em estado grave; fontes na embaixada russa acreditam que poderia se tratar de um ataque realizado por radicais islâmicos
O Estado de S.Paulo
Segunda-feira,19 Dezembro 2016 | 14h51
ANCARA - O embaixador da Rússia na Turquia, Andrei Karlov, foi assassinado nesta segunda-feira, 19, depois que um desconhecido disparou contra ele. O diplomata havia sido hospitalizado em estado grave, mas não resistiu, segundo a agência de notícias russa RIA. Karlov fazia um discurso em uma exposição de arte na capital turca.
O atirador, que estava de terno e gravata, gritou "Allahu Akbar" e disparou ao menos oito vezes contra Karlov, de acordo com jornalistas locais. Ele também disse algumas palavras em russo e destruiu várias fotografias que estavam em exposição. Houve pânico enquanto as pessoas corriam para tentar sair da galeria.
Foto: AP Photo/Burhan Ozbilici
Homem armado - possivelmente o autor do ataque - gesticula ao lado do corpo do embaixador russo na Turquia, Andrey Karlov, morto a tiros nesta segunda-feira, em Ancara

A agência de notícias Anadolu informou que o atirador foi "neutralizado" logo após o ataque. Segundo o jornal americano The New York Times, três pessoas ficaram feridas.
O Departamento de Estado dos EUA condenou o ataque armado. "Nós condenamos esse ato de violência, qualquer que seja sua fonte", afirmou o porta-voz do órgão, John Kirby, em um comunicado. "Nossos pensamentos e orações estão com ele e sua família."
O incidente ocorre às vésperas de uma reunião em Moscou entre os ministros das Relações Exteriores da Rússia, Irã e Turquia para discutir sobre a situação na cidade de Alepo, na Síria. 
A Turquia tem sido uma oponente firme do regime do Presidente sírio, Bashar Assad, enquanto a Rússia envia tropas e sua força aérea em apoio ao líder. As tensões entre os dois países têm se elevado nas últimas semanas. Forças sírias, apoiadas pelos russos, têm lutado pelo controle das áreas no lado leste de Alepo. / EFE e REUTERS

NO BLOG DO JOSIAS
Penta-réu, Lula vê ruir o plano da tri-candidatura
Josias de Souza
Segunda-feira,19/12/2016 15:01
O PT vive um drama. Depois de perder o recato, o discurso e o poder, o partido perde gradativamente a derradeira perspectiva de comparecer às eleições de 2018 com um candidato próprio. Convertido em réu pela quinta vez nesta segunda-feira, Lula parece mais próximo de uma cela do que de uma urna eletrônica.
Ainda que consiga chegar a 2018 sem uma condenação de Segunda Instância, que o tornaria um ficha-suja, a simples condição de réu converte a pretensão eleitoral de Lula num ponto de interrogação. A dúvida cresceu depois que o Supremo Tribunal Federal decidiu que réus criminais não podem permanecer na poltrona de Presidente.
Lula virou uma caricatura de si mesmo. Chegou a esse ponto sozinho, sem o auxílio de opositores. Já foi imbatível. Em 2006, reelegeu-se nas pegadas do Mensalão. Em 2010, carregou o ‘poste’ Dilma nos ombros. Em 2014, a despeito do estrago produzido pelo Petrolão, Lula reeletrificou Dilma com a ajuda da marquetagem anabolizada de João Santana. Desde então, o líder do PT definha.

NO O ANTAGONISTA
Cunha recorre de transferência
Brasil 19.12.16 16:12
A defesa de Eduardo Cunha recorreu ao STF para tentar evitar sua transferência da carceragem da PF para o Complexo Médico Penal, alegando que a intenção da mudança é forçar a delação do peemedebista.
Cunha agora está nas mãos a plantonista Cármen Lúcia.
Só agora, Toffoli?
Brasil 19.12.16 16:06
Dias Toffoli liberou seu voto na ação que questiona o impedimento de réus na linha sucessória da Presidência da República. Agora, já não importa.
É possível um STF pior?
Brasil 19.12.16 15:17
O Antagonista confirmou que Michel Temer pretende indicar para o Supremo, na vaga que se abrirá com a saída de Celso de Mello, o atual Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. A indicação conta com o apoio do próprio decano.
Outra opção que ganha força, acreditem, é Grace Mendonça.
Maia nas mãos de Celso de Mello
Brasil 19.12.16 15:24
Celso de Mello foi sorteado relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade, apresentada pelo Solidariedade ao STF, que questiona as manobras do Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para se candidatar à reeleição.
Las Vegas se recicla
Brasil 19.12.16 15:14
Anderson Dorneles, secretário de Dilma Rousseff, virou consultor do Deputado petista Luís Tibé.
Las Vegas aposta sempre no vermelho. E ganha.
Para o PIB, Temer se igualou a Janete
Economia 19.12.16 14:25
Em termos de expectativas econômicas, Temer já é outra Janete.
No penúltimo boletim Focus do ano, divulgado hoje, o mercado projeta um “crescimento” de 0,58% no ano que vem.
Para o PIB, é praticamente o mesmo que os 0,50% estimados para aquela senhora, instantes antes de sua derrocada.
Faltou um
Brasil 19.12.16 14:03
Sergio Moro abriu também ação penal contra Paulo Melo, da Odebrecht, que cuidou pessoalmente da compra do terreno para o Instituto Lula com propina de contratos da Petrobras.
Moro havia esquecido de Melo em seu despacho e acaba de publicar um adendo.
Nada de folga
Brasil 19.12.16 13:58
Teori Zavascki afirmou que pretende trabalhar no recesso para avaliar os documentos das 77 delações premiadas de executivos da Odebrecht que chegaram hoje ao STF. A jornalistas, afirmou que “em face da excepcionalidade, nós vamos trabalhar.”
O Petrolão da imprensa
Brasil 19.12.16 12:56
A Época disse que, "para tentar aumentar sua popularidade, Temer pretende investir em propaganda.
Em maio, ao chegar ao Planalto, descobriu que Dilma gastara 85% do valor separado para todo o ano. Em 2017, Temer terá dinheiro em Caixa para a despesa".
Gastos em propaganda não vão aumentar a popularidade de Michel Temer junto à sociedade.
Mas ele vai se tornar muito popular na imprensa.
Aquela imprensa que, de um dia para o outro, muda o tom de seus editoriais, passando a defender a estabilidade do Governo e a atacar a Lava Jato.
ODEBRECHT DELATOU SÍTIO
Brasil 19.12.16 12:46
A Odebrecht delatou o terreno do Instituto Lula.
O Antagonista já disse isso.
Marcelo Odebrecht delatou também os pagamentos para a reforma do sítio de Atibaia.
Delação escrita e gravada.
Atibaia será a próxima denúncia - e a próxima condenação - contra Lula.
LULA NÃO PAGOU OS ALUGUÉIS
Brasil 19.12.16 12:23
Sergio Moro disse que, se Lula pagou o aluguel da cobertura em São Bernardo do Campo, ele poderá demonstrá-lo durante o processo:
"Evidentemente, não se trata de conclusão quanto às provas, pois elas estão sujeitas a críticas e ao contraditório e, por exemplo, se houve o pagamento dos aluguéis, isso poderá ser demonstrado com facilidade pela Defesa do ex­-Presidente durante o curso da ação penal, uma vez que, usualmente, transações da espécie são feitas mediante registros documentais e transferências bancárias".
O Antagonista foi informado de que Lula jamais poderá demonstrar o pagamento dos aluguéis, porque Glaucos Costamarques, por mais de cinco anos, não recebeu um centavo dele.
Lula sem cobertura
Brasil 19.12.16 12:20
Sergio Moro explicou por que resolveu sequestrar a cobertura de Lula, comprada pela Odebrecht em nome do laranja Glaucos Costamarques, primo de José Carlos Bumlai:
"Merece referência a constatação, em cognição sumária, de que Glaucos da Costamarques, embora tenha adquirido, por escritura, o imóvel consistente no referido apartamento 121 em São Bernardo, na data de 20/09/2010, não tomou qualquer providência para registrá­-lo em seu nome, salvo em 2016, o que pode ter sido motivado exclusivamente pelo avanço das investigações em relação ao ex­-Presidente.
Registre­-se que a vendedora do imóvel a Glauco da Costamarques teria ainda declarado que, quando da venda do imóvel, teria lhe sido informado que a alienação seria para o ex­-Presidente e não para o formal comprador.
Em cognição sumária e como elemento probatório superveniente, não foram identificadas, nas quebras de sigilo bancário e fiscal de Glauco da Costamarques, registros de recebimentos dos aluguéis do apartamento 121, e igualmente não foram identificados registros de pagamentos dos aluguéis do mesmo apartamento pelo ex­-Presidente e sua esposa ou pelo Instituto Lula. Apenas a partir de janeiro de 2016, com o avanço das investigações em relação ao ex­-Presidente, passaram a ser feitos depósitos em dinheiro dos aluguéis na conta de Glauco da Costamarques, não sendo, possível, porém, identificar a origem do dinheiro utilizado.
Ainda como elemento probatório superveniente, Glauco da Costamarques, ouvido pela autoridade policial, em 07/10/2016, explicou que a renda de aluguéis do apartamento 121 teria sido com frequência compensada com débitos que ele teria com o escritório de advocacia de Roberto Teixeira:
“Em relação a forma de recebimento desses aluguéis, considerando que havia muitas contas a pagar de valores pequenos, a cargo de ROBERTO TEIXEIRA, relativas a outros negócios do declarante com o advogado, essa renda de aluguéis era frequentemente usada para encontro de contas”.
Declarou na mesma ocasião que teria recebido parte dos aluguéis em espécie.
Porém, em depoimento de 17/11/2016 ao Ministério Público Federal, apresentou explicação diferente, informando que, até dezembro de 2015, "nunca recebeu diretamente o pagamento dos aluguéis relativos ao apartamento 121".
Além da aparente contradição nos dois depoimentos, o acusado Roberto Teixeira, em petição dirigida à autoridade policial negou que tivesse recebido qualquer valor devido por terceiros a Glauco da Costa Marques. Transcreve­-se:
"O Peticionário também não recebeu qualquer valor devido ao Sr.Glaucos. Sua atuação deu­-se estritamente na prestação de serviços advocatícios. Por conseguinte, jamais houve compensação de valores, ou encontro de contas."
Enfim, quanto ao apartamento 121 ocupado pelo ex­-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, consta, em cognição sumária, prova de que o custo para aquisição em 2010 foi suportado pela Construtora Norberto Odebrecht, que não há prova documental do pagamento de aluguéis entre 2011 a 2015, que o locador apresentou explicações contraditórias sobre o recebimento dos aluguéis e que são inconsistentes com as declarações de advogado que, segundo o locador, teria recebido parte dos aluguéis.
Evidentemente, trata­-se apenas de elementos probatórios aqui elencados em exame sumário, diante da necessidade de verificar se há justa causa na imputação contra o ex­-Presidente e demais acusados.
Necessário, porém, reconhecer que, desde a decisão de 30/09/2016 do processo 5043559­60.2016.4.04.7000, surgiram novos elementos probatórios que reforçam, em cognição sumária, o quadro de pagamento de vantagens indevidas ao ex­-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Grupo Odebrecht".
Quais elementos?
1 - A PF descobriu a planilha "Amigo".
2 - A Odebrecht confirmou o pagamento de propinas a Lula por meio do terreno de seu Instituto e da cobertura sequestrada por Sergio Moro.
A planilha amigo nas mãos de Moro
Brasil 19.12.16 11:36
Em seu despacho, Sérgio Moro confirmou a existência de indícios de que agentes do Partido dos Trabalhadores possuíam junto ao Grupo Odebrecht uma espécie de "conta-corrente" informal da corrupção.
Moro se refere, obviamente, à planilha italiano e à subplanilha amigo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA