SEGUNDA EDIÇÃO DE 16-12-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO BLOG ALERTA TOTAL
Sexta-feira, 16 de dezembro de 2016
Quem vence? Golpe contra Temer ou golpe temerário?
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Duas tendências antagônicas vão ganhar força e vigor na guerra de todos contra todos os Poderes, com desfechos imprevisíveis a partir de abril de 2017. A primeira é o fortalecimento de uma campanha de desgaste midiático forçando o impeachment de Michel Temer. O plano conta com o apoio da oposição disfarçada (tucanalhas e afins) e de opositores naturais (a petelândia e o resto da sinistra canhota). Alguns defenderão a tese de eleições gerais o mais depressa possível. Outros pedirão o golpe fácil da eleição indireta – prevista na Constituição que só é cumprida conforme as conveniências e interesses.
A segunda tendência, no sentido contrário, já está em adiantada fase de testes pelos estrategistas de Michel Temer. O objetivo é fortalecê-lo, não só para assegurar o mandato até o fim de 2018, mas para viabilizar até uma reeleição que hoje é algo impensável em função da elevada impopularidade. Pouquíssima gente parou para constatar, mas o velhíssimo PMDB da Nova República já descobriu que é possível alterar as regras constitucionais usando e abusando da maioria parlamentar fisiológica. Dilma caiu porque não soube seduzir e agradar aqueles que poderiam sustentá-la no Palácio do Planalto. 
Os rolos compressores para aprovar Propostas de Emendas Constitucionais (PECs) de teto de gastos e reforma previdenciária são armas e táticas de guerra dos peemedebistas que se mostram vencedoras. A partir delas basta um pulinho para novas manobras legislativas que garantam a perpetuação temerária no poder, mesmo sem hegemonia perante a opinião pública e publicada. Não foi à toa que aliados de Temer já lançaram a uma proposta de PEC também para promover a tal “reforma política” – na verdade um remendo para manter tudo como sempre esteve na essência, apenas alterando a forma. O mesmo “jeitinho” pode aprovar a lucrativa oficialização dos jogos de azar no Brasil...
As duas tendências que correm paralelas e em conflito vão prosperar ou fracassar dependendo do fator econômico. Contra Temer corre a velocidade do desgaste das pessoas com a recessão, estagnação (ou estagflação). Por isso, a brilhante equipe econômica, sempre idolatrada pelo rentismo monetarista, tem um pepino complexo para descascar no curto e médio prazos. Até agora, em quase 100 dias no poder, Temer parece lento demais no sucesso dos “remédios” econômicos. As pressões e cobranças crescem naturalmente, sobretudo porque investidores (e especuladores) têm gigantescos recursos para apostar no Brasil. No entanto, a desconfiança com a insegurança jurídica ainda dita o ritmo dos futuros negócios bilionários.
Por isso, os deuses do mercado rezam para que o “pacotinho” anunciado ontem por Henrique Meirelles dê certo e evite o desastre completo de Michel Temer no curto prazo. O probleminha é que quem tem um mínimo senso de realidade constatou que a “competente” equipe econômica do desgastado desgoverno Temer apenas “vende sonhos”. O pacotinho é vazio. Meras “reforminhas” pouco ou nada resolvem efetivamente os gargalos gerados pelo “Custo Brasil”.
Botar a economia no rumo do crescimento ainda é uma incerteza. O endividamento das pessoas e empresas está fora de controle com juros abusivos mais altos do Planeta. Isto tem conseqüências psicossociais diretas. Parcelar débitos apenas adia o problema, se não houver meios reais para pagar as prestações no futuro próximo. Por enquanto, vigora a operação “Empurra com a Barriga” em meio ao “Salve-se quem puder”. Tudo fica complicado em municípios quebrados, onde as pessoas vivem. Curiosamente, lá falta dinheiro para custeio e investimentos básicos, mas a maioria de vereadores, prefeitos, secretários e aspones se dão aumentos salariais. A revolta popular é deflagrada...
Além do sucesso ou fracasso econômico, o chamado “Efeito Lava Jato” também impacta diretamente o destino político e dos negócios brasileiros. Durante o recesso do Judiciário e do Legislativo, no mês de janeiro, vão vazar mais delações premiadas da Odebrecht. A homologação delas pelo Ministro Teori Zavaski, do Supremo Tribunal Federal, só deve acontecer em meados de março. O Ministério Público Federal, bastante unido, não deseja parar de apertar o botão do vaso sanitário.
O carnavalesco fevereiro promete ser bem tenso. Até lá, mais desgaste e pressão direta sobre mais de 300 poderosas figuras políticas. No meio dessa confusão, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário continuarão batendo cabeça, com os militares apenas assistindo como espectadores preocupados com o crescente risco de uma convocação para intervir, direta ou indiretamente. O risco de uma explosão de violência não está descartado. Afinal, o Crime Institucionalizado sempre apela para suas facções criminosas – inclusive as que atuam diretamente na política – sempre que têm sua hegemonia ameaçada.
Por tudo isso, ainda é cedo para apontar, com segurança e precisão, quem será o vencedor da batalha que se desenha: o “golpe” para derrubar Michel Temer e aliados ou o “golpe temerário” para se manter no poder através do domínio legislativo.
(...)

NO DIÁRIO DO PODER
OPERAÇÃO TIMÓTEO
OPERAÇÃO DA PF DESMANTELA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO EM ÓRGÃO FEDERAL
PASTOR SILAS MALAFAIA É CONDUZIDO COERCITIVAMENTE PARA DEPOR
Publicado: sexta-feira,16 de dezembro de 2016 às 08:11 - Atualizado às 10:00
Redação
Um esquema de corrupção de cobrança de judiciais de royalties da exploração mineral está sendo desbaratado nesta sexta-feira (16) pela Operação Timóteo, da Polícia Federal, que cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão nesta sexta-feira (16) em 11 Estados e no Distrito Federal.
Marco Antonio Valadares Moreira, diretor do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), é suspeito de fornecer informações privilegiadas sobre dívidas de royalties a dois escritórios de advocacia e uma empresa de consultoria a municípios com crédito do Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) junto a empresas de exploração mineral. A mulher de Valadares também foi presa. O filho do Governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), também está entre os suspeitos. O Pastor evangélico Silas Malafaia é acusado de emprestar a instituição dele para ajudar a ocultar dinheiro e foi conduzido coercitivamente para depor.
IGREJA DE MALAFAIA SERIA USADA PARA LAVAR DINHEIRO

Estão sendo cumpridos 29 mandados de condução coercitiva, 4 mandados de prisão preventiva (por tempo indeterminado) e 12 mandatos de prisão temporária. Também foram bloqueados valores depositados estimados em R$ 70 milhões. A Justiça Federal determinou também que os municípios suspendam repasses e pagamento para as empresas de advocacia e consultoria envolvidas na investigação.
As investigações começaram ainda em 2015, quando a então Controladoria-Geral da União (hoje Ministério da Transparência) enviou à PF uma sindicância que apontava incompatibilidade na evolução patrimonial de um dos diretores do DNPM. Só essa pessoa é suspeita de receber pelo menos R$ 7 milhões.
As ações ocorrem em 52 endereços diferentes, relacionados com um grupo investigado por organização criminosa investigada que teria articulado um esquema para lucrar com cobranças judiciais de royalties da exploração mineral. Ao todo, 65% da chamada Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) tem como destino os municípios.
As ações da PF ocorrem de forma simultânea em Goiás, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e DF.
De acordo com a PF, foram identificados quatro núcleos no suposto esquema:
- o captador (formado por um diretor do DNPM e a esposa), que realizava a captação de prefeitos interessados em ingressar no esquema.
- o núcleo operacional (composto por escritórios de advocacia e uma empresa de consultoria em nome da esposa do diretor do DNPM), que repassava valores indevidos a agentes públicos.
- o núcleo político (formado por agentes políticos e servidores públicos), responsáveis pela contratação dos escritórios de advocacia integrantes do esquema investigado.
- o núcleo colaborador, responsável por ajudar na ocultação e dissimulação do dinheiro. Desse grupo, faria parte um líder religioso suspeito de "emprestar" contas correntes de uma instituição religiosa sob a influência dele para ocultar a origem ilícita dos valores.
A operação foi batizada de "Timóteo", em referência a esta passagem do livro Timóteo, da Bíblia: "Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos".

DESVIO DE RECURSOS
PF DEFLAGRA 6ª FASE DA OPERAÇÃO PECÚLIO E CUMPRE 67 MANDADOS EM FOZ
ONTEM, 12 VEREADORES FORAM PRESOS SUSPEITOS DE RECEBEREM 'MENSALINHO'
Publicado: sexta-feira,16 de dezembro de 2016 às 09:46
Redação
A Polícia Federal, em ação com o Ministério Público Federal, deflagrou nesta sexta, 16, a 6ª fase da Operação Pecúlio. A ação dá continuidade à execução de medidas judiciais expedidas pela 3ª Vara da Justiça Federal de Foz do Iguaçu/PR, contra um esquema voltado para a prática de irregularidades perante a Administração Pública do Município de Foz do Iguaçu e na Câmara Municipal, mediante desvio de recursos públicos, com a finalidade de obtenção de vantagens indevidas.
Segundo nota da PF, cerca de 120 Policiais Federais estão cumprindo 31 mandados de condução coercitiva e 36 mandados de busca e apreensão em residências e locais de trabalho dos investigados na cidade.
Nesta quinta-feira, 15, a Operação Nipoti, 5a fase da Pecúlio, prendeu 12 vereadores de Foz. A suspeita é que eles recebiam um mensalinho. Os valores oscilavam entre R$ 5 mil e R$ 10 mil, segundo informou a Polícia Federal. Entre os presos está o Presidente da Câmara, Fernando Duso (PT).
A PF constatou que os vereadores não eram beneficiados apenas com depósitos mensais. Eles também tinham ‘poderes’ para indicar apadrinhados para cargos em comissão e para assumir vagas em empresas que prestavam serviços terceirizados. (AE)

NO O ANTAGONISTA
PORTARIA PREVÊ ANISTIA GERAL A EMPREITEIRAS
Brasil 16.12.16 11:27
A 'superportaria' assinada por Grace e Torquato seria apenas ridícula, não fosse um documento oficial respaldado pelo Palácio do Planalto e cheio de más intenções.
A dupla se atribui poder exclusivo para negociar todos os termos do acordo de leniência, assim como multas e penas. Prevê, inclusive, uma anistia geral de sanções administrativas e cíveis.
Está claro o interesse em perdoar as empreiteiras enroladas na Lava Jato. É um absurdo completo.

CABRAL DENUNCIADO NA LAVA JATO
Brasil 16.12.16 11:20
Sérgio Cabral e mais seis pessoas foram denunciados pelo MPF em Curitiba no âmbito da Operação Lava Jato.
Eles são acusados de receber propina em contrato da Petrobras com o Consórcio Terraplanagem Comperj, formado por Andrade Gutierrez, Odebrecht e Queiroz Galvão.
Não saio!
Brasil 16.12.16 11:38
Preso desde maio em Curitiba, o ex-Tesoureiro do PP, João Claudio Genu, não quer trocar a cela da PF por uma em um presídio local, como pedem os agentes federais.
A decisão, mais uma vez, está nas mãos de Sérgio Moro, informa a Época.
URGENTE: NOVO GOLPE DA LENIÊNCIA
Brasil 16.12.16 11:08
Grace Mendonça e Torquato Jardim se uniram em um novo golpe para emplacar acordos de leniência sem a participação do Ministério Público e do TCU. A dupla firmou uma portaria interministerial, usurpando competência do Legislativo.
É um escândalo!
@PastorMalafaia se defende
Brasil 16.12.16 10:50
Silas Malafaia se defendeu no Twitter das suspeitas do MPF:
Não é absurdo
Brasil 16.12.16 10:05
O vândalo Guilherme Boulos foi condecorado pela Câmara dos Deputados com a Medalha do Mérito Legislativo.
Pensando bem, não é absurdo.
A culpa é do PT
Brasil 16.12.16 10:00
Os milicianos do PT que depredaram a sede da Fiesp, sob o comando de Guilherme Boulos, mereceram um editorial do Estadão:
“O PT soltou uma nota a respeito, que é um primor de desfaçatez e cinismo, na qual afirma que ‘não teve qualquer participação nos eventos atribuídos a militantes de nosso partido na sede da Fiesp em São Paulo. Mais uma vez os que sempre atacam o PT querem de novo que paguemos o pato".
Não admira que o PT – que colocou o Brasil no buraco e agora aponta o dedo acusador para os que querem tirá-lo de lá – inverta mais uma vez a situação. Quem tem que ‘pagar o pato’ pela violência dos ‘manifestantes’ é ele, sim. Foi o PT que dividiu o País entre ‘nós’ e ‘eles’ e insuflou a violência por meio do ‘exército do Stédile’ (MST) e depois também pelo de Boulos (MTST) e de tantos outros movimentos ditos sociais (foram 30 os que participaram do vandalismo de terça-feira).
O País está colhendo, e não é de hoje, a tempestade provocada pelos ventos que o PT soprou e continua a soprar, apesar do que diz sua nota malandra. Por trás da baderna e de Boulos está, sim, o PT”.
A escolha de Janete
Brasil 16.12.16 09:37
Dilma Rousseff não sabe dizer se foi incompetente ou cúmplice dos criminosos que saquearam a Petrobras.
A Lava Jato vai responder por ela.
Delatar quem?
Brasil 16.12.16 09:16
Sérgio Cabral quer delatar?
A Folha de S. Paulo diz que, no Paraná, ele “contratou a advogada Alessi Brandão, que fez a delação de Nestor Cerveró e atua nas negociações de João Santana e Mônica Moura”.
A questão é saber quem ele pode delatar.
Bom dia, Malafaia!
Internet 16.12.16 08:38
Antes de ser conduzido coercitivamente pela PF, Silas Malafaia conseguiu desejar bom dia aos internautas:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA